quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Osman




Osman (Mitchell Corporation, Data East 156 (ARM-Based) - Lançado em Fevereiro de 1996 nos Arcades, acabou ficando exclusivo por lá mesmo. O diretor do jogo, Kouichi Yotsui (nos créditos aparece como "Isuke"), também foi diretor da versão original de Strider e fez esse jogo como uma sequência não oficial pra Strider. Em contraste ao tema futuristico cazaque-soviético de Strider, Osman tem um clima mais luzes de neon cyberpunk árabe com um protagonista do oriente médio.



História

É o fim do século 21 e o mundo agora está sob controle de um único governador. Um dia uma nova ameaçada conhecida como "Abdullah, O Caçador" aparece causando terror e pânico rapidamente pelo mundo. O medo no coração dos homens incita o abandonamento de toda atividade economica. O governo federal, que é uma fundação do capitalismo e da sociedade moderna, se transformou em nada mais do que uma idéia traiçoeira que corrompe as fundações da sociedade.

Eles destroem os "Idiosyncrasies" e suas variações entre as nações, sufocando-os em nome da "liberdade" e seus próprios ideais. O Diretor de Negócios Judiciais Jack Layzon teme a situação e então chama o assassino solitário que conseguiu masterizar o "estilo secreto"...


Jogabilidade

Os controles de Osman são praticamente idênticos aos de Strider: joystick com 8 direções para mover o personagem, 1 botão de ataque (Osman não utiliza armas), 1 para pular e um terceiro botão que ativa um ataque especial que destroi todos os inimigos na tela (que é limitado e uma vez acabado só pode ser usado após se perder 1 vida). É possivel escalar paredes e tetos também.

Os ataques primeiro são chutes, que pode acabar com a maioria dos inimigos com apenas um acerto. Segurando para baixo e apertando o botão de pulo Osman irá escorregar. Enquanto escorrega, ele pode atacar com um chute apertando o botão de ataque ou agarrar certos inimigos e arremesa-los apertando o botão de pular. Também é possivel dar um arranque segurando o joystick para a esquerda ou direita.

Há 4 tipos de cápsulas com power-ups que podem ser recuperadas por destruir certos containers flutuantes: as capsulas vermelhas aumentam o poder de ataque criando "cópias" de Osman na tela e irá copiar seus movimentos. O ataque principal também é definido pela cor da calça de Osman. No level inicial a sua calça é azul, que depois muda para púrpura com o primeiro power-up (permitindo que ele crie uma cópia de si mesmo), seguido de vermelho (duas imagens) e branco (três imagens).

O level mais alto de ataque é o preto, que aumenta o alcance de seu ataque. Se você for atingido por um ataque inimigo, o poder de ataque será diminuido em 1 nivel. Outros itens incluem: power-up verde que recupera sua saúde, power-up amarelo que aumenta sua saúde em 1 nivel e um power-up azul que recupera sua saúde inteira.

Legado

Como citado anteriormente, infelizmente Osman não foi lançado para nenhum console caseiro e acabou ficando só nos Arcades. O site 1UP.com chegou a citado na lista "Games fo Play Before You Die" devido a suas excelentes mecânicas e o fato de ser pouquissimo conhecido.


Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. É realmente uma pena que Osman tenha "morrido" nos Arcades, eu adoraria ter visto o jogo rodando no Sega Saturn ou PlayStation. Com certeza eu compraria pra minha coleção! Eu consegui achar esse jogo pra jogar uma vez mas não conhecia na epoca e deixei passar... Ainda bem que hoje podemos contar com emuladores para apreciar certas pérolas perdidas como essa!

Na semana que vem, continuando essa onda de jogos que foram lançados primeiro nos Arcades vou falar de um que foi lançado pela Sega no final dos anos 1980 e que logo em seguida recebeu versões diferenciadas para o Mega Drive e Master System! Fiquem de olho que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Como eu não conhecia isso???? XD
    Jogarei hj mesmo! :D

    ResponderExcluir
  2. Pra vc ver, cada pérola de jogo que deixamos passar...muito boa a análise, futuramente vou ver de baixo esse game.
    Abraço!

    ResponderExcluir