quinta-feira, 12 de julho de 2012

Road Fighter


Road Fighter (Konami, Konami 6809 Based) - Lançado em 1984 nos Arcades, foi o primeiro jogo de corrida desenvolvido pela Konami. O objetivo do jogo é simples: chegar até a linha de chegada dentro do tempo limite sem bater nos outros carros ou ficar sem gasolina.

Os dois primeiros levels do jogo contém 4 pistas que vão desde planos com grama até uma ponte sob a água, passando pela costa e chegando até uma floresta. Na versão do Arcade, são 5 pistas a cada level. Com um dos botões você acelera o carro e com o outro é usado um tipo de turbo que duplica a velocidade.

A gasolina, como citado anteriormente, é limitada. Então para encher o tanque basta tocar nos carros coloridos especiais espalhados pela pista. Se você bater em outros carros ou passar por uma mancha de óleo, seu carro irá rodar e poderá bater nas proteções lateriais, fazendo com que você perca muita gasolina.

Na versão para NES há um total de 5 carros: 1 amarelo e vermelho, 3 azuis e 1 caminhão. Os carros amarelos trafegam em linha reta e aparecem em grandes números, os vermelhos aparecerem menos mas eles mudam de faixa atrapalhando o seu caminho, os azuis andam por todas as pistas e os caminhões andam em linha reta mas se você colidir com ele o seu carro explodirá na hora.

O jogo foi lançado também em 1984 no computador MSX e em 1985 para NES. A versão arcade está inclusa nas coletâneas Konami Arcade Classics para PlayStation (1999) e Konami Classics Series: Arcade Hits para Nintendo DS (2007). Em 2005, foi lançado em celulares japoneses compatíveis com i-mode.

Road Fighter também está disponível no serviço "Microsoft's Game Room" do Xbox 360 e Windows PC desde 24 de Março de 2010.


Algumas imagens e videos do jogo:

Arcade:



MSX:






NES:





Continuações


Em 1995, a Konami lançou nos Arcades o jogo "Midnight Run: Road Fighter 2" que foi depois lançado para PlayStation em 1997. Diferenciando do original que era 2D, esse utiliza cenários bastante comuns de outros jogos de corrida situados no Japão, como Initial D e Wangan Midnight, exceto que os carros não são licenciados.

Você tem a opção de escolher os carros normais ou tunados.

Lista de Carros:

- Honda NSX
- Toyota Supra
- Mazda RX-7
- Nissan Skyline GT-R
- Porsche 911 (CPU-Only)
- Mercedes-Benz SL500 (CPU-Only)


Algumas imagens e videos do jogo:

 
 
 
 






Em 1996, foi a vez de Winding Heat ser lançado nos Arcades. Ele nada mais é que uma versão melhorada de Midnight Run com mais carros, apenas as pistas mudaram para localizações como as montanhas, famosos lugares de pratica de racha no Japão.


Um video de gameplay capturado diretamente da máquina:




E por hoje é só. Esses 3 são basicamente tudo o que a série Road Fighter tem a oferecer. Não conheço muito os jogos de Arcade da Konami mas posso dizer com certeza que esse é um dos poucos jogos de corrida na carreira dela, uma vez que esse nunca foi o forte dela. Mas são jogos legais, só que infelizmente não fizeram muito sucesso fora do Japão e não cativaram tantos fãs para ter mais continuações. E esse foi o pedido atendido da semana: Road Fighter para a @ritalinando.

Semana que vem é o pedido do @JuninhoNash , que pediu um dos beat 'em ups mais clássicos da Capcom aqui no Brasil, mas que infelizmente não ganhou nenhuma versão caseira ou lançamentos posteriores devido ao jogo ser licenciado por uma empresa americana que não existe mais. Aguardem que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Meu Dééééussssssssssssssssssss não acredito que voCê escreveu sobre um dos games mais queridos da minha vida!!

    Não sabia que tinha continuação ... vou "procurar"

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu também desconhecia de continuações de Road Fighter. Eu tenho poucas memórias do jogo, mas lembro de ter jogado uma quantidade razoável ele na infância.
    Muito bom!
    Abraço

    ResponderExcluir