SNK vs. Capcom: SVC Chaos (Playmore, Neo Geo) - Lançado em 24 de Julho de 2003 nos Arcades, é um jogo de luta produzido pela Playmore (antiga SNK) para a placa Neo Geo. SVC Chaos é um crossover que apresenta personagens da Capcom e da SNK e suas respectivas franquias. É o terceiro da série à ser lançado nos Arcades, sendo esse o primeiro produzido pela Playmore para esse mercado - a sua produção anterior, SNK vs. Capcom: The Match of the Millenium, foi lançada exclusivamente no seu portátil Neo Geo Pocket Color.
O jogo também recebeu lançamentos caseiros para PlayStation 2 e Xbox no Japão e na Europa, porém apenas a versão do Xbox foi lançada na América do Norte.
Jogabilidade
A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte
Provocação Aperte o botão START
Provoque o seu oponente! Isso aumenta a barra Groove Power dele, entretanto.
Defesa Baixa e Alta Segure o direcional na direção contrária do seu oponente
Quando você bloqueia o ataque inimigo, o dano causado é mínimo. Quando não for possível desviar, você deve bloquear qualquer ataque que inflija muito dano. Certos ataques, como arremessos por exemplo, não podem ser bloqueados.
Salto Rápido para Trás ou para Frente Aperte o direcional duas vezes na direção desejada
Você pode saltar para frente ou para trás. Fazendo isso, é possível escapar de alguns golpes ou se aproximar rapidamente do oponente. Pular durante esse movimento resulta em um salto mais longo!
Arremesso para Trás ou para Frente Perto do oponente, aperte A+B ou C+D
Usar essa técnica próximo ao oponente para esmagá-los no chão, causando um dano significativo. Cada personagem tem o seu próprio estilo de arremesso, podendo jogar os oponentes diretamente no chão ou jogá-los no ar.
NOTA: errar um arremesso consome um pouco da barra Groove Power.
Break Fall Aperte A+B no momento que atingir o chão
Depois de ter sido arremessado no chão ou no ar, aperte os botões no momento exato que você atingir o chão. Essa manobra não apenas levanta o personagem imediatamente como diminui consideravelmente a quantidade de dano causado pelo arremesso.
Guard Cancel Front Step Defendendo, aperte B+C ou o direcional duas vezes para frente
Essa manobra permite que você ataque o seu oponente depois de bloquear o ataque dele, permitindo que você intercepte-o e comece o seu próprio contra-ataque!
NOTA: Essa habilidade especial consume um pouco da sua barra Groove Power.
Guard Cancel Attack Defendendo, aperte C+D
Essa manobra permite que você derrube instantaneamente o seu oponente através da tela depois de defender o seu ataque, dando um pouco de espaço para você se recompor. Esse ataque não causa nenhum dano.
NOTA: Essa habilidade especial consome 1 nível da sua barra Groove Power.
BARRA DE SAÚDE e MOVIMENTOS EXCEED
Em cada luta, ambos personagens tem a barra de saúde do mesmo tamanho: uma amarela e uma vermelha. Essas barras são meros indicadores de quanto dano o personagem já levou. Uma vez que a barra amarela é esvaziada, a barra vermelha começa a aparecer, mostrando que o lutador está em perigo. Nesse momento, o nome do personagem começará a piscar, indicando que ele pode utilizar a sua técnica devastadora: o MOVIMENTO EXCEED. Apesar do comando ser complexo, esse movimento causa um dano extremo ao inimigo se acertado. Note que os movimentos EXCEED não utilizam a sua barra Groove Power durante esse estado. Esse movimento pode ser utilizado apenas uma vez, então não desperdice a chance de virar a mesa para a vitória decisiva.
BARRA GROOVE POWER
Cada personagens dos universos da SNK e Capcom tem habilidades especiais que podem ser utilizadas em batalha que permite que eles construam certas energia de luta durante o tempo. Essa energia então permite que o lutador utilize suas Técnicas Super Especiais e Manobras de Cancelamento de Defesa. A quantidade de GROOVE POWER é mostrada na barra que fica nos cantos inferiores da tela. A energia contida nela depende de quantos ataques são feitos e nos tipos de movimentos que você utiliza.
MOVIMENTOS SUPES ESPECIAIS e MANOBRAS DE CANCELAMENTO DE DEFESA
Ao acumular energia na barra Groove Power, o número que fica ao lado dela aumenta em um. A barra acumula até 3 níveis, e uma vez que o último nível é acumulado, você pode executar um Movimento Super Especial ou um Ataque de Cancelamento de Defesa. Com a barra no máximo, o personagem em questão tem um aumento temporário na sua capacidade ofensiva.
História
Um dos Papéis de Parede oficiais do jogo. |
ESMAGAR OU SER ESMAGADO... SÓ PODE HAVER UMA MANEIRA.
Personagens
SNK SIDE
Personagens Normais:
Nome: Kyo Kusanagi
Estilo de Combate: Artes Marciais Kusagani Antigas
Jogo de Origem: The King of Fighters '94
"Lembre-se da dor do meu punho. Esse é o meu poder!"
Nome: Iori Yagami
Estilo de Combate: Artes Marciais Yagami Antigas
Jogo de Origem: The King of Fighters '95
"É isso aí. Fique com medo... Você tem muito o que temer!"
Nome: Terry Bogard
Estilo de Combate: Artes Marciais Antigas
Jogo de Origem: Fatal Fury: King of Fighters (1991)
"Pegou a idéia? É por isso que eles me chamam de 'O Lobo Solitário!'"
Nome: Mai Shiranui
Estilo de Combate: Artes Ninja Shiranui
Jogo de Origem: Fatal Fury 2 (1992)
"Eu falei pra você que eu era forte. Não subestime o power dos Ninja Shiranui!"
Nome: Kim Kaphwan
Estilo de Combate: Tae Kwon Do
Jogo de Origem: Fatal Fury 2 (1992)
"Relaxe! O que são mais dois ou três discípulos para mim?"
Nome: Choi Bounge
Estilo de Combate: Tae Kwon Do
Jogo de Origem: The King of Fighters '94
"Sozinho assim, eu não consigo parar de pensar no... Kim. NOT!... Nem pensar!"
Nome: Ryo Sakazaki
Estilo de Combate: Karatê Kyokugen-ryu
Jogo de Origem: Art of Fighting (1992)
"Hey, seu caipira estridente. Me agradeça depois que a luta estiver acabada."
Nome: Mr. Karate
Estilo de Combate: Karatê Kyokugen-ryu
Jogo de Origem: Art of Fighting (1992)
"Você não tem devoção! Encarar a fome e a pobreza é a maneira de achar o seu caminho!"
Nome: Kasumi Todoh
Estilo de Combate: Artes Marciais Todoh Antigas
Jogo de Origem: Path of the Warrior: Art of Fighting 3 (1996)
"Agora me responda. Aonde está o meu pai?"
Nome: Shiki
Estilo de Combate: Estilo de Duas Espadas (Reino de Helios, Reino da Sombra)
Jogo de Origem: Samurai Shodown 64 (1997)
"Você está com dor? Está? Relaxe. Ela logo vai acabar..."
Nome: Earthquake
Estilo de Combate: Artes Ninja Próprias
Jogo de Origem: Samurai Shodown (1993)
"Goo hoo hoo hoo. Você não se compara com os outros arruaceiros que eu encontrei!"
Nome: Genjuro Kibagami
Estilo de Combate: Estilo de Espadas da Sombra Antiga
Jogo de Origem: Samurai Shodown II (1994)
"Idiota imprudente! Você ousa me desafiar com essa determinação insignificante?"
Sub-Chefes:
Nome: Geese Howard
Estilo de Combate: Artes Marciais Antigas
Jogo de Origem: Fatal Fury: King of Fighters (1991)
"Eu deveria mostrar alguma piedade. Aqui vai o golpe final!"
Nome: Goenitz
Estilo de Combate: Divindade do Vento Orochi
Jogo de Origem: The King of Fighters '96
"No final, as crianças humanas não são páreo para o meu poder. O poder do Orochi...!"
Nome: Mars People
Estilo de Combate: Desconhecido
Jogo de Origem: Metal Slug 2 (1998)
"Beep boop badda bing!"
Nome: Crazy Iori
Estilo de Combate: Orochi Acordado
Jogo de Origem: The King of Fighters '97
"Ooh-Whooa-Ah-Whoooaaa!"
Chefe:
Nome: Serious Mr. Karate
Estilo de Combate: Karatê Kyokugen-ryu
Jogo de Origem: Personagem original
"Você não carece de muito. Apenas espírito, determinação e treinamento."
Chefe Secreto:
Nome: Athena
Estilo de Combate: Desconhecido
Jogo de Origem: Athena (1986)
"Tee hee. Oprimido pela minha forma fenomenal, huh?"
CAPCOM SIDE
Personagens Normais:
Nome: Ryu
Estilo de Combate: Karatê Shotokan
Jogo de Origem: Street Fighter (1987)
"Nada como uma luta justa. Isso aprimora ambos competidores."
Nome: Ken Masters
Estilo de Combate: Karatê Shotokan
Jogo de Origem: Street Fighter (1987)
"Whoo hoo hoo. Isso foi intenso. Você é bom!"
Nome: Chun-Li
Estilo de Combate: Tai Chi Chuan
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Não se preocupe. Eu não vou te pressionar por obstruir a policia."
Nome: Guile
Estilo de Combate: Special Forces
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Você não deveria se mover. Sua costela deve estar em migalhas agora."
Nome: Dhalsim
Estilo de Luta: Yoga
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Isso é uma jornada divina. Você pode supera-la?"
Nome: Balrog (M. Bison no Japão)
Estilo de Combate: Boxe
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Você é um lindo demônio. Mas você não é muito forte."
Nome: Vega (Balrog no Japão)
Estilo de Combate: Ninjutsu Espanhol
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Lindo, poderoso e cruel... Esse sou eu para você! Heh heh heh."
Nome: Sagat
Estilo de Combate: Muay Thai
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Esteja satisfeito que você levantou os seus punhos para o Imperador!"
Nome: M. Bison (Vega no Japão)
Estilo de Combate: Psycho Power
Jogo de Origem: Street Fighter II: The World Warrior (1991)
"Você deveria me agradecer. Agora você sabe a verdade. A verdade do medo total. Ha!"
Nome: Akuma (Gouki no Japão)
Estilo de Combate: Satsui no Hado
Jogo de Origem: Super Street Fighter II Turbo (1994)
"Te derrotar leva menos esforço que bater em um bebê. Não que eu já tenha feito isso!"
Nome: Tessa
Estilo de Combate: Magia Mística
Jogo de Origem: Red Earth (1996)
"Minha análise de você está 78% completa. Eu poderia ter um pouco mais de cooperação?"
Nome: Hugo
Estilo de Combate: Wrestling Profissional
Jogo de Origem: Street Fighter III 2nd Impact (1997)
"Agora eu sei pelo que os seus parentes passaram! Cresça, seu tonto!"
Sub-Chefes:
Nome: Dan Hibiki
Estilo de Combate: Saikyo Style
Jogo de Origem: Street Fighter Alpha (1995)
"Eu acabo com todos os meus oponentes! Essa é a maneira do 'Saikyo'!"
Nome: Demitri Maximov
Estilo de Combate: Vampiro
Jogo de Origem: Darkstalkers: The Night Warriors (1994)
"Me perdoe. Eu não posso aceitar a sua existência em meu reino."
Nome: Violent Ken
Estilo de Combate: Satsui no Hado
Origem: Street Fighter II Animated Movie (1994)
"V-você... Ooh-Waaaaah!!!"
Nome: Zero
Estilo de Combate: Irregular Hunter
Jogo de Origem: Mega Man Zero (2002)
"Aonde estou agora? Eu devo resumir a minha missão rapidamente. Ciel, um atalho, por favor."
Chefe:
Nome: Shin Akuma (Shin Gouki no Japão)
Estilo de Combate: Satsui no Hado
Jogo de Origem: Street Fighter Alpha 2 (1996)
"Deus e o Diabo vivem no poder nos meus punhos!"
Chefe Secreto:
Nome: Red Arremer
Estilo de Combate: Hellspawn
Jogo de Origem: Ghosts 'n Goblins (1985)
"G-g-Gyah!" ("Agora você parece um pouco mais normal!")
Estágios
Santuário de Cristal, 8:48
Fábrica Abandonada, 12:00
Floresta do Verde, 9:30
Lugar Vazio, 10:00
Sala Geradora de Energia, 23:03
Estação Obsoleta, 6:00
Espaço Bloqueado, 2:30
Tempo dos Guardiões Cachorros, 0:00
Mundo Sagrado da Athena
Uma Vila no Mundo Demoníaco
Ports
Poster com a propaganda de lançamento da versão PlayStation 2 no Japão. Abaixo, uma propagada do lançamento de Samurai Shodown V do Neo Geo que estava pra ser lançado por lá também. |
Em 13 de Novembro de 2003, a Playmore lançou o jogo no formato caseiro do Neo Geo, com menus extras e a possibilidade de salvar os personagens secretos e habilitar os chefes para jogar com eles. Em 25 de dezembro de 2003, a versão para PlayStation 2 foi lançada no Japão e em 15 de Abril de 2005 no mercado europeu distribuído pela Ignition Entertainment. Nenhum melhoramento foi adicionado nessa versão, apenas modos de jogo diferentes. Em 17 de abril de 2005 a versão japonesa foi relançada no selo "SNK Best Collection".
Em 28 de Setembro de 2004, a Playmore lançou primeiramente na América do Norte a versão para Xbox do jogo, devido a uma grande parceria que havia entre a empresa e a Microsoft, o que gerou certos lançamentos exclusivos no território. Em 07 de Outubro de 2004 o jogo foi lançado no Japão, 18 de Março de 2005 na Europa e 13 de Maio de 2005 na Austrália, tendo sido distribuído em todo o globo na plataforma da Microsoft. Assim como em CvS2, SVC Chaos também incluía um modo online para 2 jogadores na Xbox Live.
Algumas Imagens e Videos do Jogo
Neo Geo:
*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/svc-chaos-snk-vs-capcom/screenshots
PlayStation 2:
*Imagens retiradas do link: http://www.gamefaqs.com/ps2/919014-svc-chaos-snk-vs-capcom/images
Xbox:
Recepção
Durante o lançamento, o jogo foi duramente criticado pela mídia e dividiu bastante a opinião dos jogadores. As principais reclamações foram a diminuição na quantidade de personagens e estágios presentes no jogo, alguns personagens não estão muito bem representados em suas habilidades e aparência, poucos estágios e a trilha sonora pouco inspirada. A jogabilidade também foi um ponto bastante criticado, porque não há escolhas por esquemas diferentes como nos anteriores e o esquema apresentado é mais "travado" se comparado aos anteriores.
Em 2012, a revista Complex colocou o jogo na 14ª posição da sua lista de Melhores Jogos de Luta da SNK, adicionando que "os personagens secretos do jogo (Firebrand, Violent Ken, Zero, etc." tem que ser a melhor parte desse jogo."
Galeria de Capas
A capa japonesa da versão do Xbox era pouco apelativa e trazia as personagens Chun-Li e Mai Shiranui. |
A capa japonesa do PlayStation 2 era muito mais bem trabalhada que a versão do Xbox. |
Mesmo sem um grande apelo do público, a SNK Playmore decidiu relançar o jogo no Japão em 2005. |
Artwork
*Todas as ilustrações foram feitas pelo artista NONA
Kyo Kusanagi
Iori Yagami
Terry Bogard
Mai Shiranui
Kim Kaphwan
Choi Bounge
Ryo Sakazaki
Mr. Karate
Kasumi Todoh
Shiki
Earthquake
Genjuro Kibagami
Geese Howard
Goenitz
Mars People
Crazy Iori
Serious Mr. Karate
Athena
Ryu
Ken Masters
Chun-Li
Guile
Dhalsim
Balrog
Vega
Sagat
M. Bison
Akuma
Tessa
Hugo
Dan Hibiki
Demitri Maximov
Violent Ken
Zero
Shin Akuma
Red Arremer
*As ilustrações que não são de personagens sozinhos não foram feitos pelo NONA.
Artwork 2
Kyo Kusanagi
Iori Yagami
Terry Bogard
Mai Shiranui
Kim Kaphwan
Choi Bounge
Ryo Sakazaki
Mr. Karate
Kasumi Todoh
Shiki
Earthquake
Genjuro Kibagami
Geese Howard
Goenitz
Mars People
Crazy Iori
Serious Mr. Karate
Athena
Ryu
Ken Masters
Chun-Li
Guile
Dhalsim
Balrog
Vega
Sagat
M. Bison
Akuma
Tessa
Hugo
Dan Hibiki
Demitri Maximov
Violent Ken
Zero
Shin Akuma
Red Arremer
*Artworks retiradas do link: http://www.arcade-gear.com/Games/SVC_Chaos/SVC_Chaos.htm
*Sprites retirados do link: http://arcadequartermaster.com/snk/index.html
Finalizando
A Playmore bem que tentou, mas a sua versão do crossover não fez o sucesso esperado. |
E por hoje é só. Apesar de todo o esforço por trás da Playmore para conseguir um jogo que fosse pelo menos à altura dos antecessores criados pela Capcom, o jogo acabou ficando no meio termo. A jogabilidade com menos opções e as batalhas 1-on-1 apenas mostraram que as limitações do Neo Geo não eram capaz de lidar com um jogo desse porte, o que acabou limitando não só a quantidade de personagens - que caiu de 48 para 36 - como a quantidade de fases, que caiu para apenas 10, contando as 2 secretas. As vendas do jogo foram tão baixas que a Playmore até hoje não divulgou números concretos para a imprensa.
E esse foi o último jogo de luta que foi lançado dessa série de crossover. Outros produtos foram lançados como 2 jogos de cartas para o Neo Geo Pocket Color e 1 para o Nintendo DS, porém esse foi o último do gênero - porém, não foi o primeiro produzido pela SNK. Em 1999, antes mesmo da Capcom lançar a sua versão de Capcom vs. SNK nos Arcades, a SNK produziu uma versão do jogo para o seu portátil Neo Geo Pocket Color, que vai ser o assunto do próximo post! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Erros e correções nessa matéria:
ResponderExcluir- Originalmente, Sagat veio do 1º Street Fighter e não do 2º (ele era até o chefe final e retornou ao torneio como sub-chefe);
- Esqueceu de dizer que o nome da Tessa no japão é Tabasa;
- Se originalmente Violent Ken veio de algum jogo, esse é SVC CHAOS (mas baseado na animação citada).
Jogo maravilhoso!! Gráficos lindos, jogabilidade excelente, som de primeira!!! Jogão!!!
ResponderExcluirEu jogo até hoje essa delicia no fightcade com amigos.
ResponderExcluirMuito bom mixando as mecânicas do kof e sf.
Como faço os personagens especiais? Tentei e nao consegui e como liberar eles? Tenho um emulador no celular e uso uma manete bluetooth
ResponderExcluirjogaço
ResponderExcluirMuito bom parabéns gostei muito
ResponderExcluirjá me inscrevi no canal do YouTube jornada gamer
ResponderExcluirMontado wina
ResponderExcluirEstou jogando está maravilha no meu emulador no meu android.
ResponderExcluirVi várias coisas sobre o jogo,mas não encontrei a lista de comandos de cada personagem, quem tiver pfvr meu email esta a disposição.
Poderiam ter mais personagens, mas o jogo é ótimo.
ResponderExcluir