quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kizuna Encounter: Super Tag Battle


Kizuna Encounter: Super Tag Battle (SNK, Neo Geo) - Lançado em 30 de Setembro de 1996, é a continuação direta de Savage Reign, embora o jogo tenha sido quase que praticamente criado do 0 para tentar corrigir as falhas do anterior. Novos personagens foram apresentados, alguns sairam e a jogabilidade ficou mais equilibrada.

Jogabilidade

Esta aqui foi totalmente reformulado, ficando bem parecido com o sistema de Real Bout, aonde os combos são bem mais fáceis de serem feitos e "emendados" com golpes especiais. As adições notáveis foram o tag system (que é obrigatório), porém ele não rola tão livremente como em outros jogos conhecidos: há uma área demarcada na arena para a troca de lutadores ser feita, então há um certo cuidado de não ser encurralado nos cantos da arena caso contrário perderá a luta por não conseguir trocar de personagem.

As lutas são definidas em apenas 1 Round, então é bem importante ficar de olho no sistema citado. Não importa o quanto de life o segundo personagem tenha, se o primeiro for derrotado na arena, a luta acaba na hora. E a última adição foi um movimento de esquiva bastante parecido com os vistos em "The King of Fighters": A+B segurando pra trás o personagem apenas desvia do golpe enquanto segurando pra frente ele toma um certo impulso naquela direção para chegar mais perto do adversário enquanto desvia de um ataque.


História

1 ano atrás, King Lion criou o torneio "Battle of the Beast God" para ver quem tinha o que era necessário para enfrenta-lo e derrota-lo em seu próprio tempo e oportunidade. Nove lutadores haviam entrado na competição e cada um deles lutou do seu próprio jeito, mas no final... Sho Hayate provou ser o guerreiro mais forte e o fez ganhando a competição enquanto derrotou King Lion (e o seu meste King Leo) nas finais do torneio.

Para conseguir se vingar de Hayate e todos aqueles que causaram a sua decadência, King Lion organiza uma segunda versão do torneio "Battle of the Beast God", mas dessa vez... Há uma nova regra. Times de 2 pessoas devem participar nessa competição e eles devem trabalhar em conjunto para conseguir a vitória ou então encarar a derrota.

Os competidores do torneio do ano passado ficam sabendo do novo torneio organizado por King Lion e então cada um deles decide unir forças em acordos temporários. Com exceção de Carol Stanzack, que decide não participar do torneio para continuar o seu treino de ginástica, e Nicola Zaza, que está muito ocupado trabalhando em seu mais recente projeto científico, Hayate e todos os outros retornam preparados para enfrentar a nova ameaça de King Lion.

Entretanto, há gente nova na parada: dois novos desafiores entram na briga e eles tem razões próprias para estarem na competição. Os lutadores devem se preparar não apenas para lutar contra King Lion, mas também uma ameaçada desconhecida iminente que se esconde nas sombras dessa competição.


Personagens:

Rosa "Não, eu não irei mata-los. Agora dêem o fora, perdedores!"

Nome completo: Rosa
Arma: Katana
Nacionalidade: Peruana

Quando o seu irmão mais novo e alguns de seus amigos são sequestrados por King Lion, Rosa vai até o torneio na esperança de derrota-lo e salvar todos.


Kim Sue-II "Mas que perda de tempo."

Nome completo: Kim Sue-II / Kim Young-Mok
Arma: Bastão da Fênix
Nacionalidade: Coreana

Um lutador coreano que utiliza uma mistura de Tae Kwan Do com o seu bastão em combate. Ele é um detetive que está investigando o envolvimento de Joker no torneio e ele está procurando prende-lo para desmontar a sua gangue, conhecida como "Looly Po Po". É deixado claro que Sue-II é descendente de Kim Kaphwan (da série Fatal Fury) e ele compartilha os mesmos traços do seu antecessor: forte senso de justiça e suas aparências são bem parecidas, além de suas técnicas.


Gozu "Com as minhas chamas furiosas, eu sou praticamente invencível."

Nome completo: Gozu
Arma: Garras
Nacionalidade: Desconhecida




Mezu "Vá com calma, aproveite essa sua experiência de quase morte."

Nome completo: Mezu
Arma: Garras
Nacionalidade: Desconhecida




King Lion "Insetos como vocês, me derrotar? Seus cretinos."

Nome completo: Kage Shishio
Arma: Espada de Leo
Nacionalidade: Desconhecida





Gordon "Hah, hah. Relaxa, eu vou pegar leve hoje."

Nome completo: Gordon Bowman
Arma: Cacetete
Nacionalidade: Britânico





Chung "Essas crianças de hoje... Arrumem o que fazer, punks!"

Nome completo: Chung Paifu
Arma: Bastão das Chamas
Nacionalidade: Chinês





Joker "Ahh, isso doeu? Tá bom, eu irei acabar com a sua miséria."

Nome completo: Marco Bariadrid
Arma: Ferramentas Mágicas
Nacionalidade: Espanhol




Hayate "Já acabou? Você não tem nenhuma chance!"

Nome completo: Sho Hayate
Arma: Boomerangue
Nacionalidade: Japonês





Eagle "Olhe só a hora! Nós teremos que fazer isso denovo em outra oportunidade."

Nome completo: Max Eagle
Arma: Machado de Hércules
Nacionalidade: Americano




King Leo "Seu idiota! Você não conhece os limites do seu poder!"

*Informações sobre esse lutador são desconhecidas.





Jyazu "Bem, morrer é melhor tarde do que nunca."

Um lutador sádico desconhecido que veste uma máscara dourada e se veste da mesma maneira que Gozu e Mezu (sendo que sua vestimenta é preta). Ele luta com um par de garras afiadas e utiliza ataques implacáveis, além de habilidades em batalha (a maioria delas poderosas e perigosas). Suas verdadeira intenções são desconhecidas, a única coisa que se sabe é que ele é lider de uma organização assassina conhecida como "Jaguar".
Ele pode se transformar em um corvo de acordo com sua vontade e pode esconder suas intenções malignas dos inimigos, dando à ele uma vantagem desleal.


Arenas



Docas


Depósito Antigo


Rua Sórdida


Arranha-Céus de 256 Andares



Palácio do King Leon


Artwork:



Chung

Eagle

Gordon

Gozu

Hayate

Joker

Jyazu

Kim

King Leo

King Lion

Mezu

Rosa



Versões Lançadas

Assim como Savage Reign, Kizuna Encounter também não apareceu em nenhuma plataforma de terceiros até 2007, até que foi lançado na coletânea "NeoGeo Online Collection Vol. 8: Fu'un Super Combo" p/ PlayStation 2 junto com Savage Reign apenas no Japão. O jogo nem chegou a aparecer no Neo Geo CD devido a ter 4 personagens simultaneamente na arena e o console não ter cache o suficiente para guarda-los.

Em 28 de Junho de 2011, mais uma vez apenas no Japão, Kizuna Encounter foi lançado no Virtual Console do Nintendo Wii pela D4 Software.


Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Embora o jogo tenha uma jogabilidade bem sólida e costumeira da SNK, talvez pelo pouco apelo dos personagens e a não dissimação do jogo em outras plataformas na época acabou fazendo com que o mesmo passasse despercebido até mesmo por alguns fãs da SNK. Mas eu acredito que o grande culpado mesmo foi a grande quantidade de jogos de luta que havia no mercado naquela época e realmente era dificil emplacar tantos sucessos assim naquela época.

Na semana que vem eu trago pra vocês Strider, da Capcom. Vou falar sobre os 2 jogos da série, versões alternativas e até mesmo uma continuação não-oficial feita pelo mesmo produtor do primeiro jogo fora da Capcom. Então fiquem ligados que semana que vem tem mais!

Só pra variar mais uma vez, fica aqui um grande agradecimento ao "carachapadu" do fórum SNK-Neo Fighters que me ajudou na montagem de algumas das fases que vocês puderam ver ali no post. Você tem colaborado muito pro blog cara, não tem noção mesmo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

7 comentários:

  1. eu jurava que Kim Sue-II era o Kim Kaphwan, épocas difíceis, não tinha internet ainda acessível, as revistas era um pouco caras e como eu era criança não tinha grana pra comprar =(, como sempre ótima matéria man o/, e obrigado pelo agradecimento XD, ajudo vc pq além de ser meu brother eu tbm curto muito games old, abraço o/

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonado pela SNK pela artes fantásticas que são os cenários em 90% de seus jogos!Detalhes primorosos!

    ResponderExcluir
  3. Esses games obscuros de luta são sempre tão bonito! Pena que sou um jogador selvagem de KOF e, dificilmente, gosto de outro game de luta.

    ResponderExcluir
  4. Dou maior apoio a seu site, gostei muito das coisas que li aqui.
    ate agora essa foi a minha 1ª vez que li uma máteria do seu site, mas nao vi nada que nao tenha me deixado em contextaçao.

    ResponderExcluir
  5. kim sue ll aspecto de kim do kof 97. o yahate jeito do ryu do street fighters turbo. chug tem uma tecnica parecida com chen fu double dragon o criado do jogo uso outro personagens. é um drogado burro..

    ResponderExcluir
  6. Como que faço para troca os personagens no meio da luta ?

    ResponderExcluir
  7. Staff do zeramento e aparece o nome do brasileiro no SPECIAL THANKS, "Darci Kubo (NEO GEO DO BRASIL)", que ajudou na tradução para o português.

    ResponderExcluir