quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Samurai Shodown IV: Amakusa's Revenge


Samurai Shodown IV: Amakusa's Revenge (SNK, Neo Geo) - Lançado em 25 de Outubro de 1996, é o quarto título da série Samurai Shodown. Cronologicamente, é o segundo e último capítulo de uma série de interquels entre Samurai Shodown I e II, sendo Samurai Shodown III o primeiro capítulo.

História

O ano é 1789.

Enquanto geadas, incêndios e a fome assolam o país, um castelo sinistro surge misteriosamente no dominio de Shimabara. Esta é a casa de Shiro Tokisada Amakuza, um guerreiro honorário que se transformou em um espírito vingador que voltou a vida mais uma vez para conquistar o mundo. Ele foi derrotado antes de conseguir alcançar as suas ambições, mas retornou mais uma vez a este mundo, ainda com a intenção de terminar o que ele começou.

O castelo infernal cresce mais e mais com o passar dos dias como um ser vivo e já consumiu toda a peninsula de Shimabara. Os moradores locais já o estão chamando de Castelo de Amakusa. Eles estão amedrontados nas sombras, esperando e rezando por alguém que os salve dessa monstruosidade. Mal sabem eles que as suas orações serão atentidas com uma força ainda mais maléfica...


Jogabilidade

MODOS DE JOGO

GAME START Começa o jogo. Uma pequena explicação sobre os controles é mostrada antes da jogatina.

OPTIONS Mudar as opções do jogo.

ESCOLHA DE TÉCNICA Selecione uma das duas personalidades: Slash (Chivalry) ou Burst (Treachery). Ambas personalidades tem os seus próprios golpes especiais.

ESCOLHA DE DIFICULDADE Selecione um dos seguintes níveis de dificuldade:

Upper Grade (Sword Saint) .Não é possivel bloquear ataques tanto em pé quanto abaixado.
Medium Grade (Blade Master) .A barra Rage é completada normalmente quando se sofre danos.
Beginner's Class (Sword Apprentice) .Golpes especiais e desarmamentos são mais fáceis de fazer.


OPTIONS

Dentro do menu de options, irão haver as seguintes escolhas:

LEVEL Escolha o nível da CPU de 1 à 8.

GAME TIME Escolha o limite de tempo por round.

VS MATCH POINT Escolha as condições de vitória para o modo VS

VS CPU MATCH POINT Escolha as condições de vitória para o Modo História

CAPACITY Escolha o poder de ataque entre 1 e 8.

LANGUAGE Escolha uma das 4 linguas disponíveis.

PAD CONFIGURATION Configurar os botões do controle.

EXIT Retornar ao Menu Principal


CONFIGURAÇÃO


A Corte fraco
B Corte médio
C Corte forte
D Chute

C + D Combo Slash (Se acertar o oponente, abre a possibilidade de continuar com um combo)
Diagonal baixo frente + A, B ou C (Com o inimigo no chão) Apunhala o inimigo
A + B Esquiva
-> + A + B Esquiva rotatoria (acaba atrás do inimigo)
-> + D ou <- + D Quebra a defesa
A + B + C Explosão de Fúria *explicação abaixo
A + B + C (quando em modo fúria) Combo Slash
B + C + D (quando em modo fúria) Flash Attack (se acertar o inimigo, é um dano altíssimo)
Tatsumaki + Frente + D Segura a lâmina inimiga (quando sem arma)
Trás + Frente, Baixo frente, trás + A + B Ataque Desarmatório (Upper Grade e Medium Grande) - A + B + C + D (Beginner's Class)


SISTEMA DE EXPLOSÃO DE FÚRIA

Você pode sacrificar a sua barra Rage durante qualquer luta para ganhar uma certa vantagem. Apertando A + B + C você explodirá a fúria do seu personagem, permitindo que ele faça o Combo Slash e o Flash Attack. Entretanto, você só pode utilizar isto uma vez por luta, depois disso a barra não irá mais aparecer até a próxima luta.

Explosão de Fúria .Apertando A + B + C irá explodir a fúria do seu personagem, substituindo a barra Rage pelo resto do round por uma barra Explosion que irá decair com o tempo. No momento da explosão, seu personagem irá ficar invencível e irá lançar seu oponente para longe. Quanto menor a saúde na hora da explosão, maior será a duração da barra Explosion. Você não pode utilizar esse sistema se escolheu seu level como Beginner's Class.

Combo Slash .Apertando A + B + C durante a explosão de fúria irá produzir um pequeno combo que pode ser utilizado 4 vezes seguidas.

Flash Attack .Apertando B + C + D durante a explosão de fúria irá executar um golpe poderosíssimo que irá causar mais dano se você tiver pouca saúde sobrando. Só pode ser usado uma vez por explosão de fúria.

Essa mesma barra pode ser usada para soltar um golpe especial cujo comando aparece logo embaixo do nome do personagem (quando a barra está cheia), e se acertado vai infringir um dano altíssimo, além de deixar o seu oponente desarmado por um tempo. Sem armas, não é possível fazer a maioria dos seus golpes, então tome cuidado!

HONORABLE DEATH & NO CONTEST

Apesar do jogo não preencher a Rage Gauge automaticamente, tem uma técnica específica que faz isso. A "honorable death", ou um movimento de suicídio troca o round atual em favor de uma Rage Gauge cheia no próximo round... Se houver um. Use isso se você estiver perto de morrer, mas não faça-o se estiver no último round, senão a vitória é do inimigo!

O jogo também te dá uma chance de acabar com o oponente usando o sangrento "No Contest". Para fazer isso, é necessário acabar a luta e dar um golpe que empurre o oponente para trás (não vale no ar). Se feito corretamente, um comando especial aparecerá na tela e executando-o ele irá acabar com o seu oponente para sempre. Esse movimento não pode ser feito contra: Nakoruru, Rimururu, Evil Amakusa, Zankuro e o seu oponente final.

Honorable Death <- -> baixo + Start
No Contest baixo baixo cima -> -> + C


MODO HISTÓRIA

A história se passa na península de Shimabara, na região sul do Japão chamada de Kyushu. Seu objetivo é atravessar a península derrotando os inimigos que se colocarem no seu caminho até chegar à Shiro Tokisada Amakuza. São 2 rotas que são selecionadas aleatóriamente pela CPU, indicadas no mapa abaixo.



ROTA OCIDENTAL (VERDE)

1. Funatsu

2. Obama

3. Kushiyama

4. Kuchinotsu

5. Dohsaki

6. Fukae

7. Amakusa's Castle

8. Final Stage


ROTA ORIENTAL (AMARELO)

1. Koga

2. Fukae

3. Dohsaki

4. Arie

5. Obama

6. Kusenbutake

7. Amakusa's Castle

8. Final Stage



TEMPO LIMITE E RIVAIS

Na cutscene de abertura antes de começar a primeira luta será mostrado na tela o seu tempo limite para o seu personagem e será apresentado o seu rival. O tempo limite mostra quanto tempo você tem para derrotar Amakuza antes que o seu rival chegue primeiro à ele. Chegar no Castelo de Amakusa depois que o seu tempo tiver esgotado você irá apenas assistir o seu rival acabar com ele, então tente chegar lá a tempo! Para conhecer o tempo limite de cada personagem, veja a ficha pessoal deles abaixo.


Estilo de Combate: Artes Ninjas Kazama + Seu próprio estilo
Arma: Phoenix
Lugar de Origem: Hizen-koku, na baixa Watari-hashi
Data de Nascimento: 21 de Julho de 1770 (Às 4:00 PM)
Altura, Peso: 1,74m , 68kg
Tipo Sanguineo: AB
Habilidade Especial: Comer Rápido
Gosta: Botan (javali selvagem)
Não gosta: Lagartas
Caminho da Espada: "Se a luta ficar tão intensa que irá me queimar, então que seja isso!"

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Sogetsu Kazama



Estilo de Combate: Artes Ninjas Kazama
Arma: Blue Dragon
Lugar de Origem: Hizen-koku, na baixa Watari-hashi
Data de Nascimento: 29 de Fevereiro de 1768 (Às 2:00 PM)
Altura, Peso: 1,74m , 61kg
Tipo Sanguineo: B
Habilidade Especial: Caçar Javalis
Gosta: Comida caseira do Hazuki
Não gosta: Nada
Caminho da Espada: "Um modo eficiente de escravizar pessoas."

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Kazuki Kazama




Estilo de Combate: Yagyu Shinkege-ryu Kai (Artes Sombrias Yagyu Modificadas)
Armas: Steel Tiger & Sukehiro
Lugar de Origem: Tosa
Data de Nascimento: 6 de Março de 1749
Altura, Peso: 1,86m , 71kg
Tipo Sanguineo: A
Habilidade Especial: Atrair Pardais
Gosta: Mitsumame com geleia
Não gosta: Homens afeminados
Caminho da Espada: "O significado por trás disso está em dominar as Artes Sombrias de Yagyu."

Tempo limite: 8 minutos
Rival: Hanzo Hattori



Estilo de Combate: Esgrima
Arma: La Roche
Lugar de Origem: França
Data de Nascimento: 4 de Fevereiro de 1761
Altura, Peso: 1,83m , 50kg
Tipo Sanguineo: B
Habilidade Especial: Cantar Opera
Gosta: Rosas de Carmesin
Não gosta: Roedores
Caminho da Espada: "Ganhando uma vitória completa sem se ferir."

Tempo limite: 8 minutos
Rival: Haohmaru




Estilo de Combate: Maya
Arma: Henge Hange Zange
Lugar de Origem: Green Hell
Data de Nascimento: 01 de Abril de 1769
Altura, Peso: 2,87m , 55kg
Tipo Sanguineo: A
Habilidades Especiais: "Tam Tam, herói. Tam Tam, guerreiro sagrado."
Gosta: Cham Cham
Não gosta: Kogetsu Zan (golpe de Haohmaru)
Caminho da Espada: "A espada que protege a minha vila? Preciosa."

Tempo limite: 10 minutos
Rival: Galford





Estilo de Combate: Próprio
Arma: Fugudoku (Veneno do Peixe)
Lugar de Origem: A cidade-castelo de Musashi-koku
Data de Nascimento: 05 de Setembro de 1763
Altura, Peso: 1,74m , 64kg
Tipo Sanguineo: A
Habilidades Especiais: Performace de Rua
Gosta: Duelos
Não gosta: Covardes e Baratas
Caminho da Espada: "O caminho de apostar a sua vida e caminhar no fim de tudo."

Tempo limite: 8 minutos
Rival: Genjuro Kibagami




Estilo de Combate: Shikanna Kamui Kobujutsu (Arte das Espadas Shikanna Kamui)
Armas: Chichi-Ushi (Pai-Touro), sua água Mamahaha (Slash) ou um lôbo de estimação Shikuru (Burst)
Lutar de Origem: Ainu Moshiri-Kamui Kotan
Data de Nascimento: 11 de Outubro de 1771
Altura, Peso: 1,55m , Desconhecido
Tipo Sanguineo: AB
Habilidades Especiais: Ouvir a voz da natureza
Gosta: As reservas naturais de Kamui Kotan
Não gosta: Pessoas que desrespeitam a natureza
Caminho da Espada: "Algo que aprendi com meu pai para defesa pessoal."

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Genjuro Kibagami




Estilo de Combate: Shikanna Kamui Kobujutsu (Arte das Espadas Shikanna Kamui)
Armas: Hahakuru (Adaga) e Konru, um espírito de gelo
Lugar de Origem: Ainu Moshiri-Kamui Kotan
Data de nascimento: 06 de Julho de 1774
Altura, Peso: 1,46m , Desconhecido
Tipo Sanguineo: B
Habilidades Especiais: Ouvir a voz do Espírito Sagrado
Gosta: Doces
Não gosta: Comidas apimentadas
Caminho da Espada: "Algo que minha irmã mais velha me ensinou."

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Genjuro Kibagami





Estilo de Combate: Koga-Ryu Ninjitsu (Artes Ninja de Koga)
Arma: Justice Blade e Poppy, um Husky Siberiano
Lugar de Origem: Hero City, San Francisco, EUA
Data de Nascimento: 22 de Dezembro de 1768
Altura, Peso: 1,77m , 63kg
Tipo Sanguineo: O
Habilidade Especial: Poder se comunicar com o seu cachorro, Poppy
Gosta: Justiça
Não gosta: Mal
Caminho da Espada: "Uma maneira de realizar justiça é lutar contra o mal."

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Tam Tam





Estilo de Combate: Iga-Ryu Ninjutsu (Artes Ninjas Iga)
Arma: Ninjato
Lugar de Origem: Dewa-sanchu
Data de Nascimento: 1754, estima-se
Altura, Peso: 1,80m , 60kg
Tipo Sanguineo: A
Habilidades Especiais: Artes Ninjas
Gosta: Bolinhos Doces
Não gosta: Aqueles que se opoem a Dinastia Tokugawa
Caminho da Espada: "O caminho do ninja está sempre mudando e é rigoroso."

Tempo limite: 9 minutos
Rival: Jubei Yagyu





Estilo de Combate: Kabuki Budo-Ryu (Espada Dançante Kabuki)
Arma: Sewa Nyobu (Esposa Cuidadosa)
Lugar de Origem: Edo (Antiga Tokyo)
Data de Nascimento: 11 de Outubro de 1771 (às 6:00 AM)
Altura, Peso: 1,65m , 60kg
Tipo Sanguineo: B
Habilidades Especiais: Curvas do Joelho e seus Ensinamentos Secretos
Gosta: Os aplausos depois de dançar para as pessoas
Não gosta: Cachorros
Caminho da Espada: "Um metodo de agir como se a realidade fosse "viver ou morrer."

Tempo limite: 10 minutos
Rival: Ukyo Tachibana




Estilo de Combate: Shinmuso Itto-Ryu (Caminho Divino da Espada)
Arma: Espada Própria
Lugar de Origem: Ohmi-koku, Koga-gun, Umasugi-mura
Data de Nascimento: 12 de Setembro de 1764
Altura, Peso: 1,77m, 42kg
Tipo Sanguineo: AB
Habilidade Especial: Bordado
Gosta: "Quando eu sinto a razão do meu eu solitário."
Não gosta: "A verdadeira solidão."
Caminho da Espada: "... É uma besta amedrontadora, isso é."

Tempo limite: 10 minutos
Rival: Kyoshiro Senryo





Estilo de Combate: Koin Itto-Ryu (Artes das Sombras Anciãs)
Arma: Baiodoku (Veneno da Ameixa Rouxinol)
Lugar de Origem: Yamashiro-koku, Anjou-mura
Data de Nascimento: 09 de Junho de 1760
Altura, Peso: 1,83m, 83kg
Tipo Sanguineo: AB
Habilidade Especial: Pode matar 1000 pessoas ao mesmo tempo sem nenhuma descriminação
Gosta: Apostas
Não gosta: Caras legais
Caminho da Espada: "Uma habilidade para matar pessoas."

Tempo limite: 8 minutos
Rival: Haohmaru




Estilo de Combate: Hitou (O Caminho da Espada Escarlate)
Armas: Kirisame (Chuva Nevoeira) e a espada Shizumaru's Heavenly Wrath
Lugar de Origem: Desconhecido
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: 1,43m , 39kg
Tipo Sanguineo: AB
Habilidade Especial: Truques com sombrinha
Gosta: Comida boa
Não gosta: O demônio que reside em si
Caminho da Espada: "Algo que pode vim a ser útil algum dia."

Tempo limite: 8 minutos
Rival: Haohmaru




Estilo de Combate: Artes Instintivas
Arma: Togabito Koroshi (Executor do Mal Destrutivo)
Lugar de Origem: Tamba
Data de Nascimento: 17 de Janeiro de 1765
Altura, Peso: 1,74m , 64kg
Tipo Sanguineo: A
Habilidade Especial: Matar demônios
Gosta: "Eu te amo... minha pequena Kabagiri..."
Não gosta: "Eu o odeio... e eu acho que sei quem 'ele' é..."
Caminho da Espada: "É um belo pesadelo..."

Tempo Limite: 10 minutos
Rival: Gaira Caffeine




Estilo de Combate: Nenhum em Particular
Arma: Namu Abi Dabi (colar de oração)
Lugar de Origem: Hida
Data de Nascimento: 01 de Novembro de 1770
Altura, Peso: 2,16m , 72kg
Tipo Sanguineo: O
Habilidade Especial: Segurar o seu Liquor
Gosta: Lutar
Não gosta: Treinar
Caminho da Espada: "Armas são desnecessárias em se tornar um monge budista."

Tempo limite: 10 minutos
Rival: Basara, o executor



Estilo de Combate: Desconhecido
Arma: Bola de Cristal "Gema Gadamer"
Lugar de Origem: Desconhecido
Data de Nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: Desconhecidos
Tipo Sanguineo: Desconhecido
Habilidade Especial: Maquiagem
Item Valioso: Os ossos da única mulher que ele amou
Gosta: Coisas lindas
Não gosta: Coisas feias
Caminho da Espada: "Achar maneiras de harmonizar os meus pecados."

Tempo limite: 10 minutos
Rival: Hanzo Hattori




"O derrotado é um estorvo, veja o dominio do mais forte e ajoelhe-se!"






Artwork

Kazuki Kazama

Sogetsu Kazama

Jubei Yagyu

Charlotte

Tam Tam

Haohmaru

Nakoruru

Rimururu

Galford

Hanzo Hattori

Kyoshiro Senryo

Ukyo Tachibana

Genjuro Kibagami

Shizumaru Hisame

Basara

Gaira Caffeine

Shiro Tokisada Amakusa

Zankuro Minazuki


Algumas imagens e videos do jogo:






Ports

Em 02 de Outubro de 1997, o Sega Saturn recebeu o seu port com duas edições: uma com e outra sem o cartucho de expansão de RAM, cada uma delas trazendo uma capa diferente. A qualidade ficou idêntica ao anterior, com loadings curtos e velocidade in-game um pouco mais lenta do que o Neo Geo.

Já em 25 de Dezembro de 1997 o PlayStation recebeu uma versão entitulada "Samurai Spirits: Amakusa Kourin Special", que trazia os chefes já habilitados desde o começo e melhorou consideravelmente a qualidade em relação ao anterior, porém ainda está longe de ser comparável com a versão original. Em 1999 foi relançado sob o selo SNK BEST no Japão. Em 2007, foi lançada na PSN japonesa para download.

Ambas as versões nunca foram lançadas em outros continentes, ficando exclusivas no Japão. Apenas a versão para Neo Geo CD foi lançada em inglês na época. Já a versão Neo Geo apareceu no Virtual Console do Nintendo Wii ano passado.


Recepção

Sem sombra de dúvidas, o jogo recebeu um maior reconhecido do que o anterior - que parecia que havia sido terminado as pressas. Porém, nem tudo são flores. Mesmo o jogo estar melhor balanceado, alguns personagens ainda tem menos vantagens do que os outros.

Entre as reclamações estão a exclusão de algumas animações em relação ao joo anterior (que só podem ser vistas novamente no SS5SP), o modo Upper Grade é tão inútil quanto o Beginner Mode, que ficou bastante abusivo para alguns personagens. A falta de música tema pessoal para os personagens, golpes excluiodos em relação ao jogo anterior e os sprites sendo os mesmos do SS3 estão entre elas.

Apesar disso, o jogo é bem lembrado e debates sobre a sua qualidade continuam nos circulos de fãs até hoje.


Algumas imagens e videos dos ports lançados:

Saturn:





PlayStation:



*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


E por hoje é só. Com isso eu fecho a primeira parte do Especial Samurai Shodown aqui no blog. Em Julho, publicarei a parte 2 e em Outubro a última parte fechando assim todos os 12 jogos da série lançados até o momento. O engraçado sobre a série é que ela sempre mudou bastante e tevem jogos nos mais variados estilos e nas mais variadas plataformas.

Na semana que vem eu trago pra vocês uma série de 4 posts com 4 jogos clássicos da série Power Rangers, começando desde o primeiro até a fase Zeo, que foi quando a série começou a perder um pouco do fôlego entre os fãs. É isso ai galera, vejo vocês na semana que vem com um novo post no blog!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Aacabei de fazer o review deste game no meu blog tbm, e só posso dizer que é fantástico. Eu como fui meio pobre haha, nunca tive NeoGeo e nem um amigo com este console, então só estou conhecendo agora os jogos da empresa!

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