sábado, 29 de março de 2014

Super Adventure Rockman


Super Adventure Rockman (Kouyousha, Saturn / PlayStation) - Lançado em 25 de Junho de 1998 no PlayStation e em 23 de Setembro de 1998 no Sega Saturn, é um filme interativo que é um spin-off da série Mega Man. Sua jogabilidade é uma mistura entre cenas de animação, fazer decisões a partir de uma lista de opções ou setas e lutar em uma perspectiva em primeira pessoa.

Este jogo foi lançado apenas no Japão.


História

A atmosfera do jogo é muito mais séria do que outros da série.

Ano ano 20XX, ruínas antigas subitamente apareceram na Floresta Amazônica, no Brasil. As Nações Unidas chamaram cientistas ao redor do mundo para descobrir tudo possível sobre estas ruínas. Os cientistas descobriram que lá havia um campo eletromagnético muito forte ao redor das ruinas que era capaz de bloquear quase todos os equipamentos que chegavam perto dele, incluindo robôs. Nada eletrônico pode passar por ele, fazendo a investigação mais difícil.

Um ano depois, a ONU acaba com a investigação, dizendo que as ruínas eram da Civilização Maia. Eles chamaram as ruínas de "Ruinas de Lanfront" e a pirâmide de "Templo da Lua".

Três anos depois disso, Dr. Wily, agora trabalhando junto com Dr. Light, vai investigar as ruínas porque o campo eletromagnético começou a aumentar, sendo esta uma boa chance de limpar o seu nome. Depois de alguns dias de procura, Wily descobriu um antigo super computador Alien dentro do templo, Ra Moon, que reviveu vários dos seus Mestres Robô de Mega Man 2 e 3 ao analisar a informação sobre eles no notebook do Dr. Wily. Ele então achou que seria uma ótima chance de dominar o mundo.

Três semanas depois que Wily achou Ra Moon, o campo eletromagnético começa à afetar todas as máquinas e equipamentos eletrônicos em todo o mundo. Roll entra em coma, vítima do campo eletromagnético, e Wily faz uma transmissão mundial falando que o mundo irá se render à ele em duas semanas, ou ele vai desligar todas as máquinas, no qual efetivamente mataria Roll e todos os robôs no mundo, e sem eles, os humanos iriam morrer também.

Dr. Light logo imuniza Mega Man e os seus irmãos (os Mestres Robô do primeiro Mega Man: Cut Man, Elec Man, Ice Man, Fire Man, Bomb Man e Guts Man) do campo eletromagnético, e envia-os para parar Dr. Wily antes que seja tarde demais.


Elenco

Adivinha quem voltou mais uma vez novamente pra tentar conquistar o mundo só pra variar?

Mega Man Ai Orikosa

Dr. Wily Takeshi Aono

Dr. Light Shouzou Iizuka

Roll Konami Yoshida

Proto Man Ryoutarou Okiayu

Rush Konami Yoshida


Narrador Norio Wakamoto

Outros personagens: Akimasa Ohmori, Akio Suyama, Kenichi Ono, Kousuke Okano, Megumi Tano, Nobuyuki Furata, Showtaro Morikubo (Heat Man, Quick Man), Yuriko Fuchizaki (Cut Man)


Desenvolvimento

Algumas coisas acabaram incomodando o produtor da série e ele deixou o desenvolvimento do jogo antes do fim.

O artista e produtor da série Mega Man, Keiji Inafune, disse que Super Adventure Rockman foi desenvolvimento num momento em que a Capcom estava tentando levar à série "há aqueles que pouco à conheciam". Apesar do seu pequeno envolvimento na produção do jogo, ele cuidou da finalização do projeto como supervisor mas saiu pouco antes do jogo ficar completo. Ele então disse:

"Um dos problemas de produzir jogos para crianças é que você não pode matar ninguém, mas aqui você tem helicópteros militares caindo do céu e pessoas morrendo em mergulhos. Se isso fosse a minha responsabilidade, eu teria pelo menos feito com que eles saíssem 'bem', com paraquedas ou algo do tipo. E como se não fosse o bastante, Roll morre... E além disso, todo o mundo é destruído! Eu então pensei, 'será que eles precisavam ir tão longe assim?!'"


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/super-adventure-rockman/screenshots






Recepção

Como era de se esperar, a recepção não foi muito boa. O jogo fugiu muito dos padrões da série, mesmo pra um spin-off.

Super Adventure Rockman foi muito mal recebido pela crítica. Brett Elston do site GamesRadar incluiu o jogo em sua retrospectiva da série apenas para falar de todos os jogos. "É um FMV de animação em primeira pessoa bastante bizarro que não se encaixa em nada na série principal," ele disse. "Mas é tão estranho que deve ser mencionado." Os escritores do site GameSpot Christian Nutt e Justin Speer falaram que o jogo "é uma excursão tediosa e não jogável."

O editor Jeremy Parish do site 1UP.com pensou que o jogo pode ser aceitável para aqueles que entendem japonês. Inafune se desculpou pelos fãs pela pouca qualidade do jogo.


Curiosidades

Apesar do esforço por parte do estúdio interno da Capcom, o jogo tem vários furos no roteiro.


  • Os temas de abertura e fechamento do jogo, Electrical Communication e Brand New Way, são os mesmos da versão  japonesa de Mega Man 8.
  • Apesar do jogo dizer que se passa na Floresta Amazônica, o mapa mostrado no jogo mostra "Xocó", um departamento na Colômbia, que não é relacionado à Floresta Amazônica. Entretanto, a região também é uma mata fechada. Além disso, a civilização Maia não viveu na América do Sul; eles viveram no que é agora o México e a Guatemala.
  • Keiji Inafune considera Super Adventure Rockman como um dos piores títulos da série original de Mega Man devido ao clima sombrio que o jogo se passa em consideração aos outros jogos, com helicópteros com humanos sendo destruídos por Dr. Wily.
  • Quick Man é o único Mestre Robô do jogo que Mega Man tenta fazer as pazes. Essa tentativa é um resultado do sacrifício de Quick Man que a Shadow Blade o empale pelas costas. O ataque era pra acertar Mega Mano lugar dele. Alguns fãs especulam que isso acontece porque Quick Man é o segundo-em-comando do Dr. Wily e o Mestre Robô mais popular de Mega Man 2.
  • Antes da luta, Wood Man revela que Shadow Man foi completamente destruído e não pode ser reconstruído. Shadow Man também é o único Mestre Robô que não é revivido por Ra Moon. Isso talvez seja porque o circuito integrado dele foi destruído.


Não há nenhuma diferença entre a versão do PlayStation e do Sega Saturn, com exceção da compressão do vídeo.


Páginas do Artbook



Artwork





















Finalizando

Talvez uma das razões que o jogo nunca tenha sido lançado fora do Japão é o clima muito violento dentro dele.

E por hoje é só. Super Adventure Rockman tentou levar a série a um novo nível de roteiro, mas a jogabilidade não acompanhou e as coisas meio que se perderam no meio do caminho. As consequências tomadas com o roteiro foram absurdas, até mesmo para um jogo sério, e acabou levando à Capcom nunca lançar esse jogo no ocidente. Esse é outro daqueles sérios casos quando uma empresa deve repensar o que fazer com uma série que já havia completado 10 anos e de fato não trazia grandes novidades de um lançamento para o outro.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre Mega Man & Bass. É um jogo que foi feito com base em Mega Man 8 e até hoje não se sabe se é oficial ou não, uma vez que o próprio Inafune chama o jogo de "Mega Man 8.5". Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário