quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Downtown Special: Kunio-kun no Jidaigeki da yo Zen'in Shuugou!

Downtown Special: Kunio-kun no Jidaigeki da yo Zen'in Shuugou! (Technos Japan, Famicom) - Lançado em 26 de Julho de 1991 no Japão, Downtown Special é um beat 'em up com elementos de RPG que serve de continuação direta para Downtown Nekketsu Monogatari. O jogo trás todos os elementos de DNM expandidos e tão fácil de jogar quanto, dessa vez com a história focando nessa espécie de peça teatral que os estudantes organizaram para o festival da escola.

Um port do jogo foi produzido para o Game Boy e lançado em 22 de Dezembro de 1993, no mesmo dia que Nekketsu! Street Basket: Ganbare Dunk Heroes, outro jogo da série, foi lançado na plataforma.

O título do jogo, ダウンタウンスペシャルくにおくんの時代劇だよ全員集合, significa "Especial Downtown: Dramatização Histórica de Época por Kunio-kun".


História
O líder da família Bunzou está doente. Kunimasa e Tsurumatsu fazem uma visita à ele, e encontram com a sua filha Okoto. Nesse momento, Asajirou aparece e informa à Kurimasa que Okoto agora é a sua noiva. Apesar das suspeitas de Kunimasa, ele ignora isso e fala com Bunzou, e pede para que ele encontre uma erva medicinal que irá curar a sua doença.


Jogabilidade
O jogo expande a jogabilidade introduzida em Downtown Nekketsu Monogatari, com a maioria dos sistemas tendo sido renovados. Dois jogadores podem terminar o jogo juntos (até quatro podem jogar juntos através de um CHEAT). Ao iniciar o jogo, é possível escolher dois modos completamente diferentes: Kyouryouku (きょうりょく Cooperação) ou Taisen (たいせん Batalha). Eles determinam se um jogador pode acertar o outro ou não. Também é possível escolher quem vai controlar Kunimasa e o seu companheiro (Tsurumatsu no começo do jogo). Apertando "SELECT" também é possível renomear todos os personagens controláveis.

Assim como em DNM, o jogador progride através de um mapa aberto em uma ordem não pré-definida. Clãs inimigos irão viajar pelo mapa ao mesmo tempo que o jogador, que para lutar com os mesmos é necessário achá-los primeiro. Derrotando todos os inimigos de um clã fará com que o chefe do clã apareça - e quando ele for derrotado, é possível viajar pelo mapa novamente para procurar outro clã inimigo (ou deixar que o clã o alcance primeiro). Se não houverem mais clãs inimigos em uma certa área, é possível explorá-la para comprar itens nas diferentes lojas, recuperando a saúde e comprando equipamentos.

O objetivo do jogo é derrotar todos os chefes. Para isso, é necessário lutar contra todos os clãs para fazê-los aparecer. Uma vez que o chefe final é derrotado, o jogador retornará para a casa da família Bunzou para completar o jogo (nenhum inimigo irá aparecer no mapa depois que o chefe final for derrotado).

Jogando sozinho, caso o personagem seja derrotado ele retornará para Suruga (próximo da casa da família Bunzou) com metade do seu dinheiro perdido. Em uma partida com dois jogadores, se um deles for derrotado ele irá reaparecer na próxima tela com a sua saúde recuperada mas com metade do seu dinheiro perdido. Se ambos os jogadores forem derrotados, eles voltarão para Suruga com metade do seu dinheiro perdido.

Derrotando inimigos fará com que os mesmos deixem cair o seu dinheiro (文) e você pode usá-los nas lojas de Merchandising (よろずや) para comprar equipamento e novas habilidades; diferentes categorias de restaurantes - tortas (だんごや), cafeteria (めしや) e 2 tipos de massarias (うどんや e そばや) para restaurar a saúde de acordo com o preço do prato (quanto mais alto, mais saúde restaura); loja de apostas (とば) para tentar ganhar um dinheiro rápido; farmácias (くすりや) aonde é possível comprar suprimentos que são adicionados ao inventário do personagem; hotéis (やどや) que tem o preço padrão de 100文 para uma boa noite de descanso e restaurar imediatamente a saúde do personagem; e as lojas secretas (なぞのみせ) que vendem os equipamentos e itens mais fortes do jogo - algumas dessas lojas secretas só ficam disponíveis depois que certos chefes são derrotados.

Os atributos dos personagens são divididos da mesma maneira que em DNM. Dessa vez os atributos vão até 127 pontos ao invés de apenas 16 como no jogo anterior, com a exceção de STAMINA e WILLPOWER que podem ir até 255 pontos. Em DNM era possível equipar sapatos que aumentavam alguns atributos, mas agora é possível equipar mais itens que fazem isso. Os atributos que os itens aumentam podem ser acumuladas se mais do mesmo item estiver equipado de uma só vez. Há um item no jogo que pode ser usado para dobrar os bônus de atributos do equipamento.

Em vez de aumentar os atributos consumindo itens como em DNM, o jogo apresenta um menu separado para configurar o crescimento de atributos do personagem. Ele tem no máximo 100% para alocar livremente para cada estilo. Ao derrotar 10 inimigos, as estatísticas do personagem aumentarão dependendo de como essas porcentagens foram colocadas. Um item pode ser usado para dobrar o aumento percentual em cada nível. O jogo é salvo na bateria do cartucho e não faz o uso de PASSWORDS, embora só seja possível salvar um arquivo.

O jogo trás a mesma jogabilidade que DNM, mas há uma gama de novos movimentos:
  • STOMP: apertando ambos os botões ao mesmo tempo perto de um inimigo caído, fará com que o personagem pule e pisoteie o inimigo, causando dano adicional.
  • LEG GRAB: apertando o botão B perto de um inimigo caído fará com que o personagem agarre as pernas dele. É possível usar o inimigo como uma "arma" apertando o botão A, fazendo um ataque giratório, ou apertando B para realizar o GIANT SWING, que é um ataque giratório seguido de arremesso.
  • SIT: apertando para baixo no direcional em cima de um inimigo caído fará com que o personagem sente em cima dele. É possível proceder com socos ou torções apertando os botões A ou B, respectivamente. Também é possível pular e atacar quando estão em cima do inimigo.
  • AERIAL UPPERCUT: os personagens podem fazer um gancho aéreo apertando o botão A enquanto pula, do mesmo jeito que se desfere uma voadora.
O jogo dá acesso a um total de 24 técnicas devastadoras, das quais podem ser compradas em lojas e aprendidas com os chefes que são derrotados se estiver com o MASTER GLASSES equipados. Esse item pode ser comprado em uma das lojas secretas (なぞのみせ) por 300 文. Algumas dessas técnicas também podem ser aprendidas simplesmente lutando.

Armas também estão disponíveis para a luta. Elas podem ser encontradas pelo chão e podem haver até três tipos diferentes de armas em cada área. Em relação a DNM há menos armas disponíveis, porém elas estão disponíveis em maior variedade e contém habilidades especiais.
  • PEDRA: uma pedrinha que tem alcance maior que um soco. É a arma mais fraca que se pode encontrar. Segue uma trajetória reta quando atirada.
  • LANÇA DE BAMBU: essa arma tem alcance e poder de ataque maior que a Pedra, mas é bem rara. A maioria dos inimigos carregam ela por ai.
  • DOSU: versão mais forte da Lança Be bambu, porém ainda mais rara. Para fazer o movimento DOSU SPECIAL é necessário estar equipando uma.
  • MOLDURA DE MADEIRA: uma grande moldura de porta que é carregada com as duas mãos. Apesar de causar um bom dano, quando atirada não vai muito longe.
  • TOCO DE ÁRVORE: quando atirado, esse objeto rola no chão e pode atingir qualquer um que entra em contato com ele.
  • ROCHA: a mais forte e pesada arma, atacar com ela pode levar mais tempo que o normal. Quando atirada, não vai muito longe devido ao seu peso.
  • BARRIL: uma arma especial parecida com as listas acima, ela é carregada com as duas mãos. Quando atirada em um inimigo, o barril cai na cabeça dele fazendo com que seja impossível ele te atacar, há menos que ele remova o barril (para fazer isso, é necessário bater nele ou ele se jogar numa parede). Também é possível pular dentro de um barril, o que pode te proteger de ameaças como a lava.
  • CARRINHO: a outra arma especial do jogo. Quando adquirida, o personagem carrega o carrinho atrás dele com ambas as mãos. Apertando o botão "A" faz com que o carrinho vá para a parte da frente e apertando "B" coloca o carrinho acima da sua cabeça, permitindo que o personagem use-o como uma arma propriamente dita. Se o personagem estiver correndo com o carrinho na frente dele, as rodinhas podem ser usadas para atropelar os inimigos enquanto eles estiverem caídos no chão. Também é possível levar outros itens em cima do carrinho.
A qualquer momento do jogo, é possível acessar o mapa apertando o botão "B" enquanto o jogo está pausado. Também é possível comprar a habilidade MAP CURSOR em uma das lojas secretas, o que permite viajar imediatamente para qualquer localização do mapa. O jogo é dividido em 10 áreas que podem acessadas a qualquer momento. Não há fim no mapa, sempre que chegar ao fim de uma localização o jogo te leva para uma nova imediatamente.

  • SURUGA: A área inicial do jogo, aonde o jogador encontrará a casa da Família Bunzou - que é o local aonde é possível trocar de companheiro - assim como várias lojas. À esquerda da cidade tem um campo que leva à KAWACHI. Indo para a direita da cidade, há uma ponte e então um porto. À direita da ponte há uma montanha que pode ser escalada para chegar em KOUZUKE e o caminho de baixo leva à RIKUCHUU.
  • KAWACHI: A torre à esquerda de SURUGA tem várias lojas. Seguindo todo o caminho para esqueda da cidade irá eventualmente chegar em NAGATO. Também é possível chegar a TOSA se você atravessar a ponte na primeira tela. E finalmente, é possível chegar a ESSHUU pegando a saída sul da cidade e atravessando a água.
  • TOSA: Área montanhosa cheia de água que tem apenas três telas. Seguindo para a sua direita leva o personagem para KAWACHI enquanto seguindo o caminho montanhoso para a direita irá chegar em HIZEN.
  • HIZEN: Grande cidade com várias lojas e escadarias que levam a multiplas áreas. Várias dessas escadas levam à outros locais em HIZEN, mas algumas saídas levam a TOSA, NAGATO ou INABA.
  • INABA: Outra área montanhosa, dessa vez mais próxima de um deserto, com apenas duas telas. Saindo pela parte de baixo à esquerda leva o personagem para NAGATO, enquanto escalar a montanha pelo lado esquerdo leva para a segunda tela, que é possível chegar a HIZEN ou ESSHUU.
  • ESSHUU: Área rodeada por uma cachoeira. Indo á esquerda a partir da tela inicial levará até a cidade, aonde é possível ir para INABA. Nessa tela, também é possível ir apra baixo através da cachoeira para uma segunda tela. Nesta segunda tela, seguindo para a esquerda fica KAWACHI.
  • KOUZUKE: Área que trás um pôr-do-sol que pode ser alcançada através de SURUGA. ESSHUU é acessível ao seguir pela esquerda. Indo para a direita através da ponte de madeira, leva à uma segunda tela aonde é possível chegar a RIKUCHUU.
  • RIKUCHUU: A primeira tela é um caminho montanhoso cheio de lava. Ainda nessa primeira tela, há uma caverna que leva a outro caminho montanhoso próximo do céu. Pular para a direita leva à cidade e seguindo o caminho à direita dará na entrada de EZO. Seguir pela esquerda na cidade fará com que o personagem volte para a primeira tela. Pulando para a esquerda, deixará o personagem numa área que leva para KOUZUKE (com a ponte e a cachoeira). Cair da ponte leva de volta para a primeira tela.
  • EZO: Área coberta de gelo durante a noite. À esquerda da primeira tela é a cidade de RIKUCHUU. As duas saídas nessa tela levam a mesma tela. Saindo da segunda tela pelo caminho de baixo à esquerda levará a entrada de ESSHUU.

Desenvolvimento
De acordo com Mitsuhiro Yoshida, o diretor do jogo, o jogo buscava aumentar o número de movimentos especiais que o jogador tinha acesso em Downtown Nekketsu Monogatari, separando os movimentos especiais dos itens no sistema de inventário. Todos os movimentos no jogo podem ser feitos usando o sistema de dois botões e iniciantes podem utilizar combos facilmente. Também é possível combinar todas essas técnicas e criar combos mais longos, fazendo do jogo fácil de jogar mas difícil de aperfeiçoar.

O jogo trás vários itens que podem ser equipados pelo jogador, gerando diversos efeitos diferentes. Dessa vez o jogo trás um mapa muito maior que conecta várias áreas de trás pra frente. Um novo sistema de incrementação de atributos foi implementado e agora é possível aprender técnicas durante as lutas.

Várias opções foram adicionadas para editar o jogo e deixá-lo de acordo com o estilo de jogo de qualquer jogador, incluindo como o parceiro controlado pela I.A. deve lutar, a dificuldade do jogo, efeitos aquáticos e atributos dos inimigos. Foi planejado que um MODO ESPECTADOR fosse incluído (a CPU controlaria todos os personagens) e também um MODO 4P (os outros dois jogadores controlariam os inimigos e chefes), mas como eles não chegaram a ser concluídos só podem ser acessados através de códigos.

A trilha sonora do jogo trás um rol de músicas tradicionais japonesas e foi composta por Toshiko Tasaki, que atualmente trabalha na Acquire, empresa conhecida pelas séries Tenchu e Way of the Samurai.


Relançamentos
Downtown Special nunca foi lançado oficialmente fora do Japão, então todos os relançamentos ficaram exclusivos nesta região.

A versão Famicom é um de dois jogos inclusos na coletânea Kunio-kun Nekketsu Collection 3 (くにおくん熱血コレクション 3) para o Game Boy Advance, lançada em 16 de Fevereiro de 2016. O outro jogo incluso na coletânea é Ike Ike! Nekketsu Hockey Bu: Subette Koronde Dairantou. Desenvolvido pelo estúdio Miracle Kidz e publicado pela Atlus, a coletânea não trás nenhuma mudança gráfica, porém o sistema de salvamento no cartucho não funciona.

A versão Game Boy do jogo foi lançada simultaneamente com Nekketsu Street Basket: Ganbare Dunk Heroes, enquanto Downtown Nekketsu Baseball Monogatari: Yakyuu de Shoubu da! Kunio-kun foi lançado uma semana antes. Todos esses três jogos permitiam que os jogadores pudessem participar em um concurso e o vencedor poderia ganhar um relógio de pulso exclusivo de Kunio-kun.

O jogo foi relançado três vezes em três serviços de internet diferentes no Japão. Conhecida como Luxury Edition, essa versão do jogo foi lançada em 10 de Agosto de 2007 no i-appli, 12 de Setembro de 2007 no Yahoo! Mobile S!Appli e em 10 de Janeiro de 2008 no EZAppli.

As versões Famicom e Game Boy foram relançadas várias vezes digitalmente em consoles da Nintendo. A versão Famicom foi lançada pela Arc System Works no Virtual Console do Nintendo Wii em 12 de Maio de 2009. Em 10 de Julho de 2013 foi a vez do Nintendo 3DS receber o jogo através do Virtual Console. E por último, em 04 de Dezembro de 2013 o  jogo chegou ao Virtual Console do Nintendo WiiU. Jà a versão Game Boy chegou ao Virtual Console do Nintendo 3DS em 07 de Junho de 2011.

A versão Famicom está presente na coletânea Kunio-kun Nekketsu Complete: Famicom Hen lançada em 08 de Dezembro de 2016 pra o Nintendo 3DS. Essa versão do jogo também está inclusiva na coletânea Kunio-kun: The World Classics Collection, lançada em 20 de Dezembro de 2018 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Windows 10 em 2018.

Uma continuação, chamada Downtown Nekketsu Jidaigeki, foi lançada pela Arc System Works em 25 de Maio de 2015. para o Nintendo 3DS. Assim como o jogo original, ele permanece exclusivo no Japão.


Tradução Independente

Apesar de nunca ter sido lançado oficialmente no ocidente, um grupo entitulado Technos Samurai Translation Project lançou em 03 de Setembro de 1998 uma tradução do jogo sob o título traduzido de "Samurai: Downtown Special!". A fonte do jogo foi modificada para acomodar o texto em Inglês e os ícones da versão Famicom de Final Fantasy foram usados para identificar os equipamentos. Algumas paletas de cores também foram modificadas. O nome de alguns personagens e algumas técnicas foram encurtados para caber dentro das telas do jogo.

Os responsáveis pela tradução foram Jim Price (ROM Hacking), Faraday (Tradutor), Wildbill (Editor e Tradução Adicional) e Nick (Tradução Adicional).


Doujinshi

Fãs do jogo criaram um remake para PC, chamado Downtown Special Special: Kunio-kun no Jidaigeki da yo Zen'in Shuugou! (ダウンタウンスペシャルスペシャル くにおくんの時代劇だよ全員集合!, ou Jidaigeki SPSP). Essa versão não contém nenhuma das limitações técnicas do Famicom (como pequenos carregamentos antes de entrar em uma área, que são escondidos com falas do narrador do estande). 4 jogadores podem jogar ao mesmo tempo, enfrentando 4 inimigos de uma vez e também é possível jogar com um parceiro controlado por I.A. assim como o original (podendo usar até 3 I.A.).

Um modo VERSUS que comporta até 8 jogadores e um modo TIME ATTACK aonde até 4 jogadores devem derrotar uma gangue de inimigos no menor tempo possível também estão disponíveis. O jogo pode ser baixado através deste link.


Imagens e Vídeos do Jogo

Famicom







Gameplay do Canal FamicomGuide.


Game Boy








Finalizando
E por hoje é só. Se antes ainda havia alguma dúvida, Downtown Special sanou qualquer pendência que eu tinha: Kunio-kun é um personagem enraizado tanto em folclore quanto em cultura de rua japonesa, e é por isso que a Technos Japan tinha tanta dificuldade em trazer os jogos da série para cá. Não que a cultura japonesa seja desinteressante ou "feia", mas é que não estamos acostumados com os visuais e ambientação e isso demora pra se pegar o jeito.

Mesmo com as facilidades que temos hoje em adquirir jogos via download em formato digital ou até mesmo emuladores, não é uma série muito fácil de acompanhar. Mas aquela coisinha fica martelando na nuca porque é um jogo muito viciante de jogar, Então se vocês já jogaram River City Ransom e ficaram com aquele gostinho de quero mais quando chegou ao fim, pode jogar Downtown Special porque ele vai muito além do que nos foi trazido oficialmente.

Infelizmente, terei que dar mais uma pequena pausa até o 1º de Novembro com as postagens. Eu preciso reorganizar o meu material mais uma vez e vou aproveitar para dar uma nova organizada no Blog e ver o material que andaram me pedindo de Mega Man e Mortal Kombat pra finalmente concluir os pedidos e ver quais serão as próximas postagens. Em breve eu pretendo organizar uma página pra vocês saberem o andamento dos projetos.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário: