Mega Man V (Minakuchi Engineering, Game Boy) - Lançado em 22 de Julho de 1994 no Japão como Rockman World 5, este é o quinto e último jogo da série Mega Man produzidos para o Game Boy. O jogo segue as aventuras do protagonista Mega Man tentando defender a Terra de um grupo de poderosos robôs extraterrestres chamados de "Stardroids". Este também é o único dos 5 jogos que utiliza chefes e fases originais ao invés de reciclar de outros jogos originais da série lançados anteriormente no NES e o único com suporte à funcionalidades adicionais do Super Game Boy.
Mega Man V é um jogo de plataforma com ação no qual o jogador escolhe a ordem que quer jogar as fases e adquire a arma dos chefes depois de derrotá-los. Apesar de ser praticamente idêntico à outros jogos da série, Mega Man V apresenta uma nova arma padrão (o poderoso "Mega Arm") e introduz Tango, um novo personagem assistente. O jogo teve uma recepção variando entre mediana e positiva. Em 2013 o jogo ficou disponível no Virtual Console do Nintendo 3DS no Japão e no ano seguinte foi lançado também na América do Norte e Europa.
História
No ano 20XX, o mundo estava em paz graças à Mega Man. A quarta tentativa de dominação mundial do Dr. Wily falhou e o seu nome mais uma vez esvaiu das mentes dos cidadãos do mundo. Alguns meses depois...
Terra: "Então você é o famoso Mega Man! Eu sou Terra - e você logo será o meu escravo!"
Mega Man: "O que?! Meu Mega Buster não surtiu efeito nele..."
Algumas horas depois, o mundo foi atacado por robôs guerreiros do espaço.
Mega Man: "Aonde estou?"
Dr. Light encontra Mega Man e o equipa com o novo "Mega Arm". A mais poderosa arma já criada. Porque os Stardroids vieram até aqui?!
Dr. Light: "Mega Man, nosso mundo está em caos mais uma vez. Os robôs extraterrestres se chamam de "Stardroids" e conquistaram a maioria das grandes cidades. Ele são construídos com um material alienígena que faz das nossas armas inúteis. Porém, eu fiz uma análise e construí uma nova arma para você. Ela irá substituir o seu Super Mega Buster. Ela se chama "Mega Arm" e irá permitir que você descarregar energia nos seus inimigos antes mesmos se você piscar os olhos. Eu também criei um novo assistente para você, o seu nome é "Tango". Ele irá ajudar com itens poderosos. Colete quantos Chips P você conseguir e retorne ao meu laboratório para trocá-los por itens. Boa sorte, Mega Man."
Stardroids
Mercury [SRN-002]
Arma: Grab Buster
HP: 19
Dano: 2 (Contato, Bolha, Projétil)
Ponto Fraco: Black Hole
Venus [SRN-003]
Arma: Bubble Bomb
HP: 19
Dano: 2 (Bubble Bomb, modo travado);
3 (Contato); 6 (Bubble Bomb, parada)
Ponto Fraco: Photon Missile
Mars [SRN-004]
Arma: Photon Missile
HP: 19
Dano: 2 (Projétil Travado, Barragem);
4 (Photon Missile);
6 (Contato, Corrida, Mina Terrestre)
Ponto Fraco: Salt Water
Neptune [SRN-009]
Arma: Salt Water
HP: 19
Dano: 2 (Salt Water, Gotas do Teto);
4 (Contato)
Ponto Fraco: Spark Chaser
Chefe Intermediário
Arma: Não Especificada
HP: 19
Dano: 2 (Tiros, Blocos); 8 (Contato)
Ponto Fraco: Photon Missile
Stardroids
Jupiter [SRN-005]
Arma: Electric Shock
HP: 19
Dano: 2 (Mini-Fagulhas); 4 (Contato);
6 (Electric Shock)
Ponto Fraco: Bubble Bomb
Saturn [SRN-006]
Arma: Black Hole
HP: 19
Dano: 2 (Projéteis); 3 (Contato, Escorregão);
4 (Anel); 6 (Black Hole)
Ponto Fraco: Electric Shock
Uranus [SRN-007]
Arma: Deep Digger
HP: 19
Dano: 2 (Defesa, Pedaço do Bloco);
6 (Contato);
Morte Instantânea (Esmagado pelo Teto)
Ponto Fraco: Break Dash
Pluto [SRN-008]
Arma: Break Dash
HP: 19
Dano: 2 (Projétil Travado, Bola de Fogo);
3 (Contato, Break Dash)
Ponto Fraco: Grab Buster
Estágios Finais
Terra [SRN-001]
Arma: Spark Chaser
HP: 19
Dano: 3 (Spark Chaser); 5 (Contato);
0 (Raios Paralisadores)
Ponto Fraco: Deep Digger
Arma: Mirror Buster*
HP: 19
Dano: 1 (Mirror Buster, pequeno);
2 (Mirror Buster, médio);
3 (Contato);
4 (Mirror Buster, grande)
Ponto Fraco: Mega Arm
HP: 19
Arma: Sakugarne*
Dano: 2 (Detritos); 3 (Contato)
Ponto Fraco: Photon Missile
Arma: Screw Crusher*
HP: 19
Dano: 3 (Contato, Screw Crusher)
Ponto Fraco: Salt Water
Arma: Ballade Cracker*
HP: 19
Dano: 3 (Contato); 6 (Ballade Cracker)
Ponto Fraco: Bubble Bomb/Photon Missile
Arma: Não Especificada
HP: 19
Dano: 2 (Projétil); 4 (Míssil);
8 (Laser largo)
Ponto Fraco: Rush Space
HP: 19+19 (1 do Projétil)
Dano: 2 (Míssil); 6 (Soco);
8 (Contato, Olhos)
Ponto Fraco: Salt Water
HP: 19+19
Dano (Forma 1): 2 (Míssil, Pikashu, Teto);
6 (Contato, Alabell)
Dano (Forma 2): 2 (Fagulhas, Teto); 6 (Contato)
Ponto Fraco: Spark Chaser
Arma: Destruction Rain
HP: 19
Dano: 2 (Pequeno Brilho); 3 (Contato, Tiros);
4 (Destruction Rain)
Ponto Fraco: Nenhum
*As armas dos Mega Man Killers não podem ser obtidas no jogo.
Poderes Adquiridos
Jogabilidade
A jogabilidade em Mega Man V é amplamente similar à outros jogos da série Mega Man. Controlando o personagem Mega Man, o jogador é apresentado à um conjunto de fases de plataforma com ação para completar na ordem que ele escolher. A arma primária de Mega Man é o seu canhão anexado ao braço que dessa vez é chamado de Mega Arm. Ele é usado da mesma maneira que o familiar Mega Buster, podendo-se utilizar projéteis pequenos e rápidos de atirar ou projéteis maiores carregados com o botão, porém dessa vez o "braço" retorna ao personagem ao invés do feixe de energia atravessar a tela e passar direto.
Destruindo o chefe no final de cada fase adiciona a sua arma especial para o arsenal de Mega Man pelo resto do jogo. Cada chefe é vulnerável à uma arma específica, encorajando o jogador à completar algumas fases antes de outras. O nome dos chefes do jogo são "Mercury" (Mercúrio), "Venus" (Vênus), "Mars" (Marte), "Jupiter" (Júpiter), "Saturn" (Saturno), "Uranus" (Urano), "Neptune (Netuno) e "Pluto" (Plutão), nomeados a partir de planetas do nosso Sistema Solar. "Terra" foi nomeado em Latim mesmo, mas ele representa o nosso planeta, que em inglês seria "Earth".
Derrotando alguns chefes irá permitir o acesso ao cachorro robô Rush, que pode se transformar em uma "mola" bastante útil (Rush Coil) e um jato para ajudar na navegação das fases (Rush Jet). Mega Man V também introduz o personagem Tanto the Cat, outro bichinho robótico que ajuda o Mega Man. Como o pássaro Beat nos jogos anteriores da série, Tango irá aparecer em uma tela quando chamado para atacar inimigos, transformando-se em uma serra e ricocheteando ao redor da tela. Assim como em Mega Man IV, o jogador pode retornar ao laboratório do Dr. Light entre as fases para comprar itens utilizando os Chips-P espalhados pelas fases.
Mega Man V quebra a tradição estabelecida em lançamentos da série Mega Man para o portátil da Nintendo. Antes do seu lançamento, jogos da série no sistema apresentavam um conjunto de 4 "Robot Masters" de um jogo do NES e o segundo conjunto de 4 Robot Masters vinha de sua continuação, também no NES. Ao invés disso, o jogo apresenta 8 inimigos inteiramente originais chamados Stardroids que são nomeados a partir de planetas do Sistema Solar.
Desenvolvimento
Alguém pagou muito dinheiro pra ter esses cartuchos. Mega Man V não é um jogo muito barato de se comprar hoje em dia.
Mega Man V foi desenvolvido pela mesma empresa terceirizada que trabalhou em 3 dos 4 jogos anteriores no Game Boy, a Minakuchi Engineering. De acordo com o artista da série Keiji Inafune, este quinto jogo foi o que mais tempo demorou para ficar pronto de todos eles. Inafune foi responsável pelo design dos personagens depois que os seus conceitos iniciais foram inventados. "Quando você tem um tema à seguir, isso pode fazer com que as coisas sejam mais fáceis e difíceis ao mesmo tempo," disse Inafune. "Especialmente com um tema tão vago quanto o espaço." Ele também que teve "diversas limitações" na hora de criar os Stardroids.
Tango foi incluído como um personagem de suporte que não apareceu anteriormente em nenhum jogo caseiro da série; o seu nome, como outros personagens na série, faz parte de um tema musical. Inafune, que sempre gostou trabalhar em personagens de suporte animais, ficou especialmente satisfeito com o design de Tango devido à ele gostar bastante de gatos. Mega Man V é o último jogo da série original à ser lançado para o Game Boy. Inafune disse, "no fim, eu acho que nos divertimos bastante trabalhando nestes jogos". O jogo foi desenvolvido com suporte para o Super Game Boy, que permite ser jogado com uma borda customizada e esquema de cores no Super Nintendo. Esse foi um dos primeiros jogos com este tipo de suporte.
Recepção e Legado
Preview da revista GamePro em Setembro de 1994.
A recepção geral para Mega Man V foi mediana à positiva. Enquanto vários aspectos do jogo foram elogiados, os críticos encontraram muitas poucas diferenças dos títulos anteriores da série. A revista VideoGames resumiu, "Se você não tem um jogo de Mega Man para o Game Boy, esse é tão bom quanto qualquer um. É divertido... É Mega Man. Se você está pensando em 'espremido', você pode estar certo, e apesar disso é um bom jogo." A revista Nintendo Power ficou impressionada com a jogabilidade e os gráficos, mas achou que o jogo era muito curto, "especialmente quando você joga-lo no Super Game Boy". A revista GamePro não ficou impressionada com os controles no SNES, considerando o uso do Super Game Boy muito simples.
Em 2008, a revista Nintendo Power listou Mega Man V como o 14º melhor jogo de Game Boy / Game Boy Color, elogiando a sua qualidade de ser o melhor jogo portátil da série Mega Man. Ben Reeves do site Game Informer colocou o jogo na 11º posição da sua lista de melhores jogos de Game Boy devido a sua relativa ambição comparado aos seus antecessores no Game Boy.
Mega Man V ficou disponível no serviço de cartuchos da Nintendo Power japonesa em 13 de Abril de 2001 junto com os seus 4 antecessores. Fora do Japão, o jogo é considerado uma peça rara. Todos os 5 jogos de Game Boy iriam ser lançados em uma coletânea para o Game Boy Advance em 2004 chamada de "Mega Man Anniversary Collection", renomeado depois para Mega Mania, mas foi eventualmente cancelado. Em 2011, o site IGN listou Mega Man V como um dos jogos que eles gostariam de ser no Virtual Console do Nintendo 3DS. Em 18 de Julho de 2013 o jogo foi confirmado para lançamento e finalmente ficou disponível em 06 de Novembro de 2013 no Japão, 22 de Maio de 2014 na América do Norte e em 28 de Agosto de 2014 na Europa.
Imagens e Vídeos do Jogo
Capas
No Japão, o jogo é bem mais comum do que no ocidente. Aqui ele saiu em quantidades limitadas.
A capa ocidental da vez era idêntica ao estilo usado na Europa nos primeiros jogos. Fraca, mas não horrível.
Na Europa, o jogo foi distribuído pela Laguna.
Finalizando
Inovações à parte, a série já mostrava sérios sinais de desgaste até mesmo para o Game Boy.
E por hoje é só. Falar de Mega Man é como falar daquele filme da Sessão da Tarde: você já viu antes, mas não se importa de ver novamente só porque tem boas lembranças sobre ele. A série já estava em seu 12º jogo em menos de 7 anos de produção e a Capcom não mostraria nenhum sinal de desgaste até o ano de 1998, quando lançou Mega Man & Bass no Super Nintendo e deixou a série original um pouco de lado pra investir em outra sub-séries como Mega Man X, Mega Man Legends e mais tarde Mega Man Zero. Essa primeira parte de posts que eu planejei cobrem apenas a série original por enquanto.
E não acabou por aqui. Em 2012, em uma iniciativa inédita, a Capcom adotou como oficial um fã-game chamado Street Fighter X Mega Man e o lançou gratuitamente para PC na data de aniversário de 25 anos da série original. Este será o assunto do nosso próximo post. Fica aqui essa lembrança de tantos anos que a Capcom investiu na série original desde o seu primeiro jogo em 1987 no NES, cobrindo as adaptações oficiais para Game Boy, as terceirizadas para PC e o fã-game que vem aí. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
E não acabou por aqui. Em 2012, em uma iniciativa inédita, a Capcom adotou como oficial um fã-game chamado Street Fighter X Mega Man e o lançou gratuitamente para PC na data de aniversário de 25 anos da série original. Este será o assunto do nosso próximo post. Fica aqui essa lembrança de tantos anos que a Capcom investiu na série original desde o seu primeiro jogo em 1987 no NES, cobrindo as adaptações oficiais para Game Boy, as terceirizadas para PC e o fã-game que vem aí. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário