sexta-feira, 28 de março de 2014

Mega Man: Battle & Chase


Mega Man Battle & Chase (Capcom, PlayStation) - Lançado em 20 de Março de 1997 exclusivamente no PlayStation, é um jogo de corrida baseado na série original de Mega Man que foi produzido pela Capcom. O jogo tem ênfase em combate, permitindo que o jogador escolha uma parte do carro inimigo quando o mesmo é derrotado. Apesar de não ter sido lançado nos Estados Unidos, o jogo foi incluído na coletânea "Mega Man X Collection" em 2006, que é exclusiva da região.

As análises do jogo foram bem divididas, aonde os críticos compararam o jogo com a série da Nintendo, Mario Kart.

Personagens

Mega Man
Veículo: Rush Roadster
Descrição: Uma máquina balanceada. Mega Buster e Charge Shot estão disponíveis.
Velocidade Máxima: 464km/h (em pistas normais)

Partes
Corpo: "Rush Body" - Um corpo que tem o Mega Buster e o Charge Shot como armas.
Motor: "Twin Engine" - Um motor balanceado que dá uma performasse mediana.
Asas: "Starter Wing" - Uma asa que aumenta a aceleração.
Pneu: "All-Round Tire" - Um pneu normal que é fácil de controlar.

Roll
Veículo: Pop'n Beat
Descrição: Para iniciantes. Salto e Ataque-Giro estão disponíveis.
Velocidade Máxima: 440km/h (1º lugar em pistas normais)
488km/h (2º lugar em pistas normais)

Partes
Corpo: "Beat Body" - Tem a habilidade de pular e ataque-giro. É controlável no ar.
Motor: "Follow Engine" - A velocidade máxima automaticamente aumenta quando você está para trás.
Asas: "Feather Wing" - Uma asa que aumenta a habilidade de controle do carro.
Pneu: "Non-Drift Tire" - A mesma performasse está disponível no On e Off-Road. Não é possível fazer drifts com esse pneu.

Proto Man
Veículo: Red Striker
Descrição: Uma máquina de alta velocidade. O escudo e o Proto Strike estão disponíveis.
Velocidade Máxima: 512km/h (em pistas normais)

Partes
Corpo: "Shield Body" - Pode mover o seu escudo da frente para trás. O tiro perseguidor, "Proto Strike", também está disponível.
Motor: "L-Blow Engine" - A aceleração não é muito boa, mas é o carro com a maior velocidade.
Asas: "Hi-Speed Wing" - Aumenta a velocidade máxima do carro.
Pneu: "Sharp Tire" - Dá uma boa estabilidade ao carro e é capaz de fazer curvas fechadas sem problema. A suspensão não é muito forte.

Bass
Veículo: Treble Darkstar

Partes
Corpo: "Treble Body"
Motor: "Double Engine"
Asas: "Accel. Wing"
Pneu: "Almighty Tire"

Guts Man
Veículo: Wild Arms
Descrição: Poderoso "off-roader". Pode atirar pedras e causar terremotos.
Velocidade Máxima: 432km/h (em terrenos planos)

Partes
Corpo: "Twin Arm Body" - Um corpo pesado que pode atirar pedras e causas terremotos.
Motor: "Slope Engine" - Um poderoso motor que é útil em pistas ingremes.
Asas: "Power Wing" - Uma asa que tem grande resistência contra ataques corporais.
Pneu: "Press Tire" - Útil em uma pista de terra. Passar por cima de minas com esses pneus não diminui muito da velocidade.

Quick Man
Veículo: Sonic Formula
Descrição: Boa aceleração. Movimento de deslize e o Quick Turbo estão disponíveis.
Velocidade Máxima: 480km/h (em pistas normais)

Partes
Corpo: "Turbo Body" - O deslize e o Quick Turbo estão disponíveis, entretanto não há nenhuma habilidade de ataque.
Motor: "Dash Engine" - A velocidade máxima não é excelente, mas tem uma boa aceleração.
Asas: "Rocket Wing" - Depois da partida, cada habilidade é melhorada por uma certo tempo.
Pneu: "On-Road Tire" - É bem útil quando dirigindo em pistas normais.

Ice Man
Veículo: Cool Mobile
Descrição: Uma machina boa. Pode derrubar blocos de gelo e congelar os oponentes.
Velocidade Máxima: 480km/h (em terrenos planos)

Partes
Corpo: "Polar Body" - Isso gera os pilares de gelo e pode congelar os oponentes com o "Ice Slasher".
Motor: "Aurora Engine" - Dá ao carro uma velocidade acima da média. Também tem poderosos freios.
Asas: "Blizzard Wing" - Permite que sejam feitas manobras no ar. Melhora a habilidade da suspensão.
Pneu: "Non-Slip Tire" - Você não escorrega, até mesmo congelando o solo.

Shadow Man
Veículo: Shinobi Master
Descrição: Utiliza movimentos ninja. Estrelas Cortantes e Bombas de Fumaça estão disponíveis.
Velocidade Máxima: 456km/h (em pistas normais)

Partes
Corpo: "Ninja Body" - Um corpo que é capaz de atirar estrelas cortantes e utilizar bombas de fumaça.
Motor: "Idaten Engine" - Tem um poder explosivo e acelera rapidamente.
Asas: "Hayate Wing" - A barra especial vai ser preenchida mais rápida com isto.
Pneu: "Fuuma Tire" - Pode recuperar rápido de capotamentos.

Napalm Man
Veículo: Patriot Bomber
Descrição: Tem armas poderosas. Pode soltar bombas para trás ou atira-las.
Velocidade Máxima: 436km/h

Partes
Corpo: "Full Metal Body" - Pode atirar a Napalm Bomb para frente ou para trás. Possui um grande poder de destruição.
Motor: "Device Engine" - O efeito de aceleração dura mais tempo com esse motor.
Asas: "Counter Wing" - Garante mais pontos e fica mais fácil de obter itens assim.
Pneu: "E-Guard Tire" - Não é afetado pela área de desaceleração. Mas efetivo em pistas de terra.

Spring Man
Veículo: Surprise Boxer

Partes
Corpo: "Turn Punch Body"
Motor: "Happy Engine"
Asas: "Lucky Wing"
Pneu: "Hopper Tire"

Dr. Wily*
Veículo: Skull Machine XX
Descrição: não há descrição.

Partes
Corpo: "Bone Head Body"
Motor: "Nova Engine"
Asas: "Barrier Wing"
Pneu: "Ultimate Tire"

Duo**
Veículo: Hard Grandeur
Descrição: não disponível.

Corpo: "Giga Fist Body"
Motor: "Final Engine"
Asas: "Maximum Wing"
Pneu: "Supreme Tire"


*Dr. Wily é desbloqueado depois de completar o jogo. Apenas jogado nos modos Versus e Time Attack.
**Na versão japonesa, Duo é desbloqueado ao carregar o save em um CD da revista Dengeki PlayStation ou utilizando um dispositivo para códigos. Quando iniciar o jogo com o save, uma cutscene irá introduzir Duo e a sua máquina, substituindo então Bass na corrida de abertura e a mensagem "Duo Appears" aparece na tela título. Nas outras versões, ele é desbloqueado ao obter todas as quatro peças escondidas que aparecem depois de derrotar os membros da Black Troop. Apenas jogável nos modos Versus e Time Attack.
***Alguns personagens não tem informações oficiais sobre suas peças e outros eu não encontrei a informação completa na internet, por isso algumas fichas estão incompletas.


Pistas

Sky Circuit 1

Sky Circuit 2

Sky Circuit 3

City Course
(Mega Man)

Street Course
(Roll)

Sunset Course
(Proto Man)

Rocky Mountain Course
(Guts Man)

South Pole Course
(Ice Man)

Ridge Course
(Quick Man)

Crystal Course
(Shadow Man)

Arms Factory Course
(Napalm Man)

Toy Factory Course
(Spring Man)

Base Course
(Bass)

Wily Fortress Course
(Dr. Wily)

Space Course
(Duo)


Desenvolvimento

Nenhum problema foi reportado pela empresa durante o seu desenvolvimento. Tudo ocorreu tranquilamente durante o processo.

O artista e produtor da série, Keiji Inafune, falou que sempre quis "[levar] o recurso único de 'derrotar os inimigos e fazer uso dos seus aspectos' de Mega Man em um jogo de corrida". O designer de personagens e imagens para promover o jogo ficou á cargo de Shinsuke Komaki e Hideki Ishikawa. A arte conceitual de Guts Man e seu "Wild Arms" foi refeito para a versão ocidental devido à peça original conter o personagem fazendo um gesto obsceno.

A trilha sonora do jogo foi composta por Yoshinori Ono e tem vocais dos cantores Yoshino Aoki e Ryoji Yamamoto. Esse foi um dos primeiros projetos de Aoki na Capcom. Ela cantou os temas dos personagens Roll, "Kaze no Tsutaete" (Vento, Leve As Minhas Palavras), que foi usada também para o final do jogo e para o comercial de televisão. O segundo tema cantado "A ~ Otoko Ichidai" (Ah, A Vida de um Homem) trás Yamamoto como o personagem Guts Man.

A trilha sonora do jogo foi lançada em CD pela Victor Entertainment em 21 de Junho de 1997.


Lançamento

Por alguma razão, a Sony não liberou o lançamento nos Estados Unidos mas liberou na Europa. Vai entender...

Mega Man Battle & Chase foi lançado no Japão em 20 de Março de 1997. A desenvolvedora Capcom planejava lançar o jogo na América do Norte no mês seguinte. Porém, apesar de ter aparecido em várias revistas de vídeo-games, o jogo não foi aprovado pela Sony Computer Entertainment para um lançamento individual na América do Norte devido ao grande número de jogos de corrida com mascotes que estavam no mercado naquele momento.

A adaptação em inglês do jogo foi lançada muito tempo depois na Europa em 30 de Abril de 1998. Em 10 de Janeiro de 2006, o jogo foi incluído juntamente com os 6 primeiros jogos da série Mega Man X na coletânea norte-americana "Mega Man X Collection" para PlayStation 2 e Gamecube.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/playstation/mega-man-battle-chase/screenshots




Recepção

Opiniões divididas, mas não tão negativas assim. O jogo só peca por não ter sido lançado na América do Norte na época.

A recepção de Mega Man Battle & Chase foi bem dividida. A jogabilidade foi quase que universalmente comparada à série Mario Kart, da Nintendo. O contribuidor do site GameSpot, Jeff Gerstmann, ficou impressionado com a versão japonesa do jogo. Ele falou que os gráficos eram bons e os sons eram interessantes, e concluiu que o jogo é "um dos jogos mais legais de Mega Man já lançados. Ponto." Já a revista britânica "Official UK PlayStation Magazine" disse que o jogo era "basicamente uma cópia" de Mario Kart.

Quando estava analisando a coletânea Mega Man X Collection, Phil Theobald da GameSpy achou que os gráficos do jogo eram datados, mas que ainda era divertido jogar, e que a habilidade de roubar as peças dos oponentes fez uma devida conexão com a franquia Mega Man. O escritor do site IGN Jeremy Dunham falou, "estou particularmente surpreso em quão divertido esse jogo de kart é, e enquanto ele não se compara com Crash Team Racing ou a legendária série Mario kart, é uma boa mudança nos ares."

Em uma retrospectiva de toda a franquia Mega Man, Jeremy Parish do site 1UP.com escreveu que Mega Man Battle & Chase é "um jogo de kart simples que é notável por ser o primeiro clone vergonhoso de Mario Kart e por ter sido quase lançado nos Estados Unidos. Apesar de não valer numa compra separada, é tolerável por alguns minutos de diversão como parte da coletânea Mega Man X Collection."


Galeria de Capas

A única versão em inglês lançada na época foi na Europa, publicado pela Infogrames.

Em 30 de Novembro de 1998, o jogo foi relançado no Japão sob o selo "PlayStation the Best for Family".

A trilha sonora do jogo foi lançado já na época em CD.

Apesar de não ter nada haver com a série Mega Man X, o jogo apareceu na coletânea como conteúdo desbloqueável.


Galeria de Vídeos

Música "Kaze no Tsutaete" da OST do jogo.

Música "Ah, Otoko Ichidai" da OST do jogo.


Páginas do Artbook



Imagens Restantes da Artwork







Finalizando

Apesar de toda a crítica, o jogo foi muito bem produzido e trás recursos únicos da série misturados com os elementos de corrida.

E por hoje é só. Apesar de ter sido melhor produzido do que outros spin-offs da série, devido à Sony o jogo acabou não saindo nos Estados Unidos e é realmente uma pena, porque apesar do jogo parecer bem datado hoje, na época ele divertia bastante e os seus recursos únicos parecem mais interessantes do que se imagina. Na próxima semana eu volto pra falar de mais um spin-off da série lançado nos 32-bit: Super Adventure Rockman! esse jogo é um adventure com cenas de interação em primeira pessoa que infelizmente não foi lançado fora do Japão.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem amanhã pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Muito interessante gostei muito da sua matéria parceiro, Já tinha pensado em baixar esse jogo pela curiosidade mas esperava conseguir coletar mais informações sobre o jogo em si.

    Muito obrigado agora vou baixar para jogar hehe.

    Parabéns pela analise, excelente site!

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