quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero


Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (Midway, PlayStation/Nintendo 64) - Lançado em 01 de Outobro de 1997 no console da Sony e em 08 de Dezembro de 1997 no console da Nintendo, é o primeiro jogo da série Mortal Kombat que trás elementos de jogos de plataforma combinados com elementos dos jogos de luta.

Os eventos de Mythologies se passam antes do primeiro Mortal Kombat, explorando a história do Sub-Zero original e o seu arquiinimigo Scorpion, assim como explicações sobre os eventos que irão acontecer em Mortal Kombat 4.

Jogabilidade

Mesmo o jogo sendo classificado como jogo de aventura e ação, seus controles são similares aos jogos de luta 2D de Mortal Kombat. São 4 botões de ataque, junto com um botão de defesa e um de correr assim como em Mortal Kombat 3. Você controla Sub-Zero como se fosse um jogo de luta, incluindo os golpes que utilizam comandos especiais, derrotando inimigos e se aventurando através das fases.

Os dois novos botões inclusos são de "virar" a posição para qual Sub-Zero está visualizando e um botão de ação para pegar e usar itens. Também é possível acessar uma tela de status que mostra o inventário, pontos de experiência adquiridos e golpes especiais disponíveis.

Sub-Zero começa a aventura com uma pequena barra de saúde e um numero limitado de vidas extras. Progredindo no jogo, é possível ganhar pontos de experiência ao usar combos contra os inimigos, que serão usados para aumentar a força e liberar o acesso a novos golpes especiais.

Uma "barra de gelo" irá aparecer assim que Sub-Zero começar a adquirir golpes especiais - todos eles utilizam essa barra para serem feitos. Saúde e gelo podem ser recuperador ao pegar itens, embora a de gelo gradualmente se recupera sozinha. Também é necessário achar algumas chaves para avançar no jogo.

Todo o progresso pode ser salvo apenas com a utilização de Passwords.


História

Há muito tempo atrás (antes dos eventos do primeiro Mortal Kombat), o Lin Kuei foi contratado pelo feiticeiro Quan Chi para roubar o mapa dos elementos de um Templo Shaolin. O Mestre envia o seu assassino mais astuto, Sub-Zero, para realizar o trabalho. Lutando contra os monges Shaolin que guardavam o mapa, Sub-Zero chegou até a sala do mapa e foi abordado pelo seu rival, Scorpion.

Em uma batalha brutal, Sub-Zero matou Scorpion impiedosamente e escapou do templo com o mapa. Depois de retornar ao quartel general do Lin Kuei, Sub-Zero entregou o mapa à Quan Chi, que tinha pago muito bem para o Lin Kuei elimitar todos os membros do clã ninja do qual Scorpion fazia parte, o Shirai Ryu. Ele também relevou que tinha contratado Scorpion caso Sub-Zero falhasse essa missão, algo que não deixou Sub-Zero muito satisfeito.

Retendo-se aos serviços do Lin Kuei, Quan Chi manda Sub-Zero seguir o mapa para o Templo dos Elementos, aonde um amuleto de "valor sentimental" está guardado. Sub-Zero chega até o templo e passou por vários desafios e obstaculos pelo caminho, eliminando os deuses do Vento, Água e Fogo que protegiam o amuleto.

Quando Sub-Zero ia pegar o amuleto, Quan Chi apareceu e tomou o mesmo, dizendo que ele era na verdade a fonte de poder de um Deus Antigo caído chamado Shinnok. Quan Chi desapareceu através de um portal e o deus do trovão Raiden acusou Sub-Zero por tudo, ordenando-o ir até o Reino Inferior e recuperar o amuleto.

Sub-Zero foi então enviado para o Reino Inferior e foi imediatamente encurralado na Prisão de Almas pelos guardas de Quan Chi. Lá, ele encontrou com o espectro do seu arquiinimigo, Scorpion, que culpou-o pela destruição de seu clã e família. Mesmo que Scorpion não possa morrer, ele foi derrotado por Sub-Zero e forçado a fugir.

Ele então escapou e lutou contra os ordenados de Quan Chi: Kia, Sareena e Jataaka. Ele matou Kia e Jataaka, porém poupou Sareena. Recuperando os seus cristais de teletransportação, ele conseguiu chegar até a fortaleza de Quan Chi. Ele então revelou à Sub-Zero que a única razão pela qual ele ainda está vivo é porque o mal em seu coração o lembrou da época em que ele era um assassino.

Subitamente, Sareena apareceu e ajudou Sub-Zero à derrotar o feiticeiro. Ela então implorou à Sub-Zero para leva-la do Reino Inferior mas logo ela é morta por Shinnok, que agora estava fortalecido pelo seu amuleto. Usando dessa razão Sub-Zero agarrou o amuleto de Shinnok, que então se transformou em um demônio gigante.

Ao invés de encarar uma morte certa, Sub-Zero escapou através de um portal criado por Raiden e entregou o amuleto para ele. Quando Sub-Zero foi questionado sobre o que Quan Chi disse pra ele, Raiden confirmou isso, mas lembrou ao jovem guerreiro que apenas ele pode mudar o seu próprio destino.

Retornando ao quartel general do Lin Kuei, Sub-Zero foi mais uma vez contratado por outro feiticeiro chamado Shang Tsung. O guerreiro foi chamado para competir em um torneio ao lado do feiticeiro. O torneio se chama Mortal Kombat...


Aqui você pode conferir a história em videos retirados do jogo e legendados por mim:


Abertura


Cena 1: Sub-Zero retorna com o pergaminho.


Cena 2: Sub-Zero alcança o amuleto de bronze.


Cena 3: Encontro de Sub-Zero com Scorpion no Reino Inferior.


Cena 3 Alternativa: Shinnok dá as caras na Prisão de Almas.
*Para essa cena acontecer, é necessário que você não mate Scorpion no Templo Shaolin.


Cena 4: Sub-Zero escapa da Prisão das Almas mas é detectado pela Irmandade da Sombra.


Cena 5: Sub-Zero chega até a sala do trono de Quan Chi.


Cena 6: Sareena dá uma mãozinha contra Quan Chi.
*Para essa cena acontecer, você não deve matá-la na fase anterior.


Final do Jogo


Personagens

Sub-Zero
Interpretado por John Turk

Este grande guerreiro com poderes sobre o gelo é o protagonista da história. Embora nos seja apresentado como um assassino letal fiel ao seu clã Lin Kuei, a medida que a história se desenrola vemos a verdade: ele não mata por afição, mas sim pela lealdade ao seu clã. Demonstra que, no momento que a Terra corre perigo, ele é capaz de deixar essa lealdade de lado para salvar o seu planeta.


Scorpion
Interpretado por Sal Davita

Hanzo Hasashi é o seu nome, um ninja assassino do clã japonês Shirai Ryu. Sua vida era bem normal para um assassino de aluguel, até que ele conheceu o feiticeiro Quan Chi que o pagou uma quantia considerável para conseguir um mapa. Ali ele se encontrou com outro assassino que tinha a mesma missão que a sua. Lutaram e Scorpion perdeu a vida. Levado ao Reino Inferior e com sede de vingança, sua missão será a de se vingar com Sub-Zero.


Lin Kuei Grandmaster
Interpretado por Michael Garvey

Ele é o grande lider do clã Lin Kuei. Se desconhece as suas habilidades em combate, porém em sua juventude é bem possivel que tenha sido um assassino como Sub-Zero, uma vez que a sua sabedoria o converteu em líder do Clã.


Quan Chi
Interpretado por Richard Divizio

Um feiticeiro que serve à Shinnok, em troca de uma posição de poder quando este houver conquistado a Terra. Paga os serviços de Sub-Zero para conseguir o mapa sagrado dos elementos, no qual levará à exata localização do amuleto que seu chefe deseja, embora Quan Chi na realidade trama um plano para mantê-lo, dando à Shinnok uma cópia falsa.


Shinnok
Interpretado por Gary Wingert

Era um dos 3 Deuses Superiores, porém sua ambição de poder o deixou louco. Depois de uma batalha, foi enviado para o o Reino Inferior pelo seu filho Raiden e tornou-se dono do pedaço depois de matar Lucifer. Agora está todo em prática o seu plano para escapar dali e conquistar a Terra de uma vez por todas.


Rayden
Interpretado por Carlos Pesina

Deus do trovão, encarrega os Deuses da terra na defesa do amuleto e depois auxilia Sub-Zero quando o mesmo tenta recuperar o mesmo de volta para se redimir. Sua participação direta nos eventos, como na maioria dos jogos da série, é mínima.


Fujin

O deus do Vento é o primeiro guardião do amuleto de Shinnok. Seus poderes e habilidades são baseados no elemento do vento e ele prepara uma pequena surpresa antes de ser completamente derrotado por Sub-Zero. Ele também voltaria à aparecer em Mortal Kombat 4 como perseonagem selecionável.


Earth God

O deus da Terra é o segundo guardião do amuleto de Shinnok. Devido ao seu tamanho gigante, ele tem a habilidade de pisar no chão e derrubar pedras do teto.


Water God

O deus da Água é o terceiro guardião do amuleto de Shinnok. Seus poderes e habilidades são baseadas no elemento da água.


Fire God

O deus do Fogo é o quarto e guardião do amuleto de Shinnok. Seus poderes e habilidades são baseados no elemento do fogo e por causa disso, Sub-Zero não pode congela-lo.


Kia
Interpretada por Kerri Hoskins

Simultaneamente, ela é uma membro da Irmandade da Sombra e serve como uma das três assassinas à Quan Chi e Shinnok junto com Sareena e Jataaka. Ela voltaria à aparecer no modo Konquest de Mortal Kombat: Armaggedon ao lado de Quan Chi, Sarrenna e Kia ao lado das caveras Red Ragon.

ps: ela também apareceu no seriado de TV Mortal Kombat Konquest, mas foi renomeada para "Mika" e interpretada por Jaime Pressly.


Jataaka
Interpretada por Rachel Hebert

Simultaneamente, ela é uma membro da Irmandade da Sombra e serve como uma das três assassinas à Quan Chi e Shinnok junto com Sareena e Kia. Ela voltaria à aparecer no modo Konquest de Mortal Kombat: Armaggedon ao lado de Quan Chi, Sarrenna e Kia ao lado das caveras Red Ragon.

ps: ela também apareceu no seriado de TV Mortal Kombat Konquest, mas foi renomeada para "Sora" e interpretada por Renee Tenison.


Sareena
Interpretada por Lia Montelongo

Uma das 3 assassinas de Quan Chi que protege o palácio de Shinnok junto com Kia e Jataaka. Cada uma delas protege um fragmento do cristal que, se juntadas as 3 partes, permitem ao possuídor que ele se teletransporte para a sala do trono de Quan Chi.


Desenvolvimento

O desenvolvimento de Mythologies durou cerca de 14 meses do começo ao fim. O time principal de design estava localizado nos escritórios de Chicago da Midway e consistiam em 5 artistas, 2 programadores e 1 designer de som. Os gráficos do jogo foram criados utilizando várias técnicas diferentes.

Enquanto Sub-Zero e vários dos personagens humanóides foram criados utilizando técnicas de digitalizações com atores reais, vários dos inimigos e também os cenários de fundo foram criados em 3D. A combinação gerou uma visão mais realista que nunca foi alcançada nos jogos anteriores.

Outra adição a série foi o uso de sequencias cinemáticas para ajudar a contar a história à medida que o jogador vai avançando no jogo. Isso foi feito com uma combinação de atores reais com elementos digitais. Os atores eram gravados em frente à telas verdes e eram digitalmente combinados com cenários 3D.

Esse processo de gravação demorou cerca de 1 semana para ficar pronto. A equipe foi mantida em um número minimo de funcionários durante todo o processo de gravação e pós produção dos videos, que durou 1 mês para serem editados e ficarem prontos.

Apenas alguns meses depois, a Avalanche Software desenvolveu a versão para Nintendo 64. São poucas diferenças entre as duas versões: apenas as músicas ficaram mais abafadas devido ao tamanho do cartucho e as CGs foram substituidas por cutscenes com legendas ao invés de vozes. Todo o resto é idêntico.

Uma versão pra Sega Saturn chegou a estar nos planos da Midway, porém segundo a mesma ela foi cancelada devido as baixas vendas dos jogos anteriores de Mortal Kombat na plataforma e o declinio da mesma já no final de 1997. O jogo nem chegou a sair do papel para o Saturn.


Algumas imagens e videos do jogo:

PlayStation:




Nintendo 64:




*imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


Recepção

A maioria das publicações de peso desceram o pau no jogo, com a IGN dizendo "isso pode parecer uma boa idéia no papel, mas o jogo em si é terrível", e dando ao jogo uma nota de 3,5 de 10 com o titulo de "horrível".

Gamespot foi uma das poucas que elogiou o jogo, dando nota 7,5 de 10 e dizendo "Mythologies é uma combinação bem impressionante de jogo de plataforma com jogo de luta e os fãs com certeza vão gostar". Entretanto, a versão Nintendo 64 ganhou uma nota 4.9 de 10 por causa da falta das cenas cinematográficas que foram substituidas por cutscenes.


Extras

Durante a semana de gravação das cenas com os atores, eles parecem ter se divertido bastante nos set de filmagens. Caso você termine o jogo no Hard, depois dos créditos você ganha um vídeo mostrando alguns dos erros de gravação mais engraçados diretamente dos sets da Midway em Chicago. Uma coisa vale lembrar: estavam planejados mais vídeos do que os que foram colocados no jogo, mas por causa da agenda que já estava muito curta, elas acabaram sendo cortadas do produto final.

Há também algumas cenas rápidas de morte em cenas específicas no jogo que eu decidi não postar pois ocuparia muito espaço aqui com cenas curtíssimas de animação.

Confiram os erros de gravações e um dos videos excluidos legendados por mim:


Erros de Gravação


Cena Excluida


Finalizando

E por hoje é só. Esse foi o primeiro jogo de Mortal Kombat que não foi lançado no Japão até 2011, quando Mortal Kombat "9" foi lançado no mercado Asiático em Chinês, Coreano e Japonês. As tentativas anteriores das distribuidoras de inserir Mortal Kombat no mercado asiático foram quase que completamente falhas, com o jogo sendo ignorado pelo público de lá então como a Midway a partir desse lançamento tomou a frente de lançar todas as versões, ela decidiu não apostar no mercado asiático.

Mythologies faz sim parte da cronologia oficial da série Mortal Kombat e embora a recepção não tenha sido das melhores até dá pra entender: as fases iniciais são MUITO mais dificeis e até complexas que as finais, fazendo com que a maioria dos jogadores se assuste logo de cara, pois os comandos não são muito precisos para o gênero de plataforma e cada inimigo pode ser fatal se você não tomar o devido cuidado na hora de enfrentá-lo.

Esse também seria o último Mortal Kombat a utilizar sprites digitalizados e personagens em 2D, porque a partir do seu próximo lançamento a Midway já começaria a fazer os jogos inteiramente em 3D - tanto nos gráficos, quanto na jogabilidade.

Na semana que vem, eu trago pra vocês "Mortal Kombat 4", um título um tanto que divisor de opiniões sobre a série pois como citei anteriormente houveram mudanças drásticas do jogo e muito do que havia nos antecessores se perdeu no caminho - o que não é necessariamente ruim, pois muitas novidades foram apresentadas nesse lançamento. É isso ai, vejo vocês na semana que vem com um novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Esse jogo está na minha lista de "à revisitar", joguei bastante ele no PS1, mas não consegui terminar (o Soul Edge não deixou...). Mas vivo lembrando dele. Curti muito teu artigo, bem completinho e caprichado, mandou bem!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mano, e nossos posts recentes meio que combinaram já que acabo de contar a história de Scorpion em meu blog =)

    ResponderExcluir
  3. :) Adivinha se não entrou pra lista, né? Rsrsrs E parabéns pelo trabalho extra das legendas, além do post... Tô falando que vc tem um clone hehehe

    ResponderExcluir
  4. Foda pra caralho o post. Aguardo os outros jogos da série xD

    ResponderExcluir