quinta-feira, 31 de maio de 2012

Real Bout Fatal Fury


Real Bout Fatal Fury (SNK, Neo Geo) - Lançado em 21 de Dezembro de 1995, éo o quinto lançamento da franquia Fatal Fury, sendo uma continuação direta de Fatal Fury 3. Dessa vez, mudanças foram feitas para deixar o jogo ainda mais rápido e com combos mais devastadores que anteriormente, além de pequenas adições que fizeram desse jogo praticamente novo, embora com aqueles traços do anterior ainda mantidos.

Jogabilidade

Real Bout mudou o esquema de controle, reduzindo o número de botões de ataque de quatro para três: um soco normal (A), chute normal (B) e um "Ataque Forte" (C) que pode ser tanto soco ou chute, dependendo do personagem. Mantiveram o sistema de "oversway" pelos três planos de Fatal Fury 3, porém agora para transitrar de planos ficou mais fácil: basta apertar o botão D e segurar a direção que você quer ir (Cima + D para o plano de cima e Baixo + D para o plano de baixo).

Outra novidade é a "Power Gauge", que é preenchida pelo jogador fazendo golpes normais ou técnicas especiais contra o seu oponente ou defendendo-se, similar a vários outros jogos de luta. Essa barra permite o uso de um dos três tipos de técnicas especiais, dependendo do level em que a barra se encontra:

  1. Quando a barra estiver pelo menos na metade e na cor amarela, você pode utilizar o "Guard Cancels", que são contra-ataques que são usados pelo jogador depois de bloquear um ataque inimigo. Eles não consomem nada da barra, mas ela precisa estar nesse estado para usar.
  2. Quando a barra chega ao "MAX" enquanto ainda estiver com sua barra de life em amarelo, essa barra se transformará em "S. Power". A energia da barra vai começar a se esvaziar com o tempo, e você pode fazer "Guard Cancels" ou um "Super Special Move". Entretanto, quando um Super Special Move é feito, a energia restante da barra será consumida e ela voltará a ficar vazia.
  3. Quando a barra chega ao "MAX" e o seu life estiver piscando em vermelho, a barra se transformará em "P. Power". Nesse modo, a energia da barra também irá esvaziar com o tempo, e você também utilizar os "Guard Cancels" porém você também utilizar a "Hidden Ability", uma versão mais poderosa do Super Special Move, que irá consumir toda a barra.

E a última novidade são os "Ring-Outs", que foram introduzidos em jogos 3D como Virtua Fighter. Há barreiras em todas as fases (menos no West Subway à noite), e elas podem ser danificadas a medida que você ataca o inimigo próximo dela ou ele se esquiva de um ataque que a acerta. Quando essa barreira se quebrar, você pode atirar o inimigo para fora do ringue, e isso fará com que a luta acabe naquele instante.


História

Novamente a SNK escolheu escrever a história através de um dialogo, dessa vez apenas entre Geese e Billy.


Com a luta tendo chegado ao seu fim, Geese Howard conseguiu os pergaminhos de Qin.

"Hehehe... Isso significa que eu agora tenho todos os três pergaminhos sob minha posse..." - ele prontificamente se vira para o homem com uma bandana.

"Billy, se desfaça deles."

"Quê? Por qual razão, senhor?"

"Nenhum desses pergaminhos irão conter segredos que eu preciso. É o bastante ser considerado o mais forte por obter esses pergaminhos legendários. Isso é tudo. Enquanto eu souber que fui a primeira pessoa que conseguiu coleta-los em 2.000 anos de história, eu não terei um uso para eles."

"Mesmo assim, mesmo que você não se desfaça deles..."

"Esses pergaminhos tem um significado diferente para aqueles irmãos Jin. Eu não quero nem pensar o que eles seriam capazes com isso em suas mãos."

"... Até mesmo o recém-ressucitado Geese tem algo que teme então..."

"Não me interprete mal, mesmo esse Geese ressucitado da escuridão não quer repetir os mesmos erros... Como aqueles Bogard idiotas..."

Billy Kane ficou petrificado e não conseguiu falar uma palavra sequer contra os fogos do ódio sombrio que queimavam dentro de Geese. Geese então fecha seus olhos e se move até a janela.

"Billy, qual é a reação atual da cidade?"

"Senhor, eles estão amedrontados com a sua aparente derrota" - foi o que Billy conseguiu dizer.

"Estão os arranjos para o 'King of Fighters' em ordem?"

"Sim senhor, Kim Kapwhan, Duck King e todos os outros destinatários parecem ter respondido possitivamente."

"Hehe... Aquele último torneio não me trouxe nenhum benefício. É tempo de relembra-los que Geese Howard está na cidade e é o único que manda no pedaço."

Depois de muito tempo, as luzes da Geese Tower se ligam. Quando as garras do lobo estão sedentas por sangue, um calafrio pode ser sentido em qualquer lugar da cidade.

Depois de roubar os pergaminhos da imortalidade, Geese toma controle de South Town mais uma vez. Ele vira anfitrião de um novo 'King of Fighters' e convida seu arquinimigo Terry Bogard, para liquidar essa rivalidade de uma vez por todas!


Personagens

Terry Bogard: achou que derrotando os irmãos Jin  resolveria tudo, mas enquanto ele estava ocupado lutando, Geese roubou os pergaminhos para si e voltou à Geese Tower com Billy Kane. Mais uma vez, ele deve atravessar o torneio e derrotar Geese de uma vez por todas.

Andy Bogard: se ocupou em derrotar o assassino Yamazaki enquanto Terry ia atrás dos pergaminhos. Quando soube que seu irmão falhou e ouviu do novo 'King of Fighters', não pensou duas vezes e foi atrás do homem que causou toda essa situação.

Joe Higashi: foi derrotado por Andy no torneio anterior, mas suas vitórias encima de Bob e Sokaku o manteve excitado o suficiente para entrar no torneio novamente e tentar vencer Andy dessa vez - e claro acabar de uma vez por todas com os planos de Geese.

Blue Mary: mesmo tendo perdido nas lutas iniciais, ela não desistiu e dessa vez se uniu aos irmãos Bogard para acabar com Geese de uma vez por todas.


Hon-Fu: foi derrotado facilmente por Yamazaki e não contente com isso foi treinar mais uma vez e dessa vez ele retorna ao torneio com mais experiência na bagagem.


Bob Wilson: viu o seu restaurante ser destruido no dia de sua abertura e não pode fazer nada para ajudar os irmãos Bogard. Foi mais uma vez treinado por Richard Meyer para dessa vez, entrar no torneio para fazer a diferença.

Franco Bash: com a ajuda dos irmãos Bogard, salvou o seu filho Jr. que havia sido sequestrado por Geese. Impressionado com as habilidades deles e quantidade de estilos marciais que conheceu, treinou mais uma vez para participar do novo torneio.

Sokaku Mochizuki: não conseguiu impedir que Geese tomasse os pergaminhos para si e volta ao torneio para que dessa vez consiga completar a sua tarefa.


Duck King: sem poder fazer nada depois da algazarra que foi a destruição do Pao Pao Cafe 2, quando recebeu uma carta-convite para participar de um novo 'King of Fighters' ele não pensou duas vezes e foi para o torneio, mesmo com Terry tendo-o humilhado no passado.

Kim Kaphwan: derrotado por Terry no torneio criado por Wolfgang Krauser, ele não guardou magoas do seu rival e voltou a sua terra natal para uma jornada de treinos ainda mais rigorosos. Foi então que ele recebeu uma carta-convite para participar de um novo torneio e vem para a América na tentativa de parar o criminoso Yamazaki, cujo seu amigo Hon-Fu está tentando prender a anos.

Mai Shiranui: depois de finalmente entender o que estava se passando na cidade e o porque de Andy te-la deixado para trás, Mai volta para mais um torneio apenas com o intuito de mostrar ao seu namorado que ela não é apenas beleza.

Jin Chonshu: enfurecido por Geese ter afanado os pergaminhos bem debaixo do seu nariz, não se hesitou em nenhum momento para recuperar os pergaminhos e continuar o ritual para acordar o poder do dragão supremo...

Jin Chonrei: mesmo enfurecido pelo roubo dos pergaminhos, ele tem seus próprios planos para eles e os esconde até mesmo de seu irmão gêmeo.


Ryuji Yamazaki: derrotar Hon-Fu não foi suficiente para ele, que logo em seguida levou uma surra de Andy. Volta dessa vez ao lado de Geese, protegendo um dos pergaminhos que ele o mandou esconder.

Billy Kane: depois de ser derrotado por Terry, ele ajudou Geese a reunir os três pergaminhos e escondeu-os em um local seguro. Fez os preparativos para o torneio atual e mais uma vez espera uma chance para derrotar Terry.

Geese Howard: instruindo seu braço direito Billy a esconder os pergaminhos, o mesmo se preparou fisica e mentalmente para uma batalha final contra os irmãos Bogard na Geese Tower. Ele está apostando tudo ou nada nessa batalha!



Arenas

Dessa vez o número de arenas no jogo foi reduzido para apenas 5, cada uma delas com 3 variações. Em cada variação, você enfrenta um inimigo diferente para chegar até a Geese Tower. Além de poder colocar os inimigos para fora do ringue, você ainda pode curtir algumas coisas legais como ve-lo partir de trêm ou faze-lo acertar um objeto de madeira que está pendurado no teto antes de cair no chão.

Sound Beach Dessa vez uma arena suspensa encima do mar aonde os curiosos podem assistir as lutas nos vários restaurantes/bares ao seu redor.

  • Atire o oponente nos cantos superiores esquerdo e direito para destruir os barracos que estão bem próximos ao ringue.
  • No canto inferior esquerdo, o inimigo é eletrocutado em uma placa de anuncios e cai na água. Se você já tiver destruido o barraco do lado direito, o inimigo cairá no terraço e atravessará até a água.

West Subway Cheio de pessoas durante o dia, à noite os lados ficam abertos e qualquer um que chegar perto dele cairá no trilho do trem.

  • Para o trem aparecer, você deve primeiro derrubar a multidão de um dos lados e então ele aparecerá lá.
  • É possivel atirar o inimigo na parte superior do trem, dependendo de que golpe você utilizar.

East Side Park Este terraço bem próximo ao monumento central é o palco da luta. Pessoas assistirão de todos os lugares!

  • No lado esquerdo, é possivel fazer o inimigo acertar uma escultura que está pendurada no teto antes de cair pro andar de baixo.

South Town Bridge Bem perto das docas, há até uma equipe de TV tentando filmar as lutas.

  • Depois de enfrentar o décimo oponente, os dois últimos sempre serão Yamazaki e Billy, nessa ordem.
  • No canto direito, se você derrubar o andaime o inimigo cairá nos fios elétricos causando um incêncio. No Round seguinte o corpo de bombeiro estará a postos para apagar as chamas.

Geese Tower A temida torre aonde aconteceu a batalha final no primeiro torneio é novamente palco para a batalha final aqui.

  • Não há paredes nesse estágio, visto que a arena é circular e você fica dando voltas nela. Portanto, o mais recomendado é atacar com tudo!


Versões Lançadas

Em 23 de Fevereiro de 1996, foi lançada a versão do Neo Geo CD, que como de costume vinha com a trilha sonora melhorada e loading times longos. Em 20 de Setembro de 1996, foi lançada a versão do Sega Saturn, que dessa fazia o uso do cartucho de expansão de 1MB lançado também pela SNK na plataforma, melhorando bastante o framerate e o gráfico - porém o som continuou igual ao do arcade.

Em 10 de Janeiro de 1997 foi a vez do PlayStation receber a sua versão. Ela é bem parecida com o port de FF3 do Saturn, com alguns cortes na animação mas o framerate não varia tanto assim. Em 30 de Maio de 2007, essa versão foi lançada na PSN para PlayStation 3 e PSP apenas no Japão. Em 24 de Janeiro de 2012, a D4 Software lançou a versão do Arcade para o virtual Console do Wii no Japão e ainda está pendente de lançamento em outras regiões.

Você ainda pode encontrar esse jogo na coletânea Fatal Fury: Battle Archives Vol. 2 lançada em 2007 para PlayStation 2.


Curiosidade

Nos Estados Unidos, esse jogo chegou a aparecer em propagandas ao lado das versões de Samurai Shodown III e The King of Fighters '95 para PlayStation, que foram lançados por lá. Porém RBFF nunca foi lançado naquelas bandas ficando apenas na Europa e no Japão.


Screenshots e Videos:

Neo Geo:


Sega Saturn:




PlayStation:





E por hoje é só.  Muitas pessoas costumam confundir esse jogo como se fosse um upgrade de Fatal Fury 3 apenas, como Street Fighter Alpha 2 era para o primeiro. A verdade é que é uma continuação direta e se passa 2 anos depois de FF3. Foi aqui também que Geese morreu definitivamente e Terry achou Rock Howard, o filho de Geese que tinha apenas 7 anos de idade. Ele convenceu o pirralho que ia cuidar dele e juntos foram para South Town, aonde vivem juntos até o próximo torneio.

Aqui acaba a história nos jogos de Fatal Fury, a única continuação de fato é Garou: Mark of the Wolves que se passa 10 anos depois desse torneio. Como eu mencionei no post de FF Special, esse subtitulo "Special" é designado aos jogos cujo eles ignoram a cronologia e inventam uma desculpa qualquer para reunir todos os personagens da série em um só jogo. Vocês vão conferir um pouco mais sobre Real Bout Special no próximo post, que ganhou até uma versão exclusiva para PlayStation com novos personagens e chefes. 

Mais uma vez gostaria de deixar aqui registrado os meus agradecimentos ao  carachapadu do fórum SNK Neo Fighters que me ajudou na montagem de algumas das fases que vocês puderam ver ali no post. Muito obrigado cara!

Sintonizem aqui na próxima semana para acompanhar mais um passo nessa jornada!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Me lembro que em algum jogo da série, quando agente pulava apertava "D", seu próprio personagem virava no ar, dando mais uma possibilidade de golpe aéreo invertido. Isso começou neste jogo? Ah, lendo a matéria deu vontade de jogar um versus com os amigos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, e cada personagem tem um golpe especial com o botão D. Geralmente esses golpes envolvem mais de um plano e pegam o inimigo de surpresa mas são dificeis de acertar.

      Excluir
  2. Joguei muito RealBout, mas nunca consegui ser bom nesse negócio. A jogabilidade é lenta e um pouco travada para mim. Não faz muito meu estilo. Mesmo assim, vale dizer que é um dos game mais lindos de se ver... melhor assistir do que jogar. Sério.

    ResponderExcluir
  3. so tenho algo a dizer melhor capa ja feita para um jogo

    ResponderExcluir
  4. Cara e eu achando que esse Fatal Fury não fazia parte da história.
    Adoro seu blog :-)

    ResponderExcluir
  5. tem como postar o link pra download desta rom do psx? está difícil de achar pra baixar... Valeu!!!

    ResponderExcluir