sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Road Rash: Parte 2


Road Rash (Monkey Do Productions / New Level Software, 3DO) - Lançado em 1994, é o terceiro jogo da série e também um remake do primeiro jogo com novos gráficos e com bastante novidades graças ao uso da midia CD dos consoles de nova geração que estavam saindo naquela época.


No jogo, há 5 pistas para se escolher (todas elas situadas no estado da California): The City, The Peninsula, Pacific Highway, Sierra Nevada e Napa Valley. Cada uma das pistas tem a sua caracteristica única. Outra coisa notada logo de cara é que o desafio do jogo aumentou: agora há bem mais carros na rua, já que agora o jogo não tem apenas 2 faixas na pista e ele também é bem mais rápido do que os anteriores.
       
Graças ao uso do CD, as animações que eram feitas em Sprites foram trocadas por videos gravados com atores reais e também trazia uma trilha sonora com 14 músicas de bandas da gravadora A&M Records, entre eles: Soundgarden, Paw, Hammerbox, Therapy?, Monster Magnet e Swerverdriver. Trilha essa que rendeu um prêmio pouco tempo depois que o jogo foi lançado de  "Melhor Trilha Sonora do Ano" em 1994.

Aqui também há pessoas na rua, atravessando, mandando um sinal, andando de skate... E todas elas você pode atropelar; outra novidade no jogo. Também havia uma variedade bem maior de armas, 8 no total. Também há um novo golpe que é desferido segurando pra baixo e apertando o botão de soco, ai o motoqueiro dava um chute que empurrava o inimigo pra fora da pista. O jogo progredia assim como os anteriores: você completava as 5 pistas e depois tinha que repeti-las em uma dificuldade maior.
       
As motos aqui também são separadas por categorias: Sports/GT (Européias), Race Replicas (Japonesas) e Cruisers (Americanas). As Sports/GT  são boas na direção mas tem um motor médio e um peso médio, Race Replicas são leves e rápidas e as Cruisers que são pesadas, não fazem curvas direito mas tem um motor poderoso. As motos mais caras tem também Nitro para ser usado.
       
Outra pequena novidade no jogo era uma tela de seleção de personagens aonde você podia escolher o personagem pelo seu temperamento, habilidade com as motos e o dinheiro inicial dele; uma adição bastante legal.

No mesmo ano, o jogo foi lançado também para Sega CD (sendo que esta versão perdeu nos gráficos que são mais parecidos com Road Rash 3 do Mega Drive), e 1995 foi lançado para PlayStation e Sega Saturn e em 1996 saiu nos PCs.

Algumas screens e videos das versões:



PC:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

3DO:



Sega CD:





Esse jogo foi o ápice da série. Jogabilidade rápida e fluida, muito caos rolando na estrada, trafego de carros e pedestres bem maior que o original e os videos deram um charme único ao jogo. A terceira versão do Mega Drive foi como uma despedida para os fãs que ainda tinham o console da Sega e como vocês viram trouxe bastantes conceitos desse jogo.

Já no próximo jogo, começaria o declinio da série...



Road Rash 3D (Electronic Arts, PlayStation) - Lançado dia 31 de Maio de 1998, foi o quinto jogo da série e o primeiro jogo a ser feito totalmente em 3D com poligonos e também o primeiro exclusivo para o console da Sony.

Não há muito o que se falar aqui: o jogo progredia assim como os outros, tinha a loja com as motos dividida em sessões e a trilha sonora licensiada com bandas de Rock também estava presente porém nem tudo são flores nessa versão. Com o uso dos poligonos a velocidade do jogo caiu bastante e o tráfego de carros e pessoas na pista também caiu bastante.
       
Os combates aqui também são menos intensos, o jogo é mais voltado à corrida em si do que na pancadaria. O mapa da cidade era bem grande e dividido por partes: em algumas pistas você passaria pela mesma parte de uma anterior só que numa bifurcação mais à frente você dobraria à direita e não à esquerda. Uma olhada no video abaixo e vocês entenderão porque não tem muito o que falar e tudo o que eu falei acima é verdade:




Não que o jogo tenha ficado pior ou nada do tipo: é que depois de uma versão super rápida e com completo caos eles diminuiram um pouco da violencia, talvez pra evitar um selo de maturidade no jogo, e a velocidade do jogo foi diminuida porém com isso eles conseguiram fazer com que os gráficos ficassem bem melhores.

A próxima versão do jogo não foi feita pela EA mas foi licensiada pra outra empresa fazer o jogo...



Road Rash 64 (Pacific Coast Power & Light, Nintendo 64) - Lançado em Novembro de 1999, foi o sexto jogo da série e também o primeiro feito exclusivamente para um console Nintendo. A empresa, responsável pelo jogo, Pacific Coast Power & Light, era formada por ex-funcionários da EA e foi dirigido por Don Traeger, um dos cabeças das versões antigas.

O jogo inicialmente seria um port de Road Rash 3D para o Nintendo 64, porém a THQ decidiu por ser um jogo totalmente novo no meio do seu desenvolvimento. O jogo foi desenvolvido com uma formula parecida com a de F-Zero X: os gráficos usavam modelos e poligonos de baixa qualidade para poder se colocar mais inimigos e trafego de carros na pista (coisa que estava em baixa na versão anterior).
       
Outra coisa que estava em baixa na versão anterior e voltou melhor aqui foram os combates, que estavam bem mais dinâmicos e rolavam mais livremente. As armas estavam presentes em massa, assim como marretas e teasers de choque.

Uma pequena novidade do jogo foi a adição de atalhos escondidos na pista e os multiplicadores de poder que aumentavam o dano do personagem por algum tempo. Outra coisa que também pode ser notada são que as motos dessa vez não são  baseadas em modelos reais como nos jogos anteriores, elas eram mais "surreais" nessa versão.
       
Outra novidade também é que as pistas agora são interligadas: a próxima corrida sempre começa onde a anterior terminou e há varios caminhos pra se tomar no meio da corrida que podem levar o jogador a várias rotas diferentes. O jogo também tinha um modo exclusivo de 4-Players graças as várias entradas de controles disponiveis no console. Vejam o video abaixo pra conhecer um pouco mais do jogo:




Enquanto a THQ lançava esse jogo no Nintendo 64, a EA estava preparando um novo jogo para o PlayStation que depois de algum tempo também receberia uma versão para o portátil da Nintendo.



Road Rash Jailbreak (Electronic Arts, PlayStation / Magic Pockets, Gameboy Advance) - Lançado no fim de 1999 na Europa e em janeiro de 2000 nos Estados Unidos, foi o sétimo e último jogo da série lançado até o momento. Também é o primeiro jogo da série a ter uma história como plano de fundo.

A história apesar de boba adicionava alguns fatores interessantes ao jogo: Spaz, que era o maior corredor de rua de todos os tempos foi preso e o jogador tem como objetivo disputar com as outras gangues  pra ver quem iria conseguir tirar o cara da prisão primeiro. Com esse pretexto e com um sistema de combates renovado, mas não tão melhorado assim, o jogo tentou voltar as origens e tentou fazer um meio termo entre os bons gráficos de Road Rash 3D e as corridas rápidas do Road Rash 64, mas ficou no meio termo mesmo.
       
O sistema de combate não era tão bom quanto eles prometeram e mais fazia o jogador cair da moto por não conseguir controlar a moto e acertar o inimigo do que qualquer coisa. Os gráficos estavam bons, o controle da moto era bem fluido e também teve o retorno dos pedestres ao jogo. O trafego de carros também estava maior aqui, aumentando um pouco mais o desafio.

Havia um modo para 2 jogadores com a tela dividida no meio que era bastante legal de jogar e tinha vários modos diversificados como um deles em que 1 player era o policial e o outro o bandido. Também um  novo modo no qual se jogava de 2 mas apenas em 1 moto, o segundo player ficava acoplado a moto desferindo golpes e mandando embora os concorrentes.

Algumas screens e videos do jogo:







Em 17 de Setembro de 2003, foi lançada uma versão desse mesmo jogo para o GBA, só que ela não lembra em NADA a versão do PlayStation, há não ser a capa e o nome que eles compartilham. Mas isso não quer que o jogo não seja bom, muito pelo contrário.

Entre os modos nessa versão há o Wild Race, que é o já famoso modo de completar as pistas em diferentes leveis de dificuldade no qual você escolhe entre 3 personagens, cada um com suas caracteristicas próprias, e no fim de cada corrida você pode fazer um upgrade na moto pra melhora-la. O modo Cop Patrol também está presente aqui assim como o 2-Player mode. Sem muita inovação, o jogo fez essa aparição timida no portátil da Nintendo.
          
Aqui a única coisa nova são os itens que na versão do Nintendo 64 eram multiplicadores ou armas pros personagens aqui se tornou algo mais estilo Mario Kart: armadilhas e projeteis que são atirados nos outros corredores, tirando um pouco da identidade original do jogo. O jogo pode ser um pouco monotono pra alguns, já que não toca nenhuma música durante a corrida.
          
Os poligonos do jogo original foram trocados por sprites em 2D nessa versão, dando uma impressão mais cartunesca como nos primeiros jogos da série. E até há alguns pedrestres nas pistas, mas por censura do portátil elas apenas diminuem a sua velocidade e você não as atropela como antigamente.

Veja algumas screens e videos do jogo:





E só para finalizar com chave de ouro: em 2006 a EA lançou pra PSP uma coletânea entitulada "EA Replay" na qual continha, entre outros clássicos da era 16 bits, os 3 primeiros jogos da série Road Rash. No primeiro jogo, a trilha original composta por Rob Hubbard foi removida devido a um problema com direitos autorais e no Road Rash 3 havia um modo para se jogar de 2 via AD-Hoc.

Aqui a capa do jogo:



E com isso, fechamos todos os jogos da série Road Rash. Infelizmente desde a versão Jailbreak, a EA nunca mais se pronunciou quanto ao desenvolvimento de um jogo novo da série. O que pra muitos, como eu, é bem triste, porque o que não falta é vontade de jogar um Road Rash com os gráficos de hoje e aquela velocidade clássica!

Semana que vem pode esperar por mais jogos clássicos nessa mesma hora e nesse mesmo canal...

Sigam-em os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Road Rash era realmente divertido!!! Bons tempos aqueles... mas eu gostava mesmo é do 2D. Aquele sim garantia boas horas de muitas risadas

    ResponderExcluir
  2. Tá faltando um RR nessa geração... ;(

    ResponderExcluir
  3. Sim, está. Mas do jeito que a EA vem fazendo porcalhada com vários jogos dela eu tenho até medo de que um novo Road Rash saia.

    ResponderExcluir
  4. i gonna break,i gonna break my;i gonna break my rusty cage

    ResponderExcluir
  5. Olá João Carlos, também sou louco pela série Road Rash, joguei quase todos as versões que você colocou aqui, mas gostaria de ouvir as músicas do Road Rash do Sega CD, por um acaso você ou alguém sabe quais eram as músicas que tocava naquela versão?

    ResponderExcluir