quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Samurai Shodown II


Samurai Shodown II (SNK, Neo Geo) - Lançado em 28 de Outubro de 1994, é o seguindo jogo da franquia e acabou por expandir todos os conceitos do jogo anterior como as finalizações sangrentas e trouxe também alguns aspectos novos que os fãs gostaram muito.

História

Tempos passaram desde a catástrofe em Shimabara. Agora, uma nova tempestade está se formando. Amakusa Shiro Tokisada, que mergulhou o mundo nas chamas do caos, caiu morto, mas Ambrosia, o deus negro do submundo, não desistiu de seu plano de renascer na face da Terra...


Jogabilidade

Seguindo com a extremamente entusiástica recepção dos fãs ao primeiro jogo, a SNK refez a sequencia do 0, incluindo quase todos os personagens da versão anterior e adicionando novos, refinando a jogabilidade para ficar mais precisa, maior número de novimentos, barra de especial (que não apenas causam dano no inimigo mas quebram a arma dele por um certo periodo de tempo).

Um grande número de easter-eggs também foram adicionados no jogo, sendo o mais famoso a aparição de Kim Kaphwan como o "carinha" que joga itens na arena.

A jogabilidade no geral foi expandida para incluir novas opções, como a habilidade de rolar para frente ou para trás, abaixar para esquivar golpes altos ou pequenos saltos para escapar ataques baixos.

Esse jogo foi o primeiro que trouxe um movimento de defesa conhecido como "parry", um comando em particular que se feito no último segundo, além de defender o ataque do inimigo, ele se torna vulnerável por alguns milésimos de segundo. Essa técnica seria incluida depois em jogos como Weaponlord da Namco e Street Fighter III da Capcom.

Há aparições de personagens da SNK de outros jogos, um chefe escondido que aparece para desafiar os jogadores e outras coisinhas para deixar os fãs anciosos por um novo truque no jogo.


REGRAS DE COMBATE:

  1. Cada luta connsiste em 3 rounds. O primeiro jogador a ganhar 2 rounds, ganha a luta. O juiz no fundo decide o inicio da luta assim como o vitorioso. Prepare-se para a luta e lute com todos os seus poderes.
  2. O round acaba quando a barra de saúde alcançar o zero.
  3. Se o tempo acabar antes que a barra de saúde acabe, o vencedor é o que tiver mais saúde sobrando.
  4. Se o vencedor não puder ser determinado pelas condições acima, o round acaba em empate.
  5. Se depois de 3 rounds não houver um vencedor, acontecerá um Special Round. O resultado desse round definirá a luta.

CONFIGURAÇÃO:


A Ataque fraco
B Ataque normal
C Chute fraco
D Chute normal

A+B Ataque forte
C +D Chute forte
B+C Pequeno salto
A+C ou B+D Provocação
Duas vezes pra baixo Agaichar
Diagonal Frente baixo ou Trás baixo Rolamento para frente ou para trás
Dois pra frente ou dois pra trás Correr ou Escapada pra trás
Dois pra trás, um pra frente Escapada pra trás seguida de corrida
(Sem arma) Meia Lua pra Frente enquanto defende (segura o ataque inimigo com as mãos nuas)


Barra Anger Toda vez que um combatente receber um ataque, sua barra será preenchida parcialmente. Quando a barra estiver completamente preenchida, o combatente irá mudar de cor e seus ataques ficarão mais fortes por alguns instantes. Em adição à isso, ataques especiais poderão ser desferidos.
Note que depois que sua arma for destruida, uma nova irá ser providenciada pelo juiz depois de um pequeno tempo.


Personagens e Arenas


Haohmaru

"Quão fraco você é! Eu poderia te matar ou te fazer um tofu com a minha espada!"

Estilo de Combate: Próprio
Arma: Fugudoku (Veneno do Peixe)
Item do Fatality: Moedas de Ouro

Seu professor, Nicotine, o alertou: "Haohmaru, não intervenha com aqueles que foram nascidos do mal". Mas Haohmaru não podia ser dissuadido. Depois de fazer uma visita ao seu velho mestre para tomar um copo de sakê, ele mais uma vez saiu em uma jornada, dessa vez procurando a revelação da natureza sobre aquelas criaturas que estão atrás de sua alma.

Ilhas Ganryu (Tarde)


Kibagami Genjuro

"Eu nunca serei derrotado por alguém que vive de confortos como você."

Estilo de Combate: Koin Itto-Ryu (Artes das Sombras Anciãs)
Arma: Baiodoku (Veneno da Ameixa Rouxinol)
Item do Fatality: Cartas Hanafuda

Genjuro treinou sob a mesma tutela de Haohmaru, Nicotine. Ele também o alertou: "Você é forte, mas essa sua força um dia ainda tratá desastres para a humanidade", e expulsou Genjuro do seu dojo. Tomado pela raiva com o acontecido, Genjuro agora quer retirar a vida de ambos Nicotine e Haohmaru. Seu lema:  "Os fortes caçam os mais fracos. Isso é apenas natural."

Campo de Sukigahara (Novembro)


Cham Cham

"Wow! Isso foi assustador!"

Estilo de Combate: N'myawa
Arma: Yok Mok Mook, Paku Paku e um chimpanzé
Item do Fatality: Palmas de Banana

Enquanto a sua atenção estava voltada à um peixe, alguém roubou a relíquia de seu povo, a Tanzil Stone. Seu pai ficou sabendo disso e a repreendeu. Cham Cham não sabia o que fazer até que seu avô falou para ela ir buscar a Tanzil Stone.

Ilha Green Hell (Pântano)


Caffeine Nicotine

"Mas que pessoa legal! Você gentilmente daria a palma da mão para uma panela de panela de barro."

Estilo de Combate: Togakushi-Ryu Inyojutsu (Artes Exorcistas Togakushi)
Arma: Cajado
Item do Fatality: Talismãs

Nicotine costumava ser um caçador de demônios, destruindo todos com as suas habilidades com a espada. Um dia, um demônio provou ser tão forte quanto ele e então desde o acontecido ele tem vivido uma vida calma como um monge. Mas então Nicotine se tocou que os demônios querem tomar a alma de seu pupilo, Haohmaru, que acabou de sair de seu santuário. Ele sabia que aquele antigo demônio iria aparecer novamente...

Templo (Névoa)


Neinhalt Sieger

"Não se odeiem, o amor é a maior força."

Estilo de Combate: Red Lion e Artes Mercenárias
Arma: Zuarigerni (Garra da Lagosta)
Item do Fatality: Cartuchos de Munição

Sieger é o lider dos "Cavaleiros Sagrados do Leão Púrpura", um grupo de elite que veio da Europa. O Imperador Heinrich comandou-o para ir além do reino e destruir outros demônios que estavam pela Europa.

Reino da Prussia (Noite)


Senryo Kyoshiro

"Lutar como se dança e ganhar. Essa é a alma do Kabuki!"

Estilo de Combate: Kabuki Budo-Ryu (Espada Dançante Kabuki)
Arma: Sewa Nyobu (Esposa Cuidadosa)
Item do Fatality: Folhas Dobradas

"Sua alma é minha!" Com esses dizeres, um de seus próprios servos o atacou. Ele estava possuído por um demônio. Kyoshiro agilmente evadiu o ataque e destruiu o demônio. "Você quer a minha alma? Venha pegar se conseguir!"

Palco Kabuki, Edo


Yagyu Jubei

"Todas as criaturas irão morrer e todas as coisas irão se quebrar. Essa é a lei do samurai."

Estilo de Combate: Yagyu Shinkege-ryu Kai (Artes Sombrias Yagyu Modificadas)
Arma: Kotetsu e Sukehiro
Item do Fatality: Espetinhos de Carne

Mesmo depois da morte de Amakusa, não houve nenhuma queda nas aparições de demônios. O Shogun Tokugawa Ienari ordenou Jubei que exterminasse esses monstros. Porém, fora do conhecimento de todos, os demônios estão atrás da alma de Jubei...

Kochi, bambus no início do Inverno



Hattori Hanzo

"Seja no céu ou no inferno, tudo é decidido pelo destino."

Estilo de Combate: Iga-Ryu Ninjutsu (Artes Ninjas Iga)
Arma: Ninjato
Item do Fatality: Estrelas-de-Ferro

Depois da morte de Amakusa, Hanzo conseguiu recuperar o corpo do seu filho. Entretanto, a alma dele permaneceu no submundo. Um dia, Hanzo ficou sabendo que se derrotar o mestre do submundo, ele conseguiria libertar a alma do seu filho. Ele deseja muito fazer isso.

Campo de Batalha Yamagata (Pôr do Sol)



Tachibana Ukyo

"... Eu... Ganhei..."

Estilo de Combate: Shinmuso Itto-Ryu (Caminho Divino da Espada)
Arma: Espada Própria
Item do Fatality: Maçãs

Ukyo conseguiu obter uma flor do submundo, porém ela não era tão potente quando ele pensou. O rumor é que as melhores flores crescem no coração do submundo. Não há prova sobre isso, mas Ukyo coloca mais uma vez a sua doença de lado e mais uma vez se aventura pelo submundo, sabendo do pouco tempo que lhe resta.

Ilha Ganryu (Noite)



Nakoruru

"Eu devo ser rápida. O mundo está sendo destruido por uma força maligna!"

Estilo de Combate: Shikanna Kamui Kobujutsu (Artes da Espada Shikanna Kamui)
Arma: Chichi-Ushi (Pai Touro) e Mamahaha, sua águia
Item do Fatality: Pétalas de Flores

Como em um dia qualquer, Nakoruru fechou os seus olhos na floresta de Shirakaba e começou uma conversa com a natureza. Mas naquele dia, ela não conseguiu ouvir a sua voz. Aquilo foi estranho. Nakoruru então sentiu que a alma da natureza havia sido levada para o submundo. Com o seu falcão Mamahaha ela sai para ratificar a situação.

Norte do País (Verão)



Shiranui Gen'An

"Morto, morto, você está MORTO! Isso lhe cai bem! He He He!


Estilo de Combate: O Caminho do Mal
Arma: Azami
Item do Fatality: Esqueletos

No submundo, um turbilhão de dor, loucura e ódio, a alma de Gen'An reside. O soberano do submundo disse a Gen'An que se ele se transformasse em seu servo, seu corpo seria ressucitado. Ele concordou, e como parte do acordo ele teve seu corpo recuperado por completo. Entretanto... Ele mesmo está planejando se tornar o soberano do submundo.

Ilha do Mal (Jantar)



Earthquake

"Oops! Te transformei em carne picadinha!"


Estilo de Combate: Artes Ninjas próprias
Arma: Fujiyama (Monte Fuji)
Item do Fatality: Galinhas

Earthquake ainda continua vivendo como um bandido. Um dia um demônio sussura em sua mente e o diz ele ganhará uma pepita de ouro se ele matar aqueles que os demônios querem mortos. Tomado pela ganancia, Earthquake concorda em se trasformar em servo dos demônios. Entretanto... O demônio não tem intenção nenhuma de deixa-lo viver.

Texas, Pacífica Linha de Trêm



Charlotte

"Na França, não há pessoas indelicadas como você. É sensato que eu tenha ganho!"


Estilo de Combate: Esgrima
Arma: La Roche (O Seixo)
Item do Fatality: Rosas

Charlotte pediu para um artista fazer uma pintura na parede. Mas talvez o artista tivesse possuido, porque a medida que a pintura ia progredindo mais e mais figuras demoniacas apareciam. Charlotte sabia que ela tinha que derrotar Ambrosia de uma vez por todas.

Palácio de Versailles, Paris



Wan-Fu

"Quão estúpido, tolo e pateta você é! Saia daqui, galinha!"


Estilo de Combate: Shorinji-Ryu Battojutsu (Artes das Armas Shaolin)
Arma: Bokuniku Daisekichu (Pilar de Pedra Brando)
Item do Fatality: Pães Sujos

Um dia, um homem que clamava ser um profeta apareceu diante de Wan-Fu. O profeta disse à ele sobre o ovo especial que daria a ele poderes para conquistar o mundo, em troca de sua alma. Com isso, unir a China não seria nada além de um mero sonho. Wan-Fu então deixou a China para trás, determinado em acabar com todos que cruzarem o seu caminho.

Xian, China



Galford

"Bem, eu fui quase derrotado. Não é, Poppy??" "Woof, Woof!"


Estilo de Combate: Koga-Ryu Ninjitsu (Artes Ninja de Koga)
Arma: Justice Blade e Poppy, um Husky Siberiano
Item de Fatality: Ossos de Cachorro

Recentemente, o número de crimes tem aumentado. Ele aumenta suas suspeitas nisso e começa uma investigação. Não demorou muito para que ele aprendesse sobre o submundo e sua influencia sobre a mente de homens fracos, levando-os para o caminho do crime. Com seu cachorro, Puppy, Galford sai para derrotar a cobiça do submundo.

San Francisco (Meio-Dia)



Chefes


Kuroko

"O que? Já? Eu sou mais forte que você."

Estilo de Combate: Assimilação de vários estilos de luta
Arma: Uma bandeira vermelha e uma branca
Item do Fatality: Corações Humanos

Topo do Monte Himalayas


Rashojin Mizuki

"Agora que o mundo é apenas meu, eu vou acabar com a sua destruição!"

Estilo de Combate: Leis de Encantamento de Espíritos Malignos
Arma: Mi-Goh, e Maju, um cão demoniaco
Item do Fatality: Nenhum

Inferno de Osorezan


Artwork

Haohmaru

Genjuro

Cham Cham

Nicotine

Sieger

Kyoshiro

Jubei

Hanzo

Ukyo

Nakoruru

Gen'An

Earthquake

Charlotte

Wan-Fu

Galford

Kuroko

Mizuki


Personagens Chibi


















Algumas imagens e videos do jogo:





Ports


Apesar de todo o seu sucesso e considerável popularidade, o jogo ficou bastante tempo sem receber uma adaptação caseira para outro console. Porém, quando isso aconteceu, o jogo saiu para Neo Geo CD e Windows 95, que ficaram idênticas ao Arcade. Essas versões foram lançadas em todos os lugares do mundo e trazem as devidas censuras feitas pela SNK of America.

A única outra versão lançadas foi no PlayStation, uma coletânea com os dois primeiros jogos chamada "Samurai Spirits: Kenkaku Shinan Pack", que ficou exclusiva no Japão. Entretanto, em 2007 na "Tokyo Game Show", a SNK anunciou que estaria lançando o jogo na Xbox Live Arcade e também o jogo "Samurai Shodown Anthology", uma coletânea com os 6 jogos (I, II, III, IV, V e VI, menos o V Special que ficou de fora) para PlayStation 2 e Wii, e mais tarde seria lançada também para PSP.

Uma das coisas que aumentou a popularidade do jogo na época, foi a sua tradução para "Engrish", com algumas pitadas de falas hilárias e erros bizonhos nas falas dos personagens. Quando indagado sobre o assunto, Chad Okada disse que o tempo que se gastaria para corrigir esses erros, apesar de se ter um custo maior, talvez o jogo tivesse sido ainda mais expressivo do que ele já foi.

Foi também nessa época que Nobuhiro Watsuki, criador dos mangás Rurouni Kenshin (Samurai X) e Buso Renkin, falou que era fã de carteirinha da série.



Alguns videos dos ports:

PlayStation:





Windows:





E por hoje é só. Como vocês puderam ver, a SNK expandiu todos os conceitos do primeiro jogo, trouxe personagens novos tão carismáticos quanto o do primeiro jogo, colocou fases com ainda mais animações e melhorou ainda mais a música que já representava muito bem o clima do jogo, criando (na minha opinião) o melhor jogo da série até hoje. Os combates são bem equilibrados, não é apenas desferir golpes a esmo, cada vacilo significa uma chance clara de derrota.

A partir daqui, a SNK começaria a "brincar" com a linha do tempo do jogo. Na verdade, os únicos jogos que se passam depois de Samurai Shodown II são os 3D: Samurai Shodown 64 (Hyper Neo Geo 64), Samurai Shodown 64: Warrior's Rage (Hyper Neo Geo 64), Samurai Shodown Warrior's Rage (PlayStation) e Samurai Shodown Sen (Xbox 360).

Os próximos dois posts, que serão sobre Samurai Shodown III e IV, se passam na verdade entre os acontecimentos do primeiro e do segundo jogo, fazendo assim uma interquel entre os acontecimentos dos mesmos. Abaixo eu vou colocar a linha do tempo oficial da série que foi retirada do site oficial de Samurai Shodown V:
1786 - Samurai Shodown V (Janeiro - Agosto)
1788 - Samurai Shodown (Março - Junho)
1788 - Samurai Shodown III (Junho - Setembro)
1788 - Samurai Shodown IV (Setembro - Dezembro)
1789 - Samurai Shodown II (Março - Agosto)
1789/1790 - Samurai Shodown 64 (Setembro à Novembro de 1789, Junho à Agosto de 1790)
1789 - Samurai Shodown 64: Warrior's Rage (Novembro de 1989 à Junho de 1790)
1791 - Samurai Shodown Sen
1811 - Samurai Shodown: Warrior's Rage

Essa Timeline exclui os jogos Samurai Shodown RPG e Samurai Shodown V Special por serem spin-offs. No caso do RPG, o jogo apenas conta tudo o que acontece do Samurai Shodown I até o II porém com vários erros de continuidade, e o V Special trás personagens que teoricamente não podiam existir naquela época. Sobre o VI, não se sabe ao certo aonde ele se encaixa na linha de continuidade, pois os acontecimentos são quase paralelos ao V e trás alguns personagens que não poderiam estar lá também, sendo esse considerado apenas um "festival game".

Então sem mais delongas, na semana que vem um post completo com Samurai Shodown III para vocês!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

9 comentários:

  1. Eu adorei teu blog! Nunca tinha visto um tão completo sobre games. Achei legal vc falar de todos os detalhes dos jogos. Estou lendo sobre todos os que gosto...acho que vou demorar um pouco...rs

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Last Blade > Qlqer Samurai Shodown

    ResponderExcluir
  3. Talvez dos Samurais esse foi o que mais fez sucesso nos fliperamas, adorei mano ficou show o post ^^

    ResponderExcluir
  4. Parry nasceu no Samurai Shodown II? Não sabia disso...
    Onde você tá conseguindo esses gifs animados dos cenários?Isso é muito legal xD

    ResponderExcluir
  5. Meu jogo de luta preferido. O que era perfeito no 1, ficou impecável no 2. Picles, com a devida e respeitosa data vênia, O last Blade é pra mim um anime de espada comparado com Samurai Showdown, que repito, é um jogo que conseguiu transcrever a tensão e a ferocidade de um duelo de espadas. João, o post está impecável mas dada a importância desse jogo, eu gostaria que você tivesse escavado mais detalhes = )

    No aguardo agora do review do Samurai IV, que pra mim é o melhor depois do II.

    ResponderExcluir
  6. embora goste mais do Samurai Shodown 3 e 4, esse foi um dos que mais joguei na minha infância. um amigo sempre levava eu e meu irmão para jogar nas locadoras, a gente sempre perdia para ele, mas era divertido. gosto do Sieger nesse game, acho o visual dele bacana.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez parabéns pelo blog e pelas excelentes matérias, sempre bem completas e cheia de detalhes. Assinado fã Neo Geo/SNK.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu Blog Parabens. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  9. Tem como lutar 3x na mesma ficha contra kuroko,
    basta derrotar o cpu no segundo round com um special quando O TEMPO estiver ABAAIXO DE 20 SEGUNDOS
    NA SEXTA luta(6)ou NA OITAVA luta(8)ou NA DECIMA luta(10) .
    Tudo testado, mais nao encontrei nada na net que esplique isso descobrir tentando.
    Alguém ai sabe outras maneira sem falha para chamar kuroko pra luta

    ResponderExcluir