sexta-feira, 1 de julho de 2011

Toki / JuJu Densetsu


Toki / JuJu Densetsu (TAD Corporation, Arcade) - Lançado nos Arcades em 1989, é um jogo de plataforma com uma mistura de "shoot 'em up', ou "ande e atire" desenvolvido e publicado pela TAD Corporation no Japão e publicado pela Fabtek na América. O jogo trás uma série de elementos tais como humor pastelão combinado com ação. Os jogadores tem o controle sobre um macaco encantado que deve enfrentar hordas de monstros da floresta com bolas de energia que saem da sua boca (chamado carinhosamente de "cuspida-macaco" ou "vomitada" por alguns jogadores).


O jogo é como todos os outros jogos de plataforma, no qual o jogador tem que passar por diversos estágios com um chefe no fim de cada um deles. Apesar de sua aparência boba, o personagem é lento e o fato de que qualquer ataque pode mata-lo instantaneamente, Toki é capaz de atirar poderosos projéteis que irá ajudá-lo a derrotar os inimigos e obstaculos em seu caminho. Há um tempo para se completar cada estágio.

Toki pode fazer uso de vários itens tais como power-ups para o seu tiro, pés-de-coelho que o dão poderes sobrehumanos, relógios que aumentam o tempo disponivel para finalizar a fase, frutas que aumentam a sua pontuação, chaves que abrem áreas secretas, um capacete especial que o protege de ataques vindos de cima, viras extras e moedas mágicas (comidas no Mega Drive) que quando coletadas em certas quantidades dão uma vida extra.


O protagonista do jogo, que foi feito com base em "Tarzan", chama-se Toki (no Japão e em alguns ports é chamado de JuJu) que vive na floresta de uma vasta ilha tropical nos mares do Sul. Tudo acaba tragicamente quando a linda Miho, princesa da tribo de Toki é sequestrada pelo asqueroso feiticeiro Vookimedlo. Miho é levada para um palácio de ouro nos confins da ilha, no qual Vookimedlo conjurou para morar. O louco então joga um feitiço em todos da vila transformando-os em animais e bestas, antes que eles possam se defender contra a mágia.

Toki é transformado em um Geeshergam; um dos macacos que trabalham para Vookimedlo; entretanto ele parece mais com um gorila. Felizmente o guerreiro descobre que ainda está sob controle do seu corpo e também pode atirar projéteis pela sua boca. Ele não pensa duas vezes e vai atrás de salvar a sua amada princesa das mãos do mequetrefe do Voodkimedlo.

Devido à sua popularidade, nos próximos dois anos o jogo seria portado para os mais variados consoles e computadores daquele tempo. Lançamentos esses incluem ports para o Amiga e o Atari ST, publicados pela Ocean e Atari Lynx e Nintendinho pela Taito. Essas duas ultimas versões foram alteradas e receberam uma barra de life para que Toki não morresse com um único hit. Ports chegaram a ser anunciados para o ZX Spectrum e Amstrad CPC pela Ocean porém nenhum dos dois foi levado à frente.

A Sega ainda reprogramaria o jogo num port exclusivo para o Mega Drive conhecido como "Toki: Going Ape Spit". Essa versão não tem os power-ups que não sejam projéteis porém tem mais estágios e gráficos melhorados.

Um remake independente foi anunciado em Outubro de 2009 pelo Golgoth Studio para Xbox Live Arcade, PlayStation Network, WiiWare e PC mas até agora não se sabe se o jogo vai ser lançado ou não, pois há pouca informação na rede.


Algumas screens e videos do jogo:

Arcade:




Commodore Amiga:



Atari ST:




Commodore 64:




Atari Lynx:




Nintendo 8-bits:







Mega Drive:






E por hoje é só. Uma das poucas reclamações dos fãs é a falta de originalidade do jogo e também o ritmo lento do jogo (pelo fato de Toki andar bem devagar pela tela). Tirando isso, o jogo tem um número considerável de fãs pelo mundo.

Nos próximos posts estarei falando sobre a saga "Ash" de The King of Fighters, já que recentemente ela chegou ao fim. Uma saga grande que começou em 2003 e só terminou agora em 2011 com jogos bons e outros nem tanto pelo caminho, espero que curtam.

Enquanto isso, lembro que não estou esquecido dos pedidos: @PattyK pediu Shining Force (estou quase acabando), @HughitoW pediu Breath of Fire (já estou pra começar ele) e alguém pediu outro jogo que não lembro agora depois dou uma olhada. É isso ai pessoal, até semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Este jogo está se tornando obrigatório pra qualquer retrogamer. Este seu review está excelente, como sempre completo e com todas as versões do game.
    E pra mim a falta de power-ups na versão de Mega Drive prejudicou muito a diversão e fluidez do game.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez o debulhador de jogos tomou Toki no café da manhã, completou no almoço e terminou no jantar, sensacional rever todas as versões do jogo. Senti uma jogada ao estilo É o Tchan alí no Atari ST, trocaram a loira pela morena, como assim, mas não importa. Brincadeiras a parte, a matéria está muito bem detalhada e ressalto que o jogo é lento porque se fosse rápido com certeza teria gente que não passaria nem da primeira quarta metade da tela, principalmente na versão Arcade que a dificuldade é aumentada à níveis inflacionários só para a galera comprar mais fichas. E no Mega Drive, tem no Options alterações que é possível pegar 1 vida a cada 7000 pontos, é como se houvesse um game-shark dentro do cartucho. Agora se não existisse as versões do Mega e do Arcade, eu particularmente escolheria a versão do Commodore Amiga. Mas uma pergunta fica no ar: Sega, você não gosta de óculos de mergulho? sim porque só a versão do Mega Drive não temos Toki usando o protetor ocular aquático.

    Usopp, parabéns carinha e a gente se fala!

    ResponderExcluir
  3. Me lembro que no começo do jogo se agente ficasse muito tempo parado, vinha um espírito endemoniado e matava agente...

    ResponderExcluir
  4. Hehe, achei esse post no Google nas minhas andanças. Até me faltam palavras pra dizer o quanto eu gosto deste macaquinho, tanto que foi o primeiro jogo que eu fiz vídeo (e meio que comecei essa brincadeira só pra falar dele...). Fiquei surpreso com as versões de Amiga e Atari ST, esses PCs eram o capeta mesmo! Pena que nunca vi um desses na minha vida, mas ia ter feito minha alegria se tivesse um naquela época. Gostei muito do teu review! Ah! Reza a lenda que o remake sai agora no dia 16, vamos ver se rola mesmo desta vez. FLW!

    ResponderExcluir