quinta-feira, 6 de setembro de 2012

International Superstar Soccer


International Superstar Soccer (Konami GmbH, Super Nintendo) - Lançado em 11 de Novembro de 1994 no Japão sob o título "Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven", é um jogo de futebol desenvolvido pela Konami exclusivamente para o Super Nintendo. É conhecido como um dos melhores jogos de futebol nos sistemas 16-bits, devido a sua tentativa de imitar uma partida de verdade, coisa nova naquele tempo, mostrando jogadores com fisionomia diferentes no mesmo time, sprites em tamanho real e número nas camisas que correspondiam aos seus respectivos números na vida real.

Modos de Jogo

  • Open Game: Uma simples partida, que pode ser jogada contra a CPU, contra outro jogador ou assistir a CPU jogar com os dois times.
  • International Cup: Um modo que "emula" a Copa do Mundo da FIFA, aonde os times são distribuidos em 6 grupos de 4 times cada. Os 16 melhores se classificam para a rodada de eliminação.
  • World Series: Uma liga aonde todos os times se enfrentam em pontos corridos.
  • Training: Uma série de desafios que vão desde dribles, toques, chutar ao gol até aprender a usar o goleiro e aprender a bater falta e escanteio. Fazendo isso no tempo pedido, você consegue melhorar bastante as habilidades no jogo.
  • Scenario: Permite que você escolha uma das 9 partidas já em andamento e mude o rumo das mesmas. São situações aonde geralmente seu time está empatando ou perdendo com algumas dificuldades como jogadores expulsos ou cansados e no tempo permitido você tem que virar a situação e ganhar o jogo.
  • Penalty Kick: Uma simples disputa de penaltis. Cada time escolhe 5 batedores e se continuar empatado vai para a morte súbita.


Nos modos International Cup e World Series, o jogo providencia Passwords para você salvar o progresso e continuar exatamente da última partida que jogou. Já os Scenarios são baseados em ocasiões que aconteceram de verdade, sejam na Copa do Mundo de '94 ou em partidas internacionais amistosas e eliminatórias regionais - os que entendem mais de futebol vão sacar logo algumas delas.


Seleções

O jogo trás 26 seleções mundiais, cada uma delas baseadas em suas versões originais da Copa do Mundo '94, até mesmo as que não se classificaram como a Áustria, Dinamarca, França, País de Gales, Escócia e Inglaterra, que são representadas pelas suas escalações nas eliminatórias. As outras 20 seleções estiveram na copa de verdade, apenas excluiram as seleções da Bolívia, Arabia Saudita, Grécia e Marrocos, que estavam lá mas não estão no jogo.

Na versão original japonesa, as seleções do Irã, Iraque, Japão e Coréia do Norte estão presentes, enquanto as da Suíça, Áustria, Noruega, Dinamarca, França, País de Gales e Escócia não estão. Essa versão contém 24 seleções ao invés de 26.



Jogabilidade

A jogabilidade foi algo bastante inovador em seu lançamento também, sendo um dos primeiros jogos de futebol a trazer um botão especialmente para fazer com que o jogador corra com a bola no pé. O esquema é mais ou menos assim: Y corre, X é usado para chutar a bola em direção ao gol, B é o passe curto e A é o passe longo/alto, que também pode ser usado para cruzar a bola na área. Todos os botões tem dupla função, dependendo se você está com ou sem a bola no pé.

Por exemplo: quando você está sem a bola no pé, você pode utilizar o botão B para roubar a bola sem correr o risco de fazer uma falta ou A para dar um carrinho e roubar a bola mais agressivamente. Com a bola no ar, você pode utilizar os botões B para cabecear a bola bem fraquinha, A para cabecear e lançar o jogador à frente mas sem força e com X você cabeceia a bola em direção ao gol com mais força. Quando a bola não está no seu pé, o botão R é usado para mudar o cursor de jogador.

Na disputa de pênaltis, 2 botões são usados: B e A. As 8 direções do controle são usadas para escolher a direção do chute, enquanto B é usado para um chute mais fraco , o A é usado para um chute mais forte e colocado.



Gráficos e Som

Os gráficos eram excelentes para a época: dava para visualizar a torcidas nas arquibancadas cheias de movimentos e vestindo cores de acordo com o time que estava jogando "em casa". Outra coisa bastante interessante é que antes da partida dava pra escolher se a partida aconteceria com tempo bom, chuvoso ou neve e também o tipo do gramado, mais liso ou com buracos. Dava até pra editar as cores dos uniformes antes da partida também.

O som é um show à parte: embora o narrador apenas fale quando o jogo é parado, em lances como "Escanteio, Lateral, Penalti ou o jogador levando um cartão amarelo/vermelho" já era um começo. A narração japonesa parece mais detalhada em relação a ocidental, até mesmo com introdução do narrador e leves comentários na jogada. Outra coisa notável era a torcida que agitava mais quando o seu time está no ataque e ia a loucura quando acontecia um gol.



Hacks

Como todo bom jogo de futebol lançado mundialmente, esse jogo recebeu diversos hacks contendo times ou seleções diferentes feitos principalmente aqui no Brasil e na Argentina. Vou nomear aqui os mais conhecidos para os curiosos: Futebol Brasileiro 95, Futebol Argentino 96, World Cup 94, Futebol Excitante e Futebol Descentralizado II. Todos eles trazem times de suas determinadas regiões ou tentam recriar uma competição famosa.

Se hoje em dia você tem por ai vários hacks de Pro Evolution Soccer com Campeonato Brasileiro completo, eles começaram aqui.


Outros lançamentos

Embora eu tenha citado que esse jogo é exclusivo do Super Nintendo, a Konami chegou a lançar outros 3 jogos de futebol com esse mesmo título, embora eles não tenham nenhuma ligação com este aqui. O primeiro é a versão para Game Boy lançada em Junho de 1998, que nada mais era que uma versão portátil do título "International Superstar Soccer 64", sendo que eles removeram o 64 do título, claro. O título japones desse jogo é World Soccer GB.

Uma atualização de "International Superstar Soccer 2000" que foi lançado originalmente no Nintendo 64 foi lançada para PlayStation 2, Gamecube, Xbox e PC em 2000/2001 acabou recebendo o mesmo título na Europa, "International Superstar Soccer" e não viu um lançamento nas Américas. O título dessa versão no Japão era "Jikkyou World Soccer 2000".

Em novembro de 2001, o Game Boy Advance recebeu uma versão atualizada do clássico "International Superstar Soccer Deluxe" do Super Nintendo, porém na Europa e América eles acabaram tiraram o "Pocket" do título original e deixaram apenas "International Superstar Soccer". Mais informações sobre ele no próximo post.

Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Se teve um jogo de futebol que realmente fez a diferença naquela geração, foi ISS. Depois dele, os jogos começaram a evoluir em outro patamar, que era recriar os jogadores de verdade dentro do jogo e não apenas trazer jogadores todos iguais como era visto em todos os jogos antes dele. Foi aqui também que a Konami plantou a sua semente de suas duas franquias de futebol: Winning Eleven e International Superstar Soccer, que embora fossem feitas por estúdios diferentes, a partir de Winning Eleven 8 os estúdios se uniram para dar uma alavancada na série.

Como alguns de vocês talvez saibam, ISS sempre teve gráficos e som excelente mas a jogabilidade sempre ficava atrás de Winning Eleven, então a Konami decidiu unir o útil ao agradável já que a série ISS ia mal das pernas e WE estava começando a passar por alguns perrengues na época.

Semana que vem trago pra vocês a segunda versão desse jogo, que chegou a ser lançada em mais consoles mas apenas em algumas regiões do globo, o que também não ajudou muito a expandir a série em outros consoles, já que ficou centralizada nessas regiões apenas, Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

7 comentários:

  1. Melhor game de Futebol junto com os Super Sidekicks
    do Neo-Geo *__________*

    ResponderExcluir
  2. o ISSS é muito bom mesmo. saudades dos tempos que o futebol era mais simples de jogar. aí surgiu o Wing Eleven e escambou a coisa toda!

    ResponderExcluir
  3. Falou vc falar do time superstar ne? :D
    Era muito bom ganhar de alguem q usava o SuperStar com outra seleção, um verdadeiro desafio xD

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é um "crássico"!

    Vendo os detalhes que você informou aqui, fiquei curioso para ver se os nomes da Seleção Brasileira eram os mesmos em Jikkyō World Soccer: Perfect Eleven e International Superstar Soccer! Nunca tinha pensado nisso antes, e adivinhem: não tem Allejo na versão japonesa!

    A escalação é: Fernando, R. Silva, Sozinho, Roberto, Vasquez, Tianno, Esvaldo, Veraro, Santato, Müller e Carlos!

    No banco: Gabriel, Marcos, Valenzvela e F. Barrito!

    Ao invés do Allejo é o Carlos, mas o que mais me surpreendeu é que há um meio-campista chamado Tianno! Seria o Janco Tianno marcando presença em Jikkyō World Soccer: Perfect Eleven? XD

    ResponderExcluir
  5. E pensar que tem muita gente que fica nessas de falar de FIFA X PES e que não tem a menor noção da existência deste jogo do Review. Ah, que saudade! Impossível falar desse jogo e não lembrar de duas coisas: primeiro, lógico, do Allejo; e segundo do Campeonato Brasileiro'96 (ou do Ronaldinho Soccer).
    Cara... o modo Scenario... e eu que queria muito jogar esse modo e nunca deixavam, já que SNES eu só jogava na casa de amigos. Achava o máximo ter que reverter aquelas situações totalmente adversas.
    O ISS Deluxe eu não sabia que foi parar no GBA, sei que tinha a versão de Mega Drive e eu até tive. Pena que o cartucho nunca foi devolvido de um empréstimo. Ele será o próximo avaliado? hehe

    ResponderExcluir
  6. Eu joguei a imitacao disso ae.Campeonato Brasileiro 94.E igualzinho.so muda os times.

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que ninguém fala dos gráficos do jogo, é que foi um dos primeiros a ter NÚMEROS NA CAMISA, coisa que era praticamente impensável em 16 bits e nem o FIFA tinha (antes de ISS, o único jogo que tinha números na camisa ao que me consta era o European Club Soccer/World Trophy Soccer, do Mega Drive).

    ResponderExcluir