quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Super Double Dragon



Super Double Dragon (Technōs Japan, Super Nintendo) - Lançado em 16 de Outubro de 1992, é um beat 'em up de progressão lateral que foi publicado pela própria no Japão e pela Tradewest na América e Europa. O jogo é o quarto lançamento caseiro de Double Dragon que foi produzido pela empresa, porém diferente dos anterioes ele é um título original e não a adaptação de um Arcade.



Jogabilidade


Assim como em jogos anterioes da série, os artistas marciais Billy e Jimmy tem que lutar contra a gangue Shadow Warriors. O objetivo é proceder através de cada estágio derrotando todos os inimigos, incluindo um chefe. O jogo consiste em 7 fases, que são respectivamente: casino, aeroporto, ginásio de artes marciais, caminhão em movimento, favela, floresta e o esconderijo do chefe final.

Além dos botões de soco, chute e salto, agora é possível bloquear ataques com o botão de defesa. Se esse recurso for usado com o tempo perfeito, o personagem irá não apenas se defender do ataque inimigo mas como segurar o braço dele, que ficará vulnerável à sucessivos ataques.

Há também a barra "Dragon Power" que pode ser preenchida ao segurar os botões L ou R. Quando essa barra é preenchida, é possivel utilizar golpes especiais que irão variar de acordo com a quantidade que a barra foi preenchida. Entre os golpes estão um chute rotatório aéreo, golpe clássico dos primeiros jogos. Se a barra for completamente cheia, o personagem irá ganhar uma força extra durante um certo período de tempo.

Em contraste aos jogos anteriores da série, Jimmy Lee tem ataques diferentes de Billy Lee. Na versão japonesa, até mesmo o chute rotatório é diferente.


Desenvolvimento

De acordo com um comentário feito pelo lider do projeto do jogo, Muneki Ebinuma, o jogo iria trazer fases mais elaboradas do que as da versão final do jogo. Adicionalmente, sequencias com partes da história similares ao segundo jogo para NES foram planejados mas não foram incluidos devido a falta de tempo.

Marian, a heróina dos primeiros jogos iria aparecer no jogo como uma policial que dava assistência aos irmãos Lee, mas a sua presença foi cortada (a sua personagem é apenas citada no manual). O jogo também iria trazer outro oponente depois da batalha contra Duke.

No lançamento japonês, Return of Double Dragon, foram apresentadas diversas mudanças significativas em relação ao lançamento ocidental: o tema do jogo e as músicas de fundo foram colocadas numa ordem diferente (a música da Missão 1 da versão ocidental, por exemplo, toca durante a Missão 4 na versão japonesa) e o jogador pode fazer certas ações que não podem ser feitas na versão ocidental (assim como recuperar um boomerang depois de atira-lo e acertar vários hits com o chute rotatório no mesmo inimigo.

O posicionamento dos inimigos também é diferente em ambas aS versões e armas como facas e bombas incendiárias causam menos danos na versão japonesa. Os inimigos também se abaixam para escapar dos combos. A missão final também apresenta duas partes adicionanis antes da luta final. Um modo opção foi incluido na versão japonesa permitindo que o jogador escolha a dificuldade do jogo, assim como escutar as múscias e os efeitos sonoros.


Algumas imagens e videos do jogo:







Legado

O jogo teve uma recepção bastante mediana pela midia: enquanto alguns elogiavam a jogabilidade que foi bem trabalhada, a falta das famosas cutscenes das versões caseiras anteriores e até mesmo aquela impressão de que o jogo foi lançado inacabado porque nem final se mostra depois de derrotado o chefe final acabaram por pesar na decisão final da maioria dos avaliadores de revistas. A verdade é que a empresa teve pouco tempo para produzir o jogo e acabou não conseguindo colocar nele tudo o que estava planejado inicialmente para o mesmo.

Espero que vocês tenham gostado dessa primeira parte sobre Double Dragon, em breve voltarei com a segunda parte falando de outros jogos da série e até mesmo o crossover com Battetoads. Fiquem de olho que em 2013 tem mais vindo ai!

Semana que vem, o primeiro post do ano será o inicio de uma série de posts sobre Samurai Shodown, que contém 12 jogos no total e eu separei em 3 partes de 4 jogos, começando pelos 4 primeiros jogos para Neo Geo, os mais famosos, depois passando pelos obscuros lançamentos 3D e o RPG multiplataforma, até finalmente chegar no retorno ao Neo Geo, o lançamento na Atomiswave e o último jogo da série que poucos conhecem. Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. únicos DD que não zerei foi esse do Snes e o V pelo amor que DD é aquele haeheheau, abraço ae man e um ótimo ano novo pra nos todos \o/.

    ResponderExcluir
  2. jogava muito esse double dragon do SNES nas locadoras. era bastante procurado na época, eu e meu irmão conseguimos zerar esse game. muito bom a barra de "furia" dos personagens

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog! Gostava muito desse game e nem lembrava como era mesmo "mal acabado". Fantástico

    ResponderExcluir