quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESWAT: Cyber Police



ESWAT: Cyber Police (Sega, System 16-B) - Lançado em 1989 nos Arcades, é um shooter de progressão lateral que foi desenvolvido e publicado pela Sega. O jogo foi sucedido por um título exclusivamente lançado no Mega Drive chamado "ESWAT: City Under Siege" em 1990.


Você controla Duke Oda, um membro da Ciber-Policia da cidade "Liberty", que está tentando limpar as ruas do crime. Para fazer isso, ele vai precisar derrotar o criminoso mais procurado da cidade e coloca-lo atrás das grades. São 15 fases para chegar ao objetivo, que se passam em vários lugares da cidade como ruas, estacionamentos, estádios, restaurantes e as docas.

Há chefes no final de algumas fases e eles atacam de várias maneiras: o primeiro cospe fogo, o segundo atira um bomerangue e o terceiro usa uma âncora. Entre esses chefes, não há apenas humanos, mas também macacos, tigres, carros e ciborgues. Durante o estágio você pode pegar munições dos mais diversos tipos. Por exemplo: em algumas fases, o icone de munição vale 10 balas, enquanto em alguns poderão valer até 60.

Depois de derrotar 3 chefes, Duke ganha o ranking de Capitão e finalmente ganha a sua roupa cibernética. Com ela vem junto 2 armas acopladas, mais espaço para munição e aumenta também a barra de saúde. Essa roupa fica disponível até o final do jogo e a partir do momento que você a adquire, a dificuldade do jogo começa a aumentar consideravelmente também.

Em 1990, o jogo foi portado para vários computadores da época como o ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Amiga e Atari ST publicado pela U.S. Gold. Todas essas versões tentam copiar as fases e os aspectos do Arcade, enquanto a Sega lançou uma versão bem diferente para o Master System com menos fases e com algumas mudanças como por exemplo a inexistencia de ranking para adquirir a roupa cibernética.

Ainda em 1990, mais precisamente no dia 01 de Junho, a Sega lançou uma versão para o Mega Drive que mantinha os personagens, história e alguns dos inimigos mas trás algumas fases diferentes, armas e bônus também. Por algum motivo, essa versão e a do Master System foram renomeadas para "ESWAT: City Under Siege". A versão do Mega Drive foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em Agosto de 2007.

Algumas imagens e videos do jogo:

System 16:



ZX Spectrum:




Amstrad CPC:


Commodore 64:


Amiga:


Atari ST:


Master System:




Mega Drive:





E por hoje é só. Como vocês podem ver, é um jogo bem divertido e diferente que é um bom passatempo pra uma tarde de jogatina. O jogo é bem curto, dá pra terminar em no máximo 30 minutos se você for bem ruim nele mas é garantia certa de divertimento. Eu vejo que as pessoas costumam reclamar bastante da versão pra Master System mas é engraçado que essa foi justamente a versão que eu mais joguei e gostei de todas, então minha sugestão é você jogar as 3 e decidir qual delas é a melhor porque elas são totalmente diferentes uma das outras.

Na semana que vem, eu vou começar a falar sobre a série Mortal Kombat. Serão 5 posts falando dos 5 primeiros lançamentos da série em ordem (MK, MK II, MK 3, UMK 3 e MKT) e separadamente pra poder sobrar espaço e falar corretamente das singularidades de cada um e as polêmicas que envolveram o lançamento do jogo na época. É isso ai então, vejo vocês na semana que vem com um post novo!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Caraca E-Swat, está aí um dos jogos mais difíceis do Master System. Lembro da vez que aluguei para conhecer e me arrependi. É um jogo bastante complicado, pelo menos a versão de Master System, não dei muita chance ao jogo na época eu devia ter uns 9 anos no máximo. Qualquer dia eu pego para jogar novamente e também a versão do Mega Drive. Aguardo para ver suas matérias sobre o Mortal Kombat!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Blog sobre o Master System e confesso que é muito difícil esse game, pelo menos na versão 8 bits. Lembro que nos anos 90, ou será 80? Enfim eu jogava muito nos fliperamas e quando chegava na fase de ganhar a armadura eu viajava, poder destruir os inimigos com canhões era demais! Lembro tambem que contra o primeiro chefe eu descarregava toda a arma pra pega-lo no braço, era bem mais fácil. Se puder dá uma olhada nos meus Blogs, são da era de ouro dos games.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sabe aqueles jogos que nós acabamos devendo para nós mesmos terminar um dia? Então, E-Swat é um deles! E tanto a versão de Mega quanto a de Master, mas sempre tive uma dificuldade enorme com ambos, sou do time dos "bem ruins" neles... hehe
    Mas eu não sabia da existência de um título para Arcade, aliás, nem para as demais plataformas mencionadas. Bacana saber!

    ResponderExcluir