sábado, 15 de janeiro de 2011

Ghouls 'n Ghosts / Super Ghouls 'n Ghosts



Ghouls 'n Ghosts (Capcom, Capcom Play-System 1) - Lançado em 1988 para a sua recém-lançada placa de Arcades, é a continuação de Ghosts 'n Goblins e o segundo jogo da série. Assim como seu antecessor, também foi lançado em uma série de computadores caseiros e nos principais consoles da época além de ter aparecido em várias coletâneas da Capcom.


A jogabilidade é quase a mesma do jogo anterior mas dessa ve ela veio com mais precisão, o que era um dos problemas do jogo anterior. Agora você tinha um pulo mais preciso, que você podia controla-lo no ar, diferente do anterior que você pulava e tinha que torcer pra cair na plataforma certa. E sim, mais uma vez em ordem de fechar o jogo você tinha que jogar todas as fases duas vezes até enfrentar o verdadeiro chefe final. A Capcom sempre apostou forte nos jogadores hardcores na época, fazendo com que muitos gastassem muitas fichas na época pra finalizar esse jogo.

Quando você finaliza as fases pela primeira vez e derrota o falso chefe final, você ganha uma arma especial que irá liberar a passagem secreta que levará direto a tumba de Lucifer no estágio 5. Há também alguns tesouros secretos que são ativados quando você pula em certos lugares e eles são revelados, e neles pode vim a Armadura Dourada que é o novo upgrade de Arthur. Com ela você pode escolher uma arma diferente e usar um ataque especial da mesma.

Ports do jogo foram lançados na Europa em 1989 para Amstrad CPC, Commodore Amiga, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum feitos pela Software Creations e diminuiram bastante a qualidade em relação ao original, mesmo no Amiga que tinha uma ótima capacidade. A Sega lançou um port para o Mega Drive em 1989 que saiu no Virtual Console do Nintendo Wii em 2007.

Ela também lançou um port para o Master System em 1990 que trouxe várias mudanças como um sistema de power-ups que permitiam o jogador a entrar em shoppings secretos e aumentar a força de partes da armadura; melhorando o capacete dava acesso a novas armas e magias, o peitoral diminua o dano levado pelos golpes e as botas aumentavam a velocidade de locomoção.

A NEC chegou a lançar uma versão para o seu defasado Supergrafx em 1990, e foi um dos cinco titulos lançados para essa plataforma. Em 1994 a própria Capcom lançou um port perfeito para o computador da Sharp X68000. Em 1998, a Capcom lançou a coletânea Capcom Generation 2 para PlayStation e Saturn no Japão, que contém os dois primeiros jogos e o Super Ghouls 'n Ghosts. A versão do PlayStation fio lançada num bundle na Europa chamado Capcom Generations, e era entitulado Capcom Generations: Chronicles of Arthur. Na América ela lançou a coletânea Capcom Classics Collection Vol. 1 para PlayStation 2 e Xbox em 2005 e sob o titulo Capcom Classics Collection: Reloaded em 2006 para PSP.


Alguns videos e imagens do jogo:


Capcom Play-System 1:




ZX Spectrum:



Amstrad CPC:



Commodore 64:



Commodore Amiga:



Atari ST:



NEC SuperGrafx:



Master System:



Mega Drive:



Sharp X68000:



Só um pequeno esclarecimento: não é como se esse jogo fosse uma continuação direta ou coisa do tipo mas sim uma releitura do jogo anterior com melhores controles e gráficos. E  uma pequena curiosidade do jogo: a trilha sonora original do jogo foi composta por Tamayo Kawaamoto, mas nos ports de computador também há faixas novas comportas por Tim Follin entre alguns arranjamentos das músicas antigas.

Em 1991, a Capcom preparou uma nova releitura para o Super Nintendo que trouxe uma série de coisas novas ao jogo...



Super Ghouls 'n Ghosts (Capcom, Super Nintendo) - Lançado logo após o lançamento do Super Nintendo, foi o terceiro jogo da série e também foi lançadas nas coletâneas citadas anteriormente para PlayStation, PlayStation 2, Xbox e PSP e também apareceu no Virtual Console do Nintendo Wii. E teve uma versão para Game Boy Advance que foi lançada em 2002 com novas fases e modos de jogo.

Novamente você tem o controle sobre Arthur que deve salvar a princesa dos demônios. O antagonista da ve se chama Emperador Sardius (chamado de Samael na versão japonesa) que sequestrou a princesa com o objetivo de tomar posse do Bracelete dos Deuses, a única arma capaz de derrota-lo. A jogabilidade é no mesmo estilo do jogo anterior e a dificuldade alta que era típica da série está presente aqui também.

O upgrade da armadura também está presente, permitido que Arthur defenda ataques e use magias quando em posse da armadura dourada. Uma das poucas novidades é a presenta de diferentes armas que não só tem danos diferentes como também podem variar a velocidade de ataque, o tempo de vulnerabilidade de Arthur e o dano causado pela mesma. Aqui o pulo recebeu um novo comando; o pulo duplo, no qual o primeiro não pode ser mais controlado no ar, mas o segundo pode. No caso, se você pular pra frente e achar que vai cair, basta pular novamente e segurar pra trás que o personagem irá recuar.

Outra novidade é o sistema de baús escondidos que mudaram um pouco o jogo. São nesses baús que Arthur achará os upgrades, as armas e itens que melhorarão sua magia e ataque. Eles são acionados do mesmo jeito do jogo anterior: você precisa andar sobre eles ou saltar por cima deles para que eles sejam revelados. E só pra não perder o costume da série, você novamente tem que terminar o mesmo estágio duas vezes em ordem de ver o verdadeiro final do jogo.

A versão para Game Boy Advance, que foi chamada pelo mesmo nome em seu lançamento, tem um novo modo no qual além de permitir o acesso a fases novas feitas exclusivamente pra essa versão também já dá acesso desde o começo do jogo ao Bracelete dos Deuses, ajudando um pouco na dificuldade do jogo. Mas diferente da versão lançada nas coletâneas, essa versão ainda mantém os slowdowns presentes na versão original do Super Nintendo.


Alguns videos e screens das versões do jogo:

Super Nintendo:




Game Boy Advance:





Uma curiosidade sobre esse jogo é que o original de Super Nintendo vendeu 1 milhão de cópias durante o seu lançamento na época, sendo este o jogo mais vendido da Capcom de todos os tempos.

Como toda série de sucesso da Capcom, o jogo recebeu uma série de remakes recentemente e na época ainda recebeu uma série em spin-off que permitia você controlar os inimigos de Arthur em aventuras que se passavam muito tempo antes do demônio tentar sequestrar a princesa e depois do jogo também, irei comentar sobre eles no próximo post que será o último da série, então se preparem porque serão 6 jogos em um único post, será um pouco longo.

Bom, por hoje é só. Sigam-me os bons! \o\~~~~~~~~

3 comentários:

  1. Tinha que lançar o Ghoul 'n ghosts do nintendo Wii.

    ResponderExcluir
  2. onde faço download do game par ao pc
    super ghouls n ghost
    kaioc7@hotmai.com

    ResponderExcluir
  3. Cara sou fã desse jogo!
    Comecei a jogar na versão do master system e me apaixonei!
    Ai ai depois na versão do sness!
    To loco pra conseguir a versão do PSP, será que tem uma dele versão pra pc ou algum tipo de emulador?

    ResponderExcluir