sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Street Fighter X Mega Man


Street Fighter X Mega Man (Capcom Unity, Microsoft Windows) - Lançado em 17 de Dezembro de 2012, SxM é um crossover de plataforma criado pelo fã cingapuriano Seow Zong Hui que inicialmente era apenas mais um jogo de fã porém a Capcom decidiu apoiar o jogo e adotou como "presente" para os fãs no aniversário de 25 anos da série Mega Man. O jogo copia vários elementos clássicos de jogos anteriores e foi lançado gratuitamente no site da Capcom-Unity substituindo os clássicos Robot Masters da série personagens clássicos da série Street Fighter.

O jogo inicialmente recebeu análises medianas à boas pelos críticos, com as principais reclamações sendo a falta de um sistema de salvamento e alguns bugs pequenos. Em respostas às reclamações, uma atualização foi lançada em 28 de Janeiro de 2013 chamada de "Street Fighter X Mega Man V2" que adicionava a opção de salvar o jogo e outras pequenas correções pode ser baixado clicando no nome acima.



Premissa e Jogabilidade

Da esquerda pra direita: Blanka, Chun-Li, Crimson Viper, Dhalsim, Rolento, Rose, Ryu e Urien - os 8 chefes iniciais do jogo.

Street Fighter X Mega Man copia a aparência e estilo de jogabilidade dos jogos de Mega Man lançados anteriormente no NES. A história do jogo foca em sua condição de "Crossover" trazendo ambas as franquias que estavam completando 25 anos em 2012. Tendo enfrentado incontáveis Robot Masters ao passar dos anos, Mega Man está pronto para deitar, relaxar e curtir o seu aniversário de 25 anos. Sabendo disso, Ryu e seus amigos "Street Fighters" querem uma última batalha antes do seu próprio aniversário acabar.

Em termos de jogabilidade, Mega Man usa os mesmos movimentos apresentados em Mega Man 4. Ao invés de utilizar fases inspiradas na série Mega Man e trazer Robot Masters como chefes de fase, as fases compartilham influências da franquia Street Fighter e os chefes de fase são personagens como Blanka, Chun-Li e Ryu no lugar dos Robot Masters com seus golpes característicos - até mesmo a sua barra de energia que é preenchida a medida que eles tomam dano e permite utilizar um poderoso ataque uma vez que ela é preenchida por completo.

Assim como em outros jogos da série Mega Man, derrotando cada chefe garante ao herói uma nova arma baseada nas habilidades deles; como o Hadouken do Ryu e o Hyakuretsu Kyaku da Chun-Li. Depois de terminar as 8 fases principais, é necessário enfrentar os 4 chefes finais. Derrotando todos os chefes em certas condições, revela 2 chefes secretos no final do jogo.


Desenvolvimento

Aqui estão os 3 chefes finais. Caso alguns critérios sejam seguidos, é possível enfrentar os chefes secretos na V2.

O jogo começou como um desenvolvimento privado do Seow Zong Hui que apresentou uma versão beta para Christian Svensson, Vice-Presente Sênior de Planejamento e Negócios da Capcom, na EVO 2012. Svensson mostrou o jogo para vários membros da equipe no escritório da Capcom (incluindo o gerente sênior da comunidade Brett Elston), e a Capcom depois decidiu ajudar no desenvolvimento do jogo. Enquanto Zong Hui continuava à desenvolver o jogo baseado em seu design original, a Capcom executou tarefas como levantar fundos, promover e QA. A Capcom decidiu distribuir o jogo para computadores ao invés de consoles caseiro porque Zong Hui não tinha licença para desenvolver jogos para consoles.

Svensson falou na época que a Capcom iria considerar lançar o jogo em consoles de mesa, mantendo o jogo gratuitamente no PC por um tempo limitado, porém isso se estende até hoje e a Capcom sequer comentou sobre o jogo ser lançado em consoles. Zong Hui disse que vários dos seus conceitos originais foram descartados durante o desenvolvimento. Yang estava planejado para ser um personagem no jogo mas foi substituído pela Chun-Li no final. A sua arma especial ainda pode ser acessada no jogo através de códigos. Ele também queria incluir roupas alternativas para os chefes e um segundo personagem controlável que seria da franquia Street Fighter.

Seguindo o lançamento do jogo, houveram várias reclamações sobre o jogo travar, interface fraca e a falta de um sistema de salvamento. Em resposta à essas reclamações, Svensson disse que um patch seria discutido com o time de desenvolvimento e foi finalmente lançado como a atualização Street Fighter X Mega Man V2 em Janeiro de 2013. Nessa atualização vieram uma interface melhor, compatibilidade com mais tipos de controles, correção de bugs, um sistema de salvamento com senhas como era no NES e um chefe final novo.


Música

Jogo gratuito, produção independente, ouvir o feedback dos fãs... Nem parecia que era a Capcom em 2012.

O artista de Chiptune Luke Esquivel ("A_Rival") compôs as músicas do jogo. Ele se envolveu com o jogo quando foi procurado por Zong Hui no YouTube e o pediu para ser o único compositor do jogo em 2009/2010 depois de comparar a sua música com o musico convidado anteriormente por Zong Hui. Enquanto compôs as músicas para Street Fighter X Mega Man, Esquivel combinou temas clássicos da série Mega Man com a franquia Street Fighter em algumas músicas. Em outras, ele usou elementos de várias músicas de Mega Man para quebrar a coesão da trilha sonora original.

Esquivel baseou a maioria das músicas dos 2 primeiros jogos da série Mega Man, mas também utilizou sons de Mega Man 3, Mega Man 4 e Mega Man 5. Ele também compôs 2 músicas próprias: "Willy Map Theme" e o começo do tema de encerramento do jogo. As músicas misturam temas populares de ambas franquias (como uma mixagem do tema do Snake Man de Mega Man 3 com o tema de Dhalsim em Street Fighter II). A trilha sonora oficial do jogo, chamada simplesmente de "Street Fighter X Mega Man Original Soundtrack, foi lançada gratuitamente no site dele em 18 de Dezembro de 2012. Um Extended Play (EP) contendo 4 faixas chamado Street Fighter X Mega Man X-Tended Vol. 1 também foi lançado no site dele em 08 de Fevereiro de 2013.

Atualmente, as OSTs continuam disponíveis gratuitamente e também podem ser adquiridas digitalmente por pelo menos 1 dólar para fazer o download das mesmas nos formatos MP3 ou FLAC.


Recepção

A recepção inicial do jogo foi mais dividida do que os jogadores que conseguem fazer o secreto do Akuma e aqueles que não conseguem.

2 dias após o lançamento, Christian Svensson comentou no site da Capcom-Unity que o jogo tinha excedido todas as suas expectativas pessoais em termos de downloads, mas nenhum número exato foi divulgado até o momento. Brett Elston, Gerente Sênior da Comunidade, divulgou que a quantidade de downloads do jogo foi o suficiente para causar instabilidade nos servidores da Capcom. Em 3 de Março de 2013, o jogo havia sido baixado 1 milhão de vezes.

Street Fighter X Mega Man recebeu em sua grande maioria críticas divididas e positivas. O site Cheat Code Central deu nota 4.1 de 5 ao jogo, elogiando a pegada clássica que o jogo tem, mas criticou a falta de um sistema de salvamento. O Game Informer deu nota 8 de 10 para o jogo, resumindo que "SFxM empalidece em comparação ao resto dos jogos clássicos da série, porém ainda é um maravilhoso teste para os novatos e um charmoso experimento para fãs das antigas." O portal Inside Gaming Daily deu nota 8 de 10 dizendo que "apesar de ser curto e fugir um pouco dos jogos tradicionais da série, SFxM tem uma ótima pegada que você não terá desculpa para não jogar."

A IGN deu nota 7 de 10 falando que "o resultado final é um ótimo jogo que os fãs de Mega Man irão apreciar uma ou duas vezes, mas sem aquele algo especial que permitiria alcançar a grandeza que outros jogos da série Mega Man alcançaram em seu auge. O Destructoid teve opiniões similares falando o seguinte: "SFxM não é um dos jogos mais polidos da série Mega Man que temos por aí, mas é um grande esforço vindo de um fã dedicado." O site Edge deu nota 5 de 10 falando que "o level design de inconsistente e o jogo tem funcionalidades limitadas" como as grandes falhas do jogo.

O Game Industry News deu ao jogo nota 3.5 de 5 com um selo de "análise dividida" dizendo: "ele combina 2 das grandes franquias de jogos da Capcom em uma fórmula nostálgica que com certeza levará os fãs à uma viagem enquanto a experiência ainda estiver nova. Infelizmente, a falta de desafio e a possibilidade de continuar o progresso depois de desligar o jogo impedem que SFxM seja uma joia perfeita que poderia ter sido.


Imagens e Vídeos do Jogo







Papéis de Parede Oficiais







Finalizando

Tudo do jogo foi feito pelos fãs: desde o jogo e a trilha sonora até mesmo essas imagens de divulgação utilizadas aqui. A Capcom não se deu nem o trabalho de liberar o jogo em mais plataformas...

E por hoje é só. Street Fighter X Mega Man foi o último suspiro do herói azul por parte da Capcom. Até o presente momento (2015) não há nada novo anunciado, apenas  uma coletânea recém-lançada para computadores que tem menos jogos que uma coletânea lançada 11 anos atrás para PlayStation 2, Gamecube e Xbox... Infelizmente depois de 25 anos o nosso herói teve pouco reconhecimento por parte da Capcom e depois que o seu maior idealizador Keiji Inafune deixou a empresa isso se tornou ainda mais improvável.

A série de postagens sobre Mega Man acaba aqui mas eu ainda vou soltar mais 2 postagens adicionais sobre Mega Man Universe e uma separada falando um pouco mais sobre a coletânea Mega Man Anniversary Collection e a sua relação com os jogos lançados no primeiro PlayStation intitulados Rockman Complete Works e a coletânea perdida para Game Boy Advance com os jogos da série de Game Boy. Espero que vocês tenham curtido e voltamos em 2016 com mais posts! Através de uma votação, o próximo jogo escolhido será EARTHWORM JIM!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário