sexta-feira, 30 de junho de 2017

Maverick Hunter

 

Maverick Hunter é o codinome de um jogo do gênero "FPS" (Tiro Em Primeira Pessoa) da franquia Mega Man que estava sendo desenvolvido pela Armature Studio e seria publicado pela Capcom. Esta era pra ser uma visão mais sombria do que o que foi mostrado na série Mega Man X. O produtor da série, Keiji Inafune, foi responsável pelo estabelecimento do design  ocidental do jogo e Adi Granov foi responsável pelo novo design de X. O jogo seria o primeiro de uma trilogia de jogos, aonde os jogadores controlariam X nos dois primeiros jogos e Zero no terceiro. O jogo teria elementos de plataformas similares aos encontrados nos primeiros títulos da série Mega Man X. O desenvolvimento durou 6 meses em 2010 e foi cancelado devido aos desacordos internos ao mesmo tempo que Inafune deixou a Capcom e outros títulos de Mega Man foram cancelados.

Seu design foi descrito pelos críticos como "corajoso" e "sombrio", e produziu opiniões polarizadas de fãs, críticos e funcionários da Capcom. Clint Maze da MTV.com criticou o estilo de arte, os possíveis problemas de jogabilidade e o risco associação à competição de jogos de Tiro Em Primeira Pessoa como Call of Duty, Halo e Battlefield. Apesar da opinião mista entre os fãs, um grupo de fãs no Facebook criaram uma petição no site Change.org e criaram um projeto chamado "Operação Maverick Hunter" que tinha como objetivo convencer a Capcom à reviver o projeto. Granov expressou a sua decepção com o seu cancelamento.


Conceito e Desenvolvimento




Este seria o design de X dentro do jogo. Bem diferente do original, mas lembrando um pouco seu antigo design quando o capacete está aberto.


Maverick Hunter estava em desenvolvimento pelo estúdio Armature Studio e iria ser publicado pela Capcom como parte da série mega Man X. Essa colaboração foi estabelecida por Keiji Inafune, que trabalhou anteriormente na série Mega Man como artista e produtor. O objetivo era atrair uma nova audiência para a série Mega Man. O desenvolvimento seria supervisionado pelo antigo produtor da Capcom, Ben Judd. A remodelação para o personagem X foi feita por Adi Granov, artista conceitual responsável pela remodelação do Homem de Ferro no filme homônimo de 2008. Uma arte conceitual de X com um "X" vermelho em sua face foi mostrada logo no começo do desenvolvimento.

Diferente de outros títulos da série Mega Man X, Maverick Hunter era um jogo de Tiro em Primeira pessoa. O gênero foi escolhido como resposta ao interesse crescente que o gênero tinha no Ocidente. A jogabilidade seria uma mistura dos conceitos da série: a habilidade de obter e utilizar os poderes dos inimigos, seu escorregão e seu X-Buster estariam de volta mas reformulados com conceitos mais realistas do que o que foi mostrado na série até aquele momento. Ao invés de seu braço se transformar em um canhão, a sua armadura se transforma para criar uma arma. Além disso, o seu ataque carregado iria lançar um míssil ao invés de um fecho de energia.

Ataques corpo-a-corpo fariam com que o jogo mudasse para uma perspectiva em Terceira Pessoa na hora do ataque. A habilidade de X adquirir habilidades dos outros inimigos seria expandida para permitir uma combinação de habilidades e o uso de armas temporárias como bombas ou torres de bombas obtidas de inimigos derrotados. As habilidades adquiridas podem ser usadas para explorar fraquezas em certas inimigos. Elementos de plataforma como o seu salto em paredes seriam "reimaginados em novas formas." O jogo também planejava trazer ramificações no caminho e melhoramentos para serem encontrados nas fases.

Maverick Hunter iria ser inspirado pela mitologia e personagens apresentados na série Mega Man X original. A Capcom Japan foi responsável por desenvolver os principais pontos da história e reviravoltas enquanto o restante seria cuidado pela Armature Studio. Uma fonte familiar com o desenvolvimento do jogo disse que ele "seria como pegar um jogo 8-bit que não tem uma história tão profunda atrelada à ele e então construir um novo conceito que mantivesse as suas principais funções intactas."

Ambos personagens Mega Man X e Zero estariam presentes com um novo parceiro humanos que seria um "Policial estilo Bruce Willis." A inclusão de um parceiro humano era parte do novo conceito de "homem contra máquina" implementado na história. Esse também seria o primeiro de uma trilogia de jogos: X seria controlado nos 2 primeiros jogos enquanto Zero seria controlável no terceiro, para derrotar X - que ficaria "incrivelmente poderoso e infinitamente inteligente ao passar dos 2 jogos").


Cancelamento

A perspectiva em primeira pessoa é bem parecida com o que foi mostrado na trilogia Metroid Prime, porém os personagens não mostram o mesmo carisma do jogo da Nintendo.

O jogo foi cancelado antes mesmo de ser revelado ao público como partes de uma série de cancelamentos da série Mega Man - que incluíam Mega Man Legends 3, Mega Man Universe e Mega Man Online. O desenvolvimento do jogo durou por 6 meses em 2010 e foi criado um protótipo jogável. Apesar da excelente resposta interna, a Capcom chamou o jogo de "aposta significante" e o cancelou. Seu cancelamento coincidiu com a saída de Keiji Ijafune da Capcom. O protótipo acabou virando uma prova de um conceito real mais do que um jogo propriamente dito. O Vice-Presidente Sênios da Capcom Christian Svensson falou que o jogo foi alvo de "várias opiniões divididas internamente." Granov expressou seu descontentamento com o cancelamento do jogo e falou que estava "muito feliz" com o seu trabalho de remodelação.


Vídeo

 
Todos os Clipes de Gameplay reunidos em 1 vídeo pelo canal MegaMacTV.


Recepção

As opiniões ficaram divididas, mas uma coisa o jogo obteve: atenção.

 A resposta do público e fãs foram divididas. Apesar dessa opinião dividida, um grupo liderado por fãs no Facebook e uma petição online criada no Change.org visaram reviver o projeto numa operação chamada "Operation Maverick Hunter". Os críticos Michael McWhertor do site Polygon.com e Wes Fenlon do site PC Gamer acharam que - com a informação disponível sobre o jogo - ele tinha a "fórmula para o sucesso." Eles compararam com a direção que Metroid Prime levou pela produtora Retro Studios, dos quais os formadores do Armature Studio saíram. Thomas Whitehead do site Nintendo Life também achava positivo o que foi mostrado; ele disse que o jogo poderia ter sido uma "nova direção arrojada e emocionante para a franquia."


JC Fletcher do site Joystiq observou que, embora Mega Man X não precisasse de um reboot audacioso, seria uma alternativa melhor do que não ter jogos de Mega Man. Tony Ponce comparou o novo design de X com o de Bomberman em Bomberman: Act Zero. Ele também afirmou que (o que foi mostrado) seria um jogo de Mega Man X "num sentido loose". Ele achou que o cancelamento seria o melhor para o jogo e que "um jogo de Tiro em Primeira Pessoa seco e "audacioso" não era a direção ideal para a série. Comparou o jogo ao projeto de Metroid Prime observando que o estilo de arte não mudou muito enquanto o novo design de X era "praticamente irreconhecível". ais tarde, comentou que o conceito criado por Adi Granov "não estava tão mal" se ele não tivesse relação com a série Mega Man X.

Chris Carter achou que, embora ele não achasse que a série precisava de um "reboot audacioso", ele teria gostado se o resultado fosse bom. Clint Maze escreveu um artigo para a seção de jogos da MTV.com detalhando porque Maverick Hunter foi uma ideia terrível. Ele achava que poderia ter afastado os "fãs hardcore" da série Mega Man X e que X precisava de um "título sólido para reintroduzir o personagem" ao invés de uma "reimaginação sombria." Ele acrescentou que a decisão de torná-lo um Jogo de Tiro em Primeira Pessoa fez com que o produto de um "executivo que não tinha contato com a série". Ele também criticou isso devido ao risco envolvido em competir com grandes jogos do gênero como Call of Duty, Halo e Battlefield. Ele também falou que a perspectiva introduz outros problema, tais como a ênfase reduzida em segmentos de plataforma. Seu design de arte e jogabilidade foram comparados ao jogo Vanquish.


Finalizando

Se o jogo seria bom ou não é difícil dizer, mas muita gente subestimou Metroid Prime antes do seu lançamento e aparentemente Maverick Hunter estava indo pelo mesmo caminho da franquia da Nintendo.

E por hoje é só. Embora não haja muito para mostrar sobre o jogo, eu realmente acredito que ele teria se tornado algo muito bom se tivessem desenvolvido melhor a ideia. Muito se duvidou sobre Metroid Prime lá em 2001, mas a Retro Studios conseguiu mesclar bem os elementos de plataforma e exploração característicos da série Metroid com a visão em Primeira Pessoa sem perder o que a série tinha de melhor por causa disso. Quem diria com a série Mega Man X que tem um conceito muito mais simples de ser trabalhado?

A única coisa que realmente ficou no ar é se eles conseguiriam traduzir o carisma da série nesse clima mais sombrio e sério que eles desejavam trabalhar. Tirando isso, eu não teria dúvida que a jogabilidade e a história criada para o jogo seriam excelentes porque eles tem currículo pra mostrar que seriam mais do que capazes para fazê-lo. É realmente uma pena que em 2011 a Capcom tenha passado por tantas mudanças e alguns projetos diferentes como esses acabaram tomando o rumo do esquecimento. Quem sabe no futuro eles não pensam em outra coisa...

E com isso, eu termino a série Mega Man X aqui no Blog! Foram 12 jogos lançados e 1 coletânea que fizeram a alegria de muita gente ao passar dos anos e temos esse projeto que poderia ter sido muito mais se não fossem os problemas que a Capcom estava passando. Espero que vocês tenham curtido essa série, em breve voltaremos com novidades!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Parabéns cara. Bom saber que você continua postando e mantendo o blog ativo com essas suas excelente analises de jogos. Parabéns.
    Ass.: Fã Neo Geo/SNK

    ResponderExcluir