Waku Waku 7 (Sunsoft, Neo Geo) - Lançado no dia 21 de Novembro de 1996, é um jogo de luta que foi inicialmente lançado para Neo Geo e depois foi portado para o Sega Saturn. Um port "arcade-perfect" foi incluido no jogo "Sunsoft Collection" lançado em 2008 para PlayStation 2. Em março de 2010 o jogo apareceu no Virtual Console do Wii, mas só no Japão até o momento. Uma versão para Neo Geo CD foi planejada mas cancelada devido a sua falha no mercado mundial.
História
"Foi dito que a pessoa que coletar todas as 7 legendárias esferas de WakuWaku terá todos os seus desejos realizados. Aqueles que estão em posse de uma delas, fica obssecado e louco para pegar as outras. E então, quem será vitorioso em batalha e virará o dono das esferas? Vitória ou derrota - tudo depende de você". Esse é o texto sobre a história incluido na abertura. Parece até Dragon Ball e o torneio de artes marciais.
Personagens
Todos eles tem um golpe especial poderoso que são fáceis de executar, porém o personagem ficará por alguns segundos vulnerável pois o mesmo tem que ser carregado antes de ser executado. Esse golpe é indefensável e também muito dificil de desviar, mas pode ser cancelado se o mesmo ainda estiver sendo carregado.
Rai
Rai Bakuoh, um garoto esquentadinho de 15 anos de idade que está atrás das Waku Waku Balls para conquistar o seu sonho de viver aventuras mais excitantes. Ele é uma parodia ao típico herói adolescente de certos animes e mangás. Em seu estágio, ele pratica manobras em sua bicicleta.
A maioria de seus golpes são baseados no elemento elétrico. Ele consegue pular bem alto, inclusive fazer um segundo pulo. Sua cor é vermelha.
Arina
Arina Makihara, uma garota de 17 anos com orelhas de coelho, vestindo um collant e uma jaqueta de manga curta. Ela está atrás das Waku Waku Balls para conseguir realizar o seu sonho de viver um lindo amor. Ela aprendeu a lutar em aulas extracurriculares obrigatórias no colegial. Ela é vista bastante com suas amigas e seu irmão mais novo. Ela, suas amigas e o seu irmão mais novo são paródias dos típicos personagens meio animal/meio humano de vários animes e mangás shoujo. Sua cor é laranja.
Dandy-J
Um caçador de tesouros contratado para pegar as Waku Waku Balls, mas ele não tem nenhum desejo em particular. Em sua jornada, ele é acompanhado da amiga de sua filha, Natsumi Hazama, e o seu gato de estimação Rampoo (algumas vezes mencionado como Ramp ou Rump). Ele utiliza o seu chicote nas batalhas, com Natsumi e Rump fazendo aparições em pequenos ataques ao oponentes. Ele é uma paródia tanto da série Indiana Jones quanto do personagem Joseph Joestar, de JoJo's Bizarre Adventure. Sua cor é a azul.
Mauru
Mauru (conhecido como Marurun na versão japonesa), é uma criatura roxa da floresta que é uma paródia do "Totoro". Ele carrega uma criança perdida chamada Mugi Rokujoh e gosta de frutas e cantar. Seus movimentos são bastante parecidos com os de Sasquatch, da série Darkstalkers. Sua cor é verde.
Politank-Z
Politank-Z é um tanque-mecha da policia, que por sua vez é uma parodia dos tanques policiais de "Dominion: Tank Police". Ele é pilotado pelo chefe e seu confiável parceiro, Mechanic, que é m cachorro. O Politank é grande e lento fazendo-o um alvo fácil de acertar, porém seus ataques tiram muito dano.
Sua cor é azul-marinho.
Slash
Slash faz o esteótipo de "bishounen". Ele é um calmo e reservado elfo, com cabelo verde claro, usa um sobretudo azul e luta com uma espada laser. Ele também é um dos que não tem um desejo particular ao conseguir as Waku Waku Balls. Ele faz parodia aos espadachins de certos animes e mangás. Sua cor é púrpura.
Tesse
O sétimo robô construido pelo Dr. Lombrozo, Tesse foi feita para cozinhar e mantér a casa limpa. Ela procura as Waku Waku Balls não apenas para curar a doença do doutor mas também realizar o sonho de virar humana. Ela luta usando vários utensilios do lar, ataques elétricos e uma seringa.
Ela é uma paródia de Astro Boy. Sua cor é amarela.
Selecionáveis apenas no modo Versus:
Bonus-Kun
É um saco de pancadas vivo cuja motivações, aparência e ataques foram copiados diretamente de Ryu, de Street Fighter. Sua origem vem do jogo "Galaxy Fight: Universal Warriors", aonde ele o saco de pancadas de um dos personagens e depois ganhou vida e foi treinado pelo mesmo.
Devido a sua falta de membros, ele não pode se abaixar ou agarrar os oponentes. Em Waku Waku 7, ele tem mais movimentos do que ele tinha em Galaxy Fight. Sua cor é branca.
Fernandez
Makaitaitei Fernandez (Fernandeath na versão japonesa), é uma esfera negra com braços arredondados, pernas e asas pequenas, um grande sorriso estampado na cara e uma voz modulada irritante. Ele é o chefe final do jogo e é tão alto quanto um arranha-céu.
Devido a meios mágicos, os oponentes também ficam gigantes ao enfrenta-lo, fazendo uma referencia ao gênero Kaiju. Sua cor é preta.
Arenas
Há um estágio para cada personagem do jogo, cada um deles com variação de "manhã", "tarde" e "noite" para dar um ar diferente ao jogo. Vários dos outros personagens aparecem ao fundo de alguns estágios observando a luta.
City Park - Slash
Downtown - Dandy-J
Dr. Lombrozo's Research Center - Tesse
Furry Creature Forest - Mauru
High School Sports Stadium - Rai
Shopping Bay - Arina
Central Police Department - Politank-Z
Waku Waku City - Fernandez
Jogabilidade
A jogabilidade do jogo é bem simples, lembra até um pouco "Real Bout Fatal Fury 2", os combos são feitos com facilidade e basta segurar o controle pra frente e fazer uma sequencia de botões e acabar a sequencia com um golpe. Isso funciona para todos os personagens. Basta memorizar porque não há muitas combinações para cada um deles.
A única coisa notável é que os botões de soco e chute são invertidos ao normal dos jogos da SNK.
Trilha Sonora
Um CD com a trilha sonora foi lançada pela Pony Canyon e pela Scitron Label em 21 de Agosto de 1996 exclusivamente no Japão sobre o catalogo PCCB-00215. Contém quase todas as músicas de fundo, assim como efeitos sonoros e samples de voz da versão Arcade. Foi composta e arranjado por Masato Araikawa.
Alguns videos e imagens do jogo:
Bom, e por hoje é só! Como vocês podem ver, Waku Waku 7 é um jogo bem carismático, colorido e divertido de se jogar com os amigos se você já está enjoado dos jogos de luta que você já conhece. Pena que por essas bandas daqui, metade das sátiras perdem a graça mas ainda sim não tira o brilho desse jogo.
Semana que vem começa o especial CPS-III, no qual em 5 posts eu irei falar dos 6 jogos que foram lançados para essa placa da Capcom que foi a menos sucedida de toda sua carreira, e que levou a mesma de desistir de autoria em hardware no mercado. Fiquem atentos que semana que vem tem mais!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Jogo 2d de boa qualidade, joguei muito na época (até por que as sequências são bem fáceis de fazer). Vale a pena relembrar com um bom versus entre amigos...
ResponderExcluirAh, adorei a referência as Esferas do Dragão!
\^^/
Ainda não tive a oportunidade de jogar Waku Waku...mas me agradou bastante a qualidade dos gráficos e as sátiras são ótimos ingredientes pra um belo jogo de luta.Vida longa ao 2D!
ResponderExcluirBlog muito bom mesmo,cara!Não canso de parabenizar.
Credo, que Dragon Ball o plot do jogo! hahaha
ResponderExcluirMas é tudo bem parodiado mesmo, então blz.
Os dois primeiros personagens são quase o Goku e a Bulma! huahuahua
Deviam existir mais jogos como este. Aliás, outro pra eu conhecer num futuro próximo.
Abraço
Mano até Jojo da aí isso foi uma Jojo referência
ResponderExcluirDandy-J é uma paródia tanto da série Indiana Jones quanto do personagem Joseph Joestar, de JoJo's Bizarre sim isso foi uma Jojo referência.
ResponderExcluir