quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Strider 2



Strider 2 (Capcom, Sony ZN-2) - Lançado em 13 de Dezembro de 1999 em Arcades japoneses, é a continuação direta do primeiro jogo. O jogo foi anunciado pouco antes de Marvel Vs. Capcom ser lançado e o hardware escolhido foi o mesmo da série "Street Fighter EX", que permitia o uso de poligonos mais trabalhados.

História

O misterioso Grandmaster retornou à vida depois de sua derrota para Hiryu e agora ganhou controle sob o mundo 2.000 anos depois. Entretanto, uma encarnação de Hiryu, o mesmo Strider que acabou com Grandmaster no passado, também surgiu para destrui-lo de uma vez por todas.


Jogabilidade

Enquanto os gráficos de Strider 2 agora consistem em personagens com sprites em 2D sobre cenários em 3D, a jogabilidade se manteve bastante similar ao seu antecessor. Os controles consistem em um direcional com 8 direções e 3 botões de ação. Hiryu pode fazer novas ações além das possiveis do primeiro jogo: ele pode andar, pular, agaichar, escorregar e escalar paredes assim como dar um arranque colocando o controle pra esquerda ou direita duas vezes seguidas, salto duplo apertando o botão de pular novamente no ar e dar um salto para trás enquanto escorregando.

Enquanto escala uma parede, Hiryu pode fazer um salto segurando o direcional para o lado contrário da parede e apertando o botão de pulo (ele nunca cairá, sempre voltará para a parede). Além do seu ataque tradicional, agora também há a técnica "Savage Slash" que é feita por colocar o controle para baixo e em seguida para cima enquanto se está no ar.

Além dos botões de Ataque e Pulo, o jogador pode dar um "impulso" ao personagem apertando o botão "Boost" se estiver pelo menos 1 disponível na barra. Enquanto neste "Boost Mode", Hiryu pode atirar ondas de plasma de sua espada por um tempo limitado até que a barra embaixo da sua de saúde se esgote. Ao decorrer do jogo, Hiryu poderá contar com vários power-ups como extensões e proveções de saúde, extensão do seu Cypher (espada), e boosts adicionais.

Você pode obter também vários itens variados que darão pontos, baseados em outros jogos da Capcom como os simbolos de "Yashichi" e "Sakichi" do jogo Vulgos, assim como moedas "Zenny" dos jogos Black Tiger e Forgotten Worlds, aumentando consideralmente a sua pontuação.

A versão Arcade de Strider 2 consiste em 5 estágios ou missões, cada uma bem diferente da outra e são bem explicadas no começo de cada uma. As primeiras 3 missões podem ser jogadas em qualquer ordem que você escolher e são em diferentes locais da Terra (Hong Kong, Alemanha, Antártica). As duas últimas são no Avião de Batalha Balrog e a estação espacial "Third Moon", ambas localizações presentes no primeiro jogo.

Versão Caseira

A única versão caseira lançada do jogo foi para o PlayStation em 24 de Fevereiro de 2000, devido a sua similaridade com o hardware usado no Arcade. O jogo foi lançado como um Disco Duplo, sendo o segundo um port perfeito do primeiro Strider para Arcade também. Devido a um erro na hora de imprimir o nome nos discos, a versão americana de Strider 2 vem com seus nomes trocados - sendo o disco escrito "Strider 2" na verdade o primeiro e vice-versa.

A única coisa lamentada pela midia especializada é o fato do jogo ser "free to play", não haver limite para os continues usados até o fim de sua aventura. O resto foi bastante elogiado.


Algumas imagens e videos dessa versão:






Não confundir com...


Em 1990, aproveitando o sucesso relativo que foram as vendas de suas versões de Strider para os computadores caseiros, a U.S. Gold novamente chamou a Tiertex para produzir um novo jogo de Strider, dessa vez sem relação com a Capcom. Foi então que nasceu "Strider II" na Europa e "Journey from Darkness: Strider Returns" na América do Norte, desenvolvido como uma continuação direta do primeiro jogo.

No ano de 1990, o jogo foi lançado para os computadores ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Commodore Amiga e Atari ST. Nessa versão, o objetivo é salvar a princesa do planeta "Magenta" de um grupo terrorista que está mantendo-a refém. A jogabilidade é quase a mesma das suas versões originais, tirando que agora Strider não pode mais escalar tetos e escorregar como no original mas no lugar disso agora ele pode pular de parede em parede e subir cordas.

Além de sua espada, ele também pode usar um rifle a qualquer momento que estiver no chão. Se tiver coletado energia o bastante durante a fase, ele se transforma em um robô com rodas na hora de enfrentar o chefe no final de cada fase. Como um robô, Strider pode atirar lasers, mas não pode pular ou abaixar. Sua forma robô tem uma barra de saúde à parte da sua regular como humano. Quando essa barra se esgota, ele volta a sua forma normal.

O jogo consiste em 5 fases e foi lançado apenas na Europa sob o título "Strider II".

2 anos depois do lançamento das versões para computadores, a U.S. Gold e a Tiertex portaram Strider II para o Mega Drive. Além do lançamento europeu, Strider foi lançado também na América sob o título "Journey from Darkness: Strider Returns".

Essa versão se difere das anteriores em várias maneiras: enquanto a história é a mesma, o antagonista agora é Grandmaster (Meio) do primeiro Strider (que é referido como "Evil Master" no manual do jogo). Embora o personagem utilize o mesmo sprite da versão original para Mega Drive, esse Strider é chamado de "Hinjo" no manual (ao invés de Hiryu, o verdadeiro codenome dele no original).

Os controles sobre Hinjo são bem parecidos com Hiryu no primeiro jogo (sem as habilidades de escorregar e escalar tetos). Ao invés de uma arma como nas versões para computador, Hinjo atira shurikens mas apenas se os coletar primeiro. Ao invés de se transformar em um robô para enfrentar o chefe, Hinjo coleta orbs durante o estágio e elas ficam ao redor dele durante a batalha. É possivel também escolher entre a espada do jogo original ou uma nova.

Strider II também foi lançado para o Master System na Europa em 1992. Essa versão tem jogabilidade mais parecida com a do Mega Drive, mas aqui os shurikens são infinitos e só podem ser atirados 2 de cada vez. Devido a falta de botões no controle do Master System, o shuriken é atirado com Hinjo parado ao invés de andando. Essa mesma versão foi convertida para o Game Gear e lançada na América como "Strider Returns".

Algumas imagens e videos dessas versões:

ZX Spectrum:



Amstrad CPC:


Commodore 64:


Commodore Amiga:



Atari ST:


Mega Drive:


Master System:


Game Gear:




E por hoje é só. Antes de finalizar o post de hoje, eu gostaria de mostrar pra vocês essa galeria de imagens em alta resolução que eu achei do jogo. Tão muito lindas mesmo as imagens, se quiser amplialas basta clicar encima! São todas oficiais da Capcom:


















É isso ai galera, acabou! Na semana que vem, eu vou trazer pra vocês um jogo que é diretamente ligado a Strider, mas que não faz parte do quadro de continuações da Capcom. Trata-se de um jogo lançado em 1996 pelo mesmo produtor da primeira versão do jogo que saiu da Capcom e em sua nova compania fez um jogo usando mecânicas parecidas, até o universo do jogo lembra um pouco Strider! Fiquem ligados que vai ter "Osman" aqui pra vocês!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Lembro que no Brasil, ele tinha uma capa (o Strider 2 pro mega, acho) com o cara igualzinho o Tonho da Lua! huehuehue

    ResponderExcluir
  2. Não joguei ele todo, mas me lembro q joguei o 1º estágio e achei muito fraco. Achei bem mais fácil que o 1º jogo. Talvez um dia eu tente jogar novamente. xD

    ResponderExcluir