quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium


SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium (Dimps, Neo Geo Pocket Color) - Lançado em 30 de Novembro de 1999, é um jogo de luta produzido exclusivamente para o Neo Geo Pocket Color por um estúdio que só viria a se firmar como empresa no ano seguinte, a Dimps Corporation. O jogo apresenta um total de 26 personagens das empresas SNK e Capcom e quase todo o seu conteúdo é baseado em jogos da empresa, não apenas as fases e as músicas.



Jogabilidade

De inicio, 18 dos 26 personagens estão disponíveis e 8 deles estão bloqueados no começo do jogo. Entre as opções de jogo estão disponíveis lutas em modo tag com 2 lutadores, times de 3 lutadores em espera e lutas 1-on-1. Depois disso, é possível escolher entre uma barra "Capcom-style" ou a "SNK-style", que são respectivamente as barras de "Street Fighter Alpha" e "The King of Fighters '96", além da barra "neutral" que aumenta o poder dos super ataques.

Cada personagem tem o seu rival, no qual ele sempre lutará contra no quarto estágio. As duas últimas lutas são entre o jogador e um tag-team de Geese e Bison, e depois dependendo do lado oposto que o personagem representa, terá de enfrentar Orochi Iori ou Evil Ryu.


Modos de Jogo

Incluso como extra, há o Olympic Mode, no qual é possível jogar mini-games como atirar em marcianos em primeira pessoa (trazido da batalha final de Metal Slug 2) ou ajudar Arthur de Ghosts 'n Goblins pular sobre abismos para coletar tesouros, assim como os modos Time-Attack, First Strike e Survival. O desempenho do jogador nesses eventos garante pontos que podem ser utilizados para desbloquear o Ataque Especial de cada personagem.

O uso de material de ambas as empresas é bem extensivo, desde cada personagem ter a sua própria música tema tocando (nem sempre sendo o primeiro jogo no qual eles apareceram), como também vários estágios de ambos os universos. SvC: TMotM é capaz de se conectar com outros jogos como a série Card Fighters Clash no próprio Neo Geo Pocket, como a versão Dreamcast de Capcom vs. SNK, mas apenas com o propósito de trocar dados entre si.

Também há algumas telas interessantes mostradas quando o jogo é usado em um Neo Geo Pocket monocromático, como Alex e K' se encarando, Shermie vestindo a roupa de Morrigan (para a satisfação de Yashiro e Chris), Morrigan vestindo um terno igual ao de M. Bison (no qual Balrog e Vega encaram em constrangimento), Chun-Li fazendo a sua provocação enquanto Li Xiangfei joga um Neo Geo Pocket e Lilith e Kaede jogando Neo Geo Pocket juntos.


Personagens

SNK SIDE

Terry Bogard
Fatal Fury: King of Fighters (1991)

Mai Shiranui
Fatal Fury 2 (1992)

Ryo Sakazaki
Art of Fighting (1992)

Kyo Kusanagi
The King of Fighters '94

Iori Yagami
The King of Fighters '95

Athena Asamiya
Psycho Soldier (1986)

Leona
The King of Fighters '96

Haohmaru
Samurai Shodown (1993)

Nakoruru
Samurai Shodown (1993)


Escondidos:

Akari Ichijou
The Last Blade (1997)

Yuri Sakazaki
Art of Fighting 2 (1994)


Chefes:

Geese Howard
Fatal Fury: King of Fighters (1991)

Orochi Iori
The King of Fighters '97



Exclusivos do Modo Olimpic:


Rimururu
Samurai Shodown III (1995)
Guia do modo para personagens da SNK


CAPCOM SIDE

Ryu
Street Fighter (1987)

Ken Masters
Street Fighter (1987)

Chun-Li
Street Fighter II: The World Warrior (1991)

Guile
Street Fighter II: The World Warrior (1991)

Zangief
Street Fighter II: The World Warrior (1991)

Dan Hibiki
Street Fighter Alpha (1995)

Sakura Kasugano
Street Fighter Alpha 2 (1996)

Morrigan Aensland
Darkstalkers: The Night Warriors (1994)

Felicia
Darkstalkers: The Night Warriors (1994)


Escondidos: 

Akuma (Gouki no Japão)
Super Street Fighter II Turbo (1994)

Baby Bonnie Hood (Bulleta no Japão)
Vampire Savior (1997)


Chefes:

M. Bison (Vega no Japão)
Street Fighter II: The World Warrior (1991)

Evil Ryu (Satsui Ryu no Japão)
Street Fighter Alpha 2 (1996)


Exclusivos do Modo Olimpic:

Karin Kanzuki
Street Fighter Alpha 3 (1998)
Guia do modo para personagens da Capcom


RIVAIS

Kyo vs Ryu
Iori vs Akuma
Terry vs Ken
Mai vs Chun-Li
Ryo vs Dan
Athena vs Sakura
Leona vs Guile
Nakoruru vs Morrigan
Haohmaru vs Zangief
Akari vs Felicia
Yuri vs B.B. Hood
Geese vs M. Bison
Orochi Iori vs Evil Ryu


Lançamento

O jogo foi lançado em 22 de Dezembro de 1999 no Japão e foi relançado por lá em 02 de Agosto de 2001 pela Playmore numa tentativa de acabar de vez com o seu estoque restante do portátil por lá. Na Europa, o jogo teve um lançamento bem apático se comparado aos outros, uma vez que a inserção do portátil no mercado de lá foi bem complicada e a SNK não conseguia vender muitas unidades dele. Agora com o Nintendo 3DS, espera-se que a SNK Playmore comece a lançar jogos do portátil no eShop, porém nada de confirmou até o momento.

Esse jogo não é compatível com o Neo Geo Pocket monocromático.


Algumas Imagens e Videos do Jogo





Imagens Exibidas no Neo Geo Pocket Monocromático



Finalizando

E por hoje é só. Considerando as limitações dos consoles portáteis daquele tempo, SvC: TMofM é um jogo bastante completo e provavelmente é o j ogo de luta do NGP Color que contém mais conteúdo extra e personagens para jogar. Infelizmente o jogo "morreu" no portátil da empresa e até hoje nenhum sinal foi dado pela mesma de que poderemos ver um relançamento dele em algum portátil atual. E esse post também marca o fim desse especial "Capcom vs. SNK". Apesar de ainda terem os jogos de cartas para falar, eu volto pra falar deles uma outra hora.

No mês que vem, eu postarei aqui 2 jogos que foram consequências dos crossovers entre as empresas e finalmente falarei de uma das minhas séries de luta favoritas de todos os tempos: Killer Instinct! São apenas 2 jogos, que foram lançados em um curto espaço de tempo, mas ainda assim o jogo deixou uma grande marca na minha memória e aproveitando agora o lançamento da nova veresão pra Xbox One eu achei que seria o momento perfeito para postar sobre ele. Na semana que vem no blog: Capcom Fighting Evolution!

Espero que vocês tenham curtido mais esse especial e também todas as mudanças que foram feitas no blog durante esse ano de 2013. Fiz tudo isso visando melhorar não apenas o conteúdo postado aqui mas também um visual mais limpo para a leitura ficar mais agradável.  Até a próxima então!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário: