quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Strider


Strider (Capcom, CP-System I) - Lançado em 07 de Março de 1989, é um jogo de plataforma com progressão lateral que se tornou um dos primeiros hits da Capcom antes de Street Fighter II, sendo reverenciado pela variedade de linguas que eram faladas durante as cutscenes (Inglês, Japonês, Mandarim, Russo e Espanhol).

História

O jogo se passa em uma futuro distópico no ano de 2048, quando um ditador misterioso conhecido como "Grandmaster" domina o mundo. Hiryu, o mais jovem condecorado Ranking Super A, membro de uma organização de agentes ninjas high tech conhecida como "Striders", é mandado sozinho para assassinar o Grand Master. Hiryu começa sua missão infiltrando na capital do império na "República Socialista e Soviética do Cazaque" - o Cazaquistão antes de sua independência da União Soviética.

O jogo consiste em 5 fases: a República Socialista e Soviética do Cazaque (chamada de St. Petersburgh durante a abertura), o Deserto Siberiano, o Encouraçado Aéreo Ballog, A Floresta Amazonica e o lar do Grandmaster, A Terceira Lua. Cada um deles é divididos em pequenas sessões, cada uma delas com seu tempo limite.

Jogabilidade

Os controles de Strider consistem em um direcional de 8 direções e 2 botões para ataque e salto. O jogador controla Hiryu, cuja arma principal é uma espada de plasma conhecida por "Cypher". Ele pode fazer inúmeras manobras acrobáticas dependendo na direção que você estiver segurando o joystick enquanto aperta o botão de salto.

Apertando o botão de salto com Hiryu em pé fará com que ele pule para cima, enquanto se você apertar o salto segurando o direcional para baixo ele irá deslizar no chão. Esse deslize pode ser usado para escapar de inimigos grandes ou andar mais rápido em alguma situação de perigo. Segurando para a direita ou esquerda ele fará saltos ornamentais para o lado que for escolhido.

Dependendo do inimigo, esses pulos e deslizadas podem matar um inimigo sem que Hiryu tome nenhum dano. Hiryu também é capaz de se "pendurar" em paredes e tetos usando o seu gancho metálico.

Vários power-ups podem ser obtidos em caixas que são carregadas por certos inimigos. Entre eles, uma extensão para o alcance da espada de Hiryu que dura por 100 cortes, dois tipos de recuperadores de saúde (representados por kanjis usados para escrever o nome Hiryu), uma extensão de saúde, vida extra e o último o deixa invulnerável para atacar por 30 segundos.

Alguns pequenos robôs companheiros também podem ser achados nessas caixas, são eles: droids, tigre dentes de sabre e um gavião, conhecidos como Opção A, B e C, respectivamente.


Desenvolvimento

A versão Arcade de Strider foi um projeto concedido em uma colaboração entre a Capcom e o estúdio de mangá Moto Kikaku, que publicava na época o mangá "Strider Hiryu" do autor Tatsumi Wada e era publicado em capítulos na publicação Kodansha's Comic Computique. Kouichi Yotsui, o diretor da versão Arcade (que é creditado como Isuke no jogo), foi escolhido pela sua experiencia com a CP System enquanto estava trabalhando nos backgrounds de Ghouls 'n Ghosts.

Esses dois projetos junto com a versão de Strider para "Nintendinho", foram produzidos cada um no seu tempo - terminava um, começava o outro.


Versões Caseiras

Em 1991, a própria Capcom portou o jogo para o Mega Drive e foi um dos primeiros cartuchos da plataforma a usar 8-MBIT de armazenamento. Essa versão foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 15 de Novembro de 2011.

Em 1992, foi a vez do computador Sharp X68000 receber um port novamente pela própria Capcom, bem fiel ao Arcade, apenas com algumas modificações pequenas. Em 22 de Setembro de 1994, a NEC Avenue produziu a versão para PC Engine CD que precisava da expansão Arcade Card para funcionar. Nessa versão, um novo estágio foi adicionado e as cutscenes foram regravadas, as músicas melhoradas e os dialogos refeitos. Ambas versões foram lançadas exclusivamente no Japão.

Em 2000, a versão Arcade do jogo foi lançada junto com Strider 2 em um Pack de 2 CDs para o PlayStation sem nenhum corte. Essa versão foi então relançada no Japão em 2006 como parte de uma série chamada "Capcom Game Book Series", que incluia um manual grande do jogo junto com um guia de estratégias.

Essa versão também foi incluida nas coletâneas Capcom Classic Collection Vol. 2 para PlayStation 2 e Xbox e na Capcom Classics Collection: Remixed para PSP, ambas lançadas em 2006. Em 2010, o jogo foi lançado para celulares compatíveis no Japão.

Em 2009, um remake estava sendo desenvolvido pela GRIN, até ser cancelado sem nenhuma explicação.


Algumas imagens e videos dessas versões:

Arcade:


Mega Drive:


Sharp X68000:



PC Engine CD:




Outras Versões

U.S. Gold


Versões de Strider foram lançadas no ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Amiga, Atari ST e DOS desenvolvidas pela Tiertex em 1989 e publicado pela U.S. Gold. Essas versões estão com os estágios 3 e 4 em ordem contrária, porém as cutscenes foram mantidas, causando um erro de continuidade. A batalha final contra o Grandmaster não está presente, sendo que a última fase acaba com uma batalha contra um robô gigante gorila Mecha Pong.

Como resultado disso, o final foi mudado para revelar que tudo não passou de uma simulação. Todas as 5 fases tem gráficos inferiores, menos músicas e inimigos se comparados com a versão do Arcade. Adicionalmente, os controles foram modificados para que eles fossem compatíveis com os controles de apenas 1 botão dessas plataformas.

Mesmo com o jogo sendo bem inferior em todo o geral, todas essas versões receberam notas altas em análises feitas por várias revistas de jogos de computadores na época.

A Sega lançou em 1992 uma versão para Master System na América do Norte e Europa que muitos pensavam ser um port da versão Arcade, mas na verdade era baseada nessa versão da U.S. Gold.

Algumas imagens e videos dessas versões:

ZX Spectrum:


Amstrad CPC:


Commodore 64:


Commodore Amiga:


Atari ST:


DOS:


Master System:



Video de Comparação de todas as Versões:




Nintendinho


Muitos confundem essa versão com a versão do Arcade, sendo que na verdade é um jogo inteiramente diferente que é fiel ao mangá. A história também se passa em 2048 em um futuro distópico, aonde uma organização de ninjas hi-tech conhecida como "Striders", que são especializados em vários tipos de trabalhos como contrabando, sequestros, demolições e invasões.

Você também controla Hiryu, o mais jovem a alcançar o ranking de elite da organização, que foi escalado pelo segundo-em-comando Vice Director Matic, para matar seu amigo Kain, que foi capturados por forças hostis e se transformou em uma responsabilidade dos Striders.

A partir dai uma série de voltas e reviravoltas acontecem durante o jogo. A jogabilidade se tornou um pouco mais "travada", devido as claras limitações do NES. O primeiro estágio ainda é no Cazaque, porém a partir dai vão abrindo novas fases no Egito, China e África, a medida que você coleta disquetes com o passar do jogo.

A medida que as fases são completadas, novas habilidades ficam disponíveis para Hiryu, fazendo com que você volte em fases anteriores para obter novos itens e upgrades em áreas que não eram possíveis de alcançar na primeira vez. Sua arma principal ainda é a sua lâmina de plasma chamada de Cypher, que pode atacar os inimigos de uma distância mais curta do que a original, infelizmente.

Os "walljumps" são mais explorados aqui, devido ao tipo de ação mais exploratória do que dinâmica e rápida como no Arcade. Passwords são usados para salvar o progresso do jogo. A cada vez que você utiliza um deles, o jogo conta um pequeno resumo do que aconteceu até o momento (isso depende de que fase vocÊ esteja) e dá um pequeno preview da próxima aventura de Hiryu, como se fosse um episódio de anime.

Essa versão foi lançada apenas nos Estados Unidos, em Julho de 1989. A versão japonesa estava completa e nos planos mas foi cancelada de uma hora pra outra pela Capcom. Essa versão também pode ser encontrada na coletânea "Capcom Classics Mini-Mix" que foi lançada em 2006 para Game Boy Advance.

Algumas imagens e videos dessa versão:



Game Boy Advance:



E por hoje é só. Na semana que vem, eu vou trazer pra vocês "Strider 2", a continuação oficial da Capcom, e também as outras versões do jogo lançadas pela U.S. Gold, que utilizaram como base o primeiro jogo mas seguiram uma história e jogabilidade bastante diferentes da continuação da Capcom. É isso ai gente, fiquem ligados que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Jogão!! Sério, é obrigação terminar esse jogo! :D

    ResponderExcluir
  2. já tentei jogar a versão NES, mas é muito difícil. só cheguei até a terceira fase.(eu sei, é uma vergonha.)

    mas esse post sobre esse game me atiçou a tentar novamente, ao menos chegar mais que a terceira fase. muito o bom esse post falando do Hiryu

    ResponderExcluir
  3. Strider é ótimo!

    A batalha final contra o Grandmaster não está presente, sendo que a última fase acaba com uma batalha contra um robô gigante gorila Mecha Pong.

    Não sabia desse detalhe nas versões para computadores! Fiquei com vontade de jogá-las só para conferir esse detalhe.

    ResponderExcluir