sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ghosts 'n Goblins Spin-Offs


Ultimate Ghosts 'n Goblins (Capcom, PSP) - Lançado no dia 13 de Agosto de 2006, foi o primeiro jogo da série a misturar gráficos 3D para os cenários e personagens com movimentação 2D dos jogos anteriores. Também foi o jogo que marcou à volta do designer original da série, Tokuro Fujiwara. O jogo ainda conta a mesma história de Arthur combatendo os demônios mas inclui várias mudanças nessa versão.


Nessa versão, há 3 modos de jogo disponiveis: Novice, Standard e Ultimate Mode. No modo Standard, Arthur tem 6 vidas e quando ele perde uma é ressucitado na mesma hora no lugar onde morreu. A armadura agora pode levar mais de 1-hit quando equipada com power ups e quando ele perde toda a armadura e fica só de cuecas ele ainda leva 1-hit antes de morrer.

No modo Ultimate o jogo fica mais parecido com os antigos: Arthur tem menos vidas e quando ele morre volta à um determinado lugar do mapa ao inves de ressucitar no lugar que morreu. Também irá apenas 1-hit pra perder a armadura. Esse modo foi feito para os jogadores hardcores que já estão acostumados com a série.

Já no Novice, é uma versão mais fácil do modo Standard, sem alguns obstáculos no caminhos e alguns estágios removidos. A jogabilidade é a clássica da série, com um botão pra pular e o outro pra atacar e ainda com o comando de pulo duplo. Também há novas armas e um ataque secundário que pode ser um escudo, a bota para dois pulos e diferentes tipos de armaduras que dão à ele poderes dos mais diversos.

Os novos estágios estão um pouco diferentes: apesar da ambientação ser parecida com os antigos foram adicionados vários caminhos extras para você achar os Anéis de Ouro que estão escondidos nos mesmos para poder ter acesso a batalha final do jogo.

Em 2007, uma versão melhorada do jogo foi lançada apenas no Japão com o titulo de "Goku Makaimura Kai". Essa versão diminuiu bastante a dificuldade do jogo, trouxe novos inimigos e novos estágios, novas magias e continues limitados. Outras mudanças nessas versão foram que Arthur agora é obrigado a completar os estágios numa ordem pré-determinada e não tem como ressucitar no lugar onde morreu em nenhuma das dificuldades.

Arthur também pode usar o pulo duplo desde o inicio do jogo e é obrigado a jogar todos os estágios duas vezes como nas versões clássicas do jogo. Também foram diminuidos os HP dos chefes e inimigos, assim como os seus ataques. O level design também ficou mais fácil e a mágia agora é infinita, como em Super Ghouls 'n Ghosts.

Alguns videos e screens do jogo:





Continuando com os lançamentos inéditos da série, a Capcom lançou dois jogos para o iPhone/iPod Touch que seguiam a mesma formula do Ultimate Ghosts 'n Goblins, mas com algumas pequenas novidades...



Ghosts 'n Goblins: Gold Knights/Ghosts 'n Goblins: Gold Knights II (Capcom, Apple iOS) - Lançados em 11 de Novembro de 2009 e 12 de Agosto de 2010, respectivamente, são os ultimos jogos lançados da série até o momento. Bem similar ao jogo do PSP, o jogo mistura gráficos 3D com elementos de jogabilidade 2D.

A grande novidade aqui é que o jogo trás novos personagens selecionais além de Arthur e cada um tem seus próprios atributos e armas. Enquanto Lancelot tem um ataque enquanto pula, Perceval tem um ataque enquanto usa o Dash. Lancelot também é capaz de atirar lanças mais longe do que Arthur mas seu ataque é mais fraco do que o dele. Já Perceval ataca muito melhor de perto.

Um jogo começa logo após o termino do outro: depois de derrotar o Cliffhanger no primeiro Gold Knights, Lancelot é sequestrado e Perceval aparece para ajudar Arthur a acabar de vez com os demônios e salvar Lancelot.

O jogo recebeu inúmeras mudanças para ficar mais fácil do que os outros da série, devido a jogabilidade no iPhone/iPod Touch que não é tão rápida e precisa como num joystick de verdade. Há também modos variados inclusos que dão certos poderes aos jogadores e variam um pouco mais.

Os dois jogos foram bem aceitos pela midia, tendo sido criticado apenas pelos controles que são um pouco dificeis em algumas partes e por não conter suporte a nova tela de Retina dos novos iPhones/iPod Touch.

Alguns videos e screens do jogo:





 Gold Knight II:





Como toda série de sucesso, ao decorrer dos anos a série recebeu vários spin-offs que permitia você jogar com os demônios ao inves dos Cavaleiros.



Gargoyle's Quest (Capcom, Game Boy) - Lançado dia 2 de Maio de 1990, foi o primeiro spin-off da série Ghouls 'n Ghosts que permitia que você jogasse com um dos demônios para salvar os monstros da destruição total.

No jogo você controla Firebrand, um gargoyle que está predestinado a virar o Red Blaze, que salva o mundo dos monstros da fúria do Rei Breager e trás paz de volta à sua terra.

O jogo consiste em dois tipos de áreas: uma com visão sob a cabeça do personagem que é aonde você navega pelo mapa do mundo ou das cidades e a outra é o clássico estilo plataforma 2D aonde há os estágios com um chefe no final de cada uma. Quando viajando pelo mapa, Firebrand pode ter encontros aleatórios com os inimigos, como em um RPG. Nessa hora a tela muda para o modo plataforma e você tem que derrotar o inimigo para poder continuar no jogo.

Firebrand pode andar, pular (variando a altura dependendo dos itens obtidos), escalar paredes, voar por um determinado tempo (que também varia de acordo com os itens obtivos) e atirar bolas de fogo. No começo do jogo esse projétil de fogo é bem curto e tira pouco dano, mas de acordo com o passar do jogo ele vai melhorando e ficando mais forte.

Alguns videos e screens do jogo:





2 anos depois, a Capcom lançou uma pre-quel para o jogo anterior, só que dessa vez o jogo recebeu um lançamento também para o Nintendo 8-bits.



Gargoyle's Quest II: The Demon Darkness (Capcom, NES/Game Boy) - Lançado no dia 17 de Julho de 1992, na verdade é uma prequel do jogo anterior mas dessa vez também fez uma aparição no console de mesa da Nintendo.

A história aqui mostra Firebrand ainda jovem, treinando na sua terra natal de Etruria. Um dia, quando Firebrand está treinando em uma dimensão alternativa, uma Luz Negra aparece do nada e destrói sua casa. Quando ele retorna do treinamento, um Ghoul à beira a morte diz pra ele voltar rapidamente e falar com o Rei. Quando chega lá, encontra o Rei Morock à beira da morte que o entrega o Spectre's Fingermail e manda-o numa jornada que irá revelar o mistério da Luz Negra.

A jogabilidade se manteve praticamente intacta em relação do primeiro jogo, há não ser pelo fato de que os encontros aleatórios no mapa foram totalmente removidos aqui e a adição do Tornado Mágico. E também, Firebrand se movimenta muito mais rápido no mapa do que no jogo anterior.

O jogo foi relançado em 1993 para Game Boy, apenas no Japão, que era uma versão melhorada da original contendo novos estágios. Um lançamento estava planejado para as Américas em julho de 1993 mas foi cancelado logo em seguida.

Alguns videos e screens do jogo:





Novamente com 2 anos de diferença pro anterior, foi a vez do Super Nintendo receber um jogo da série de spin-offs de Ghouls 'n Ghosts.



Demon's Crest (Capcom, Super Nintendo) - Lançado no dia 21 de Outubro de 1994, foi o terceiro e até agora último jogo que conta com Firebrand como protagonista do jogo e também spin-off da série.

Aqui, Firebrand é acordado depois que muitos anos se passaram dos acontecimentos dos jogos anteriores se passaram. O mundo mais uma vez está em guerra e cabe a Firebrand trazer o balanço que uma vez já foi estabelecido à terra dos demônios.

Firebrand está em uma jornada para coletar todos os Cristas Elementais, pedras mágicas que providem o poder de seus respectivos elementais: Fogo, Terra, Água, Ar, Tempo e Paraíso. Segundo a lenda, quando todas as cristas são combinadas, a Crista do Infinito irá surgir dando ao portador poderes infinitos e o poder sobre todos os reinos da Terra.

A jogabilidade dessa vez foi expandida novamente, mas com os elementos já clássicos como a visão aérea na navegação do mapa e as partes 2D que são os estágios porém agora há vários itens que não só dão atributos à Firebrand como também podem ajudar a achar passagens escondidas e encher sua energia.

Alguns videos e screens do jogo:





E com isso eu fecho a série Ghosts 'n Goblins. Alguns de vocês podem se perguntar porque eu não estou falando dos dois jogos da série Maximo mas a resposta é bem simples: eu só falo de jogos que eu já joguei aqui no blog e como eu nunca joguei a série Maximo eu vou deixar pra falar desses dois jogos em uma outra ocasião que eu conhecer melhor o jogo.

Na próxima semana eu trarei um jogo de PlayStation que nunca ganhou uma continuação mas era até divertido e acredito que poucas pessoas conheçam, então fiquem de olho pro próximo post na sexta-feira que vem.

Bom, por hoje é só. Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Realmente seu Blog esta espetacular!!!,
    digo isso pq vc fez a matéria de uma série de jogos que eu gosto demais, meus parabens vc acertou de primeira.

    ResponderExcluir
  2. E ai João blz belo post cara sobre esses jogos classicos como novo por aqui sou um retrogamer e curto jogos antigos .Descobri o seu blog por acaso meu irmão tava vendo umas imagens de street fighter.E nisso ficou aberta a pagina do seu blog no meu notebook e fui ver o que tinha a mais nele e curti viu o conteudo sobre s materia do street e essa agora .Vou conferir mas ele e comentar a respeito sobre os outros jogos cara .
    Falow ai e continue com o seu blog que ta perfeito .

    ResponderExcluir
  3. Que bom vocês gostaram desse post galera! A melhor coisa que um bloggeiro pode querer ter hoje é reconhecimento e com esses comentários eu apenas fico me preocupando em trazer ainda mais coisas de qualidade!

    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir