quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Shining Force II



Shining Force II (Sonic! Software Planning, Mega Drive) - Lançado em 1 de Outubro de 1993, é um RPG de Estratégia exclusivo do Mega Drive. A história não é diretamente conectada com o primeiro Shining Force, embora um jogo de Game Gear entitulado "Shining Force Gaiden: Final Conflict" faça uma ligação entre a história dos dois jogos.

Aqui o jogo mudou um pouco em relação ao anterior: o sistema de capítulos foi removido e agora você pode andar livremente pelo mapa e visitar lugares aos quais você já esteve a qualquer momento. O jogo também é muito mais longo que o primeiro. Já o geral não mudou muito: na cidade você pode conversar com pessoas e procurar por aliados ao seu grupo, porém aqui algumas cidades tem seu próprio quartel-general. O mesmo sistema de busca por itens e baús pelo mapa está presente aqui.

A única coisa que mudou no sistema de evolução, é que aqui só é permitido que o personagem vá para uma classe mais avançada quando alcançado o LVL 20, porém algumas classes só podem ser acessadas através de itens especiais que você tem que achar no jogo. Tirando isso, o sistema de batalha e ações continuou intacto ao anterior - dropar ou equipar armas continuam não contando como uma ação durante uma batalha.

A abertura começa com uma escura e chuvosa noite. O Rei Granseal e o seu ministro vão até a Torre dos Antepassados, que está protegida por um selo mágico e com um monstro preso dentro conhecido como Zeon, o Rei do Mal. Eles observam a tempestade vinda em um tempo fora do comum do ano, insinuando que algo está errado.

Enquanto isso, em uma fonte ao sul do Castelo de Granseal, um ladrão chamado Slade quebra o selo da Torre roubando as 2 gemas (da Luz e da Escuridão). No castelo, que aparece com um estrondoso som de um relampago, a porta selada se abre. O Ministro levanta a sua defesa.

À seguir, eventos inesperados acontecem: primeiro, o Rei Granseal é atacado pelo Geshp (um antagonista do jogo). A cidade de Granseal acorda na próxima manhã e encontra um rei doentio e a porta do Torre aberta. Sir Astral e o lider do jogo, Bowie, junto com seus discipulos Sarah e Chester começam a investigar os acontecimentos no castelo, começando pela porta aberta da torre.

Esperando por eles, estão demonios chamados "Gizmos" espreitando para um ataque; suas intenções ainda são desconhecidas. Depois de derrotados, o Gizmo que parece ser o lider escapa e possui o Rei Granseal. Sir Astal e Bowie e sua "trupe" vão atrás do rei e Sir Astal exorcita o demonio, que consegue escapar.

O Ministro, em lugar do Rei Granseal que está muito doente, dá ordens de acabar de vez com os Gizmo. Quando o verdadeiro perigo é descoberto, Bowie e seus amigos descobrem que tem que lutar contra os invasores de Zeon e devem achar a Espada Sagrada e também as Gemas roubadas para que Zeon seja derrotado de uma vez por todas.


Curiosidades: novamente alguns erros de tradução aconteceram com o lançamento americano. O erro mais notável é que os 3 Reis do Mal são chamados de "Dark Sol, Dark Dragon e Zeon", sendo que depois do co-diretor do jogo Yasuhiro Taguchi confirmar foi descoberto que na verdade eles se chamavam "Darksol, Lucifer e Zeon". 


A tradução oficial diz que Dark Sol e Dark Dragon não estão apenas em Shining Force II, mas também no Shining in the Darkness e em Shining Force I, os jogos com os mais temidos vilões. Por razões similares, o roteiro de Shining Force Gaiden: Final Conflict não faz sentido algum, já que é baseado em Darksol e mostra-o nascendo 1 século antes de Shining Force II.


Esse erro de tradução criou duas contradições entre as versões americanas de Shining Force I e II:
  1. Shining Force I deixa bem claro que o Dark Dragon é uma criação dos Ancestrais, e não de um "Mal".
  2. Em Shining Force I, Darksol está tentando ressucitar o Dark Dragon, enquanto em Shining Force II é dito que os 3 Reis do Mal são arqui-inimigos.

Algumas screenshots e videos do jogo:







O jogo foi lançado no Virtual Console do Wii em 2008, em todas as 3 regiões e também no Steam. Ele também está presente na coletânea Sonic's Ultimate Genesis Collection para PlayStation 3 e Xbox 360.

Até hoje muitas discussões sobre o roteiro do jogo acontecem na internet devido à esses erros de tradução, e como vocês puderam até até mesmo o co-produtor do jogo chegou a participar de algumas delas devido ao "nó" que foi dado na história com essas traduções mal feitas. Uma pena, porque quem jogou na época entendeu tudo errado e só depois de muitos anos é que foram descobrir a verdadeira história do jogo.

Semana que vem, de volta aos posts normais na sexta-feira apenas, falarei de Shining Force CD e sua ligação com os 2 jogos de Game Gear e talvez mais alguns erros de tradução que foram esclarecidos depois! É isso ai galera, até semana que vem! Só lembrando rapidinho que esse post foi pedido pela querida @PaatyyK e que vocês podem fazer pedidos de posts aqui pro blog que no devido tempo irei atender todos ok?

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. "Dark Dragon" O coisa ruim!!!


    Eu vou jogar o II assim que terminar o 1º!

    ResponderExcluir
  2. Shining Force foi a primeira franquia de RPG que me cativou. Agora confusão mesmo é a troca de nomes dos personagens, virou uma bagunça tremenda nos jogos de Game Gear. Agora todos os jogos de estratégia da franquia são muito bons. Acho o combate do segundo melhor que o primeiro, embora ache o primeiro mais carismático. Os personagens do segundo são infantis demais :]

    ResponderExcluir
  3. Eita, a continuação já tá aqui, nem precisei esperar! Isso que é eficiência! Hahaha

    Esse sim é um dos meus games preferidos! <3
    Desde que eu via meu irmão jogando, mesmo sem entender nada da história. Só recentemente que eu mesma peguei pra jogar.

    Como já disse no outro post, adoro o sistema de batalha.
    E acho muito interessante ver os erros/diferenças de tradução... Que coisa "censurarem" o Lucifer. É mais ou menos como em Final Fantasy VIII, que mudaram de witch (no original japonês) pra sorceress.

    Valeu por atender minha sugestão! Os posts ficaram muito bons!

    ResponderExcluir
  4. Esse é, sem dúvida, um dos melhores jogos de todos os tempo. Perfeito! Top 3 do Mega Drive! É muito bom... joguei demais!

    ResponderExcluir