KOF Neowave foi um dos jogos lançados pela SNK Playmore para comemorar o aniversário de 10 anos da série juntamente com o remake KOF '94 Re-Bout. Alguns consideram este jogo como um "teste" de hardware da SNK Playmore para descobrir os limites da placa Atomiswave. Versões caseiras para PlayStation 2 foram lançadas no Japão e Europa, enquanto a versão do Xbox foi lançada no Japão e Estados Unidos.
A artwork foi produzida por Tomokazu Nakano, veterano da série Power Instinct.
Jogabilidade
O jogo volta a jogabilidade clássica dos jogos '94 à '98, ignorando coisas como o "Striker" da '99 à 2001 e o Tag Team da 2003. O gráfico do jogo consiste em sprites 2D com cenários em 3D, assim como os cenários das versões Dreamcast e a 2003 para PlayStation 2/Xbox.
Com a mudança do hardware do Neo Geo para a Atomiswave, o número de botões aumentou para 5. Além dos tradicionais 4 botões de ataque, um quinto botão foi adicionado para ativar o "Heat Mode". Esse modo deixa o personagem brilhando vermelho e aumenta a sua força de ataque, com o efeito colateral sendo que sua barra de life vai diminuindo gradualmente. O lutador volta ao normal depois de ser atingido ou apertando o botão novamente para desativa-lo. O jogador não pode ativar esse poder quando sua barra de life está em um nível crítico.
Nessa versão são 3 barras disponíveis para o jogador, cada uma delas com diferentes estilos que afetam as técnicas disponíveis e o tamanho da Barra POWER.
*Para melhor visualização, clique na imagem para expandi-la.
Personagens
Mesmo com uma seleção de personagens "invejável", o jogo não caiu no gosto dos jogadores...
Assim como em KOF '98 e KOF 2002, Neowave não trás uma história propriamente dita. Sendo considerado um "Dream Match" que reúne vários lutadores de jogos anteriores, independente do seu status na linha do tempo. O rol de personagens da versão Arcade é bem similar a versão Neo Geo da KOF 2002, com poucas diferenças no posicionamento dos times.Os times "KOF 2000 Team" e "KOF 2001 Team" foram eliminados e o "Mixed Team" foi introduzido composto por Saisyu Kusanagi, Kula Diamond e Shingo Yabuki. King entrou no lugar de May Lee no "Women Fighters Team" enquanto Jhun Hoon substitui Kim Kaphwan no "Korean Team". Kim, juntamente com Vanessa e Ramon ainda estão presentes na versão Arcade como personagens secretos, além das versões Orochi do "KOF '97 New Faces Team". Gesse Howard aparece no jogo como chefe principal em sua encarnação de Art of Fighting 2.
A versão PlayStation 2 do jogo trás de volta 5 personagens do KOF 2002: Seth, May Lee, Angel, Kusanagi e Omega Rugal (K'9999 é o único personagem que está faltando nessa versão.) Devido a problemas com licenciamento da Eolith, a versão Xbox inclui todos esses personagens exceto Angel e May Lee.
Times Completos
Personagens Secretos
Personagens Exclusivos das Versões Caseiras
Imagens e Vídeos do Jogo
Arcade
Xbox
Capas
Chamado por alguns no Japão de "The King of Fighters 2004 com outro nome", o jogo saiu no PlayStation 2 em 21 de Julho de 2005 com o característico modo online da SNK Playmore pelo serviço de assinaturas Multi Matching BB. Essa foi a mesma capa utilizada na versão européia do jogo, que não continha Modo Online.
Chegando apenas em 30 de Março de 2006 no Xbox, eseta versão utiliza a rede online Xbox Live da Microsoft para as lutas online e trazia gráficos mais polidos.
Versão exclusiva nos Estados Unidos, o jogo chegou em 18 de Abril de 2006 também com modo online na Xbox Live. Exclusivo do Xbox no Japão e aqui é uma revisão de bugs que deixou o jogo mais equilibrado, mas mesmo assim não captou a atenção dos jogadores...
Relançado no Japão em 22 de Novembro de 2006, acredita-se que foi apenas uma reimpressão do jogo sem a revisão de bugs do Xbox para vender o resto dos estoques que sobraram do jogo, que vendeu pouquíssimo.
Mídia
Lançado em 21 de Novembro de 2004 pela ULF Records, o CD continha 19 faixas com todas as músicas da versão Arcade do jogo e um livreto colorido.
Lançado em 24 de Agosto de 2005 pela Scitron, o CD continha a trilha sonora remasterizada para as versões caseiras do jogo. São 19 músicas e um livreto colorido.
Artworks
Kyo Kusanagi
Benimaru Nikaido
Goro Daimon
K'
Maxima
Whip
Iori Yagami
Mature
Vice
Yashiro Nanakase
Shermie
Chris
Ryuji Yamazaki
Blue Mary
Billy Kane
Ryo Sakazaki
Robert Garcia
Takuma Sakazaki
Leona Heidern
Ralf Jones
Clark Still
Saisyu Kusanagi
Kula Diamond
Shingo Yabuki
Jhun Hoon
Choi Bounge
Chang Koehan
Mai Shiranui
Yuri Sakazaki
King
Orochi Yashiro
Orochi Shermie
Orochi Chris
Vanessa
Kim Kaphwan
Ramon
Geese Howard
Angel
May Lee
Seth
Kusanagi
Omega Rugal
Finalizando
A SNK Playmore bem que tentou, mas ambos os jogos comemorativos de 10 anos da série não foram bem recebidos pelos fãs...
Relançado no Japão em 22 de Novembro de 2006, acredita-se que foi apenas uma reimpressão do jogo sem a revisão de bugs do Xbox para vender o resto dos estoques que sobraram do jogo, que vendeu pouquíssimo.
Mídia
Lançado em 21 de Novembro de 2004 pela ULF Records, o CD continha 19 faixas com todas as músicas da versão Arcade do jogo e um livreto colorido.
Lançado em 24 de Agosto de 2005 pela Scitron, o CD continha a trilha sonora remasterizada para as versões caseiras do jogo. São 19 músicas e um livreto colorido.
Artworks
Kyo Kusanagi
Benimaru Nikaido
Goro Daimon
K'
Maxima
Whip
Mature
Vice
Yashiro Nanakase
Shermie
Chris
Blue Mary
Billy Kane
Robert Garcia
Takuma Sakazaki
Ralf Jones
Clark Still
Saisyu Kusanagi
Kula Diamond
Shingo Yabuki
Choi Bounge
Chang Koehan
Yuri Sakazaki
King
Orochi Yashiro
Orochi Shermie
Orochi Chris
Vanessa
Kim Kaphwan
Ramon
Geese Howard
Angel
Kusanagi
Omega Rugal
Finalizando
E por hoje é só. A recepção do jogo foi bem dividida, com alguns jogadores gostando do novo esquema e os gráficos nos cenários bem mais trabalhados porém a principal reclamação foi que o jogo não trás nenhuma das suas músicas conhecidas da série mas sim músicas totalmente novas no jogo que não estão no mesmo nível da série. A jogabilidade mais uma vez evoluiu, dando mais opções ao jogador porém esse foi mais um passo pro lado do que uma evolução de verdade.
A verdadeira "evolução" na série viria no jogo seguinte, quando a SNK Playmore tomou a decisão do jogo não ser mais anual para poder focar em reais mudanças no jogo, já que 1 ano era muito pouco tempo devido ao seu grande corte de funcionários desde quando a antiga SNK se desfez. Com um número tão pequeno de funcionários e sendo necessário o uso de novas tecnologias para os jogos, ficava cada vez mais difícil de entregar um material de qualidade a cada 12 meses.
No post à seguir, vocês podem conferir a KOF XI, a verdadeira continuação da 2003 que incorporou os elementos que foram bem aceitos pelos fãs na Neowave e também novidades únicas até agora na série. A escolha da placa Arcade foi obvia e foi a primeira vez que o jogo teve um lançamento caseiro exclusivo. Então aguardem que daqui a pouco tem mais um post novinho pra vocês!
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~
Não conhecia esse KoF Neowave e achei bom saber que " ignora coisas como o "Striker" da '99 à 2001 e o Tag Team da 2003", deu vontade de jogar. Bem bacana as fichas dos personagens em português ;)
ResponderExcluireu conheci o kof neowave parece com kof 2002
ResponderExcluirEu gostei muito,tenho a versao xbox e jogo ate hoje.
ResponderExcluirAdoro esse jogo,ebhojebem dia possuo um arcade com essa placa genuína dentro dele. Só alegria....
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