sexta-feira, 4 de abril de 2014

Rockman & Forte: Mirai Kara no Chousensha


Rockman & Forte: Mirai Kara no Chousensha (Capcom, WonderSwan) - Lançado em 21 de Outubro de 1999 exclusivamente no Japão, é um jogo de plataforma com elementos de ação que foi produzido pela Capcom e publicado pela Bandai no seu portátil monocromático WonderSwan. O jogo faz parte da série clássica de Mega Man, e o seu subtítulo pode ser traduzido literalmente como "O Desafiante Vindo do Futuro". O jogo foi um dos últimos jogos da série clássica antes de Mega Man 9 em 2008.

História

Como será que é chamado um spin-off de um spin-off?

O ano é 200X*. Um grupo de robôs que se chamam de "Dimensions" atacaram Symphony City, uma cidade aonde as pessoas e os robôs viviam em paz. Apesar de não ter nenhuma testemunha, o líder deles tem um poder incalculável, assim como Rockman. Ele disse ser uma pessoa sombria e doentia completamente obsessiva com a destruição. Rockman, que ouviu as novidades no laboratório do Dr. Right, saiu para a cena apesar de ainda estar recebendo manutenção. Ao mesmo tempo, Dr. Wily virou o Rockman sombrio, e para verificar o mistério ele envia Forte para a cidade. Quem é esse tal de Rockman sombrio afinal de contas?!

- Rockman Shadow: "Meu nome é Rockman Shadow! Eu sou um robô com um grande poder. Eu não vou perdoar aqueles que não me obedecerem!"
- Rockman: "Pare de prejudicar à todos! Quem diabos é você? Como você se parece tanto comigo?"
- Forte: "Eu vim para acabar com a vida do Rockman que eu odeio, mas de alguma forma essa situação é diferente do normal."
- Rockman: "Forte, eu não tenho tempo para me preocupar com isso agora. Eu tenho que cuidar desses robôs!"
- Forte: "Shh! Isso não vai ajudar muito, mas o laboratório do Dr. Wily é próximo dessa cidade. Eu não vou atrair nossa guerra aqui!"

Por agora, os dois deixaram de lado as suas diferenças e enfrentaram a nova ameaça dos Dimensons. Depois de derrotar todos eles, eles enfrentam o seu líder, Rockman Shadow. Ele discute brevemente com Quint, uma versão de Rockman que veio anteriormente do futuro e foi capturado e modificado por Dr. Wily. Dependendo de qual personagem enfrenta ele no final, é dada uma versão diferente para a sua origem, mas no final ele irá acabar com a própria vida, revelando que ele queria ser destruído para acabar com os seus desejos destrutivos.

*Nota: O ano que é dado na apresentação do jogo é 200X, que é considerado ou um erro de digitação ou um erro canônico do jogo, na época, cronologicamente o último jogo da série Rockman / Mega Man, enquanto os jogos mais recentes se passam no mais ambíguo ano de 20XX.


Personagens

Dangan Man
HP: 40
Arma: Rockn Vulcan (Rockman) ; Forte Vulcan (Forte)
Dano: 3 (Contato) ; 4 (Tiros, Mísseis)
Ponto Fraco: Barrier Wind ; Forte Cyclone

Konro Man
HP: 52
Arma: Flame Shower (Rockman) ; Flame Mixer (Forte)
Dano: 1 (5 Chamas) ; 2 (Muro de Fogo) ;
4 (Contato, Chuva de Fogo)
Ponto Fraco: Rockn Vulcan ; Forte Vulcan

Aircon Man
HP: 60
Arma: Barrier Wind (Rockman) ; Forte Cyclone (Forte)
Dano: 0 (Met Attack) ; 0-4 (Muro de Vento) ;
2 (Cubos, Contato)
Ponto Fraco: Flame Shower ; Flame Mixer

Komuso Man
HP: 56
Arma: Doppel Crash (Rockman) ; Doppler Attack (Forte)
Dano: 2 (Projéteis, Fogo) ; 4 (Contato)
Ponto Fraco: Barrier Wind ; Forte Cyclone

Clock Man
HP: 56
Arma: Time Switch (Rockman) ; Time Bomb (Forte)
Dano: 1 (Tiro) ; 4 (Contato) ;
5 (Ataque do Relógio) ; 5-10 (Trovões)
Ponto Fraco: Barrier Wind ; Forte Cyclone

Compass Man
HP: 48
Arma: Nenhuma
Dano: 2 (Espinhos, Contato) ; 3 (Ataque giratório)
Ponto Fraco: Barrier Wind ; Forte Cyclone

Rockman Shadow
HP: 60
Arma: Nenhuma
Dano: 2 (Espada) ; 4 (Laser, Pedra, Contato)
Ponto Fraco: Doppel Crash ; Doppler Attack


Jogabilidade

A jogabilidade é um pouco mais lenta do que em jogos anteriores, mas não chega à atrapalhar tanto.

Similar ao jogo anterior, Rockman & Forte (que foi eventualmente lançado no Game Boy Advance nos Estados Unidos e Europa com o título Mega Man & Bass), dois personagens estão disponíveis para jogar: Rockman e Forte. Rockman é controlado em sua maneira tradicional, enquanto Forte é diferente, como no jogo anterior, com uma arma normal de disparo rápido que não pode ser atirado enquanto está em movimento, assim como a habilidade de correr (similar à série Mega Man X) e o salto duplo.

Uma diferença notável na jogabilidade é que os "Mestres Robô" nesse jogo não ficam invencíveis por um curto periodo de tempo depois que recebe um dano, permitindo que o jogador continue causando dano à eles enquanto possível. Uma das capacidades únicas do WonderSwan é o seu terceiro conjunto de botões localizado em cima do direcional tradicional, permitindo que alguns jogos sejam jogados com a tela na vertical. Quando selecionada a fase do Aircon Man, é exigido ao jogador que ele mude a posição do portátil para a vertical.

Finalmente, diferentemente de jogos anteriores da série, há apenas 5 armas para serem obtidas ao invés das tradicionais 8; Compass Man não entrega a sua arma para o jogador depois de derrotado.

O sistema de Parafusos também retorna permitindo que ambos os personagens comprem itens úteis para serem usados em sua jornada. Cada personagem tem acesso à ambos itens universais como vidas extras e itens exclusivos como Rockman que pode chamar Rush, Eddie, Tango e Beat, enquanto Forte pode chamar Gostel (conhecido como Treble no ocidente) e Reggae (um robô de suporte baseado em um pássaro que tinha sido visto pela última vez no jogo Wily & Right no Rockboard para Famicom em 1993).


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/mega-man-bass/screenshots




Recepção

Em certas partes, o jogo é jogado na vertical, conforme é mostrado na imagem.

Rockman & Forte: Mirai Kara no Chousensha não foi muito bem recebido. Em uma das poucas análises publicadas no ocidente, Jeremy Parish do site 1UP.com disse que o jogo era um dos piores jogos da série Mega Man já feitos, devido ao "flickering" na imagem (sprites aparecendo e sumindo quando há muita coisa acontecendo na tela) e os controles um pouco mais lentos do que o que estávamos acostumados nos jogos anteriores. A Capcom, por sua vez, aparentemente aprendeu a sua lição. No seu próximo lançamento na plataforma, que seria um jogo de plataforma baseado na série "Mega Man Battle Network", todos esses problemas sumiram.

Esse é um daqueles jogos que só se pode recomendar para os fãs realmente assíduos da série, porque a qualidade dele realmente é abaixo do nível normal da série - mas mesmo assim não deixa de ser interessante e vale a pena terminar pelo menos uma vez só pela curiosidade. Esse jogo não foi listado no artbook "Mega Man Official Complete Works" porque ele foi uma co-produção com a Bandai.


Página da CoroCoro Magazine mostrando um preview do jogo e suas únicas 2 artworks criadas, além da capa.


Curiosidades

  • Mega Man ZX Advent faz referências aos chefes desse jogo como personagens em uma revista. Se o jogador puder coletar um certo Disco Secreto, Konro Man aparece na capa da revista digital e é descrito como um herói andarilho. O caçador Ray diz que ele quer criar uma revista em quadrinhos sobre um robô que luta com uma ventoinha em cada mão (Aircon Man) e o item "Comic (Laranja)" que pode ser obtido na jornada de Sharon é uma revista de ação sobre dois relógios falantes (Clock Men).
  • Esse é um dos poucos jogos da série Mega Man aonde Dr. Wily não é quem está por trás dos eventos ou é um chefe.
  • Esse é o único jogo da série que apresenta mini-chefes em todas as fases dos Mestres Robô.
  • Os Mestres Robô não tem um pequeno período de invencibilidade depois de serem atingidos, permitindo que o jogador ataque-os continuadamente se possível. Porém, alguns dos movimentos dos chefes os deixam invencíveis por um certo momento.
  • As Armas Especiais no jogo tem um certo dano contra todos os chefes do jogo, como a Barrier Wind/Forte Cyclone que causa 5 unidades de dano em todos os chefes. Atirar rapidamente nos chefes causa menos dano mas esvazia a energia deles rapidamente.
  • Mega Man não recupera a energia das armas de uma fase para a outra.
  • O jogo utiliza trilhas remixadas de Mega Man & Bass, porém degradadas em qualidade para alcançar as limitações do WonderSwan.
  • Depois de derrotar um Mestre Robô no jogo, o seu retrato na tela de seleção de fases se altera para mostrar isto.
  • Esse é o único jogo licenciado da série que é mencionado no livro R20 Rockman & Rockman X Official Complete Works.
  • O jogador pode ter um máximo de 8 vidas ao contrário das tradicionais 9 da série.
  • Inimigos neste jogo se parecem com os da série Mega Man X. É possível que os inimigos do jogo sejam a primeira linha de produção de Mechaniloids.


Finalizando

Na falta de uma artwork diferenciada para fechar o post, fica aqui o pacote completo do jogo para os curiosos. Todas as artworks usadas no manual do jogo são as mesmas do Mega Man & Bass para Super Famicom.

E por hoje é só. Piadinhas à parte, o jogo ficou abaixo da média da série mas mesmo assim eu recomendo para os fãs que nunca jogaram à explorar a experiência do jogo porque ela é única e diferente. Essa foi uma das últimas empreitadas da Capcom na época, que apenas relançou o jogo de Arcade da série no Neo Geo Pocket Color em seguida. Que por sinal, é o assunto da nossa próxima semana: os 2 jogos de Arcade lançados em 1995 e 1996 respectivamente. São jogos que pegaram as mecânicas da série e adaptaram à uma espécie de jogo de luta para os Arcades.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Poxa, que post foda! todos os seus posts sobre Megaman foi foda...
    está de parabens, cara !!!
    eu tenho uma pagina de Megaman no facebook, e seria legal a gente ser socios, compartilhando e tudo ... :)
    me add la: fb.com/icaiome

    ResponderExcluir
  2. Hi, can you provide the scans of the manual if possible?

    ResponderExcluir