quinta-feira, 6 de junho de 2013

Double Dragon V: The Shadows Fall



Double Dragon V: The Shadow Falls (Leland Interactive Media/Telegames, Super Nintendo & Mega Drive/Atari Jaguar) - Lançado em 01 de Agosto de 1994 no Mega Drive e em 05 de Agosto de 1994 no Super Nintendo, é o quinto jogo da série Double Dragon. Diferente de títulos anteriores, a Technos teve pouco ou quase nenhum envolvimento com o desenvolvimento do jogo, que ficou na mão da Tradewest e um dos seus estúdios subdisiários.

Se diferenciando dos jogos anteriores, este aqui é um jogo de luta 1-vs-1 ao invés de um beat 'em up, e é baseado na série animada de Double Dragon. Em 01 de Abril de 1995, a Telegames (empresa responsável pela versão Atari Lynx do primeiro Double Dragon) portou o jogo para o Atari Jaguar. A única versão do jogo que foi lançada fora dos Estados Unidos foi a do Super Nintendo que foi lançada na Europa.



Jogabilidade

O jogo não foge muito dos jogos comuns da época, com direcional de 8 direções e 6 botões de ataque que consistem em fraco, médio e forte para chutes e socos. A versão para Mega Drive suporta o controle de 3 botões, fazendo uso do botão Start para mudar entre socos e chutes e também o controle de 6 botões, lançado no ano anterior ao jogo.

Cada personagem tem um golpe finalizador chamad de "Overkill", aonde o inimigo é derrotado com uma cena de morte única dependendo do personagem.

São 4 modos disponiveis: Tournament, Vs. Battle, Quest e Watch. No modo Tournament você teme o modo clássico estilo Arcade, aonde deve competir contra uma série de oponentes controlados pela CPU e cada personagem tendo o seu próprio final, enquanto no Vs. Battle é o típico modo para 2 jogadores competirem entre si.

No modo Quest, você pode jogar com os irmãos Lee, que estão em uma missão para impedir que o Shadow Master solte uma praga, ou com um dos Guerreiros da Sombra que deve competir para se transformar o segundo em comando do Shadow Master. Também é possivel alterar o curso do jogo e fazer com que Billy seja o chefe da Shadow Warriors enquanto Jimmy vira um cara bom. Ainda neste modo, é possivel atribuir pontos de atributos ao seu personagem.

No modo Watch, o jogador apenas assiste lutas entre 2 oponentes controlados pela CPU. Há também o modo Dossiers, que mostra o profile de todos os personagens, assim como o menu de opções para ajustar a dificuldade, configuração do controle e outras coisas mais.


Personagens

Shadow Falls tem um total de 12 personagens, sendo 10 jogáveis há habilitados (os 2 "Double Dragons" e 8 Shadow Warriors), além de 2 chefes finais. Vários dos personagens são baseados na série animada que estava passando na época do lançamento do jogo. Apenas Bones, Sekka, Blade e Dominique são personagens originais, com o design de Blade sendo baseado em um soldado genérico da Shadow Warriors mostrado na animação.

Dominique e o Shadow Master são jogáveis no Super Nintendo e no Mega Drive através de códigos. No Atari Jaguar, os personagens Blade, Trigger Happy e Icepick foram removidos, enquanto que Dominique foi adicionado sem a necessidade de um código especial.


Os Double Dragons


Billy Lee

Nascimento: 23 de Outubro de 1969
Altura: 1,89m
Peso: 96kg
Olhos: Azuis
Cabelo: Escuro

Gosta: Leite
Não Gosta: Shadow Master
Origem: Metro City
Estilo de Luta: Arte do Dragão

Criado pelo "Oldest Dragon" depois de ser deixado no Dojo Dragon pelo seu pai John Lee para encontrar o seu irmão gêmeo, ele foi criado como um Dragon Master para obedecer o código à risca. Depois de encontrar o seu irmão Jimmy, ele decide lutar e vira um Double Dragon. Ele é nobre e só luta quando realmente deve.



Jimmy Lee

Nascimento: 23 de Outubro de 1969
Altura: 1,86m
Peso: 93kg
Olhos: Azuis
Cabelo: Loiro

Gosta: Video Games
Não Gosta: Dias de Cabelo Ruim
Origem: Metro City
Estilo de Luta: Dragão das Sombras

Criado pelo Shadow Master e levado à acreditar que ele era o seu pai, ele foi criado pelo Shadow Boss para ser mal. Depois de ser traido pelo grupo Shadow Warriors, ele se une a Billy como um Double Dragon. Ele é imprudente e vive se envolvendo em encrencas.


Os Guerreiros da Sombra


Shadow Master

O mestre de todos os Shadow Warriors, ele é malvado e enganador. Seu objetivo é cobrir o mundo em escuridão e sombra. Ele tem vários poderes que incluem metamorfose e teletransporte e ele consegue encurralar guerreiros que falham as suas missões no Mural da Sombra. Ele tem uma segadeira como arma que é uma espada da metade para baixo. Ele é um personagem secreto e também o chefe final do jogo.





Dominique

Nascimento: Desconhecido
Altura: 1,84m
Peso: Não é da sua conta
Olhos: Azul
Cabelo: Escuro

Gosta: Aeróbicas
Não Gosta: Flacidez
Origem: Bronx
Estilo de Luta: "Sujo"

Uma perigosa dominatrix com um chicote e facas como ponta de seus tamancos. Ela é a sub-chefe que precede o Shadow Master e também é uma personagem secreta.


Jawbreaker

Nascimento: 23 de Março de 1963
Altura: 1,92m
Peso: 127kg
Olhos: Amarelos
Cabelo: Nenhum

Gosta: Comida
Não Gosta: Fio Dental
Origem: Des Moines
Estilo de Luta: Chew-Zit-Tsu

Extremamente alto, ele irá comer tudo e todos. Ele tem uma mandibula larga com dentes de tubarão e pode tirar um pedaço fora de qualquer coisa.


Icepick

Nascimento: 20 de Fevereiro de 1965
Altura: 1,95m
Peso: 112kg
Olhos: Amarelos
Cabelo: Translucente

Gosta: Tortas Esquimó
Não Gosta: Efeito Estufa
Origem: Desconhecida
Estilo de Luta: Icekido

Um expert em computadores e o cérebro da organização. Ele luta usando uma espada e uma adaga.


Bones

Nascimento: o mesmo da poeira
Altura: 1,83m
Peso: 33kg
Olhos: Vermelhos
Cabelo: Decomposto

Gosta: Marrowlyn Monroe
Não Gosta: Cachorros
Origem: 7 palmos debaixo da Terra
Estilo de Luta: "Pau e Pedra"

Um esqueleto ressucitado que é influenciado pelo Rock N' Roll e tem uma tatuagem de uma cobra na sua nuca. Ele empunha um rifle com mira laser.


Sickle

Nascimento: 23 de Julho de 1964
Altura: 1,86m
Peso: 98kg
Olhos: Morenos
Cabelo: Vermelho

Gosta: Mousse Estiloso
Não Gosta: Facas tradicionais
Origem: Hollywood
Estilo de Luta: Su Gin

Rude e cruel. Ele luta com duas foices bem largas.


Blade

Nascimento: 07 de Setembro de 1969
Altura: 1,89m
Peso: 109kg
Olhos: Cinzas
Cabelo: Escuro

Gosta: Cozinha Gourmet
Não Gosta: Fast Food
Origem: Paris
Estilo de Luta: "Corte e Retaliação"

Um ciborgue literalmente sem coração que parece bastante com um dos soldados de baixo escalão do desenho. Suas armas são lâminas de carmesim e suas manoplas.


Trigger Happy

Nascimento: 21 de Abril de 1959
Altura: 1,89m
Peso: 100kg
Olhos: Morenos
Cabelo: Prateado

Gosta: Cortes de Grupo
Não Gosta: Balé
Origem: Marinha Americana
Estilo de Luta: "Travar e Atirar"

Um bruto largo que ama destruir e atirar em coisas, ele ama o caos. Ele usa seu blaster acoplado à mão para atirar em pessoas não suspeitas.

Countdown

Nascimento: Ciborgue tipo 0041 Alpha
Altura: 1,86m
Peso: 102kg
Olhos: Morenos
Cabelo: Escuro

Gosta: Ano Novo
Não Gosta: Testes de Visão DMV
Origem: New Orleans
Estilo de Luta: "Injusto"

Um homem que recebeu melhoramentos roboticos. Ele ataca com seus foguetes armados nos ombros e sua visão laser.


Sekka

Nascimento: 21 de Maio de 1970
Altura: 1,83m
Peso: 69kg
Olhos: Verdes
Cabelo: Escuro

Gosta: Talk Shows
Não Gosta: Comerciais
Origem: Vale do Silício
Estilo de Luta: Re Boot Tsu

Uma ciborgue similar à Blade que tem sua pele feita de armaduras e garras também algumas manoplas.


Algumas imagens e videos do jogo:

Mega Drive:





Super Nintendo:





Atari Jaguar:






Recepção

Enquanto as versões para Super Nintendo receberam notas regulares á ruins, o Jaguar amargurou apenas notas ruins. A principal reclamação é da falta de criatividade do time por trás do jogo, que acabou não trazendo muitas novidades para esse gênero que já estava saturado nos anos 1990.  No Jaguar as notas foram ainda menores devido a sua jogabilidade prejudicada, pois não era compatível com o contorle de 6 botões da plataforma e tinha 3 personagens a menos.


Finalizando

Esse é o jogo da série menos favorito dos fãs, por ser também a ovelha negra da "família", uma vez que ele é baseado na série de animação americana (que também é horrível por sinal) e não recebeu muito foco em lançamentos fora dos Estados Unidos. Felizmente a coisa não demoraria muito para melhorar na série, e a Technos Japan lançaria um jogo baseado no filme americano da série para o Neo Geo.

Na semana que vem, trago pra vocês o Double Dragon do Neo Geo que foi portado apenas para o PlayStation e acabou perdendo algumas caracteristicas no caminho. Espero que vocês tenham gostado de Double Dragon V e na semana que vem trago um post novo pra vocês!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Algumas pessoas podem se enganar com o jogo vendo alguns Screen Shoots do game, mas fala sério esse jogo é muito ruim, pelo menos o do Snes que foi o único que joguei, tive vontade de jogar pela janela a maldita fita quando aluguei ahsuahsua, muito bom o post e gostei do novo visual do blog =)

    ResponderExcluir
  2. Sempre passei longe dele, até chegou a pintar numa locadora do bairro na época, mas eu já tinha visto a bomba que ele era em uma revista e não quis nem saber. O que me surpreendeu é que a versão do Jaguar conseguiu ficar pior do que as dos consoles com 48 bits a menos. Esse Jaguar é uma piada mesmo, heim!?

    ResponderExcluir
  3. Faz anos que não pego esse game pra jogar, mas recordo que até gostava por causa da animação mesmo, achava o máximo jogar um game de qualquer animação e lembro que até sabia os fatalits (fazendo cachorro doido no controle hahaha). Não é bom, mas garantiu um pouco de diversão na minha infância :D

    Ótimo post ^^

    ResponderExcluir