sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mega Man II


Mega Man II (Biox, Game Boy) - Lançado em 20 de Dezembro de 1991 no Japão como "Rockman World 2", este é um jogo de plataforma publicado pela Capcom exclusivamente para o Game Boy. É o segundo jogo portátil da série Mega Man e novamente segue uma história própria na qual Dr. Wily rouba uma máquina do tempo experimental para continuar insistindo em seu plano de dominação mundial. Mega Man enfrenta uma série de inimigos do passado, além do novo robô misterioso Quint.

Assim como o jogo anterior, Mega Man II foi produzido por um estúdio terceirizado da Capcom "Biox" e trás personagens e jogabilidade de outros jogos da série lançados anteriormente no NES, vulgo Nintendinho. Em 2013, o jogo finalmente foi lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS.



História

Olha, Rush! Nos espremeram novamente até caber no bolso.

Mesmo depois de sua derrota esmagadora pelas mãos de Mega Man, Dr. Wily já estava bolando o seu próximo plano. Se ele pudesse colocar as mãos na máquina Skummer que estava sendo desenvolvida no Instituto Chronos, ele achou que poderia mudar o passado.

Depois de roubar a máquina do tempo. Wily queria sair imediatamente em uma viagem pelo tempo, mas teve que colocar os seus planos de lado quando ele descobriu que a máquina tinha um sério defeito.

Enquanto isso, Dr. Light foi despachado para o laboratório para iniciar a investigação. Com a ajuda do super senso de faro de Rush, ele conseguiu deduzir que nada menos do que o Dr. Wily estava por trás do roubo. Tendo um mal sentimento sobre o incidente, Dr. Light logo chamou Mega Man e Rush para procurar pelo esconderijo do Dr. Wily.

Finalmente conseguindo modificar a máquina do tempo, Dr. Wily descobre que ela pode apenas viajar para o futuro e voltar, e não viajar para o passado. Dr. Wily modifica o seu plano e decide então espiar o futuro de Mega Man. Viajando aproximadamente 37.426 anos para o futuro, ele encontra uma realidade pacifica, o seu descendente futuro totalmente diferente e Mega Man voltando ao seu estado inicial sem armas como era no começo de tudo. Reconhecendo a chance, ele convence o seu "eu" do futuro à abduzir o imponente Mega Man e o modifica para criar o robô de luta Quint, reprogramando-o para lutar contra o Mega Man do presente.


Robot Masters

Metal Man [DWN-009]
Arma: Metal Blade
HP: 19
Ponto Fraco: Crash Bomb

  
Air Man [DWN-010]
Arma: Air Shooter
HP: 19
Ponto Fraco: Leaf Shield

Crash Man [DWN-013]
Arma: Crash Bomb
HP: 19
Ponto Fraco: Air Shooter

Wood Man [DWN-016]
Arma: Leaf Shield
HP: 19
Ponto Fraco: Metal Blade


Fortaleza do Dr. Wily

Needle Man [DWN-017]
Arma: Needle Cannon
HP: 19
Ponto Fraco: Air Shooter/Top Spin

Magnet Man [DWN-018]
Arma: Magnet Missile
HP: 19
Ponto Fraco: Needle Cannon

Hard Man [DWN-020]
Arma: Hard Knuckle
HP: 19
Ponto Fraco: Magnet Missile

Top Man [DWN-021]
Arma: Top Spin
HP: 19
Ponto Fraco: Hard Knuckle


Chefe Especial

Quint [???-???]
Projetado por: Keiji Inafune
Arma: Sakugarne
Dano: 4 (contato)
2 (entulho)
HP: 32
Ponto Fraco: Hard Knuckle

Wily Machine World 2 (Forma 1)
HP: 19+19+19
Ponto Fraco: Mega Buster/Sakugarne
(Todas as 3 Formas)

Wily Machine World 2 (Forma 2)

Wily Machine World 2 (Forma 3)


Jogabilidade

Pelo menos a Biox criou um novo item para o jogo.

Assim como outros jogos da série, Mega Man II é um jogo de plataforma tradicional que permite o jogador controlar o herói Mega Man enquanto ele supera fases e derrota vários inimigos e chefes. O jogador pode correr, pular e atirar como no jogo anterior mas agora também é possível escorregar no chão também. O jogo permite se escolher a ordem nas quais as 4 primeiras fases serem completadas. Derrotando o Robot Master no final da fase dá acesso à habilidade única dele para o resto do jogo. Essas armas tem munição limitada que pode ser carregada ao pegar itens deixados pelos inimigos.

Tanques de Energia adicionais também podem ser obtidos e selecionados para recarregar a energia do herói. Derrotando alguns dos Robot Masters irá garantir à Mega Man acesso aos 3 adaptadores para o seu companheiro canino Rush que podem ser usados em diferentes ocasiões. A "Rush Coil" permite que Mega Man pule bem alto; o "Rush Marine" transforma o cachorro em um submarino para melhor mobilidade embaixo d'água; e o "Rush Jet" permite que Mega Man cruze longas distâncias.

Assim como em Dr. Wily's Revenge, Mega Man II trás vários elementos dos jogos da série lançados anteriormente no NES. As primeiras 4 fases e seus chefes (Wood man, Air Man, Clash Man e Metal Man) vieram de Mega Man 2. Depois de chegar na Wily's Fortress, 4 novas fases ficam disponíveis através de uma sala de teletransporte. Os chefes para essas fases (Top Man, Hard Man, Magnet Man e Needle Man) vieram de Mega Man 3.


Desenvolvimento

Recriação da propaganda original do jogo. Apesar do fracasso, não foi por falta de tentativa.

A Capcom terceirizou o desenvolvimento de Mega Man II para uma empresa diferente daquela que trabalhou em Mega Man: Dr. Wily's Revenge. O artista da série Keiji Inafune admitiu que a baixa qualidade do design de Mega Man II foi um resultado da desenvolvedora ter muito pouco conhecimento da série. Para o próximo jogo na linha de Game Boy, eles decidiram retornar para a desenvolvedora do Dr. Wily's Revenge novamente.


Recepção e Legado

Como sempre, eles trocaram as artes originais japonesas por essas "lindas" artes ocidentais.

Mega Man II foi relançado como parte da linha "Nintendo Player's Choice" na América do Norte. O jogo ficou disponível no serviço de cartuchos da Nintendo Power japonesa em 13 de Março de 2001. A Capcom anunciou que lançaria uma coletânea com os 5 jogos de Game Boy em apenas 1 cartucho para o Game Boy Advance em 2004, porém cancelou o projeto. Em 18 de Julho de 2013, foi confirmado que Mega Man II seria lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS, e foi finalmente lançado em 25 de Setembro de 2013 no Japão, em 08 de Maio de 2014 na América do Norte e em 07 de Agosto de 2014 na Europa.


Imagens e Vídeos do Jogo





Galeria de Capas

Rockman World 2 veio novamente com uma nova artwork desenhada por Keiji Inafune.

Outra artwork "de matar" usada no ocidente. Eles tentaram diferenciar o herói do Game Boy com o do NES colocando novos detalhes em sua armadura.

Na Europa tentaram fazer um trabalho mais parecido ao japonês, porém com a artwork ocidental.


Finalizando

Essa foi a programação de lançamentos da Capcom no Virtual Console do Nintendo 3DS em 2014. Além dos jogos da série original, Mega Man Xtreme 1 e 2 também foram lançados lá.

E por hoje é só. Por uma decisão inesperada, a Capcom quase acabou colocando a série em risco no Game Boy, porém ela decidiu fazer a escolha inteligente de voltar com a Minakuchi Engineering para o próximo jogo. Embora esses títulos não tenham tanto reconhecimento quanto os originais de NES, isso se dá ao público do Game Boy que não era tão brando quanto seria alguns anos depois. E também a qualidade dos jogos sempre serem um pouco abaixo da experiencia original no NES. Mas o jogo logo viraria para a Capcom.

No próximo post eu volto para falar sobre Mega Man III. Sem muitas novidades, o jogo novamente pegou emprestado elementos de outros jogos da série no NES e trouxe consigo pequenas novidades só para dizer que não era uma "cópia" inteiramente reduzida. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Isso que eu acho mais engraçado, a história desse jogo pelo que pude ler é muito legal, algo tão simples e dá vontade de jogar até o fim. Mesmo o jogo sendo muito difícil, podiam muito bem reaproveitar essa histórias na hora de lançar novos jogos. Mas não tem como, o que me chama atenção demais em mega man é o design dos robôs, é muita criatividade.

    Sensacional carinha!

    ResponderExcluir