quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)


Sonic the Hedgehog 2 (Aspect, Master System) - Lançado em 16 de Outubro de 1992, o jogo foi produzido pela Aspect e lançado pela Sega primeiramente no Master System e chegou ao Game Gear em 29 de Outubro de 1992. Tendo sido lançado antes da versâo para Mega Drive, essas edições 8-bit marcaram a estréia do personagem Miles "Tails" Prower, que se tornaria um personagem fixo na série.

História

South Island tem sido um lugar pacífico desde a derrota do Dr. Robotnik. Sonic, entediado, decide sair em uma jornada e buscar por novas aventuras. Quando ele retorna, ele fica chocado ao encontrar a ilha quase que completamente abandonada. A única pista que ele tem de que todos os seus amigos desapareceram é uma nota escrita pelo seu amigo de 6 caldas, Miles "Tails" Prower.

Nessa nota, Tails explica que ele foi sequestrado por Dr. Robotnik e está sendo mantido em um lugar chamado Crystal Egg. O preço para o retorno em segurança deles são as 6 Chaos Emeralds, que serão entregues aos 6 novos chefes robôs. O jogo tem 2 finais: o bom, no qual Sonic coleta as 6 Emeralds e salva Tails e o ruim, que é alcançado caso ele não colete todas as Emeralds e portanto não alcançando a ultima zona.


Jogabilidade

Avanços foram feitos no jogo e incluem a habilidade de Sonic pegar de volta anéis espalhados quando ele é atingido por um inimigo e ele também pode quebrar o seu caminho através de certas paredes, coisas estas que não estavam presentes na primeira versão 8-bit do jogo. Não há o Spin Dash porque esse jogo foi lançado antes da versão do Mega Drive.

O jogo inclui fases aonde Sonic deve dirigir um carro de mina e uma asa delta, sendo esse último com total controle e uma boa simulação de físicas. Há também uma grande brolha em fases embaixo d'agua que levam Sonic para cima até que ele acerte o teto, um inimigo ou um obstáculo. Sonic também pode passar levemente sob a superficie da água se estiver em velocidade alta.

Há um total de 7 zonas no total, cada uma dividida em 3 atos. No ato final, o chefe de fase deve ser enfrentado, mas sem nenhum anel para ser coletado (por causa disso, Sonic não pode sobreviver à nenhum dano causado nessas batalhas). Ao invés de enfrentar o próprio Dr. Robotnik, Sonic encara um bando de robôs animais: um inseto gigante, a mãe avestruz e vários dos seus vilhos, um leão marinho de circo, um porco que luta sumô (alguns acreditam ser um touro) e um javali com as costas espinhentas.

No final da 6ª zona, Sonic encontra um sósia robótico dele mesmo (chamado de "O Sonic Prateado!), a primeira aparição de um Sonic desse tipo na série. No final dos Atos 1 e 2 há sempre um painel que gira quando Sonic passa por ele. O painel sempre mostrará a cara de Robotnik, há menos que o número de anéis que você estiver carregando termine com o número "0" (0, 10, 20, etc) que neste caso ele te bonificará com 10 anéis.

As caixas com itens são praticamente as mesmas do primeiro jogo, porém o marcador de checkpoint e escudos foram removidos. Assim como no primeiro também, as Chaos Emeralds estão espalhadas pelas fases e são achadas sempre no 2º Ato de cada uma das 5 primeiras zonas. Se Sonic coletar essas 5 Emeralds e então derrotar o Mecha Sonic na 6ª Zona, a 6ª Emerald é liberada e a última fase pode ser acessada (Crystal Egg), no qual no 3º Ato Dr. Robotnik deve ser enfrentado em uma batalha.


Desenvolvimento

A versão do Game Gear tem uma resolução de tela menor que do que o Master System, resultado em um campo de visão menor e deixando o jogo mais desafiador por cau sa disso. Por exemplo: quando Sonic está enfrentando o chefe da "Underground Zone", o tamanho reduzido da área que pode ser vista à esquerda ou direita faz com que ele tenha menos tempo para reagir às ameaças do chefe se movendo pela tela.

Outras batalhas com chefes também são afetadas: a batalha em "Green Hills Zone" se passa em uma arena bem menor e há uma 3ª calha que não pode ser vista enquanto se luta contra Robotnik na última fase do jogo.

A música e a intro do jogo também é diferente. A versão do Game Gear utiliza uma versão diferente da música da Scrambled Egg Zone para a cena que mostra Robotnik escapando com Tails em uma gaiola, enquanto no Master System é usada uma música própria. A música dos chefes também é diferente em ambas as versões e indepentende de qual final se faça no Master System, a mesma música é tocada, enquanto no Game Gear há 2 temas diferentes, um pro final bom e outro pro final ruim.

A versão do Game Gear também apresenta a cor azul escuro (no lugar da cor verde) no segundo ato da Aqua Lake Zone, e omite a única caixa com "Speed Shoes" do jogo que pode ser achada na versão Master System. No Game Gear, o item foi substituido por uma caixa de anéis, deixando o item de fora do jogo.


Trilha Sonora e Relançamentos

A música da Green Hills Zone seria usada depois como música tema da versão japonesa e européia de Sonic the Hedgehog CD, sendo chamada de "Sonic: You Can Do Anything". Uma versão remix da música também é usada na fase Mecha Green Hill Zone em Sonic Chaos.

A versão Master System de Sonic 2 foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 08 de Dezembro de 2008.

Já a versão Game Gear de Sonic 2 foi incluida no jogo "Sonic Adventure DX: Director's Cut" para Gamecube em 2003 e PC em 2004 e na coletânea "Sonic Gems Collection" para Gamecube e PlayStation 2 em 2005. Em 31 de Outubro de 2012, essa versão foi lançada no Virtual Console do Nintendo 3DS no Japão.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Master System:





Game Gear:





Recepção

Essa versão foi muito bem recebida no seu lançamento. A revista "Mean Machines" deu uma análise positiva sobre o jogo, no qual descreveu-o como melhor que o seu antecessor e disse que o jogo era "um dos melhores jogos de Master System de todos os tempos", dando uma nota 95% para o jogo.

A revista "Mega Zone" deu nota 93% ao jogo, com o analisador Steward Clark dizendo que o jogo era "radicalmente diferente da versão Mega Drive" mas ainda sim "é outra versão excelente!" Ele gratificou a "soberba jogabilidade" e descreveu o jogo como um "clássico na sua própria maneira". Já a revista "Sega Force" deu nota 92%, notificando que "ao invés de tentar diminuir a versão do Mega Drive" a Sega "optou por um jogo totalmente diferente - e ele é muito bom também!"

A versão do Game Gear recebeu um review positivo da GamePro, que focou em gratificar a jogabilidade e os gráficos impressionante para a pequena tela do console. As notas foram: 5 para os gráficos, 4 para o som, 4.5 para a jogabilidade e 5 para a diversão. A Sega Force deu nota 93% para a versão do Game Gear, descrevendo como "mais desafiadora" e "versão mais dificil de Sonic 2". Em 1993, o jogo ganhou na categoria "Melhor Jogo Portátil de 1992" pela EGM.

Analisando a versão do Master System quando foi lançada no Virtual Console, o site IGN deu ao jogo nota 8 de 10. O analisador Lucas M. Thomas disse que os donos do Wii podem "erroneamente assumir que o jogo é tecnicamente inferior à versão do Mega Drive que tem o mesmo nome. E não é." Ele descreveu a versão Master System do jogo como "uma aventura inteiramente nova" com os seus próprios "elementos únicos como carros de mina e asa delta," concluindo que o jogo é "uma pérola escondida dos primeiros anos de Sonic."

Galeria de Capas

Essa é a capa coreana de Sonic 2. Lá, o Master Sytem era distribuido pela Samsung e fazia um sucesso regular. O video-game se chama Super Gamboy.
Dessa vez, a capa japonesa do Game Gear ficou idêntica à versão Mega Drive. E mais uma vez, o público japonês só conheceu essa versão do jogo através do portátil.
A capa européia ainda usava o estilo clássico em quadriculado cinza. Por lá, o portátil da Sega tinha um sucesso regular.
A grande maioria dos Norte-Americanos conheceu o jogo através dessa versão, que foi a única lançada por lá.
Tentando vender um pouco mais de títulos perto da vida útil do Game Gear, a Sega colocou à venda em apenas 1 pacote o jogo Sonic 2 junto com o port de Sonic Spinball para o portátil.
Lançada em 2005 para Gamecube e PlayStation 2, a coletânea trazia 11 jogos na versão ocidental e 15 na versão oriental. O selo "Only For" nessa capa é porque a versão Norte-Americana foi lançada apenas para Gamecube.


Curiosidades

Música Green Hills Zone presente no jogo:



Abertura do jogo Sonic CD com a música "You Can Do Anything", que trás o tema Green Hillz Zone sampleada:



Música da fase "Mecha Green Hills Zone" do jogo Sonic Chaos, que é uma versão "remix" da original:



Finalizando

E por hoje é só. Independente qual das duas versões seja, o jogo foi novamente muito bem recebido e acabou fazendo com que a Sega dividisse a sua base de operações: nos Estados Unidos e Japão o foco era o Game Gear, enquanto na Europa, Oceania e Brasil o foco era o Master System, pois essas eram, respectivamente, as plataformas melhores representantes em suas devidas regiões. Isso também fez com que a qualidade dos jogos melhorassem em relação aos primeiros.

Essas versões 8-bit fazem parte em um universo diferente das 16-bit, isso também ajudou bastante as empresas envolvidas no jogo em criar conteúdos bastante distintos para ambas versões, ao invés de apenas tentar espremer o jogo em um console inferior (coisa mais comum nos dias de hoje).  Na semana que vem, eu volto pra falar de "Sonic CD", a estréia do ouriço no add-on de CD do Mega Drive que voltou a ser produzido no Japão, ao contrário de Sonic 2 que foi produzido nos Estados Unidos, Esperam que vocês tenham gostado e voltem na semana que vem para ver o novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Jogão! Só acho duas coisas chatas nele: 1) pegar a esmeralda da segunda fase e a penúltima fase com aqueles canos antes de enfrentar o Sonic metálico!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos meus favoritos, joguei bastante a versão do Game Gear. E acho que não cheguei a jogar nenhuma vez a de Master, fica o desafio pra mim! hehehe
    Lance da Asa Delta tem uma física muito boa mesmo, vc tem razão. O difícil era entender como funcionava na época de criança, mas a gente logo pegava o jeito, né?
    E finalmente as argolas se espalhavam e era possível recuperá-las ao ser atingido, como eu sentia falta disso no primeiro jogo do ouriço pros consoles 8 bits.
    Vou rejogar este em breve pra falar a respeito também. Bacana relembrar coisas antes com o texto. Aliás, outro ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu não gosto muito nessa versão é o que nosso amigo citou ali encima: a maldita esmeralda do capeta na segunda fase e a dificuldade das fases finais que muda abruptamente em relação ao resto do jogo! Tirando isso, eu achei bem melhor do que o primeiro, embora menos impactante porque o antecessor vinha na memória do console aqui no Brasil.

      Excluir