quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Killer Instinct


Killer Instinct (Rareware, Arcade) - Lançado em 28 de Junho de 1994 nos Arcades, KI é um jogo de luta desenvolvido pela Rare e publicado pela Midway e pela Nintendo. A história do jogo gira em torno de uma corporação toda-poderosa chamada Ultratech e a organização de um torneio patrocinado por ela. A história do jogo foi adaptada para uma revista em quadrinhos de impressão limitada sobre o selo Acclaim Comics.

Esse Arcade foi feito com o intuito de mostrar o poderio do próximo console da Nintendo, apelidado na época de "Ultra 64". Porém, quando o console saiu, ele não trazia esse hardware tão complexo.


Jogabilidade

KI é jogado da maneira de vários outros jogos de luta, no qual o jogador controla um personagem para derrotar o oponente em um encontro 1-on-1. O jogo pega emprestado o sistema de botões de ataque de Street Fighter e tem movimentos de finalização inspirados em Mortal Kombat. Há também vários outros recursos que diferencia o jogo de outras franquias:

Barra de Saúde Dupla: ao invés de ganhar 2 rounds, cada lutador tem duas barras de saúde. Se um personagem acaba com a primeira barra de saúde do oponente, a luta para e resume instantes depois, porém o personagem que ganhou continua com a mesma saúde na barra que ele tinha naquele momento. O lutador que esvaziar a segunda barra do seu oponente primeiro, ganha o desafio.

Combos Automáticos: ao invés de apertar os botões necessários para fazer ataques individuais e conecta-los em uma sequencia, em KI combos são automáticos e podem ser feitos ao desferir determinados comandos especiais ou botões pressionados.

Movimentos de Finalização: trazendo uma semelhança com os Fatalities de Mortal Kombat, cada personagem tem pelo menos 2 movimentos conhecidos como No Mercy (Danger Move nas revisões mais novas do jogo) que são usados para acabar com o oponente. Um desses "No Mercy" podem ser executados no final de um combo (que é chamado de Ultimate Combo) ou enquanto a barra do oponente está piscando em vermelho, porém cada uma tem uma combinação diferente.

Outro movimento de finalização é o "Humiliation", que força o oponente à dançar (o estilo de dança depende do personagem), mas isso só pode ser usado caso o lutador vença a luta com a sua primeira barra de saúde. Diferente dos Fatalities, entretanto, os movimentos de finalização de KI não mostram brutalidades ou desmembramentos.

Ultra Combo: outro movimento de finalização, mas funciona como um Ultimate Combo, apesar de que esse permite o lutador entregar uma grande combinação de golpes, ultrapassando 20 acertos, algumas vezes chegando até a 80 acertos.

Combo Breaker: o lutador que estiver recebendo um combo pode interrompe-lo ao fazer um Combo Breaker. Esse comando é um movimento especial designado diferente por personagem. Um combo pode ser interrompido em alguns momentos. Para fazer um auto-double, o jogador deve fazer o golpe com um botão mais forte do que o usado pelo oponente no momento.

O combo também pode ser quebrado no momento da conexão entre um golpe e outro. Nesse estado, o golpe pode ser feito com qualquer intensidade que o combo será quebrado, fazendo com que grandes combos sejam um risco para qualquer um. Além disso, depois de fazer um combo breaker, uma "estrela" branca aparece na ponta da barra de saúde, permitindo que versões mais avançadas de movimentos especiais sejam usadas.


História


Você Tem O Instinto?

Um campo de batalha exposto ao vento em um passado distante, cheio de detritos de uma guerra. Acima dos gemidos e choro dos derrotados, ainda pode-se ouvir os barulhos das colisões de um único confronto titânico. Dois grandes Senhores de Guerra, líderes de seus exércitos esmagados agora, estão presos em batalha, com o próprio mundo como recompensa. Mas essa batalha época não irá ter uma conclusão. Subitamente, os Senhores de Guerra foram tomados por uma auréola de luz e sumiram da face da Terra, banidos para o reino do Limbo. Os heróis de batalha, agora cansados, viram o feitiço levando os Senhores de Guerra e suspiraram de alívio. O fim do mundo havia sido evitado, por agora.

O mundo tem visto um grande progresso nos séculos seguintes, desde quando os Senhores de Guerra foram banidos, porém muitos desses avanços não era para o melhor. A poluição deixou o meio ambiente fraco. Governos pereceram um atrás do outro. O caos governa o mundo, com grandes mega corporações batalhando e destruindo-se pela partilha do que restou de limpo no mundo.

Nesse mundo sem vida, uma única corporação, Ultratech, ascende acima de todas as outras. Ao invés de se unir as batalhas com outros competidores, Ultratech tem lucrado com o seu sofrimento ao vender armas que são usadas pelas outras corporações entre si. Entretanto, a venda de armamentos não é a única fonte de lucros da Ultratech. Sua divisão de entretenimento produz o maior show de televisão do futuro, o torneio "Killer Instinct", que também serve de teste para as armas da companhia. Os vencedores do torneio ganham aquilo que eles desejam,  já os perdedores sofrem um destino significadamente pior.

É nessa competição sangrenta que os nossos heróis foram esboçados. T.J. Combo, um campeão dos pesos pesados mundial desonrado, procura por redenção. Glacius, um Alien lutador que foi capturado pela Ultratech luta por sua vida e uma chance de escapar. E o mortal robô Fulgore, programado pela Ultratech com um Instinto de Matar e a liberdade de usar isto. Cada um luta por seus próprios motivos, mas todos tem o mesmo objetivo: ganhar o torneio e destruir todos os outros oponentes.

Serão precisos mais do que movimentos radicais ou golpes especiais mortais para ganhar o torneio. Será necessária um desejo, um apetite; é necessário o Instinto de Matar.


Personagens

Jago
Idade: 21 anos
Altura: 1,71m
Peso: 86kg

Achado abandonado quando ainda era um bebê em um monastério Himalaia, foi levado pelos Monges do Tigre. Jago se mostrou bastante promissor desde o início, e sob a tutela do velho Abbot, ele rapidamente se transformou em um dos pupilos favoritos da Ordem. Durante a meditação ele visitou o próprio espírito do Tigre que a sua Ordem serve, no qual ele garantiu poderes para combater a perversa organização Ultratech. No início, o poder ameaça superar a sanidade de Jago, mas logo ele domina essa habilidade e se transforma no maior que a Ordem já teve. Suas raízes incerta, entretanto, ainda o perturbam.

T.J. Combo
Idade: 25 anos
Altura: 1,96m
Peso: 100kg

Tendo lutado o seu caminho desde uma academia velha numa ruazinha qualquer para o título de campeão dos pesos pesados mundial através de seu próprio poder e agressão, depois de 5 anos no topo, T.J. "Combo" Garrett caiu numa grande tentação. Ele gastou a maior parte do seu dinheiro em implantes de titânio nos seus braços para garantir a sua posição atual, porém seu cinto foi retirado dele, e a sua saúde e respeito públicos foram perdidos quando o cirurgião da Ultratech contou ao mundo a sua história. Furioso e humilhado, Combo retorna ao seu antigo gueto e deseja desafiar o mundo em uma grande caminhada para o topo mais uma vez.

Spinal
Idade: 2650 anos
Altura: 1,68m
Peso: 50kg

Um lendário guerreiro de mais de 2000 anos de idade, a coisa agora conhecida como Spinal se livrou da morte pela regeneração de células experimental da Ultratech. Encurralado neste novo mundo, ele não tem escolha há não ser obedecer suas ordens, apesar da sua relutância. Para deixar as coisas ainda piores, ele vem sofrendo de flashbacks atormentadores da sua antiga vida que ele não consegue lembrar claramente. Depois do temor, ele se inspirou quando se revelou ao público, quando ficou conhecido como a sombra das últimas criações da Ultratech. Cheio de remorso, ele entra no torneio para provar que o esforço valeu a pena.

Thunder
Idade: 42 anos
Altura: 1,89m
Peso: 127kg

Vários meses se passaram desde o torneio anterior da Ultratech, e apesar das pesquisas em vários campos sobre os poderes sobrenaturais da fênix da sua tribo, o irmão mais novo do Chefe falhou em retornar com um triunfo ou uma derrota. Depois de muito agonizar sobre o assunto, e para a discórdia de muitos dos seus companheiros da tribo, Thunder decide que ele deve suspeitar do pior destino possível em torno do seu irmão Eagle, e pacifica o seu povo ao se autonomear como vingador. O Chefe não tem sonhos de glória, aceitar o desafios da Ultratech é nada além de um desejo de vingança e justiça em primeiro plano.

Glacius
Idade: Desconhecida
Altura: 1,92m
Peso: 136kg

Vagando pela galáxia em busca de uma nova forma de vida, o curioso Glacius passa muito perto da Terra e, sugado pelo campo gravitacional do planeta, cai bem no coração de uma montanha coberta de gelo. Grogue mas contando com a sorte de ainda estar vivo, ele vistoria os danos causados pela queda e sai em busca com esperanças de achar as peças que ele precisa. Os livros de história escritos por Glacius adverte sobre a brutalidade sem razão dos humanos. Infelizmente, o Alien terá muito tempo para lamentar a sua natureza de confiança quando a Ultratech captura-o para usa-lo em um tipo único de sua "pesquisa científica".

Fulgore
Idade: 1 ano
Altura: 1,98m
Peso: 254kg

Uma das mais novas criações da Ultratech e possivelmente a mais perigosa até o momento, Fulgore é o primeiro planejamento de uma série de soldados cibernéticos carregando uma armadura perfeita, trabalhada com fervor durante os últimos anos projetada por um excêntrico gênio da Ultratech com o seu time. Rumores sombrios se espalharam como os protótipos para as partes humanas foram originados - os tipos de rumores que ninguém ousa enfrentar. Antes do model Mk.I de Fulgore ser finalizado, os cientistas já estavam trabalhando em um melhoramento: para provar que o protótipo justificou todos os esforços, ele entra no torneio com ordens de destruir toda a oposição.

Cinder
Idade: 31 anos
Altura: 1,89m
Peso: 89kg

Ben Ferris, um criminoso pequeno com várias acusações de assaltos, invasões e incêndio culposo em sua ficha, é o último convicto trazido para fora da prisão para os usos doentios da Ultratech. Seu destino é ser usado como um rato de laboratório humano para o desenvolvimento de armas químicas da empresa, levando à um efeito colateral inesperado que o consumiu pelo fogo, mas de alguma forma ele saiu vivo dessa. Ele era mantido confinado em um bloco de segurança máxima até que a Ultratech decidiu usa-lo no torneio com o codinome Cinder, pare derrotar Glacius honestamente sob a visão pública, com a sua liberdade servindo como incentivo final.

Sabrewulf
Idade: 45 anos
Altura: 1,56m
Peso: 181kg

Desde o dia que uma mordida de lobo deixou-o aflito com um vírus particular de licantropia, o Conde Von Sabrewulf tem vivido em exílio em sua torre nas montanhas, evitado pela sociedade, combatendo a insanidade assim que a sua doença fica periodicamente pior. Vários anos se passaram desde quando ele tentou reverter o seu pior pesadelo e não conseguiu se reverter a sua forma humana. Todo rumor de uma possível cura foi testado por ele, então quanto uma mensagem prometendo salvação chega pra ele convidando-o ao torneio da Ultratech, Sabrewulf aceita suspeitamente, aceitando o que vier pela frente.

B. Orchid
Idade: 23 anos
Altura: 1,71m
Peso: 57kg

Por vários anos, Black Orchid esteve entre os espiões profissionais de elite para uma organização que trabalha para o bem maior da sociedade. Seu passado é mantido em segredo, incluindo algumas coisas que ela não sabe: ela ainda não havia descoberto que Jago é na verdade o seu irmão. Como arrumar evidências o suficiente para provar as ambições sombrias da Ultratech é praticamente impossível, ela eventualmente decide que a única maneira de adentrar a companhia e também a mais perigosa é pela "porta da frente". Uma vez que os seus superiores são persuadidos sobre esta necessidade, ela vai em frente com o plano e entra no torneio.

Riptor
Idade: 4 anos
Altura: 2,13m
Peso: 318kg

Outros dos conceitos miraculosamente realizados pela Ultratech: um cruzamento de DNA humano e réptil, resultando em uma criatura que combina inteligencia formidável com força bruta. Nutrido desde o ovo por um professor da Ultratech e todo o seu time, a besta chamada "Riptor" por outros mal chegou nos seus 4 anos de idade quando mostrou os primeiros sinais de selvageria total ao matar um humano. Riptor está confuso e frequentemente se encontra entre a razão dos humanos e os instintos predadores, recorrendo ao ataque quando ele falha em entender a situação.

Eyedol
Idade: Impossível de contar
Altura: Muito alto
Peso: Realmente pesado

Eyedol e seu maior rival, Gargos - conhecido no mundo moderno apenas como Monges do Tigre como o grande Espírito do qual eles servem - foram os últimos Senhores de Guerra sobreviventes dos tempos antigos, batalhando pelo controle total da terra. Os heróis da antiga era se juntaram para bani-los ao Limbo, e por 2000 anos eles permaneceram lá - até que a Ultratech construiu um dispositivo que pode escanear o Espaço Sideral em busca de vida. Apesar dos seus esforços para desligar a máquina antes que algo pior acontecesse, um Eyedol enfraquecido consegue passar no último minuto, diretamente para as mãos intrigantes da companhia.


Estágios

Templo do Tigre

Ginásio de Boxe

Cobertura da Cidade

Ruas da Cidade

Estátua de Gelo

Templo de Gelo

Cobertura no Deserto

Ponte no Deserto

Complexo Industrial

Câmara das Caveiras

Interior do Palácio

Ponte Sob a Lava

Cobertura do Castelo

Interior do Castelo

Exterior do Castelo

Plataforma no Céu


Desenvolvimento

Killer Instinct foi o primeiro jogo de Arcade que continha um disco rígido (HD) interno, além dos ROMs do jogo. Isso permitia o armazenamento de uma quantidade bem maior de arquivos, possibilitando assim gráficos muito mais detalhados que outros jogos do gênero lançados na mesma época. O jogo utilizava sprites pré-renderizados para os personagens, criados com a tecnologia Silicon Graphics, e os cenários de fundo foram pré-renderizados como um filme, que se ajustavam de acordo com a posição dos lutadores. Todos esses arquivos eram armazenados no disco rígido.

O processador utilizado no Arcade, conhecido como R4600, estava ajustado à 100MHz, quase o dobro dos outros jogos da época.


Versões Lançadas

Um port para o Super Nintendo foi lançado em 30 de Agosto de 1995 nos Estados Unidos e em 21 de Setembro de 1995 na Europa. Enquanto vários recursos do Arcade foram mantidos, os sprites foram alterados, diminuindo de qualidade ou foram removidos. Os detalhes gráficos foram vastamente reduzidos e os personagens estão bem menores.

Os estágios que tinham uma câmera em 3D foram simplificados para uma visão 2D estática usando Parallax Scrolling para o cenário de fundo e Mode 7 para o chão da arena, simulando um efeito em pseudo-3D. Os efeitos de Zoom e Escala foram totalmente removidos. Alguns estágios foram redesenhados e os vídeos em tela cheia mostrando os personagens depois da vitória foram substituídos por imagens estáticas. As vozes e efeitos sonoros também sofreram uma queda na qualidade.

A maioria dos personagens preservaram os seus movimentos especiais e movimentos perigosos, porém alguns dos efeitos especiais - notavelmente os efeitos de sombra - foram removidos. Além disso, as caveiras que ficavam ao redor de Spinal quando ele absorvia os projéteis agora são mostrados em baixo da sua barra de saúde agora. Para compensar a queda geral na qualidade, alguns outros modos de jogo foram adicionados como um modo Treinamento, Torneio (usado para partidas multiplayer) e outras opções extras.

A versão do Super Nintendo acompanhava um CD com 16 faixas musicais chamado "Killer Cuts", que trazia as músicas do jogo em versões melhoradas. O Killer Cuts foi depois vendido através do sistema "Super Power Supplies" da Revista Estadunidense Nintendo Power através do Correio no formato de CD ou Fita K7. O cartucho do jogo foi lançado na cor preta na Europa, Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos, ao invés do tradicional cinza do console.

Em 14 de Novembro de 1995, foi a vez da versão para Game Boy ser lançada. Vários sacrifícios foram feitos devido as limitações ainda maiores da plataforma. Como resultado, os personagens Cinder e Riptor foram excluídos, assim como os movimentos do jogo drasticamente alterados, especialmente os do personagem Sabrewulf, devido a limitações de botões da plataforma. O jogo é compatível com o Super Game Boy para ser jogado em cores e um modo exclusivo para 2 jogadores pode ser jogado no SGB se um segundo controle for inserido no console.

Em 22 de Novembro de 2013, um port da versão Arcade foi inclusa na "Ultra Edition" do novo Killer Instinct no Xbox One. Esse port se chama "Killer Instinct Classic" e apresenta a última revisão de bugs do Arcade, um modo de treinamento inteiramente novo, galerias para serem desbloqueadas e vários filtros de imagem. A Microsoft está explorando a possibilidade de adicionar suporte a partidas multiplayer online no futuro.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

Arcade:





Super Nintendo:





Game Boy:



Super Game Boy:





Recepção

Killer Instinct foi um sucesso comercial e ganhou um grande clamor público. A versão para Super Nintendo também foi muito bem recebida durante o seu lançamento. Tyrone Rodriguez da Revista VideoGames deu ao jogo nota 8 (Ótimo), falando que preferia KI à Mortal Kombat 3. A revista Computer and Video Games deu nota 93% ao jogo, falando que "a Rare não estava mentindo quando eles falaram que a versão caseira seria melhor do que o Arcade: ninguém se tocou que eles estavam falando sobre a versão do Super Nintendo!"

Respectivamente, o jogo foi eleito o 148º Melhor Jogo em um Sistema Nintendo pela Nintendo Power. O site Screwattack listou o jogo como o 5º Melhor Jogo de Luta de Todos os Tempos e como o 19º Melhor Jogo de Super Nintendo de Todos os Tempos. A revista Official Nintendo Magazine colocou o jogo na 95º posição no ranking de melhores jogos disponíveis em plataformas da Nintendo. Em 2007, o site CraveOnline colocou o jogo em 6º Lugar como Melhor Jogo de Luta de Todos os Tempos, com a equipe chamando de "o filho bastardo de Street Fighter e Mortal Kombat".

O site Cinema Blender colocou Killer Instinct em terceiro lugar na sua lista de melhores jogos de luta de todos, dizendo que "é bem melhor do que nos lembravamos, se é que isso é possível". Em 2009, a Virgin Media colocou o jogo em 8º Lugar na sua lista de Melhores Jogos de Luta, comentando que Killer Instinct é "o mais famoso por conter os maiores combos do gênero". Em 2010, o site UGO.com colocou o jogo em 10º no seu ranking de Melhores Jogos de Luta de Todos os Tempos.


Galeria de Capas

A versão para Super Nintendo pode não ser tão bem feita e conter todos os recursos do Arcade, mas é tão divertida de jogar quanto. Um cartucho de 32mbit foi necessário para o lançamento do jogo.

Todas as cópias do jogo vinham em um cartucho preto e acompanhavam um CD com a trilha sonora completa do jogo com arranjos originais.

O esforço pro jogo caber no portátil é notável, mas o resultado final não ficou dos melhores.


Mídia Relacionada

O CD Killer Cuts acompanhou todas as cópias do jogo vendidas no Super Nintendo e ficou disponível à venda durante um curto espaço de tempo pelo catálogo da Nintendo Power também em K7.

Capa do primeiro quadrinho do jogo, lançado como um especial para a Revista Nintendo Power.

As suas 3 subsequentes edições contavam um pouco mais sobre a história dos personagens e podiam ser compradas em qualquer banca de revistas.

As capas das 3 edições especiais lançadas pela Acclaim Comics.


Artwork










Finalizando

O Arcade do jogo trouxe vários recursos inéditos para a época, uma pena que nenhum console da época conseguia reproduzi-los fielmente.

E por hoje é só. A volta da Nintendo aos Arcades com esse jogo da Rare só não foi mais bem sucedida devido ao grande custo de produção da máquina, o que limitou a quantidade distribuída pelo mundo e a grande quantidade de títulos do gênero que foram lançados na mesma época. Outro grande erro foi a utilização de novas tecnologias que não seriam aplicadas no seu próximo console devido ao alto custo de produção, o que acabou causando uma disparidade muito grande entre a próxima versão do Arcade e a caseira para Nintendo 64.

Na próxima semana, eu volto para falar sobre Killer Instinct 2. A continuação, apesar de não ter sido tão bem recebida quanto este aqui, trouxe um grande número de novidades interessantes ao jogo, o suficiente para justificar o seu lançamento e a sua versão caseira que ficou conhecida como Killer Instinct Gold. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Adorei o post! Aprendi mais sobre esse jogo que eu joguei muito durante a minha infância!

    ResponderExcluir