quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Samurai Shodown III


Samurai Shodown III (SNK, Neo Geo) - Lançado em 15 de Novembro de 1995, é o terceiro jogo da série, porém não é uma continuação do jogo anterior e sim a primeira parte de duas interquels de acontecimentos entre o primeiro e o segundo jogo. Esse jogo é conhecido como "Fighters Swords" na Coréia do Sul.
História


Zankuro Minazuki é um homem que ficou conhecido como "O Demônio". Desde quando aqueles que vivem podem se lembrar, Zankuro tem atacado indiscrinavelmente vilas, deixando uma grande chacina depois de seu despertar.

A ponta de sua espada libera os últimos gritos da morte de incontáveis pessoas, derramando ali um verdadeiro rio de sangue. Não havia ninguém que pudesse acabar com essa violência.

Até então...

Em uma vila, Zankuro deixou uma criança escapar de sua morte. Não, talvez eu devesse dizer que ele não conseguiu matar essa criança. Mesmo agora a verdade é desconhecida, mas é dito que depois daquele dia Zankuro começou a atacar apenas samurais que carregam uma espada.

Vários anos depois...

Doze guerreiros com motivações bastante diferentes estão à solta. Seus objetivos nada mais do que a cabeça do Demônio, Zankuro Minazuki.



Jogabilidade

Continuando a sua tradição de usar o terceiro jogo de suas séries para iniciar algo novo e "limpo", Samurai Shodown III é o começo de uma total nova direção para a franquia.

A diferença mais notável entre esse jogo e os anteriores é o seu clima mais sombrio. Personagens mais carismáticos como Earthquake, Cham Cham e Gen'an foram excluidos, e outros como Senryo Kyoshiro receberam um design totalmente novo, transformando ele em um homem de poucos sorrisos e cheio de músculos.

Todos os personagens foram refeitos do 0. A animação também e agora é bem mais fluida que os anteriores, outra drástica mudança em relação aos anteriores visto que agora eles tem elementos mais puxados para animes do que exatamente realistas. Talvez a mudança mais significativa esteja na história, uma vez que o papel de Haohmaru foi minimizado em favor de um novo personagem principal, Shizumaru.

Outra coisa que também mudou foi o layout dos botões, que agora trás 3 botões de ataques com as armas, cada um com uma potência diferente, sendo o último botão apenas para chutes. Talvez uma tentativa de dar mais opções de ataques, visto que o chute é pouco usado no jogo em geral.

Combos agora podem ser feitos com mais facilidade, com golpes podendo ser cancelado com especiais e outros movimentos. Vários dos movimentos introduzidos em SamShoII foram removidos, em favor de uma nova habilidade de de esquivar os golpes apertando A+B simultaneamente. Quando feito de perto, esse movimento irá servir de esquiva para trás do oponente, bem útil se você estiver encurralado no canto.


REGRAS DO COMBATE:


A Corte fraco
B Corte médio
C Corte forte
D Chute

-> -> Arrancada
<- <- Defensiva
A + B Esquiva ou Ataque Traseiro *Se seu oponente estiver muito longe, você irá esquivar, mas se ele estiver perto, você irá desviar para trás dele.
-> + B + C Quebra defesa baixa
Diagonal baixa frente + D Varredoura
-> + D Chute baixo *Não pode se defender de golpes altos
<- + D Chute alto
Diagonal baixa trás + D Chute médio
<- + C Puxar o inimigo *quebra a defesa
-> + C Empurrar o inimigo *quebra a defesa
Meia Lua para frente (Com Arma) Atordoar
Meia Lua para frente (Sem Arma) Agarrar a arma do inimigo
A + B + C Aumentar a Barra Rage


Tipos de Personalidade

Isso se refere ao estilo de personalidade do seu personagem. Quando você escolher o seu personagem, você será perguntado sobre dois tipos: Chivalry, conhecido como Slash e Treachery, conhecido  como Bust. Os golpes especiais do personagem irá mudar de acordo com o estilo que você escolher, então tenha cuidado com a sua escolha.

Level

Isso se refere ao modo de batalha do seu personagem. Três modos estão disponíveis: Holy Sword, um modo mestre aonde a barra Rage está sempre cheia e é impossível defender golpes; Power Sword, um modo médio aonde a barra Rage é preenchida normalmente com ataques; e o Honor Sword, um modo fácil no qual a defesa é automática durante o ataque inimigo.


Personagens e Arenas

Shizumaru Hisame

"Me desculpe por aquele corte"

Estilo de Combate: Hitou (O Caminho da Espada Escarlate)
Armas: Kirisame (Chuva Nevoeira) e a espada Shizumaru's Heavenly Wrath

Um garoto a procura de seu passado que sai sozinho em busca do demônio e suas memórias.


Floresta de Bambu, Dia


Haohmaru


"Duelar é a minha Razão de Ser!"

Estilo de Combate: Próprio
Arma: Fugudoku (Veneno do Peixe)

Um bravo andarilho com o título de assassino de demônios!





Floresta das Cerejeiras, Noite


Rimururu


"Sua raiva fortalece a natureza!"

Estilo de Combate: Shikanna Kamui Kobujutsu (Arte das Espadas Shikanna Kamui)
Armas: Hahakuru (Adaga) e Konru, um espírito de gelo

Um espirito sentimental de gelo que luta pela sua irmã mais velha em uma jornada para punir Amakusa!




Norte do País, Inverno


Gaira Caffein


"Você não pode me derrotar!"

Estilo de Combate: Nenhum em Particular
Arma: Namu Abi Dabi (colar de oração)

O monge mais selvagem sob a luz do sol com seus punhos tremendo de raiva por Zankuro!






Templo, Pôr do Sol


Kubikiri Basara


"Vamos fazer a dança da morte!"

Estilo de Combate: Combate com Espada Intuitivo
Arma: Togabito Koroshi (Executor do Mal Destrutivo)

Sua grande devoção por aquela que ele amou o trouxe junto com suas lâminas à vida.





Santuário, Tarde/Noite


Shiro Tokisada Amakusa


"Os fracos merecem a morte!"

Estilo de Combate: Desconhecido
Arma: Gadamer Gem (Bola de Cristal)

A criança caída dos deuses com uma sede pela alma valorizada de Zankuro.






Monumento do Ritual, Noite


Genjuro Kibagami


"Seu desgraçado!"

Estilo de Combate: Koin Itto-Ryu (Artes com Espadas Anciãs)
Arma: Baiodoku (Veneno da Ameixa Rouxinol)

Zankuro está longe de sua mente, a sua lâmina está focada em Haohmaru!






Rua da Vila, Dia


Nakoruru


"Saboreie a fúria temedora da Natureza!"

Estilo de Combate: Shikanna Kamui Kobujutsu (Arte das Espadas Shikanna Kamui)
Armas: Chichi-Ushi (Pai-Touro), sua água Mamahaha (Slash) ou um lôbo de estimação Shikuru (Burst)

Pode esta amante da natureza salvar a alma de Zankuro?



Piscina ao lado da Montanha, Outono



Piscina ao lado da Montanha, Primavera


Ukyo Tachibana


"Hmph!"

Estilo de Combate: Shinmuso Itto-Ryu (Caminho Divino da Espada)
Arma: Espada Própria

Mestre, amigos, descansem em paz. Minha afiada e silenciosa lâmina irá cortar Zankuro e vingar suas mortes.



Pântano da Morte, Tarde


Galford

"Venha aprender a verdadeira justiça!"


Estilo de Combate: Koga-Ryu Ninjitsu (Artes Ninja de Koga)
Arma: Justice Blade e Poppy, um Husky Siberiano

Eu vou derrotar o mal que há no mundo, começando por Zankuro! Um ninja americano lutando por justiça.




Ponte perto das Cachoeiras


Kyoshiro Senryo

"Mas que linda cena de morte!"


Estilo de Combate: Kabuki Budo-Ryu (Espada Dançante Kabuki)
Arma: Sewa Nyobu (Esposa Cuidadosa)

Em sua jornada pela estética perfeita se aproxima da batalha com o demônio.





Palco Kabuki


Hanzo Hattori

"A morte para mim significa descanço!"


Estilo de Combate: Iga-Ryu Ninjutsu (Artes Ninjas Iga)
Arma: Ninjato

Poderia o demônio ser o homem conhecido por torturar as sombras vivendo na escuridão?




Campo de Batalha Vulcânico



Kuroko

"..."

Estilo de Combate: Assimilação de vários estilos de luta
Arma: nenhuma

Kuroko sempre será o 6º inimigo no seu caminho.

Kuroko enfrenta o jogador com o mesmo personagem que ele estiver usando, resultando em uma "Mirror Match". Não importa se você estiver no modo "Slash" ou "Bust", ele sempre escolherá o seu modo aleatóriamente - porém a maioria das vezes ele acaba escolhendo o contrário do que você está usando. Durante a batalha, ele pode ser bem dificil de derrotar, independente do personagem que ele estiver controlando.


Dojo nas Montanhas Himalayas



Zankuro

"Você foi bem... Parabéns. Estou sem palavras. Um verdadeiro herói, eu sei que você não é. Mas eu me oponho a você, esse é o meu ideal!"

Estilo de Combate: Arte da Infinidade Inigualável Lâmina
Arma: Crimson Blade of Hell's Rage (Zanbato)






Templo da Guerra, Batalha Final


Artwork

Shizumaru

Haohmaru

Rimururu

Gaira

Basara

Amakusa

Genjuro

Nakoruru

Ukyo

Galford

Kyoshiro

Hanzo

Kuroko

Zankuro


Algumas imagens e videos do jogo:





Ports


Como no primeiro jogo, Samurai Shodown III foi lançado em várias plataformas, entre elas o Neo Geo CD, Sega Saturn, PlayStation e até mesmo uma versão para Game Boy chamada "Nettou Samurai Spirits: Zankuro Musouken" com suporte ao Super Game Boy. Diferente das outras versões, essa do GB não trás os personagens Kyoshiro e Gaira, mas trás Jubei de volta como um chefe final.

Além disso, 3 bordas exclusivas para o jogo: a primeira normal com os 2 personagens principais do jogo, a segunda é mostrada depois que os chefes são habilitados e a última usada para mostrar os finais.

Como na primeira versão do GB, essa versão inclui arte inteiramente colorida no SGB, falas de vitória (uma raridade na plataforma), intro para todos os personagens, novos golpes especiais, versões Bust e Slash para todos os personagens, cutscenes entre as lutas, a "mirror match" contra Kuroko, um modo VS via Cabo Link ou segundo controle e pela primeira vez em uma versão portátil do jogo: sangue, mesmo que apenas em pequena quantidade e na cor preta.

Diferente das outras versões, a do GB não foi definhada por não conter os bugs da versão Arcade. Infelizmente, ela foi lançada apenas no Japão e foi produzida pela Takara, empresa responsável por levar os jogos da SNK para vários outros consoles caseiros também.

A versão do Saturn também só foi lançada no Japão em duas edições diferentes: com ou sem cartucho de RAM. Cada uma dessas versões continha uma capa diferente desenhada por um artista da SNK. A versão do PlayStation é muito boa, comparando as limitações do console e foi bem divulgada na época do seu lançamento, junto com The King of Fighters '95 e Real Bout Fatal Fury (esse ultimo não chegou a ser lançado nas Américas).

Esse jogo também faz parte da coletânea "Samurai Shodown Anthology", lançada em 24 de Julho de 2008 para Wii, PlayStation 2 e PSP. Em 06 de Setembro de 2010, a versão do Neo Geo ficou disponível no Virtual Console do Nintendo Wii.


Recepção

Mesmo com tantos aspectos positivos, o jogo acabou esbarrando nos bugs, detecção de hit horrivel e personagens poucos balanceados. Os golpes causavam muito dano, causando assim as lutas durarem muito pouco (as vezes menos de 5 segundos). Juntando isso com a mudança inesperada no clima do jogo e as poses de vitória, os fãs da série ficaram com um pé atrás.

Com o passar do tempo, os fãs começaram a apreciar mais o jogo (ainda mais fora dos arcades, quando as lutas não custavam dinheiro), e hoje é visto como uma boa experiência, mesmo com os bugs. Os mais assiduos pela SNK dizem que o jogo é uma boa oportunidade perdida: o jogo tinha uma visão, mas devido a um tempo de produção curto, eles não conseguiram alcançar os objetios.

As versões do PlayStation e Saturn foram apelidadas pelos fãs de "Samurai Slowdown", devido as adaptações muito lentas e mal acabadas.

No site Game Rankings, o jogo tem nota 51% no PlayStation e 72% no Neo Geo.



Algumas imagens e videos desses ports:

PlayStation:





Saturn:





Game Boy:




E por hoje é só. Como vocês podem ver, esse foi o início de um novo rumo que a SNK queria dar a franquia Samurai Shodown, porém não teve um começo tanto animador assim, esbarrando em uma agenda um pouco apertada. Felizmente, esse tipo de erro só aconteceu aqui e o próximo lançamento corrigiria todos esses problemas logo em seu lançamento.

Na semana que vem, Samurai Shodown IV pra vocês - considerado por muitos como o melhor da franquia devido a volta de alguns personagens clássicos que foram deixados de fora no III e por colocar um fim em todas as dúvidas que haviam ficado depois do final do jogo. Vejo vocês na semana que vem com um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. esse foi o Samurai Shodown mais dificil que já joguei. gastei um bocado, mas um bocado mesmo de fichas, quase 4 reais(fichas por aqui é 10 centavos) para chegar a Zankuro com o Hanzo. e cara, enfrentar Zankuro três vezes é muita tortura.

    e achava que o Shizumaru fosse uma menina...que era aluna do Haohmaru e tudo

    ...

    japão e seus personagens andróginos...tsc!

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  2. Esse também é legal, mas não é um dos meu favoritos. Cara o post ficou show de bola parabéns ^^

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  3. Cenários interessantes,personagems show e jogabilidade horrível...

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  4. Ótima análise.parabéns pelo trabalho. Realmente é o S.S. mais difícil que já joguei.

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