quinta-feira, 13 de junho de 2013

Double Dragon (Neo Geo)


Double Dragon (Technos Japan, Neo Geo) - Lançado em 03 de Março de 1995, é um jogo de luta 2D baseado no filme que saiu em 1994. O jogo é um spin-off da série e foi lançado inicialmente para o Neo Geo (nos formatos AES e MVS) e depois foi lançado no Neo Geo CD em 02 de Junho de 1995 e no PlayStation em 26 de Abril de 1996 (este último produzido pela Urban Plant).

Foi o último jogo da série Double Dragon produzido pela Technos Japan antes da sua falência.


Jogabilidade

A jogabilidade é bem convencional aos padrões do Neo Geo com lutas sendo conduzida no sistema de "melhor de 3" rounds e com apenas 2 lutadores na arena ao mesmo tempo. Porém o jogo trás um aspecto único de não haver um botão específico para socos e chutes. Ao invés disso, há 4 botões de ataque que variam em força e velocidade, que podem ser de soco ou chute dependendo da posição do personagem.

Cada personagem tem uma barra chamada "Charge Meter", que é preenchida a medida que se leva dano nas lutas. Quanto menos saúde o personagem tiver, mais rapidameente essa barra será preenchida e pode-se executar os "Charge Moves", que geralmente é o mesmo comando de um golpe normal, porém feito com 2 botões simultaneamente ao invés de apenas 1.


Aspectos Gráficos

Os personagens e fases são inspirados no filme, cujo game mostra algumas cenas na abertura. Isso inclui a aparição de Hollywood submersa, o veículo Dragon Mobile, a habilidade de Billy e Jimmy de se transformar e a inclusão de Koga Shuko como chefe final. Entretanto, no jogo os personagens tem um estilo mais puxado para o anime, e apenas 6 dos 12 lutadores estavam no filme; com Burnov e Duke sendo de jogos anteriores e o resto criado especificamente para o jogo.

Esse jogo é dedicado à Kaneto Shiozawa, que morreu em 2000 e à Daisuke Gouri, que morreu em 2010.


Personagens

Há 10 personagens normais para serem selecionados no jogo e também 2 chefes, totalizando assim 12 personagens. No modo single-player, o jogador compete contra todos os 10 personagens normais (incluindo um clonen de si) antes de enfrentar Duke e Shuko nas ultimas duas lutas do jogo. O primeiro oponente pode ser escolhido pelo jogador.

Nas versões caseiras, é possível selecionar Duke Shuko através de códigos secretos.


Dublado por Hikaru Midorikawa

Estilo de luta: Sosetsu Ken
Cidade natal: Los Angeles
Altura: 1,80m
Peso: 70kg
Hobbies: Video games, Carros

Status:

O irmão Lee mais novo, Billy é um mestre nas artes marciais estilo Sousetsu Ken, uma combinação de várias artes marciais ensinadas à Billy e Jimmy, seu irmão mais velho. Billy é loiro e veste uma roupa azul e vermelha casual na sua forma normal e quando transformado, ele veste um kimono azul. Ele tem ataques mais rápidos que o seu irmão Jimmy. Billy era o personagem do primeiro jogador no Double Dragon original, porém a sua habilidade de se transformar e o seu design aqui foram inspirados no filme.


Dublado por Kaneto Shiozawa

Estilo de luta: Sosetsu Ken
Cidade natal: Los Angeles
Altura: 1,80m
Peso: 73kg
Hobbies: Treinar

Status:

O irmão Lee mais velho, Jimmy tem cabelo moreno e veste uma roupa preta e laranja na sua forma normal. Quando transformado, ele veste um kimono vermelho e tem ataques mais fortes que o seu irmão Billy. Jimmy era o personagem do segundo jogador no Double Dragon original. Como seu irmão, o seu design e transformação foram inspirados no filme.


Dublada por Yuka Koyama

Estilo de luta: Patinação
Cidade natal: Los Angeles
Altura: 1,68m
Peso: Desconhecido
Hobbies: Patinação Artística no Gelo

Status:


Uma amiga de infância dos irmãos Lee e lider da gangue em Blood Town. Luta utilizando estilo de luta de rua com técnicas baseadas em patinação artística no gelo. Marian era a "donzela em perigo" em jogos anteriores da série Double Dragon, porém a sua descrição como lider da gangue também foi baseada no filme. Sua aparência e voz são totalmente diferentes do filme.


Dublado por Daisuke Gouri

Estilo de luta: Luta de Rua
Cidade natal: New York
Altura: 2,19m
Peso: 153kg
Hobbies: Lutar

Status:

Um antigo wrestler profissional de New York que trabalha para Shuko. Abobo era o chefe da primeira fase no Double Dragon original. Em um de seus super moves, ele se transforma brevemente na forma grotesca similar a mutação que ele sofre durante o filme.


Dublado por Daisuke Gouri

Estilo de luta: Wrestling
Cidade natal: Detroit
Altura: 1,92m
Peso: 225kg
Hobbies: Tocar guitarra, Cozinhar

Status:

Um wrestler obeso da cidade de Detroit temido como "a bomba humana". Ele tem uma rivalidade com Abobo. Burnov era o primeiro chefe em Double Dragon II: The Revenge.


Dublado por Kaneto Shiozawa

Estilo de luta: Artes Ninja Ryuga
País de Origem: Japão
Altura: 1,56m
Peso: 70kg
Hobbies: Corridas de Kart

Status:

Um mestre na arte ninjutsu ficcional do "Ryuganinpoh". Ele procura por pistas sobre a sua familia e acredita que Shuko deva saber de algo. Seu design é baseado no personagem Yagyu Ranzou de Double Dragon 3: The Rosetta Stone.


Dublado por Yusaku Yara

Estilo de luta: Luta de Rua
País de Origem: Itália
Altura: 1,89m
Peso: 97kg
Hobbies: Quebra de Braço

Status:

Um lutador de rua italiano que está querendo acabar com Shuko.


Dublada por Keiko Han

Estilo de luta: Luta com Tonfa
País de Origem: Holanda
Altura: 1,77m
Peso: 70kg
Hobbies: Cerimônia de chá japonês

Status:

Uma lutadora holandesa equipada com tonfas. Ela era envolvida com um homem chamado Eric, que depois ela descobriu ser um espião para Shuko. Agora ela procura vingança.


Dublado por Yukimasa Kishino

Estilo de luta: Kickboxing
País de Origem: Venezuela
Altura: 1,98m
Peso: 95kg
Hobbies: Treinar

Status:

Um lutador de kickboxing venezuelano que vive na cidade de Detroit e treina os capachos de Shuko.


Dublado por Hisao Egawa

Estilo de luta: Punho Bêbado
País de Origem: Hong Kong
Altura: 1,80m
Peso: 76kg
Hobbies: Beber sakê

Status:

Um mestre no "punho bêbado" vindo de Hong Kong. Lembra muito Jackie Chan.


Dublado por Hisao Egawa

Estilo de luta: Moko Hiso Ken
Cidade natal: San Francisco
Altura: 1,95m
Peso: 86kg
Hobbies: Origami

Status:

Segurança de Shuko e último oponente antes da luta final, ele é um mestre no estilo assassino "Moko Hiso Ken" e é da cidade de San Francisco. Duke era o chefe final do jogo Super Double Dragon para Super Nintendo.


Dublado por Osamu Saka

Estilo de luta: Kobujutsu & Ninpoh
Cidade natal: Los Angeles
Altura: 1,86m
Peso: 86kg
Hobbies: Xadrez

Status:

O chefe final, Shuko é o ditador do mal na Bloody Town. Um poderoso mestre em kobujutsu e ninpoh. Shuko é o antagonista principal do filme.


Fases:

Chinatown Mall

Double Dragon Dojo

The Arcades

The Flooded Subway

New Angeles Ruins

Battle atop a Plane

The Ruins of Hollywood

The Burning Castle

The Waterfalls

The Chinatown Docks


The Temple

Shuko's Headquarters


Algumas imagens e videos do jogo:

Neo Geo:



Neo Geo CD:






PlayStation:






Galeria de Sprites


Billy Lee

Billy Lee (Transformado)

Jimmy Lee

Jimmy Lee (Transformado)

Marian Delario


Bo Abobo


Burnov


Amon


Patrick Dulton


Rebecca Brielle


Eddie Jenkins


Cheng-Fu


Duke


Koga Shuko


Finalizando



O jogo fez um sucesso relativos nos Arcades, inclusive aqui no Brasil, aonde alcançou uma popularidade muito boa entre os jogadores. Apesar do filme não ser as 1000 maravilhas, eu gosto bastante dele. Acho bem engraçado e apesar das lutas não serem das melhores, pelo menos serviu de inspiração para um ótimo jogo. O que eu mais gosto no filme é a visão apocaliptica da cidade de Los Angeles, com a principal avenida da cidade Hollywood Boulevard inundada, as pessoas pagando pra usar um respirador no meio das ruas... Nesse quesito eles foram muito bem pelo menos.

A Technos Japan ainda chegou à lançar mais um jogo de luta no Neo Geo neste mesmo ano, chamado "Voltage Fighter Gowcaizer", mas eu não vou falar dele agora. Na semana que vem, eu vou trazer pra vocês o jogo "Rage of the Dragons", que é uma continuação espiritual da série Double Dragon porém não pode ser considerado um produto oficial da série, pois a empresa responsável pelo jogo não conseguiu comprar os direitos do jogo. Vejo vocês na semana que vem com um novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Esse sim era um ótimo jogo, perto de casa teve esse fliperama por mais de um ano, e eu sempre estava lá olhando ou jogando hehe adorei o post e já estou louco para ver o Rage of The Dragons que conheci acidentalmente em 2011 em um fliperama que tinha na firma que eu trabalhava e eu me tornei invencivel nesse jogo hehehe

    ResponderExcluir
  2. amigo, eu sou o mesmo que disse que o nome do blog era retardado antes, e agora ficou bem melhor.
    E agora digo, seu layout ficou muito pior, pois ficou sem vida e identidade.
    Quero só dar criticas construtivas. Abraços!

    ResponderExcluir