quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Super Puzzle Fighter II Turbo




Super Puzzle Fighter II Turbo (Capcom, Capcom Play System II) - Lançado no dia 31 de Maio de 1996, é um jogo de puzzle com personagens em SD da Capcom. O titulo do jogo é uma paródia de "Super Street Fighter II Turbo (ou Super Street Fighter II X no Japão) com músicas e elementos dos jogos Street Fighter Alpha e Darkstalkers.

Em 2007, um remake HD chamado Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix foi lançado na Xbox Live Arcade e a PlayStation Network trazendo várias mudanças não só na jogabilidade, mas como nos finais e nas gemas de alguns personagens.

O jogo é inspirado em 2 jogos: Pnickies da Capcom e Baku Baku Animal da Sega. Como nesses jogos, você tem que enfileirar pares de blocos (gemas na linguagem do jogo) e empilhalas de forma a fazer a maior quantidade possivel de combos na mesma jogada. A diferença é que aqui, para os blocos serem eliminados, eles tem que ser atingidos pela gema "destruidora" da mesma cor, e não apenas juntando as cores em fileira.

Quando os blocos são eliminados, dependendo do seu "combo" acontece uma animação no meio da tela, aonde fica os dois personagens se encarando como se fosse um jogo de luta. Realmente não tem muito o que se falar: é um clássico jogo de puzzle com algumas regras novas adicionadas, como as animações no meio da tela e a peça pra eliminar as de mesma cor.

O jogo foi lançado nas seguintes plataformas caseiras: PlayStation, Sega Saturn, Game Boy Advance, PSP (Capcom Puzzle World), Dreamcast (só no Japão), Windows PC e para Blackberry (Appworld).

Uma que vale a pena mencionar é a do Dreamcast: faz parte da linha por encomenda da Capcom entitulada "for Matching Service", um serviço de internet dela que vendia jogos clássicos da CPS2 com suporte online e este foi um deles. Permitia que 2 jogadores jogassem contra na internet e port perfeito do Arcade, sem nenhum corte.


Personagens:

Como já foi dito, todos os personagens jogáveis (com excessão de um) vieram dos dois principais jogos de luta da Capcom na época, Street Fighter e Darkstalkers. Os personagens em miniatura são um show à parte, bem carismáticos. Serve para quebrar o gelo da seriedade dos jogos de onde vieram já que o clima aqui é de "festa".
  • Ryu (Street Fighter)
  • Ken (Street Fighter)
  • Chun-Li (Street Fighter II)
  • Sakura (Street Fighter Alpha 2)
  • Morrigan (Darkstalkers)
  • Donovan (Night Warriors)
  • Hsien-Ko (Night Warriors)
  • Felicia (Darkstalkers)


Personagens secretos:
  • Akuma (Super Street Fighter II Turbo)
  • Dan (Street Fighter Alpha)
  • Devilot (Cyberbots: Full Metal Madness)
  • Mei-ling (gêmea de Hsien-Ko que na verdade é o talismã que a mesma carrega no chapéu)
  • Anita (uma garotinha que segue Donovan aonde ele vai)

Algumas screenshots e videos do jogo:







Este é vendido via download na PlayStation Network (PlayStation 3) e Xbox Live Arcade (Xbox 360). O jogo foi lançado para trazer várias mudanças gráficas e upgrades na interface, sprites dos personagens e estágios.

Logo de cara, o que se vê é que os gráficos estão bem melhores, pois estão em alta definição. Cada uma das 4 cores das gemas foram associadas a um elemento e foram dadas novas animações. As imagens de fundo e personagens foram redesenhados, enquanto os sprites continuam com o filtro bilinear.

O jogo suporta multiplayer para 4 jogadores, espectadores, jogatina online e rankings. Há também os 3 modos de jogo da versão do Dreamcast: X-Mode, Y-Mode e Z-Mode e um novo: o X'. Enquanto o modo X' é uma versão rebalanceada do X-Mode, Y-Mode e Z-Mode receberam mudanças drásticas.

No Y-Mode as gemas se desfazem assim que 3 ou mais da mesma cor são enfileirada. Z-Mode trás peças subindo a tela e você usa um cursor 2x2 para rotacionar as peças, como no jogo Ultimate Block Party.


Diferenças do jogo original:

  1. Vários personagens foram rebalançeados e tiveram suas gemas modificadas.
  2. As gemas destrutivas agora tem efeitos elementais associada a sua cor. Gemas vermelhas agora representam o Fogo, verdes representam o vento, Azul representam a Água e as Amarelas representam a Eletricidade. Isto não altera a jogabilidade, é apenas um efeito visual.
  3. No original, a música ia ficando mais intensa de acordo com o life ia chegando perto de acabar. HD Remix não trás esse recurso.
  4. Além de escolherem a dificuldade que queriam jogar (Fácil, Normal e Dificil), as versões caseiras deixavam o jogador escolher a velocidade com que as gemas iriam cair (marcado por estrelas de 1 à 5). Essa opção foi removida no HD Remix.
  5. Um modo chamado "Street Puzzle" estava presente nas versões caseiras de Puzzle Fighter. Nela, o jogador era gratificado com algumas missões para derrotar alguns personagens sob algumas circustanceas para destravar conteúdos extras. HD Remix remove esse modo e também a maioria desse conteúdo extra. O pouco que ainda ficou já está disponivel desde o começo.
  6. O tutorial de Dan foi removido, que era um videozinho que aparecia na versão do Arcade e podia acessado pelo menu nas versões caseiras. Nela, Dan mostrava de uma forma cômica os movimentos básicos do jogo. Em HD Remix, isso foi substituido por um tutorial de 4 páginas só com texto que é acessado na sessão "How to Play" em "Options".
  7. No original, haviam várias frases e posições de vitórias diferentes por personagem. Na HD Remix, a maioria foi removida, ficando apenas uma por personagem.
  8. Há alguns bugs na paleta de cores dos sprites. Como no estágio de Akuma, alguns demonios tem cores estranhas.
  9. O "diamond trick" foi eliminado em HD Remix. Os ataques usando os diamantes sempre usam 80% da força ao inves de 50% (se usado normalmente) ou 100% (usando o glitch)

Um video com o gameplay do jogo:





Curiosidade: no jogo Mortal Kombat: Deception há o modo "Puzzle Kombat" que é essencialmente a mesma jogabilidade do Super Puzzle Fighter e também faz o uso de personagens em SD no meio da tela. A Konami também lançou pro iPhone chamado "Castlevania Puzzle: Encore of the Night" que usa uma jogabilidade similar, porém um pouco modificada usando personagens e cenários do jogo Castlevania: Symphony of the Night.




Conheçam aqui o modo "Puzzle Kombat" do Mortal Kombat: Deception:





Conheçam aqui o Castlevania Puzzle:





E por hoje é só. Como vocês podem ver, a Capcom era bastante criativa até mesmo em jogos de Puzzle, coisa que pra mim hoje não acontece muito. O jogo também foi lançado em vários formatos diferentes, como acontecia com os jogos da Capcom antigamente e tem uma popularidade até boa, mas muito baixa se comparada a outros jogos da mesma.

Semana que vem eu vou falar do outro jogo da série "Mini" que nada mais é do que Pocket Fighter, um jogo de luta nos moldes deste, com uma dose de comédia e jogabilidade bem simplificada para jogadores iniciantes. Então fiquem de olho que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Eu não consigo entender (aliá$ con$igo $im) essa coisa de pegar os mellhor games e fazer uma versão Puzzle. Os dois únicos bons são Pokémon Puzzle e Dr.Mario! *pronto falei*

    ResponderExcluir