quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fatal Fury 3: Road to the Final Victory


Fatal Fury 3: Road to the Final Victory (SNK, Neo Geo) - Lançado em 27 de Março de 1995, é o quarto jogo da franquia Fatal Fury 3 também o primeiro lançamento da série nas plataformas de 5ª geração. Aqui, a série deu mais um passo pra frente e melhorou todos os quesitos em relação ao anterior. Esse jogo também marcou a volta de Takashi Nishiyama à série a estréia de Hiroshi Matsumoto, diretor de arte do jogo Front Mission da Square para Super Nintendo.

Jogabilidade

O jogo retorna com o mesmo formato de controle de seu antecessor, Fatal Fury Special, entretanto as batalhas em dois planos foram expandidas e agora temos três planos e podemos andar livremente entre eles. As batalhas começam no plano central, mas para se mover apra o plano de cima, basta apertar "A+B" ou para o plano de baixo "B+C", fazendo isso você pode desviar de ataques e projéteis inimigos.

Para voltar ao plano central, basta apertar o mesmo botão que apertou para mudar de plano. Porém, você pode contra-atacar o inimigo enquanto está em um desses planos, basta apertar um botão de ataque se estiver perto dele. Esse movimento se chama "Oversway Attack".

Outras novidades são: poder controlar a altura do salto, bloquear um ataque inimigo enquanto ainda está no ar (Air Guard) e um novo tipo de técnica chamada "Combination Arts", que permite que você cancele ataques inimigos com um seu. Em adição aos Special Movies e os Super Special Moves, que só podem ser feitos quando a barra está piscando em vermelho, cada personagem contém uma "Hidden Ability", que é uma versão mais forte da Super Special Move.

Essa habilidade secreta ocorre uma a cada 1024 vezes que você fizer o Super Special Move, ou utilizando de um código secreto para fazer a qualquer momento. Essa habilidade só pode ser usada uma vez por round. Outra adição foi o sistema de "Fighting Level", cujo dá notas para o seu desempenho por round. Essas notas determinarão quem você enfrentará no fim do jogo ou não.

No modo normal, você passará pelos 4 inimigos iniciais (Joe, Mary, Bob e Fraco) e depois de derrotalos você enfrentará Ryuji Yamazaki pela primeira vez. Para vence-lo, basta derrota-lo em 1 round que você continuará adiante. Depois dele, você lutará contra Mai, Andy, Hon-Fu, Sokaku e Geese, nessa ordem, antes de enfrentar Yamazaki novamente, dessa vez numa luta completa com 2 rounds. Dependendo de suas notas, o jogo pode acabar em Yamazaki ou enfrentar 1 ou os 2 gêmeos Jin.


Gráficos

Comparar os gráficos de Fatal Fury 3 com os seus antecessores seria humilhação, porque ele está MUITO a frente deles! Sem nenhum exagero, a SNK caprichou muito nos cenários, trazendo até uma batalha com ringue suspenso com um helicoptero filmando tudo. *Na minha humilde opinião, os cenários de FF3 são os mais bonitos já feitos pela SNK até hoje.

Os personagens também ganharam animações mais fluídas e os golpes ganharam efeito de fogo e choque mais bem feitos que nos anteriores. Mas a grande evolução aqui mesmo foram os cenários.


Trilha Sonora

Pela primeira vez, a SNK utilizou a sua banda "Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan" para gravar todas as músicas em estúdio; o que viraria um padrão agora que o Neo Geo CD já havia sido lançado. As músicas não seriam simplismente as mesmas com mais arranjos, mas sim tocadas inteiramente por uma banda e gravadas em estúdio.

Foi também aqui em Fatal Fury 3 que a maioria dos temas clássicos dos personagens que viriam a aparecer em "The King of Fighters" foi composto e simplismente levados para lá.


História

Para contar a história, a SNK fez uma narrativa de algumas páginas de mangá que ela lançou na época. Como não havia tradução do mangá na internet, eu traduzi a partir do manual online de Fatal Fury 3 no Wii.


Uma esquina sombria em algum porto nas profundidades das docas de Hong Kong. Uma figura misteriosa aparece saindo de um dos depósitos.

"Hmmm, parece que algo aconteceu com Os caras", disse o homem, com um sorriso de orelha a orelha. Um grupo de corpos ensanguentados estão espalhados no interior do depósito, todos assassinados pelas mãos desse homem.

"Bravo, bravo, um bom trabalho como sempre" - veio de uma voz por trás do homem. Ele vira o seu rosto para o falador.

"Você sabe o paradeiro dos Pergaminhos Secretos de Qin?" *

"Sim, eu confirmei a localização de um documento. Ele está em South Town."

"Em South Town... Esse é o território do tal Geese e sua compania. Eu ouvi uns rumores de que ele morreu." - Disse o homem em um tom frio, como se ele mesmo o tivesse matado.

"O 'King of Fighters' é sediado em South Town, certo? Talvez sejam os pergaminhos que estão chamando a atenção de todos os lutadores."

Naquela mesma noite, o homem saiu de Hong Kong e foi para South Town.

"Essa cidade mudou demais."

Na mesma hora que a tal figura misteriosa chega em South Town, um carro é visto passando pela rua principal da cidade. Uma figura familiar encontra-se sozinha no banco de trás do carro.

"As coisas não tem dado muito certo depois da última vez que estive aqui, esse lugar era consideravelmente mais perigoso naquela época. Parece que a torre ainda está de pé, então ainda há esperança."
Billy Kane, o rapaz no banco de passageiros respondeu. "Com certeza, é uma cidade diferente sem você por perto. Heh, eu tenho certeza que o prefeito e o chefe de policia estão tendo um trabalhão com isso tudo."

"Ironicamente, isso parece que foi por causa do plano dos irmãos Bogard."

"Pelas minhas próprias mãos, eu vou mudar as coisas, se meu nome não for Geese Howard!"

Billy acena com a cabeça em agradecimento a observação de Geese. "Eu estou com o senhor nessa. Nós acabamos de chegar."

O crepúsculo veio, e o carro continuou em sua jornada para a Geese Tower.

"Boooom. De agora em diante, meus novos planos começarão a se executar. Eu estou aqui para fazer todos lembrarem que Geese Howard não é qualquer coisa e está de volta a cidade!"

"Eu imagino o que Richard faria com isso, se ele pudesse me ver agora? - pensou Terry Bogard, em um momento de reflexão pessoal tradizo pelo pensamento no seu antigo amigo.

Novidades vieram de planos para abrir um 2º Pao Pao Cafe, então Terry decidiu descansar de seu treinamento para celebrar a abertura do estabelecimento. Entretanto, a cara de Terry começou a ficar palida assim que ele ficou sabendo o que estava acontecendo de fato na cidade.

"O que está acontecendo aqui? As coisas estão pior do que estavam antigamente. Geese deve ter mais poder do que eu imaginava."

Terry andou pela cidade, uma quantidade inumerável de sentimentos correram por ele enquanto ele o fazia. Algum tempo depois, ele chegou até a entrada da Geese Tower. Um rio de memórias das batalhas anteriores começou a correr por ele, como se tudo tivesse acontecido ontem.

"Geese, não importa quem seja, você pode estar me zombando agora. Mas apenas observe. Com essas minhas mãos, eu irei te mostrar o que for preciso para proteger essa cidade! Eu juro!"

Porém, Terry ainda não estava sabendo. O dono da torre, Geese Howard, já estava na cidade planejando a sua volta. E agora, um inimigo ainda mais temível irá chegar em South Town em breve...

*O primeiro Imperador Chinês transmitiu esses três documentos sagrados para o seu povo. É dito que apenas o mais forte da casa das artes marciais pode pega-los para si mesmo, como um verdadeiro compreendimento do significado que o está contido. 2 milenios se passaram desde aquele tempo e os documentos se acharam perdidos 4 cantos do mundo, esperando mais uma vez para que o mais forte apareça




Personagens


A maioria dos personagens de Fatal Fury 3 são iniciantes na série, você irá encontrar poucas faces conhecidas por aqui. Mas isso não quer dizer que os personagens não sejam tão carismáticos quanto antes. A quantidade de personagens foi quem diminuiu: no anterior tinhamos 16, aqui só temos 13.



Terry Bogard  "O Retorno da Lenda".
Dublador: Satoshi Hashimoto

Eu estive viajando por toda a América, estudando os estilos marciais como eu sempre fiz. Além disso, eu estive aprimorando minhas técnicas em ordem de dominar uma nova técnica especial. Eu voltei para South Town para celebrar a abertura do Pao Pao Cafe 2, mas então a cidade está passando por uma grande batalha. Eu tenho um mal pressentimento quanto a isso tudo.



Blue Mary "A Agente Eletrizante"
Dubladora: Harumi Ikoma

Eu sou uma agente freelance. Nasci numa família de artes marciais, meu avô é japonês e também é o homem que treinou Geese no seu estilo Kobujutsu de Okinawa. Eu passei por treinamentos em vários tipos de artes marciais desde quando era bem jovem. Entre essas, minhas habilidades em Commando Sambo são as melhores. Eu fui enviada aqui para South Town numa missão para descobrir mais sobre os documentos secretos de Qin.


Bob Wilson "O Recruta Promissor do Pao Pao Cafe"
Dublador: Toshiyuki Morikawa

Eu sou o dono do Pao Pao Cafe 2. Eu fui encontrado por Richard no Brasil e vim para essa cidade com ele. A capoeira é a coisa mais importante no mundo para mim e eu acredito que é a arte marcial mais forte. Eu irei impressionar Richard derrotando Terry!





Hon-Fu "O Detetive Sem Precendentes de Hong Kong"
Dublador: Toshiyuki Morikawa

Eu viajei vários kilometros de Hong Kong até South Town para prender um grande criminoso. Essa cidade com certeza é um lugar perigoso! Não importa aonde você vá, não há nada além de pessoas perigosas, com certeza é uma bagunça. Aquele maldito Cheng não me diz nada sobre o que está acontecendo. Documentos Secretos, whuhuh? Pare de falar sobre isso!


Sokaku Mochuzuki "Descendente do Clã de Caçadores Lutadores"
Dublador: Koji Ishii

Nosso clã é responsável por achar e eliminar a razão por todas as lutas ao redor do mundo, nós chamamos essa missão de "Sombra Mochuzuki". Nós temos certeza que a raiz dessas lutas vem dos Documentos de Qin e o seu poder de clamar pelos lutadores mais fortes do mundo. Pelos nossos próprios poderes, iremos apagar esses documentos sem fracassar! Apesar disso, eu imagino se essa missão irá me fazer cruzar com alguém da casa dos Shiranui...


Franco Bash "O Lutador de Kickboxing em apuros"
Dublador: B.J. Love

Aquele homem sequestrou o meu filho para me controlar. Eu sou o antigo campeão de pesos pesados mundiais, e irei ajuda-lo na busca dos Documentos Secretos de Qin. Meu único motivo é salvar o meu filho, eu devo ouvir aos pedidos desse homem, porém minha paciência está chegando ao fim. Sem fracassar, por essas minhas mãos, eu devo resgata-lo!




Joe Higashi "O Maior Campeão da História do Muay Thai"
Dublador: Nobuyuki Hiyama

As coisas estavam indo como sempre no mundo do Muay Thai, mas para mim, eu havia perdido o sono. Ouvi uma história interessante daquele tal Cheng, sobre os Documentos Secretos de Qin. Essas palavras ecoaram por toda Hong Kong como fogo até chegar em South Town. Você me conhece, eu adoro perigos, e eu estou me coçando para conseguir um pouco dessa atividade!



Andy Bogard "O Jovem Autodominado Rei dos Ringues"
Dublador: Keiichi Nanba

Quando retornei a South Town depois de todo esse tempo, eu ouvi um tumulto em torno dos Documentos de Qin. Eu vim apenas para comemorar a abertura do novo Pao Pao Cafe e aproveitar o meu tempo com Mai, mas parece que isso não vai acontecer dessa vez. Parece que estarei colocando as habilidades do estilo Shiranui Ryutaijutsu à prova. Eu terei que manter isso em segredo de Mai...



Geese Howard "O Retorno do Lider de South Town"
Dublador: Kong Kuwata

Hahaha, eu aposto que você está agradecido que eu tenha voltado aos negócios. Envergonhe-se por ter crescido como um peso morto. Parece que a quantidade de vermes em South Town tem aumentado assim como os ratos, mas não ligue para isso, eu estou pronto para começar o extermínio. Por minhas próprias mãos, eu irei tomar o controle da cidade denovo e mostrar ao mundo que eu estou de volta!



Mai Shiranui "Uma Ninja com Sede pelo Conhecimento"
Dubladora: Akoya Sogi

Aquele maldito Andy! Eu não sei o que tem de tão importante nesses pergaminhos. No que ele estava pensando quando me deixou pra trás daquele jeito? Esse não é o tipo de comportamento que um homem deve mostrar a sua futura esposa. Eramos pra estar aproveitando as nossas férias juntos, apenas nós dois. Mas agora que isso aconteceu, eu terei de ir e verificar o que aconteceu com os meus próprios olhos.


Chefes:



Ryuji Yamazaki Um procurado pela polícia que luta com a sua mão no bolso.
Dublador: Koji Ishii
Jin Chonshu Um jovem garoto chinês procurando pelos pergaminhos de Qin.
Dublador: Kappei Yamaguchi
Jin Chonrei Irmão gêmeo de Chonshu e mentor dele, está aqui para ajudar o seu irmão nas buscas pelos pergaminhos.
Dublador: Kappei Yamaguchi


*Me retive aos spoilers sobre os chefes do jogo. Se você quiser saber mais sobre eles, só terminando o jogo pra saber.




Arenas


Um show à parte, todas muito cheias de movimentos e com localizações impecáveis. Dessa vez South Town foi explorada de cabo-a-rabo em suas melhores localizações. Como nos jogos anteriores, cada estágio varia 3 vezes (manhã, tarde e noite).


Pioneer Plaza Esse lindo cenário dentro de uma igreja é aonde Blue Mary te aguarda.

Pao Pao Cafe 2 O saguão do restaurante é aonde Bob Wilson te enfrentará sobre os olhos atentos de Richard Meyer e sua esposa.

National Park Procurando um local parecido com a sua terra natal, Joe Higashi treina no parque em meio aos jacarés em seu saco de areia vestido com as roupas de Geese.

South Town Airport É neste galpão de manuntenção de aviões que Franco Bash espera pelo seu oponente.

East Side Park Nesse lindo aquario cheio de peixes e pinguins é aonde você se encontra acidentalmente com Yamazaki e enfrenta Mai Shiranui logo em seguida.

Howard Arena Era aqui que os capangas de Geese treinavam escondidos no passado, e onde Andy Bogard te espera.

Port Town Nessa arena suspensa com visão panorâmica de toda a cidade é aonde Hon-Fu tenta impedir que você chegue até os pergaminhos. Cheng aparece em seu helicoptero mandando saudações.

Dream Amusement Park Neste parque temático de faroeste, Sokaku usará seus poderes místicos para tentar acabar com o confontro pelos pergaminhos.

Sound Beach Ouvindo um som de primeira em seu rádio, Terry te aguarda nesse lindo cenário maritimo de South Town.

Geese Tower Dessa vez em chamas, Geese Howard te enfrentará com todas as forças para pegar os pergaminhos para si!

South Station É aqui no meio dos vagões dos trens que você enfrentará Yamazaki de uma vez por todas.

Delta Park É aqui que a batalha final pelos pergaminhos de Qin acontecerá!


Versões lançadas

Em 28 de Abril de 1995 o Neo Geo CD ganhou a sua versão com trilha sonora gravada pela banda da SNK e truques que podiam ser salvos na memória do console. Em 28 de Junho de 1996, foi a vez do Sega Saturn ganhar uma conversão perfeita do Arcade sem a necessidade do cartucho de expansão de memória que a SNK havia lançado naquele console. Já no fim de 1996, a WizardWorks Software lançou uma versão em CD compatível com DOS e Windows 95 para PCs.

Em 20 de Abril de 2010, a D4 Software lançou a versão do Neo Geo cartucho no Virtual Console do Nintendo Wii. Esse jogo também faz parte da coletânea "Fatal Fury: Battle Archives Vol. 1" do PlayStation 2. 

Screenshoots e videos das versões:

Neo Geo:


Sega Saturn:






Windows:







E por hoje é só. Como vocês podem ver a série foi gradativamente evoluindo até chegar ao seu ápice, que é no próximo jogo, o Real Bout Fatal Fury. Aqui em Fatal Fury 3, os gráficos estavam mais bonitos do que nunca, a história amadureceu bastante e vimos personagens ficarem ainda mais forte com o passar do tempo. Esse é o trabalho que a SNK sempre fazia em seus jogos: roteiro solido e personagens marcantes.

Só gostaria de deixar aqui o meu agradecimento ao carachapadu do fórum SNK Neo Fighters que me ajudou na montagem de algumas das fases que vocês puderam visualizar ali. Não é um trabalho fácil salvar esses sprites e montar tudo no photoshop e ele tem me ajudado bastante então fica aqui marcado os meus profundos agradecimentos, obrigado mesmo cara! 

Na semana que vem, eu vou falar do Real Bout Fatal Fury (o meu favorito) que também é o jogo que mostra o desfecho dos planos maléficos de Geese. Então sintonizem aqui na semana que vem para ver como essa história toda acaba!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Pior que eu procurei ele pra colocar como video do Neo Geo mas não achei... Ninguém compilou todos em um video só.

      Excluir
  2. Depois de ler esta matéria, tive que pesquisar a diferença entre Muay Thai e kickboxing...
    Show de bola a matéria, meus parabéns pelo trabalho. Ah, já arrumei o que fazer hoje a noite ^^/.

    PS: Ainda não consegui entender se Geese morreu ou não no Fatal Fury 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele quase morreu, ficou escondido nas sombras esperando ver o desfecho de Krauser e quando tava organizado e preparado novamente ele volta e acontece a narrativa que a SNK fez ali. :)

      Excluir
  3. Pra mim esse jogo trouxe 2 dos personagens mais queridos da SNK: Maria Azul e Ryuji Yamazaki. A SNK era tão boa em renovar os personagens de um jogo sem diminuir a qualidade da história q ela fez isso novamente com Garou: Mark of the Wolves :)

    ResponderExcluir
  4. Nunca joguei Fatal Fury 3, mas me recordo que em varios programas infantis de gincana de muitas emissoras nos anos 90, rolava altos versus em campeonatinhos!

    ResponderExcluir
  5. A agente especial Blue Mary foi baseada na personagem Andróide Nº 18 do mangá e anime Dragon Ball Z.
    O detetive de Hong Kong Hon Fu é baseado em Bruce Lee e Jackie Chan, com Bruce Lee tem a arma (o nunchaku) e as técnicas de luta em seu filme Fist of Fury (A Fúria do Dragão) e do personagem de Jackie Chan no filme Police Story - A Guerra das Drogas (um "super-policial"), bem como os seus estilos de luta (mistura de Kung Fu/Wushu e Jeet Kune Do usando nunchaku), devido ao seu estilo de luta e as características (abaixo de seu ponto de vista um tanto cômico, que traz à mente os momentos cômicos em filmes de Jackie Chan).
    O lutador brasileiro de capoeira Bob Wilson é uma paródia ou homenagem à lenda do Reggae Bob Marley, apesar deste não ser brasileiro. As contas em suas tranças têm as cores da bandeira da Jamaica. Uma homenagem equivocada diriam alguns, visto que Bob nem ao menos cita gostar de Reggae. Ele também tem algumas semelhanças e características em comum com o kickboxer jamaicano Dee Jay de Street Fighter. Embora o estilo de arte marcial não seja o mesmo, ambos usam o ritmo como base de luta, estão sempre sorrindo e usam dreadlocks no cabelo.
    O lutador ítalo-americano de kickboxing Franco Bash é baseado no lutador de boxe, kickboxing, luta livre (wrestling) e MMA Don Frye.
    O estilo de cabelo de Jin Chonrei é parecido com o personagem Vegeta do mangá e anime Dragon Ball Z.

    ResponderExcluir
  6. Matéria fantástica. Também acho que os gráficos de Fatal Fury 3 são um absurdo de tão bonitos pra época. O único ponto fraco na minha opinião, é que o jogo é muito técnico, e devido a isso, acabou espantando um pouco os jogadores casuais. Parabéns pelo Blog e pelo excelente trabalho. Notei aqui, você chegou a escrever sobre Ninja Masters? To postando agora, porque só descobrir seu ótimo Blog recentemente. Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Vocês ja viram algum bug nos finais de FF3. Quando eu passava do Chonrey ou o jogo resetava ou congelava com o Chon Shu na tela. Aconteceu este problema depois que zerei com o Geese e também enfrentei os 2 chefes, vi o final, creditos e comecei uma nova luta. Estou jogando no MVS

    ResponderExcluir
  8. os cenários desse jogo são o mais bem feito mesmo.

    ResponderExcluir