quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sonic the Hedgehog (8-bit)


Sonic the Hedgehog (Ancient, Master System) - Lançado em 25 de Outubro de 1991, Sonic chegou ao Master System apenas no ocidente, enquanto que a versão do Game Gear, lançada em 28 de Dezembro de 1991, chegou também ao Japão. O jogo é distinto da popular versão 16-bit e depois de lançado foi incluido na memória do Master System II na Europa e Brasil.

Se no Mega Drive a missão do jogo era bater de frente com a Nintendo, nos seus consoles de 8-bit a missão foi dar uma sobrevida à esses consoles. O Master System passava por um momento final nos Estados Unidos e essa era a última cartada na mão da Sega para tentar fazer o console um pouco mais popular por lá, enquanto que no Japão o jogo serviu de pontapé inicial para o Game Gear, que enfrentava uma forta concorrência do Game Boy por lá.


Jogabilidade

O jogo leva os jogadores à South Island, aonde Sonic deve liberta-la das maldades do Dr. Robotnik. Sonic pode atacar os inimigos o seu Spin Attack, que pode ser usado pulando ou rolando no chão, o que também pode ajudar Sonic à saltar mais distante em rampas. Ao coletar anéis, Sonic pode se proteger de danos causados por inimigos e obstáculos. Ele irá perder uma vida se não estiver carregando nenhum anel ao sofrer dano, ou se cair em um poço sem fundo.

Entre os itens que podem ser achados nas fases estão vidas extras, sapatos de velocidade, invencibilidade temporária, escudos e checkpoints. Um total de 6 zonas estão presentes, cada uma consistindo em 2 atos principais e um estágio de batalha contra o chefe. No final de cada fase, há uma placa final que dá bonificações dependendo de quantos anéis Sonic estiver carregando. Se você tiver coletado 50 anéis, é possível acessar uma fase de bônus aonde mais anéis podem ser coletados para obter continues.

Diferente da versão original, as Chaos Emerald não estão nas fases de bônus mas sim escondidas pelas fases, e há um final bom caso o jogador colete todas elas antes da batalha final.


Trilha Sonora

A trilha sonora do jogo foi composta por Yuzo Koshiro. Ele adaptou alguns trechos da música original da versão 16-bit feitas por Masato Nakamura e compôs algumas músicas inteiramente novas também. Uma das suas músicas originais, a "Bridge Zone", foi depois sampleada na famosa música da cantora Janet Jackson "Together Again" de 1997. A mesma música foi depois sampleada em Sonic Adventure como o tema de Tails, "Believe in Myself" que foi cantada por Karen Brake.

Outra das músicas novas de Koshiro para a trilha sonora, "Jungle Zone", foi sampleada pelo grupo australiano Frente!" em 1992 na música "Accidently Kelly Street".


Ports e Relançamentos

Alguns meses depois do lançamento no Master System, o jogo foi portado apra o Game Gear. Essa versão tem algumas pequenas mudanças em relação à versão de mesa por causa da resolução do portátil que é menor e exibe menos cores na tela também.

A versão do Game Gear foi incluida como um extra no jogo "Sonic Adventure DX", lançado no Gamecube em 2003 e para PC em 2004. Nas versões de 2001, lançadas na PSN, XBLA e Steam, o jogo não está presente. Outra coletânea que a versão do Game Gear foi inclusa foi a "Sonic Mega Collection Plus", lançada em 2004 para PlayStation 2 e Xbox e em 2006 para PC. Em 13 de Junho de 2013, o jogo chegou ao Virtual Console do Nintendo 3DS.

Já a versão do Master System foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 04 de Agosto de 2008, tendo sido lançado pela primeira vez no Japão.


Imagens e Videos do Jogo

Master System






Game Gear





Galeria de Capas


Essa era a capa européia e americana do jogo. Bem chamativa se comparada com as capas normais do console até o momento, justamente para chamar atenção dos jogadores. Na América, nem isso serviu para o jogo vender bem.
Capas oriental e ocidental do Game Gear lado-a-lado. A versão do Game Gear foi a única à ser lançada no Japão.
Lançado em 2003 no Gamecube e em 2004 nos PCs, Sonic Adventure DX trazia uma "versão do diretor" do clássico do Dreamcast e também vinha com 6 jogos de Sonic do Game Gear como extras desbloqueáveis.
Sonic Mega Collection Plus trazia todos os Sonic do Mega Drive e também todos os do Game Gear e foi lançado em 2004 para PlayStation 2 e Xbox e em 2006 para PCs.


Manual do Jogo





Curiosidades

Música "The Bridge" original de Yuzo Koshiro:



Música "Together Again" da artista Janet Jackson que trás a música "The Bridge" sampleada:



Tema do personagem "Tails" em Sonic Adventure que também trás a música "The Bridge" sampleada:



Música "Jungle Zone" original de Yuzo Koshiro:



Música "Accidently Kelly Street" do grupo australiano Frente! de 1992 que trás a música The Jungle sampleada:



Finalizando

Essa foi a artwork criada pelo time de desenvolvimento do jogo e foi usada em algumas capas.

Embora não tinha tido o mesmo impacto na indústria quanto a versão 16-bit, essa versão acabou por consolidar o Master System na Europa, Oceania e Brasil. Nos Estados Unidos porém, que era um dos grandes focos da Sega, acabou não dando muito certo e o jogo não vendeu muito por lá, o que fez com que ela desistisse de vez da plataforma na região. No Brasil, aonde a Nintendo sequer tinha representante comercial antes de 1993, o jogo fez um sucesso estrondoso e fez com que a Tectoy investisse ainda mais nas plataformas da Sega por aqui.

A verdade é que o cenário ficaria desse jeito: a Sega passaria a produzir jogos para o Game Gear que eram portados por empresas locais aonde o Master System fazia mais sucesso do que o portátil. Aqui no Brasil nós tivemos o Game Gear lançado com a maioria dos jogos que saiam lá fora, mas o grande olho do público  estava mesmo no Game Boy que era bem mais prático de carregar e consumia muito menos pilhas, então a Tec Toy acabava por levar alguns desses jogos para o Master System.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre a continuação da versão 16-bit, Sonic 2. O jogo chegou com a dificil tarefa de entregar aos fãs um produto tão bom quanto o primeiro, que era um grande desejo de consumo na época. Espero que vocês tenham curtido esse post sobre Sonic 1 e que voltem na semana que vem pra um novo post aqui no blog.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Estava jogando ele outro dia aqui em casa no Master System II pra relembrar a localização das Esmeraldas Chaos. Acho um jogo com um clima muito suave, eu pelo menos quando começo a jogar ele, não consigo parar até assistir o final.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha jogado a versão do Mega primeiro e sempre esnobei essa versão do Master por ver nas revistas que tinha um visual bem inferior. Como eu fui tolo...

    ResponderExcluir