quinta-feira, 28 de junho de 2012

Garou: Mark of the Wolves


Garou: Mark of the Wolves (SNK, Neo Geo) - Lançado em 11 de Novembro de 1999, é o nono e até o momento último jogo da franquia Fatal Fury. O jogo se passa 10 anos apóis a morte de Geese Howard em Real Bout Fatal Fury e ficou bastante conhecido por levar as capacidades gráficas do Neo Geo ao limite, por conter personagens bem balanceados e pela sua jogabilidade bem técnica.

Jogabilidade


O sistema de planos que existia desde o primeiro jogo foi extinto aqui. Agora o jogo introduz o "Tactical Offense Position" (T.O.P.), que é uma área especial em sua barra de life. Quando a barra de life chega nessa área, você pode utilizar um golpe mais forte (C+D), encher o life gradualmente e o dano dos seus ataques é aumentado. O "Just Defending", uma defesa especial que é acionada quando o golpe é defendido no último segundo, anula qualquer dano causado pela sua defesa e ainda abre a defesa do inimigo por alguns instantes.

A barra foi expandida: dessa vez você pode enche-la completamente duas vezes. Quando o nome "S. Power" aparecer, você já pode utilizar um Super Special Move nos botões A ou B (intensidade menor), mas quando estiver aparecendo "P. Power" você pode utiliza-los nos botões C ou D (intensidade maior)  e também o Hidden Special Moves. Graças a isso e ao T.O.P, a barra de life não mais piscará em vermelho quando o seu sangue estiver baixo e para fazer Super Special Moves você terá de contar apenas com a sua barra cheia.

Como nos outros títulos, sua luta é avaliada com uma nota. Se você conseguir ganhar todas as lutas com pelo menos um ranking "AAA", o chefe Kain R. Heinlein será habilitado e você verá o final verdadeiro, se não, você enfrentará Grant e verá o final normal do jogo. Antes de enfrentar os chefes, entretanto, você irá enfrentar um "sub-chefe", que nada mais é do que o seu rival/melhor amigo no jogo. Nessa luta, há alguns dialogos que falam mais sobre a história/rivalidade entre os mesmos, bastante parecido com o que a Capcom fazia em Street Fighter Alpha.


História

Dez anos depois do chefe do submundo Geese Howard ter morrido, a cidade de South Town se tornou mais pacífica e a ficar conhecida como "Second South Town". Um novo torneio chamado "King of Fighters: Maximum Mayhem" começa no local e várias pessoas ligadas aos antigos participantes foram convidados.


Personagens

Rock Howard "Porque a minha vontade maligna ferve?"

Ele é o filho de Geese Howard e cresceu aos cuidados de Terry Bogard, e nada mais é que o novo protagonista aqui. Seu estilo de luta combina técnicas de Terry e Geese, fazendo um perfeito equilibrio entre defesa e ataque. Ele veste uma jaqueta vermelha e branca com uma estrela branca nas costas, similar a clássica jaqueta de Terry.

Terry Bogard "Acorde e sinta o cheiro! Você não passa de um palhaço.''

O protagonista dos jogos anteriores é o único personagem que retornou aqui. Ele tem um novo visual: agora ele usa os cabelos soltos e trocou a sua jaqueta vermelha, boné e all-star por uma jaqueta marrom e botas de trabalhador. Terry tem um novo Desperation Move, o "Buster Wolf", entretanto, devido a idade ele não consegue mais realizar o seu golpe clássico, o "Rising Tackle".

Kevin Rian "Agora que olhei bem pra você, eu lembrarei o seu nome."

Kevin é um policial bastante animado em "Second South Town". Ele também é amigo de Terry e Rock. Luta usando o Sambo (similar a sua parente distante Blue Mary) mas a maioria dos golpes são ataques diretos e não arremessos. Ele recebe uma torcida calorosa do amigo do seu filho, Marky. No torneio, ele busca vingança pelo seu companheiro, que foi morto por Freeman.

Bonne Jenet "O que há de errado, cara? Sou muito bonita pra você?

Uma pirata que está procurando por um tesouro na cidade. O seu estilo de luta envolve projéteis de ar que atingem vários hits e ataques fortes que tem a intenção de pegar os oponentes com mudanças subitas de direção.





Kim Dong Hwan "Eu tenho meus próprios movimentos, afinal eu não sou o meu pai."

Dong Kwan aprendeu Taekwondo com seu pai, Kim Kaphwan, usando técnicas misturadas com trovões e etem uma pequena rivalidade com o seu irmão mais novo, Kim Jae Hoon. Ele é mais amostrado e desleixado que seu irmão, confiando mais em seus ataques aéreos e trapaças. Ele acredita que é um "gênio" na história e não precisa praticar tanto para ser um mestre no Tawkwondo, mas o seu pai e irmão vêem isso de uma maneira diferente.

Kim Jae Hoon "Tantos movimentos poderosos! ... Meu pai nunca me falou deles."

Jae Hoon também aprendeu Taekwondo com o seu pai, mas mistura as suas técnicas com o elemento do fogo. Ele admira o seu pai, então ele luta mais do que o seu irmão Dong Hwan, com uma combinação de ataques altos e baixos com poderes suficientes por trás deles. Como seu pai, ele tem um forte senso de justiça e cavalheirismo, mas ao contrário de seu irmão, ele está sempre praticando para ficar mais forte.

Gato "Perca esses seus sentimentos bobos!"

Gato é um poderoso lutador que sempre está buscando por oponentes fortes.  Ele é o irmão mais velho de Hotaru Futaba, mas ele nega isso com todas as forças. Suas verdadeiras razões para isso são desconhecidas.





Hotaru Futaba "Você é um excelente lutador, mas as garotas dominam!"

Hotaru é a irmã mais nova de Gato. No torneio, ela está procurando por seu irmão, que sumiu desde quando ela era mais nova. Ela é bastante educada e encantadora, e sempre está acompanhada do seu bichano Itokatsu. Sua fase é um campanário, aonde um os pássaros levam a sua capa.



Hokutomaru "Já teve o bastante? Você não é adulto, é?"

Hokutomaru é um ninja que foi treinado sob a tutela de Andy Bogard. Ele é extremamente rápido e astuto, fazendo dele o adversário mais imprevisível. Sua fase é um acidente de transito que ele mesmo causou, porque ele nunca tinha visitado uma cidade grande devido a sua idade e ao treinamento. Ele carrega uma espada em suas costas, mas raramente utiliza-a (apenas em 2 golpes especiais).

Khushnood Butt "Não se culpe tanto, eu lhe darei algumas direções."

Butt é um expert no Karate Kyokugen-ryu, e foi treinado por Ryo Sakazaki. Ele leva uma vida severa numa floresta bem próxima a cidade e luta usando seus ataques bastante fortes. Ele tem golpes bastante parecidos com os de Ryo, mas tem suas próprias variações. Na versão japonesa seu nome era Marco Rodriguez.

Tizoc "Não se preocupe, eu estive louco mas não usei toda minha força."

Tizoc é um famoso lutador profissional de luta livre em Second Southtown e é visto como um herói pelas crianças. Um pouco desiludido, ele entra no torneio para reacender seu interesse nas lutas. Na versão japonesa seu nome era Griffon.





Freeman "Cara, você conhece a morte?"

Freeman, nome verdadeiro desconhecido, é um misterioso serial killer inglês que luta usando movimentos cortantes com suas mãos, como se fossem garras. Pouco se sabe sobre ele, exceto que ele matou o parceiro de Kevin Rian e derrotou Kim Kaphwan em uma luta, fazendo com que seus dois filhos entrassem no torneio. Várias das habilidades de Freeman são referências a bandas de Heavy Metal como Nightmare, Morbid Angel, Overkill e Vision of Disorder.

Grant "A batalha é um ritual sagrado... Você é um idiota por insistir."

Grant, nome verdadeiro Abel Cameron, é um mestre no estilo obscuro de Karate Ankoku. Ele é o melhor amigo de Kain e seu guarda pessoal.







Kain R. Heinlein "A justiça é minha, você nunca irá entender."

Kain é o misterioso anfitrião do torneio. Sendo o irmão mais novos de Marie Howard (a esposa falecida de Geese Howard e portanto mãe de Rock Howard), ele é o tio de Rock.




Arenas

Mais uma vez espalhadas pela cidade, dessa vez elas ficaram mais localizadas ao sudeste da mesma, área pouco explorada nos outros jogos da franquia. Aqui marcou a volta de um cenário para cada personagem, coisa que não havia na série desde Fatal Fury 3. Os estágios perderam progressão lateral mas ganharam um nível maior de detalhes e tem uma "altura" maior também.

A variação de round pra round varia por arena: algumas variam de dia pra noite, outras mudam o cenário totalmente de lugar e a maioria apenas muda o que está acontecendo no local. E uma pequena novidade: antes de cada fase há uma demonstração mostrando um pouco do movimento no local antes da luta.


Casa de Shows "Old Line" - Rock Howard

Expresso de Carga - Terry Bogard

Cassino Oriental "Woo" - Kim Dong Hwan

Mercado Yok Chong - Kim Jae Hoon

Campanário Filantropo - Hotaru Futaba

Cachoeiras Barbaroi - Gato

Floresta Sarah - Khushnood Butt

Porto Blue Wave - B.Jenet

Cruzamento da 5a Avenida com a 2a Rua - Hokutomaru

Arena Universal - Tizoc

Campo de Treinamento da Policia de Second Southtown - Kevin Rian

"Campo Aberto Destruido" - Freeman

Porão do Palácio Sombrio - Grant

Masmorra do Palácio Sombrio - Kain R. Heinlein


Versões lançadas

Garou recebeu seu primeiro lançamento caseiro no Neo Geo AES em 25 de Fevereiro de 2000 e para o Dreamcast em 21 de Setembro de 2001, sendo relançado novamente em 23 de Maio de 2002 sobre o selo "SNK Best". A versão original para Dreamcast foi a única versão de Garou lançada nas Américas, no dia 23 de Novembro de 2001. Nessa versão, o jogo foi renomeado "Fatal Fury: Mark of the Wolves".

O PlayStation 2 recebeu um port do jogo lançado apenas no Japão em 30 de Junho de 2005, lançado sob os selos "NeoGeo Online Collection" e "Limited Edition" no mesmo titulo. Em 21 de Junho de 2007 o jogo foi relançado novamente sob o selo "SNK Best Collection". Esse selo foi conhecido por pegar clássicos do Neo Geo e relança-los para PlayStation 2 com modo online através de um serviço bem barato no Japão.

Microsoft e SNK Playmore anunciaram em 20 de Abril de 2009 que o titulo seria lançado na Xbox Live Arcade e saiu de fato no dia 25 de Junho daquele ano.


Neo Geo:



Dreamcast:







PlayStation 2:






Curiosidade


Assim como a série Fatal Fury tem muitas semelhanças com série Street Fighter, Garou também tem algumas com Street Fighter III. Ambos os jogos foram lançados quase no mesmo ano, no fim da decada de 1990, quando a mania de jogos de luta estavam diminuindo.

Garou: MofW se passa uma geração depois do resto da série Fatal Fury, descartando praticamente todos os personagens recorrentes para favorecer novos, assim como introduzir o sistema de "Just Defending" (similar ao "parrying" de SFIII que caso você defenda o golpe pouco antes de atingi-lo não levará nenhum dano). Além disso, enquanto Garou e SFIII tem personagens que foram levados para outros jogos, ambos estão devendo uma verdadeira sequência a mais de uma decada.

Entre outras semelhanças: ambos tem histórias bem superficiais (tanto nos personagens, quanto no plano de fundo) e os finais viraram imagens com legenda embaixo (antes eram apenas imagens ou cutscenes).


Sequência

Muito se fala sobre a sequencia de Garou. Durante uma festa comemorativa de KOF em 2005, o ilustrador Falcoon mencionou que a continuação do jogo estava perto de 70% completa pela SNK Team. Falcoon também confirmou que um dos personagens parecia ser um estudante de Joe Higashi e um novo personagem baseado em arremessos.

Em Julho de 2006, a SNK reportou que eles ainda estavam trabalhando na sequência, mas que usariam gráficos modernos em alta resolução ao invés da qualidade que vimos no jogo anterior. Durante uma entrevista em Março de 2008, a SNK USA comentou que não havia uma data sólida para o lançamento do jogo e que eles estavam planejando usar novas tecnologias para o lançamento do jogo - caso ele acontecesse.

A verdade é que o jogo começou a ser feito já em 2002, ainda no Neo Geo porém por alguma maneira indeterminada a Playmore não levou o projeto pra frente e o cancelou. Uma pena pois os fãs até hoje aguardam por essa continuação. Essas são supostas imagens que vazaram na internet mas não dá pra afirmar se é oficial ou não, fica só a titulo de curiosidade mesmo:


E isso é tudo o que eu tenho pra falar da franquia Fatal Fury. Foram 9 partes falando tudo (ou quase tudo) que se tem pra falar. Pode ter faltado alguns detalhes aqui e ali mas como eu geralmente uso apenas fontes de confiança, pode ter faltado falar alguma coisa sobre os jogos, mas garanto que falei tudo o possivel. Semana que vem eu estou voltando a programação e fiquem de olho que ainda tenho mais 2 especiais programados para 2012 - não tão grande quanto esse mas vocês irão curtir bastante, eu espero.

Portanto, é isso ai. Fiquem de olho que semana que vem tem um post inédito aqui no blog. Fica aqui também o muito obrigado a todos os envolvidos com o post: Adriano Philippini (que requisitou o especial), Telma (que fez o banner), carachapadu (que ajudou na montagem de vários estágios), Rocky Silva que é fã tanto quanto eu da SNK e vive fazendo pedidos da empresa aqui e claro vocês todos que tiveram a puta paciência do caralho de passar 2 meses lendo sobre Fatal Fury. Até a próxima!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

11 comentários:

  1. Simplesmente o melhor jogo da série, na verdade é o único que eu gosto... não agrado nada do sistema de planos e deixar o jogo mais dinâmico e simplificado foi o melhor no meu ponto de vista. Sem contar que o jogo tem um dos personagens que eu mais gosto da SNK, o Gato. Acho ele super foda.

    E as postagens sobre a série Fatal Fury ficou muito boa cara, gostei demais de como você abordou os temas.

    ResponderExcluir
  2. Amo Garou, muito estiloso. Torço para que revivam e continuem a série!

    ResponderExcluir
  3. Pô, que sacanagem esse negócio de defender no último segundo e abrir momentaneamente a guarda do adversário. Se vc pega o jeito, vira uma apelação totalmente sem noção! Aposto que isso deve ter gerado muita briga por aí! huahuahuahua
    Foi nesse jogo a primeira aparição do Terry com a tal jaqueta marrom? Tem algum KoF que ele usa essas roupas também e isso eu lembro que gerou certa revolta em alguns fãs. Daí fica a dúvida de qual jogo mostrou pela primeira vez o personagem assim.
    No mais, esse é mais um que eu vou querer conhecer quando encontrar as coleções pra PS2, com certeza.
    Bem bacana toda a série, parabéns, achei os textos bem completos e interessantes. Se um dia sair o Garou 2, vc terá que escrever sobre, hein? hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi no garou mesmo.. os kofs que o terry apareceu com a skin do garou foram:

      kof 2003 e kof XI

      Excluir
  4. a Marca dos Lobos(é assim que sempre chamo o game)é um dos melhores games de luta que jogava quando largava do cursinho. barbarizava com Rock e o Terry. quando eu cansei de zerar com eles várias vezes, fui com a Hotaru, Gato e o filho mais novo do Kim.

    e Grant é muito difícil, se passar dele, praticamente terminou o game. pois Kain é um decepção.

    DOUBLE REPPUKEN!!

    ResponderExcluir
  5. Galera, dá só uma olhada nisso https://www.youtube.com/watch?v=zIZiERXIvco&list=PL5fi3FLIeN6DxI-ZS5xA3YKnB5BFXIFDY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que porra é essa, cara!?
      Vi o vídeo (antes que você pergunte do que eu estou falando?)!

      Excluir
  6. Cara excelente matéria sobre o jogo, estou gostando bastante do seu site.

    Você tem página no facebook ou canal no youtube?
    Um abraço e até mais

    ResponderExcluir
  7. Ótimo Blog!

    João Carlos, por favor, qual é a fonte especifica que você encontrou onde é dito sobre o Terry "devido a idade ele não consegue mais realizar o seu golpe clássico, o "Rising Tackle""?

    Nunca vi essa afirmação em nenhum material oficial da SNK.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um site chamado ALL Fale
      Acredito que lá, foi a fonte.

      Excluir
  8. Na verdade o ataque aéreo do Terry Bogard foi esquecido pelos criadores ,pois se confundiram pois o filho de Geese H tem o mesmo golpe, esperamos ver Terry Bogard com todos os golpes dona SNK desde já muito obrigado

    ResponderExcluir