quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Shining Force



Shining Force: The Legacy of Great Intention (Climax Entertainment, Mega Drive) - Lançado no dia 20 de Março de 1992, é um RPG de estratégia baseado em turnos lançado exclusivamente para o Mega Drive na época, tendo aparecido em várias coletâneas da Sega tais quais "Sega Smash Pack 2" para Dreamcast e Microsoft Windows e "Sonic's Ultimate Genesis Collection" para Xbox 360 e PlayStation 3, também foi lançado no Virtual Console do Wii.

O jogo é um clássico RPG de Estratégia, no qual cada personagem ataca sozinho tendo suas vantagens e desvantagens dependendo da sua classe e a arma que estiver carregando. Há vários tipos de ações que podem ser feitas durante o seu turno: atacar, usar uma magia, usar um item ou vasculhar a área ao redor. Equipar ou dropar itens não conta como uma ação, portanto você pode utilizar disso quando bem entender.

Como em qualquer RPG, os personagens ficam mais fortes ao derrotar inimigos ou fazendo algumas ações em batalha como curar um aliado. Essas ações, até mesmo quando o ataque não derrota o inimigo e apenas o acerta, dão pontos de experiência que são necessários para passar de LVL.

Cada aliado é representado por um personagem com sua própria história, assim como na série Fire Emblem. Apesar de não ter unidades genéricas no jogo, há não ser do lado inimigo, a maioria dos personagens não contribuem com quase nada ao se juntar ao exercito aliado. Eles são representados por uma classe, que define as habilidades de cada unidade como magias e equipamentos ao qual eles tem acesso. Eles podem ser promovidos para outra classe a qualquer LVL entre 10 e 20. Quando feita essa mudança, o LVL volta para o 1 e as estatisticas são reduzidas, porém elas podem aumentar dependendo do LVL que você faça isso.

Os objetivos em batalha são bem simples: matar todos os inimigos, matar o líder ou avançar até uma cidade/ponto no mapa. Os inimigos ganham a batalha se derrotarem o lider aliado, Max, ou se o jogador desistir da batalha por conjurar a magia "Egress". Mesmo depois de perder a batalha, o jogador pode recuperar os aliados e retornar à batalha. Os aliados continuam com os pontos de experiência que obtiveram antes de perecer. A única penalidade é se o jogador tiver o seu líder derrotado, isso faz com que você perca metade do seu dinheiro.

Quando você ganha a batalha, o campo fica todo aberto para exploração, algo parecido com Dragon Quest, aonde você resolve alguns pequenos puzzles e procura por itens soltos pelo mapa. Nessa parte, você controla apenas Max e é capaz não só de explorar mas como falar com as pessoas e encontrar novos aliados para o exército.

A história começa no Reino de Guardiana, nas terras de Rune. O protagonista silencioso, Max, é enviado em uma missão para impedir que Darksol, que comanda as hordas de Runefaust, de abrir o "shining Path" e ressucitar o Dragão Negro. Ele vai recrutar recrutar novos aliados no caminho para se unir a "Shining Force", nome do Exército Aliado. Os principais inimigos do jogo incluem Kane e o Rei Ramladu, que foram corrompidos por Darksol.

Em 2004, a Amusement Vision lançou um remake para Game Boy Advance e para iOS (iPod Touch/iPhone/iPad) em 2010 chamado "Shining Force: Ressurection of the Dark Dragon" que trazia como grande novidade uma segunda história paralela à principal, no qual você controla Narsha, a princesa de Runefaust, que em um certo ponto do jogo vai se unir à Shining Force e também seus aliados, Zuila e Mawlock, que à ajudaram a escapar de Runefaust e se unir ao Exército Aliado.


Curiosidades: o jogo sofreu de vários erros de tradução quando foi lançado na América do Norte. A história do personagem Max, por exemplo, foi deixada inteiramente de lado. Na versão japonesa é explicado que ele tem amnésia e que foi achado numa praia por Lowe, que depois vem a ser o seu melhor amigo. Depois é revelado que Max é na verdade irmão de Lord Kane de Runefaust. Todas essas histórias foram perdidas na sua tradução. Não mais curiosamente, na tradução oficial Kane ainda expressa desobediencia a Darksol porém não explica o porquê.


Vários outros erros menores também ocorreram, como por exemplo o personagem Lug que foi traduzido para "Luke", que confundiu os jogadores porque tem um personagem totalmente diferente desse chamado "Luke" em Shining Force CD. O personagem Kane também sofreu com esses erros e em algumas partes é chamado de Cain. A magia "Demon Breath" foi traduzida para "Demon Blaze", sendo que a magia Demon Breath aparece em todos os jogos da série Shining, menos aqui que foi traduzida desse jeito.


No remake, a tradução foi muito bem feita. Entretanto, como o remake contém adições que contradizem a história original, não é uma autentica tradução do jogo original.


Algumas screenshoots e videos do jogo:

Mega Drive:






Game Boy Advance:






Enquanto Shining Force é o primeiro na ordem cronológica da série Shining, é o segundo jogo lançado da série. O primeiro é na verdade Shining in the Darkness. Apesar de trazer vários elementos do jogo anterior, os dois jogos são completamente diferentes. Shining in the Darkness é um "dungeon crawler" em primeira pessoa, enquanto Shining Force é um RPG de Estratégia.

A série Shining sempre optou por mudanças: em Shining in the Holy Ark eles voltaram ao dungeon crawler em primeira pessoa; em Shining Wisdom eles adotaram uma jogabilidade parecida com Zelda e em Shining Soul algo mais parecido com Diablo.

No próximo post vou falar de Shining Force II, que é a continuação direta desse clássico, e logo em seguida Shining Force CD que trás uma coletânea com 2 jogos do Game Gear e + 2 histórias completamente novas.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Esse Shinning Force tem um jeitão de Link da Sega, eu sempre ví essa capa na locadora mas como não tinha o mega drive na época não pude acompanhar a trama do jogo. Achei legal o visual, deve render boas horas de jogo pra quem tiver paciência.

    ResponderExcluir
  2. Shinning Force é o RPG mais fofo da SEGA, eu estou jogando-o atualmente e estou adorando.

    Uma coisa que aprendi é não usar o personagem principal logo de cara qdo aparece uma batalha, escolho um forte, mas se o mesmo morrer eu posso tentar denovo. Se o outro é fraquinho eu nem termino fujo e volto com o mais fraquinho do meu grupo ai eu "upo" ele hehehehe - sou Sagaz?
    "upo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!! =D
    Ainda preciso jogar o primeiro, só joguei o segundo. Difícil arrumar tempo agora que tô estudando e viciada em pokemon x_x Mas enfim, eu amo muito esse estilo de batalha.
    Ficarei aguardando os próximos posts!

    ResponderExcluir
  4. Excelente trabalho...adoro essa franquia

    ResponderExcluir