quarta-feira, 11 de maio de 2011

Contra / Super C / Operation C


Contra (Konami, Arcade) - Lançado em 20 de Fevereiro 1987, é um jogo de progressão lateral 2D com tiros desenvoldido e publicado pela Konami que chegou primeiramente aos Arcades e no ano seguinte chegou as plataformas caseiras. Na Europa, as versões para computadores caseiros o jogo se chama Gryzor e no Nintendinho era Probotector.



Em Contra, o jogador controla um dos dois comandantes militares chamados de Bill e Lance, que foram mandados em uma missão para neutralizar uma organização terrorista chamada de Red Falcon, que está planejando atacar a Terra em segredo. Nas traduções do jogo, algumas coisas mudaram: na versão japonesa o jogo se passa em um arquipelogo ficcional na Oceania, chamado de Galuga, no ano de 2633; já na versão americana o jogo se passa na época atual numa ilha na América do Sul.

Outra mudança na versão americana: Red Falcon não é apenas o nome da organização criminosa, mas sim o nome da entidade alien que está planejando o ataque à Terra.

A ação de Contra é bem simples: você se locomove para esquerda e direita no mapa, um botão pula e o outro atira. Segurando pra baixo, o personagem se abaixa e pode desviar de tiros. São 4 tipos de armas: metralhadora, arma laser, lança-chamas e uma arma giratória. Há também 2 power-ups: o Rapid Fire, que aumenta a velocidade dos tiros da sua arma e a "Barrier" que te deixa invencivel por alguns s qegundos.

Há também algumas fases que são labirintos 3D, que nada mais são do que um corredor e você se movimenta pra esquerda e pra direita até destruir os inimigos e abrir o caminho até o próximo.

No lançamento europeu, Gryzor, não tem o modo 2 jogadores simultaneos. Ao inves disso, você tem que esperar um jogador morrer pro outro jogar.

Sobre as versões caseiras: a Ocean foi responsável pelos ports de "Gryzor" para ZX Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC, todas lançadas na Europa em 1988. Uma versão para IBM PC também foi lançada, mas apenas na Alemanha. As versões de Commodore 64 e IBM PC foram lançadas na América já com o título "Contra".

A versão para Nintendinho foi lançada logo no começo de 1988 na América mas só chegou na Europa em 1990. É a versão mais próxima ao Arcade. Foi aqui também que começou a disseminação da capa que lembrava o filme "Predador": a capa do jogo parecia com o poster do filme para os cinemas, aonde Arnold Schwarzenegger era Bill, Sonny Landham era Lance e no fundo havia um predador, que é bem parecido com o chefe final.

Uma versão para MSX2 foi lançada pela Konami exclusivamente no Japão em 26 de maio de 1989. Essa versão se diferencia das outras porque a tela não progrede lateralmente, mas o jogo roda tela por tela, como os clássicos Metal Gear e Vampire Killer da Konami nessa plataforma. O personagem tem uma barra de life também, facilitando um pouco a jogatina.

Mais recentemente, a Hamster lançou a versão do Arcade para PlayStation 2 como parte de um dos seus lançamentos retros na plataforma em 2006. Um segundo lançamento foi feito na Xbox Live Arcade, em Novembro do mesmo ano, sendo que pela Digital Eclipse. A versão do Arcade também está incluida na seguinte coletêa para Nintendo DS: Classics Series: Arcade Hits.

Já a versão do Nintendinho foi incluida numa coletanea lançada em 2002 para Microsoft Windows, junto com Super C e 3 jogos da série Castlevania lançados naquela plataforma. Contra e Super C também estão incluidos como um bonus escondido em Contra 4 de Nintendo DS.


Algumas screenshots e videos do jogo:

Arcade:



Nintendo 8-bits:



Amstrad CPC:



Commodore 64:



ZX Spectrum:



IBM PC (DOS):



MSX 2:



Xbox 360:




Pouco mais de um ano depois do lançamento original dos Arcades, o primeiro Contra ainda nem havia sido lançado para plataformas caseiras e a Konami já estava lançando uma segunda versão com uma série de upgrades em relação ao original...



Super C (Konami, Arcade) - Lançado no dia 8 de Janeiro de 1988, no Japão é conhecido como "Super Contra: The Alien Strikes Back" é uma continuação direta do jogo anterior, com algumas novidades que deixaram o jogo mais interessante.

O jogo se passa exatamente 1 ano depois do anterior. Bill e Lance são mandados em uma segunda missão, retomar uma base militar que foi dominada pelos aliens e tomá-la de volta. Eles deverão enfrentar seus próprios amigos em ordem de derrotar o inimigo. Como nesta versão ao jogo se difere muito nos arcades pras versões caseiras, irei falar de cada uma separadamente.

Sobre a versão Arcade: a resolução no Arcade era 224x280, ou seja, o jogo se tinha mais visão pra cima do que para o lado dando uma maior imersidade. E com os novos cenários com relevo aqui, essa visão só ajudava mais ainda na visualização do cenário. O modo 2 player também se mantém intacto, com os 2 jogadores ao mesmo tempo na tela.

Aqui, o jogo tem 5 estágios e há as mesmas 4 armas do jogo anterior, sem modificações. Os upgrades também estão de volta, sendo que dessa vez são representados por icones e não letras como no anterior.

Os estágios 1, 3 e 4 são em progressão lateral enquanto os estágios 2 e 5 são com visão aérea com movimentação 3D. Nesses estágios, o botão de pular é trocado por uma bomba que é atirada e mata todo mundo que está por perto.

Sobre a versão do Nintendo 8-bits: esta versão foi lançada no dia 2 de Fevereiro de 1990, que foi renomeada para Super C e em 1992 foi lançada na Europa sobre o titulo de Probotector II: Return of the Evil Forces.

Super C pegou todos os elementos da versão anterior e expandiu: gráficos, som e jogabilidade foram melhorados e são bem superiores ao Contra original. Várias modificações foram feitas em relação ao Arcade: aqui há 3 novas fases e um novo chefe final. Ou seja: depois do chefe final original há uma nova forma mais poderosa que você deve derrotar em ordem de ver o final do jogo.

Aqui, o lança-chamas foi modificado para um projétil que espalha fogo depois que é atirado. A ordem dos estágios e chefes também foi alterada aqui, sendo esta a versão mais completa do jogo.

Sobre a versão Européia: não era apenas o titulo que era modificado. Probobector tinha seus sprites modificados: ao inves de humanos, tinhamos robôs e a maioria dos inimigos eram robotizados também. Uma força de censura, na minha opinião. Até hoje não sabem o porque disso...

Outras versões: Super C foi lançado pela Distinctive Software para Commodore Amiga e IBM PC nas américas em 1990. Essas versões são baseadas na versão do Arcade, e não na de NES, como costumeira. Um port direto da versão do Arcade foi lançado na Xbox Live Arcade em 25 de Julho de 2007, com gráficos HD, músicas remixadas e modo multiplayer pela internet.

A versão de NES apareceu na coletanea de PC: Konami Collectos' Series: Castlevania and Contra em 2002 para Windows, no Virtual Console do Nintendo Wii em 2007 e o mesmo com Probobector 2 na Europa. Ambos jogos Contra e Super C estão incluidos como bonus no jogo Contra 4 de Nintendo DS.

Uma versão para celulares foi lançada no Japão em 5 de março de 2008, coincidindo com o lançamento de Contra 4 por lá. Essa versão tem os estágios do NES mas gráficos similares ao arcade e uma nova abertura.

Algumas screenshots e videos das versões do jogo:

Arcade:




Nintendo 8-bits:





IBM PC (DOS):



Commodore Amiga:




Xbox 360:



Em 1991, era a vez da série fazer a sua estréia nos video-game portáteis com seu primeiro lançamento no Game Boy, baseado na versão arcade de Super C...



Operation C (Konami, Game Boy) - Lançado em 8 de janeiro de 1991, é o primeiro lançamento portátil da série Contra e trás elementos similares aos jogos lançados no Nintendinho - Contra e Super C. No Japão o título do jogo é apenas "Contra" e, como de costume, na Europa é Probotector.

O jogador tem controle sobre Bill Rizer, que deve neutralizar uma base militar inimiga que está armazenando aliens na base deles. Como nos jogos de NES, há diferenças nos roteiros: na versão japonesa os inimigos são um exercito de uma nação sem nome e são hostil, usando a força alienigina para produzir armas. Na versão americana eles estão trabalhando para uma entidade chamada "Black Viper".

Outra pequena mudança é no nome do protagonista: mudaram de Bill (o "player 1" das versões anteriores) para Lance (o "player 2" das versões anteriores também). Probotector como sempre, troca os protagonistas e alguns inimigos por robôs.

O jogo tem um total de 5 fases, muitas delas parecidas com a do jogo Super C. Os estágios impares (1, 3 e 5) são jogados em progressão lateral e os pares (2 e 4) são com visão acima da cabeça. As músicas são versões remixadas do primeiro Contra e acrescentando algumas músicas novas como o tema dos sub-chefes e o tema do final.

Operation C foi o primeiro jogo da série que o modo auto-fire já era disponivel desde o começo, então a metralhadora dos jogos anteriores foi removida aqui. A arma laser também foi removida, ficando apenas a Shotgun e o lança-chamas, ambos da versão Super C. Entretanto, o jogo introduz uma nova arma com tiros que perseguem os inimigos.

A Shotgun atira em 3 direções, sendo que pode receber um upgrade e atirar em 5 direções se você pega-la duas vezes. A flametower não tem tiros recarregáveis, como em Super C, mas sim é baseada na versão original do Arcade.

Outra pequena diferença entre as versões, é que na japonesa o jogo permite você começar em qualquer uma das 4 fases iniciais do jogo. Na versão americana isso só pode ser feito depois de inserido o "Konami Code".

Operation C está incluido na coletânea "Konami GB Collection Vol. 1" pra Game Boy lançada em 1997 no Japão e em 2000 na Europa. A versão japonesa é identica à original mas adicionou suporte as bordas do Super Game Boy. Enquanto a versão européia é chamada de Probotector, ela manteve os personagens humanos do original e adicionou suporte completo ao Game Boy Color.


Conheça aqui a versão original e a colorida:






E por hoje é só. A série contra começou nos arcades, passou pelos principais consoles do seu tempo e em seguida chegaria também na geração 16-bits, mas sem esquecer os portáteis nesse meio tempo. No próximo post mais 3 jogos da série Contra e o fim do especial. Infelizmente nunca joguei uma versão mais recente que essas então não posso falar muito bem dos jogos assim... Quem sabe num futuro?

Lembrando que esse post foi feito à pedido de Hugo (@huguitow) atraves do Twitter e também recebi 3 pedidos essa semana e já estou avaliando e trabalhando encima deles para serem publicados em breve, então aguardem que ainda vem muita novidade por ai. Por enquanto é só...

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Valeu Usopp! Ficou ótimo o post! Bom mesmo! To aqui lendo sempre!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Show de imagens e de informações!

    Gostei da versão Spectrum (que eu não conhecia) e a do Game Boy preto e branco. Acho tão charmosos estes jogos do antigo portátil da Nintendo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Contra, é uma imersão aos filmes de ação da década de 80, muito tiroteio e olho firme na tela, 1 tiro e pronto, você já era. Conheci os jogos Contra no NES eu aluguei o cartucho na época pra ver como é mas só joguei pora valer a versão de SNES com o Contra 3 Alien Wars, depois descobri a versão de Arcade e achei muito boa. As versões para outras plataformas Commodore e tal são muito curiosas, acho legal ver os jogos além dos videogames famosos. Isso sim é legal ver além dos horizontes conhecidos. Show de bola carinha Usopp.

    ResponderExcluir
  4. Clássicos sempre vão ser lembrados e copiados. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  5. Amo o Contra 3 - the alien wars para Supernintendo. Um verdadeiro clássico. Confira no meu site: http://pontodovideogame.blogspot.com. Até!

    ResponderExcluir
  6. Contra e Super Contra ( NES ) Uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos!

    Parabéns pelo blog. Ótimo.

    []'s

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir