quinta-feira, 25 de abril de 2013

Super Battletoads


Super Battletoads (Rare, Arcade) - Lançado em 1994 apenas nos Arcades, o jogo foi publicado pela Elecronic Arts e contém um clima mais sombrio e maior quantidade de animações que qualquer outro jogo da série. É o único jogo da série que não foi lançado pra sistemas caseiros.

Jogabilidade

Super Battletoads se diferencia das versões console em vários aspectos, sendo  mais notável o fato do jogo poder ser jogado de 3 jogadores e todos os 3 sapos podem ser selecionados e jogados simultaneamente. Essa versão também tem mais foco em fases de porrada, ao invés de veículos e outras variedades.

Cada um dos sapos tem suas peculiaridades: Pimple é mais lento porém causa mais dano, Zitz consegue atacar um maior número de inimigos ao mesmo tempo e Rash é mediano. Cada fase começa com uma chamada ameaçadora do chefe.


História / Gráficos

Nada de misterio na história do jogo: Dark Queen quer mais uma vez dominar a galáxia e seus seguidores fiéis farão de tudo para impedir que os Battletoads não possam interferir com os seus planos. São 6 estágios, com progressão de dificuldade a medida que você avança e fases totalmente variadas e diferentes umas das outras.

Notavelmente, essa versão arcade trás muito mais animações e violência do que comparado com outros titulos da série. Cada ataque acertado causa uma visível mancha de sangue e alguns inimigos podem ser decapitados ou explodidos em um mar de sangue. Há até um certo conteúdo de humor adulto no jogo.


Algumas imagens e videos do jogo:





Recepção

Uma matéria escrita por Tony Ponce no site Destruictoid disse que essa versão era a mais diferente de todas, também gratificando o conteúdo maduro ("um precursor para o amado 'humor de banheiro' que fez Conker's Bad Fur Day ym clássico cult") e também a violência.

Ele também criticou criticou a jogabilidade, que é menos variada que os antecessores, mas adicionou: "Mas quando eu lembro que isso é um Battletoads em um Arcade, então fica tudo bem". O site HonestGamers chamou o jogo de "exatamente o que a franquia deveria ter sido desde o inicio", dando uma nota 8/10 com o título de "excelente".

Curiosidade

A trilha sonora de todos os jogos da série Battletoads foi composta por David Wise, que mais tarde viria a compor a trilha sonora dos 3 Donkey Kong Country para Super Nintendo em parceria com outros compositores e também a trilha de Diddy Kong Racing inteiramente sozinho. Entre outros de seus trabalhos estão Star Fox Adventures (2002, Gamecube) e Viva Piñata: Pocket Paradise (2008, Nintendo DS).


Finalizando

E por hoje é só. Como vocês podem ver, a série Battletoads estava amadurecendo, quando DE REPENTE... A Nintendo viu um certo potêncial na RARE para ser sua parceira e fez uma proposta a empresa: revitalizar o seu personagem clássico Donkey Kong em um novo jogo utilizando uma técnologia recem criada, a Silicon Graphics. Foi assim que nasceu uma parceria entre as empresas que duraria até 2001, quando parte da RARE foi comprada pela Microsoft.

Durante esse periodo, a Rare trabalhou incansávelmente em destrinchar e explorar todo o potêncial possivel dos hardwares da Nintendo, mesmo na época do Nintendo 64 com as devidas limitações dos cartuchos. Infelizmente, a Rare que conhecemos não existe mais hoje e seus funcionários da época de ouro já sairam da empresa.

Na verdade, essa parceria foi bem estratégica: o mercado Europeu sempre foi muito concorrido com a Nintendo, uma vez que Sega e Sony sempre se focaram muito lá mas ela não tinha nenhuma grande parceira naquela região.

Bom, é isso que eu tenho pra falar da série Battletoads. 4 excelente jogos, beirando a dificuldade extrema que são excelente, puxam os hardwares aos seus limites e infelizmente não podem ser recomendados para qualquer jogadores. Quem sabe a Rare ainda volte com a série um dia? Nem que seja um relançamento HD...

Na semana que vem, eu vou continuar falando da série Mortal Kombat. Dessa vez eu vou explorar uma parte da série que é meio obscura para a Midway, uma vez que foi aonde a mesma entrou e decadência e chegou a ser paralisada por quase 1 ano inteiro para reestruturação depois de alguns acontecimentos. É isso ai, vejo vocês na semana que vem com um novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. tai um game e uma empresa que marcou nossa geração, Rare tem nosso respeito /notbad

    ResponderExcluir
  2. "Sigam-me os bons! \o\~~~~~~" sempre será a minha parte favorita de todos os posts rsrsrs.... Brincadeiras a parte... não conhecia esse jogo e as imagens dizem "jogue!!!" o vídeo também... amos tentar, né? ^^

    ResponderExcluir
  3. esse jogo é muito bom pena que é pouco conhecido, muito bom o post mano, ficou da hora

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu fiquei durante anos tentando saber se esse jogo realmente saiu... Ano passado peguei pra dar uma conferida no emulador, e que decepção: a parte boa de Battletoads era a jogabilidade variada, o que foi totalmente retirado deste arcade. Ele ficou só com o que Battletoads era mediano, a parte das porradas.

    ResponderExcluir