sexta-feira, 16 de junho de 2017

Mega Man: Maverick Hunter X


Mega Man Maverick Hunter X (Capcom, PSP) - Lançado em 15 de Dezembro de 2005 como Irregular Hunter X (イレギュラーハンターX) no Japão, este é um remake do primeiro Mega Man X lançado exclusivamente no PSP que trás novos recursos e várias mudanças. O intuito desse post é mostrar as diferenças entre o remake e o original e mostrar quais armas são obtidas quando se jogam com o Vile. Para ver o post do original, basta clicar aqui.


Mavericks

Chill Penguin [アイシー・ペンギーゴ]
Apelido: Lorde dos Planícies Nevadas
Dublador: Ryuuzou Ishino / Dean Galloway
Altura: 1,63m
Peso: 108kg
HP: 32
Armas Obtidas: Distance Needler, Serotinal Bullet,
Infinity Gig, Parasite Sword,
Sea Dragon's Rage, Frozen Castle
Dano: 0 (Bafo de Gelo); 2 (Shotgun Ice);
4 (Estátuas de Gelo); 6 (Contato, Escorregão)
Ponto Fraco: Wild Horse Kick

Spark Mandrill [スパーク・マンドリラー]
Apelido: Rei Trovão dos Punhos de Bala
Dublador: Takashi Nagasako / Randy Brososky
Altura: 3,05m
Peso: 294kg
HP: 32
Armas Obtidas: Go-Getter Right, Nervous Ghost,
Quick Homesick, Rumbling Bang, Peace Out Roller
Dano: 4 (Electric Spark); 6 (Contato, Soco)
Ponto Fraco: Sea Dragon's Rage

Armored Armadillo [アーマー・アルマージ]
Apelido: Guerreiro Blindado de Aço
Dublador: Kenta Miyake / Noah Umholtz
Altura: 1,94m
Peso: 232kg
HP: 32
Armas Obtidas: Zip Zapper, Egoistic Pill,
Marooned Tomahawk, Territorial Pow, Deadstar Hug
Dano: 4 (Raio); 6 (Contato, Rolamento, Raios Devolvidos)
Ponto Fraco: Go-Getter Right

Launch Octopus [ランチャー・オクトパルド]
Apelido: General Militar das Profundezas
Dublador: Tetsuharu Ohta / Jonathan Love
Altura: 2,38m
Peso: 182kg
HP: 32
Armas Obtidas: Humerus Crush, Spoiled Brat,
Necro Burst, Two Headed Slash, Splash Hit
Dano: 1-15 (Drenagem de Energia);
2 (Mísseis, Torpedo); 4 (Contato)
Ponto Fraco: Deadstar Hug

Boomerang Kuwanger [ブーメル・クワンガー]
Apelido: Saltor do Espaço-Tempo
Dublador: Hisashi Izumi / Ethan Cole
Altura: 2,42m
Peso: 94kg
HP: 32
Armas Obtidas: Lost Lamb, Fatboy,
Metal Crescent, Stubborn Crawler, Burning Drive
Dano: 2 (Boomerang Cutter); 4 (Contato, Dead Lift)
Ponto Fraco: Humerus Crush

Sting Chameleon [スティング・カメリーオ]
Apelido: Espírito Atirador Afiado da Floresta Assombrada
Dublador: Hiroshi Shimozaki / Roger Rhodes
Altura: 1,77m
Peso: 77kg
HP: 32
Armas Obtidas: Buckshot Dance, Popcorn Demon,
Trident Line, Cerberus Phantom, Hot Icicle, Green-Eyed Lamp
Dano: 2 (Espinhos, Chameleon Sting); 4 (Contato, Língua de Ferro);
8 (Espinhos no Teto)
Ponto Fraco: Metal Crescent

Storm Eagle [ストーム・イーグリード]
Apelido: Príncipe dos Céus
Dublador: Daisuke Kageura / Tommy James
Altura: 2,50m
Peso: 135kg
HP: 32
Armas Obtidas: Banzai Beetle, Longshot Gizmo, Straight Nightmare,
Bang Away Bomb, Dragon's Wrath, Speed Devil
Dano: 0 (Storm Tornado), 1 (Mini-Birds); 4 (Contato, Mergulho)
Ponto Fraco: Cerberus Phantom

Flame Mammoth [バーニン・ナウマンダー]
Apelido: Petroleiro Impetuoso
Dublador: Kenta Miyake / Gerald Matthews
Altura: 3,21m
Peso: 327kg
HP: 32
Armas Obtidas: Triple 7, Golden Right, Fire Murrain,
Rising Specter, Sword Bouquet, Wild Horse Kick
Dano: 0 (Óleo), 2 (Bola de Fogo, Fire Wave); 4 (Contato)
Ponto Fraco: Banzai Beetle


Novo Conteúdo

Os remakes geralmente trazem mudanças drásticas aos jogos, mas no caso de Maverick Hunter X essas mudanças não foram tão significativas porque não houveram continuações.


  • Novos gráficos em 3D.
  • Personagens e itens refeitos e atualizados (em destaque, os Mavericks). É bom lembrar que vários desses itens atualizados são bem similares ao design e função deles em outro jogo 3D da série, Mega Man X8, que foi lançado no mesmo ano que esse jogo. Itens similares presentes em ambos os jogos incluem o design das cápsulas do Dr. Light, recarregador de munição e energia, o design e os mecanismos dos "Ride Armor".
  • Uma nova animação dividida em 4 capítulos chamada "The Day of Σ" que mostra como era o mundo antes de Sigma se tornar um Maverick.
  • Uma "Navigator" aparece no jogo falando diretamente com X na fase inicial, mas não conversa com ele durante as fases como as outras navigators de outros jogos. Entretanto, Zero não fala com X cara-a-cara depois de derrotar os 8 Mavericks mas sim via transmissor de rádio (Zero encontrava com X e falava diretamente com ele na versão clássica).
  • A possibilidade de jogar como Vile depois de completar o jogo. Vile adquire armas únicas cada vez que um Maverick é derrotado que podem ser acopladas ao seu Braço, Ombro e Pernas e serem selecionadas antes de cada fase ser iniciada. Ele pode usar essas 3 armas ilimitadamente mas não pode usar nenhuma outra arma além dessas 3 durante uma fase. Cada ataque utiliza um pouco do sistema de carregamento rápido de Vile, entretanto há algumas habilidades que não podem ser utilizadas durante esse estado. Isso foi compensado de alguma maneira permitindo que ele pegue as partes do Speed Devil e Frozen Castle para aumentar a sua defesa e velocidade. De acordo com os comentários de Keiji Inafune no artbook Mega Man X Official Complete Works, ele escolheu Vile deliberadamente para ser o segundo personagem jogável para dar ao jogador uma oportunidade de ver o mesmo evento através da perspectiva de um vilão, achando que seria "muito óbvio e tedioso" se a nova opção fosse jogar com o Zero.
  • Vários diálogos foram adicionados ao jogo, principalmente entre X e os Mavericks, Vile, Zero e Sigma. Vile tem conversas parecidas durante o seu jogo. Esses diálogos são todos dublados, trazendo o mesmo recurso de diálogos apresentados em Mega Man X8 aqui também.
  • Estranhamente, o discurso de Sigma pós-créditos foi removido.
  • No final da fase de introdução, agora o Vile tem uma barra de energia e X deve derrotá-lo para conseguir passar de fase.
  • Alguns dos melhoramentos e bônus foram removidos também. Por exemplo, a "Foot Part" é impossível de perder no original, uma vez que X não pode proceder pela fase do Chill Pengum sem adquiri-la. Em Maverick Hunter X, este melhoramento está localizado na fase do Flame Mammoth em uma área secreta que guardava o melhoramento do X-Buster no original. É bem mais fácil acessar essa sala, uma vez que no original era necessário do melhoramento do capacete da fase do Storm Eagle para poder acessá-la.
  • Em ambas as versões do jogo (original e o remake), o melhoramento do X-Buster pode ser recebido de Zero. Apesar de ser idêntico à cápsula de melhoramento no original, o remake fez questão de que X fosse capaz de disparar exatamente o mesmo tiro carregado que o próprio Zero utiliza enquanto está de posse naquele Buster no início. Uma vez que as partes de X são idênticas às utilizadas por Zero, a transferência da parte de Zero para X no remake irá garantir à X o mesmo tiro poderoso que Zero utilizou contra Vile no estágio de abertura, apesar de que quando X usa o mesmo durante o Free Play Mode ele ainda não pode causar nenhum dano ao Ride Armor de Vile.
  • As fases na Sigma Fortress tem layouts completamente diferentes.
  • A batalha de Vile contra X e Zero foi movida do começo da primeira fase para a penúltima fase, bem antes de enfrentar o chefe D-Rex.
  • As ordens dos chefes nas fases finais foram completamente mudadas no remake:
  1. A batalha na 1ª Fase Final contra Bosspider irá envolver revanches contra Launch Octopus e Boomerang Kuwanger.
  2. A batalha na 2ª Fase Final contra Rangda Bangda irá envolver revanches contra Armored Armadillo, Storm Eagle e Spark Mandrill.
  3. A batalha na 3ª Fase Final contra D-Rex irá envolver revanches contra Chill Penguin, Sting Chameleon e Flame Mammoth seguidos de Vile (lutando sem o seu Ride Armor) antes de encarar D-Rex.
  • O método de adquirir a cápsula secreta do Hadouken também mudou em relação ao original. Só é necessário fazer uma viagem, mas requer que não se leve nenhum dano na fase até chegar ao local.
  • O próprio Hadouken funciona da mesma maneira, com uma pequena mudança: a forma final de Sigma não é mais imune à ele, permitindo que ele seja derrotado com apenas 1 golpe.
  • A dublagem dos 8 Mavericks mudam significativamente para as revanches, parecendo com que eles estivessem corrompidos ou meio-mortos  nas últimas fases. Os mais notáveis são Chill Penguin. Flame Mammoth e Storm Eagle.


Continuidade

Como o jogo foi produzido para ser o primeiro de uma série de 6 remakes, alguns erros de continuidade foram feitos se considerado os jogos originais.


Diferente de Mega Man Powered Up, esse remake tem vários problemas de continuidade com o resto da série. Isso se dá devido ao remake sacrificar ligações com outros jogos em favor de se comprometer com uma história mais sólida. Era a intenção de Keiji Inafune refazer completamente os seis primeiros jogos da Série X, mas esse projeto foi abruptamente descontinuado. Esses são alguns exemplos de continuidade com o resto da série que foram ignorados:
  • Dr. Cain descobriu X muitos anos atrás (ao contrário de meses), e estende artificialmente sua vida via suporte mecânico para supervisionar os Reploids. Ele também teme não ter muito tempo de vida. Perto do final do The Day of Σ, um míssil também destrói sua casa em Abel City - com ele ainda dentro (apesar de que é deixado ambíguo se Cain morreu ou não no acidente).
  • A história de Vile é meramente considerada um cenário "e se...", uma vez que ele entra em conflito com a história de X. Entretanto, um diálogo de Sigma falando para "recuperar Vile" parece mostrar sua remodelação em Mega Man X3.
  • As razões para Dr. Light selar X são completamente diferentes. Na versão original, Dr. Light selou X em uma cápsula específica que iria basicamente testar sua integridade moral, porque seria necessário determinar se X iria fazer as decisões certas no fim das contas. Entretanto, em Maverick Hunter X, Dr. Light já está confiante que X tem sua integridade moral, mas parece que optou por sela-lo porque a humanidade ainda não estava pronto para ele.
  • A personalidade de Sigma é retratada bem diferente de outros jogos. Aqui, ele é obcecado com a evolução dos Reploids (que reflete de alguma maneira em sua atitude em Mega Man X8), e é fascinado com o potencial de X ao invés de desejar a superação dos humanos. Ele até mesmo fala para Vile que ele planeja virar Maverick para testar as habilidades de X e fazê-lo utilizar o seu verdadeiro poder, instruindo Vile à ajudá-lo em incitar uma rebelião para alcançar isso.
  • Devido ao estilo de arte modernizado, outros jogos na série em que os elementos diretos do jogo original reaparecem (incluindo cenas de memória como a animação de abertura em Mega Man X5 e as versões CD de Mega Man X3, além dos designs dos personagens em Mega Man Xtreme e Rockman Xover) são baseados em suas contrapartidas do Super Nintendo.

 

Curiosidades

Vile com certeza aproveitou o momento e curtiu ser valorizado pelo menos dessa vez.

  • A música "Encounter with Sigma" é parecida com "Foolish Humans" do jogo Shadow the Hedgehog.
  • Assim como Mega Man Powered Up, esse era pra ser o primeiro jogo em uma série de remakes mas como vendeu muito pouco a ideia foi deixada de lado e ambos os jogos tiveram o mesmo destino.
  • Esse é o único jogo da série X no qual Vile é um personagem selecionável.



Imagens e Vídeos

*Imagens retiradas do link: https://www.gamefaqs.com/psp/929705-mega-man-maverick-hunter-x/images


Animação "The Day of Σ" legendada em português no YouTube.


Gameplay da fase de introdução com X.


Galeria de Capas

Dessa vez, nem mesmo o Japão conseguiu fazer com que as vendas do jogo fossem boas. Estranhamente, o jogo foi lançado com a mesma capa e em japonês na Austrália na mesma data.

Pra variar, a Capcom decidiu mudar a capa ocidental e a gente ficou com isso ai. Criatividade ó...

Não se sabe se é referente ao baixo número de venda dos jogos da série na região, mas a Europa é o único local que os jogos da série X nunca foram relançados na PSN.


Artwork

X

First Armor

Zero

Chill Penguin

Spark Mandrill

Armored Armadillo

Launch Octopus

Boomerang Kuwanger

Sting Chameleon

Storm Eagle

Flame Mammoth

Vile

Sigma


Esboços

X

Zero

Navigator

Chill Penguin

Spark Mandrill

Armored Armadillo

Launch Octopus

Boomerang Kuwanger

Sting Chameleon

Storm Eagle

Flame Mammoth

Vile

Sigma

Hackers

Hunters


Finalizando

"Volta aqui, Capcom! Eu quero aparecer em outro jogo!"

E por hoje é só. Maverick Hunter X está longe de ser um jogo ruim, mas infelizmente ele era apenas a fundação de um projeto ambicioso do Keiji Inafune de refazer os 6 primeiros jogos da série com mudanças no roteiro e atualidades como dublagem e cenas de animação para deixar o jogo ainda mais sério e atual, mas infelizmente o baixo número de vendas acabou fazendo com que a Capcom cancelasse todo o projeto. Assim como no Mega Man Powered Up, eu acho que se o projeto fosse mais ambicioso e já trouxesse de cara os remakes do 1-2-3 no UMD ele teria chamado mais atenção e vendido muito mais - afinal estamos falando de jogos de Super Nintendo que tinham entre 12-32MBIT sendo lançados em UMD com capacidade para 1,8GB.

Esse seria o último título de plataforma inédito da série, uma vez que Rockman Xover é um Social-RPG e o FPS entitulado durante o seu projeto de "Maverick Hunter" não são do mesmo gênero. E é justamente esse o assunto do nosso próximo post: Maverick Hunter FPS! Um projeto ambicioso da Armature Studio de produzir um jogo de tiro em primeira pessoa com a franquia exibindo gráficos e físicas muito bem feitas que infelizmente foi cancelado em 2010 mas o projeto só veio ficar ao conhecimento do mundo em 2013! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário