The King of Fighters 2002: Unlimited Match (SNK Playmore, PlayStation 2) - Lançado em 26 de fevereiro de 2009 no Japão, é uma edição "revisitada" da KOF 2002 com novos personagens, artwork, músicas e estágios. O jogo foi lançado em Mídia Física no PlayStation 2 e nos Arcades apenas no Japão e em formato digital para o Xbox 360 em todo o mundo. Juntamente com The King of Fighters XII, esse jogo foi um dos planejamentos da SNK Playmore para os 15 anos da franquia.
Essa foi a última KOF "tradicional" com sprites pixelados, e também o último jogo da série à ser lançado no PlayStation 2.
Personagens
O jogo trás novos personagens e mudanças aos times da versão original, com o número de times aumentado para 18, além de novos estágios e artworks presentes. Todos os personagens encontrados entre à KOF '99 e KOF 2002 estão incluídos com a excessão de K9999 (um personagem que inspirado em Tetsuo Shima do mangá Akira). Um novo personagem chamado Nameless foi feito para tomar o seu lutar e apresenta a maioria dos golpes de K9999 com algumas novas habilidades.
Com um total de 66 personagens, esse é o jogo da série com mais personagens presentes. 44 personagens são da KOF 2002 original, 16 personagens são do arco NESTS (incluindo King e Shingo) e 6 personagens secretos, incluindo personagens que antes eram exclusivos das versões console, com a excessão de Orochi Iori. Incluso no jogo também está um port da versão original da KOF 2002 do Neo Geo para ser jogada.
Times
N.E.S.T.S. Team
Angel, Kula Diamond e Foxy
KOF '96 Women Fighters Team
Kasumi Todoh, King e Mai Shiranui
- Jhun Team
Lin, Jhun Hoon e Shingo Yabuki
Psycho Soldier Team
Bao, Athena Asamiya e Sie Kensou
Masters Team
Takuma Sakazaki, Heidern e Chin Gentsai
Pretty Girl Fighters Team
Li Xiangfei, May Lee e Hinako Shijo
Art of Fighting Team
Robert Garcia, Ryo Sakazaki e Yuri Sakazaki
Kyo Clone Team
Kyo-1, Kusanagi, e Kyo-2
Fatal Fury Team
Joe Higashi, Terry Bogard e Andy Bogard
Ikari Team
Ralf, Leona Heidern, Clark
Japan Team
Goro Daimon, Kyo Kusanagi e Benimaru Nikaido
Yagami Team
Vice, Iori Yagami e Mature
Kim Team
Choi Bounge, Kim Kaphwan e Chang
K' Team
Maxima, Whip, K'
Orochi Team
Chris, Yashiro e Shermie
Orochi Team
Shermie, Yashiro e Chris
Vanessa Team
Seth, Vanessa e Ramon
'97 Special Team
Blue Mary, Ryuji Yamazaki e Billy Kane
Nameless
Chefes:
Krizalid & Clone Zero
Original Zero & Igniz
Omega Rugal
Personagens secretos:
Sie Kensou
(The King of Fighters '99)
Takuma Sakazaki
(The King of Fighters '99)
Robert Garcia
(The King of Fighters '99)
Goenitz
(SVC Chaos: SNK Vs. Capcom)
Geese Howard
(SVC Chaos: SNK vs. Capcom)
Nightmare Geese
(Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers)
Gráficos e Trilha Sonora
Os gráficos do jogo receberam um tratamento ainda melhor do que a "KOF '98 UM". Dessa vez, novos efeitos foram adicionados, a quantidade de animações por personagem foi aumentada consideravalmente e novas animações adicionadas à eles, além de novos diálogos para dar um ar inteiramente novo ao jogo.
Todas as fases do jogo foram refeitas do zero: nada de versões melhoradas de fases clássicas ou cenários inspirados em jogos clássicos, todos eles foram criados especificamente para o clima do jogo e dão um ar inteiramente novo ao jogo. Algumas localizações são clássicas, como o laboratório da NESTS, porém o estágio em si está numa porção diferente da original e com uma quantidade de animações muito maior que títulos anteriores da série.
Assim como os cenários do jogo, a trilha sonora também foi refeita do zero pela banda da SNK. Nada de temas inspirados nos antigos ou versões remix de músicas antigas, a maioria das músicas foi composta para ser um novo tema aos personagens - com excessão de alguns personagens extras como Kyo-1 e Kyo-2 que utilizam temas remixados dos antigos, mas com arranjos inteiramente novos.
Versões Lançadas
Em 09 de Julho de 2009, O jogo chegou aos Arcades japoneses na placa "System Board Y2" contendo uma primeira revisão de bugs em relação do PlayStation 2, e mais duas revisões foram lançadas em seguida. Depois que todos os ajustes foram feitos, a SNK Playmore relançou o jogo em 24 de Junho de 2010, novamente apenas no Japão, com o selo "Tougeki Ver." e uma nova artwork na capa do jogo. Essa se tornaria a versão oficial de torneios do jogo.
Em 03 de Novembro de 2010, a versão para Xbox 360 foi lançada na Xbox Live Arcade simultaneamente nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão e Coréia do Sul. Essa versão não trás o selo "Tougeki Ver." mas contém todas as suas correções dela. Assim como na '98 UM, algumas opções foram misteriosamente excluidas nesse lançamento da XBLA.
Recepção
Durante a semana de lançamento, o jogo vendeu 19.000 unidades no PlayStation 2. Na edição 114 da revista Arcadia, foi apresentado um Top 10 com os jogos mais "queridos" da redação e o jogo estava em nono. A recepção crítica do jogo foi em sua maioria positiva devido ao grande número de personagens selecionáveis, porém quando o assunto eram os gráficos a opinião se dividia.
Apesar da falta de roteiro, a grande interação entre os personagens foi bem elogiada, adicionando uma certa profundidade ao jogo.
Galeria de Capas
Dessa vez fazendo o caminho inverso, o jogo chegou depois aos Arcade e teve 3 revisões de bugs. |
Depois de todos os ajustes feitos, a SNK relançou o jogo no PlayStation 2 com o selo "Tougeki Ver." |
Papéis de Parede
*Para visualiza-los e salva-los na resolução máxima, basta clicar na imagem para expandi-los.
Galeria de Finais
N.E.S.T.S. Team
Ikari Team
Japan Team
Yagami Team
Kim Team
2002 Team
Art of Fighting Women Team
Elder Brothers Team
Fathers Team
Fatal Fury Villians Team
Fatal Fury Women Team
Former Psycho Soldier Team
Former Woman Fighters Team
Glamurous Team
Hurricane Team
Japanese National Sports Team
Justice Team
Kids Team
Kyokugen Team
Mature Ladies Team
Nests Boss Team
Sunglasses Team
Special Boss Team
*Todas as imagens desse post, com exceção dos screenshots, foram removidos do link: http://www.fighters.com.br/ps2/King-of-Fighters-2002-Unlimited-Match-The/galerias
Finalizando
Mensagem de Feliz Ano Novo da SNK Playmore em 2009. |
E por hoje é só. KOF 2002 UM marcou o fim do uso de sprites pixelados da SNK Playmore, uma vez que a partir do seu próximo jogo (The King of Fighters XII) ela utilizaria sprites desenhados e animados a mão, uma técnica bastante parecida com a de estúdios de animação 2D. Ele também marcou o fim dos jogos da série KOF no PlayStation 2, que recebeu nada mais, nada menos que TODOS os jogos da franquia de luta, seja em coletâneas ou em lançamento de época, a Playmore pode contar com o console da Sony em sua longa e demorada reestruturação.
Na semana que vem eu volto pra falar do primeiro dos 2 títulos 3D já lançados da série KOF Maximum Impact. Tentando conquistar um novo público e pensar em possibilidades futuras, a SNK Playmore criou um universo paralelo à franquia de peso com personagens em 3D e um sistema de luta um pouco diferente do seu convencional para ver se daria certo - e meio que deu. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Na semana que vem eu volto pra falar do primeiro dos 2 títulos 3D já lançados da série KOF Maximum Impact. Tentando conquistar um novo público e pensar em possibilidades futuras, a SNK Playmore criou um universo paralelo à franquia de peso com personagens em 3D e um sistema de luta um pouco diferente do seu convencional para ver se daria certo - e meio que deu. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Aqui também, falta falar sobre o 2002 Unlimited Match da Steam, mas, do mesmo jeito de 98 Ultimate Match, está ótimo.
ResponderExcluirNa época que eu fiz o post, o jogo ainda não havia sido lançado no Steam. Em breve atualizarei com essas informações.
ExcluirFicou muito bom a Análise
ResponderExcluireu comprei essa placa com esse jogo, esperando para colocar ela no meu arcade!
ResponderExcluir