quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sonic Chaos


Sonic the Hedgehog Chaos (Aspect, Master System) - Lançado em 25 de Outubro de 1993, é um jogo de plataforma inicialmente produzido no Master System mas também foi portado para o Game Gear em 19 de Novembro de 1993. O jogo é notável por ser o primeiro jogo 8-bit da série que trás Tails como personagem jogável, assim como o primeiro que permite controlar o vôo dele.

Esse foi o último de jogo de plataforma da série Sonic a ser lançado no Master System na Europa. No Japão, o jogo é conhecido com "Sonic & Tails".

História

Enquanto estavam fora em uma aventura qualquer, Sonic e Tails ouvem um rumor preocupante: foi dito que Robotnik estaria de volta à South Island durante a sua absência e conseguiu encontrar a Chaos Emerald vermelha. Isso fez com que as outras 5 Emeralds ficassem fora de balanço e espalhadas nos confins da ilha. Sem o poder das 6 Chaos Emeralds, a South Island e os seus residentes irão afundar no oceano. Sem tempo à perder, Sonic e Tails voltam para a ilha para recuperar a gema perdida.


Jogabilidade

Sonic Chaos é o jogo da série menos sucedido lançado nas plataformas 8-bit da Sega.

No geral, a jogabilidade é bem similar aos títulos 8-bit anteriores, com a opção dos jogadores de optar por jogar com Sonic e Tails agora. Pela primeira vez nos 8-bit, ambos os personagens podem utilizar o Spin Dash que foi introduzido na versão 16-bit de Sonic 2. Ao segurar para cima e apertar 1 dos botões, Sonic pode ser o Super Peel Out que foi introduzido em Sonic CD, enquanto Tails pode voar, sendo essa a primeira vez que ele pode fazer isso.

Enquanto se joga com Sonic, os jogadores podem coletar as "Rocket Boots" que permitem que ele voe por um curto periodo de tempo. Ele também pode entrar nos Estágios Especiais. Tails é mais lento qeu Sonic e não pode entrar nos Estágios Especiais ou utilizar as Rocket Boots, mas ele começa o jogo com mais vidas e continues.

Pela primeira vez na série de jogos 8-bit de Sonic, as Chaos Emeralds estão quase todas localizadas em Estágios Especiais que estão disponíveis quando jogando com Sonic. Para entrar nesses estágios, Sonic precisa coletar 100 anéis em 1 ato e chegar até o fim com eles (o jogador também irá ganhar 1 vida extra ao coletar 100 anéis). Completando sucedidamente o estágio, Sonic coleta a Emerald; falhando, o jogo leva Sonic direto para o próximo ato, sem a Emerald.

O próprio Robotnik está com a 6ª Chaos Emerald, e o jogador deve derrota-lo para pega-la de volta. Tails não tem que se preocupar com as gemas e se terminar o jogo com ele também verá o mesmo final, fazendo efetivamente com que Tails seja o "easy mode".


Desenvolvimento

As fases de Sonic Chaos são amplamente baseadas nas de Sonic 2, entretanto a experiência que a Aspect já havia adquirido nos consoles 8-bit da Sega permitiu com que Sonic e Tails se movessem duas vezes mais rápido do que os 2 jogos anteriores lançados nessas plataformas.

Em 2009, Ken Balough, um associado da Sega, disse que Sonic Chaos foi "colocado em uma situação dificil" uma vez que o jogador estaria vendo os gráficos 8-bit depois de experimentar os jogos 16-bit que eram mais conhecidos, fazendo Sonic Chaos pareceer "um pouco duro" para ele ou ela. Balough ainda falou que "visualmente e na velocidade, o jogo não era tão impressionante quanto as versões de Mega Drive".


Relançamentos

Jogar com Tails é bem mais fácil, mas isso não significa que a diversão não seja boa mesmo assim.

A versão Game Gear foi relançada em 2003 como um jogo escondido no título "Sonic Adventure DX: Director's Cut" para Gamecube e PC, e também na coletânea "Sonic Mega Collection Plus" para PlayStation 2 e Xbox em 2004 e pra PC em 2006. Em 02 de Fevereiro de 2009, a versão do Master System foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii.

Sonic Chaos recebeu a premiação de "Melhor Jogo de Game Gear de 1993" pela EGM.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Master System:





Game Gear:




Galeria de Capas

A capa da versão européia ainda utilizava o modelo clássico do Master System, com fundo branco e listras cinzas.
A versão japonesa foi lançada como "Sonic & Tails" e trazia o velho estilo pop-art na sua capa.
A versão norte-americana já vinha nos novos moldes do Game Gear: caixinha de papelão roxa e design mais arrojado.


Manual do Jogo




Finalizando

Com essa barriguinha, Sonic quer concorrer até nisso com o seu rival da Nintendo.

E por hoje é só. Sonic Chaos não tem o mesmo acabamento e polimentos dos dois jogos anteriores, mas ainda assim consegue divertir bastante e a possibilidade de se jogar com Tails e a adição dos movimentos que só estavam presentes até o momento nas versões 16-bit foram excelentes idéias, mas as fases e os chefes foram pouco inspirados e os cenários não ficaram tão legais quanto os jogos anteriores, tirando um pouco do brilho do jogo. Talvez seja por essa razão que a versão Game Gear não foi incluida na coletânea "Sonic Gems Collection" e também não foi lançada ainda no Virtual Console do Nintendo 3DS, mesmo com a sua continuação já tendo sido lançada por lá.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre a continuação de Sonic Chaos, "Sonic Triple Trouble". Várias mudanças foram feitas nessa continuação e todas elas foram pra melhor, o que fez com a série voltasse aos "trilhos" nos consoles 8-bit, só teve uma coisa que deixaria os fãs do Master System decepcionados, mas isso é papo pra semana que vem! Espero que vocês tenham curtido e até a próxima!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário