quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fatal Fury Special


Fatal Fury Special (SNK, Neo Geo) - Lançado no dia 16 de Setembro de 1993, é o terceiro jogo da franquia Fatal Fury e na verdade é apenas um update de "Fatal Fury 2", porém introduzindo mudanças na jogabilidade assim como expandindo também a quantidade de personagens jogáveis.


Como o jogo é apenas um update, a maioria dos gráficos e a jogabilidade se mantiveram intactos e apenas sofreram pequenas mudanças, incluindo velocidade maior e um novo sistema de combos. Por exemplo: durante um combo, se você acertar um golpe no seu inimigo ele não ficará mais inatingível por tanto tempo, e sim alguns milésimos de segundo para você encaixar um outro golpe em seguida.

O número de ataques entre os planos também aumentou. Dessa vez é possível pressionar soco fraco e chute fraco quando o oponente estiver em um plano oposto para fazer um "Low Line Jump Attack". Outra coisa que vale a pena ser mencionado é que embora as fases do jogo anterior tenham voltado (e também foram adicionadas novas fases para os novos personagens), em FF2 os estágios começavam geralmente pela manhã, enquanto que aqui eles já começam de tardezinha.

Todos os personagens de Fatal Fury 2 retornaram aqui: Billy Kane, Axel Hawk, Laurence Blood e Wolfgang Krauser já podem ser escolhidos desde o começo sem truques e 3 personagens do primeiro Fatal Fury vieram pra completar a festa também, são eles Tung Fu Rue, Duck King e Geese Howard. Para completar, o personagem Ryo Sakazaki, protagonista de Art of Fighting, aparece como um personagem escondido.

No modo história, você deve derrotar todos os 15 personagens, começando pelos 8 regulares do jogo anterior assim como Tung e Duck, podendo escolher quem será o seu primeiro oponente. Depois dos primeiros 10 oponentes, você irá enfrentar Billy, Axel, Laurence, Geese e Krauser, nessa ordem. Se você ganhar todas as lutas em apenas 2 rounds, enfrentará Ryo Sakazaki em uma batalha especial.



Geese Howard era conhecido em todo o submundo, virando o ditador de South Town. Ele era incrivelmente forte e sua confiança também era muito alta. Até mesmo Jeff Bogard, o campeão absoluto da luta de rua, perdeu a sua vida em uma luta contra Geese. Mas vários anos depois, três homens se opuseram aos planos malvados dele. Eles eram Terry e Andy Bogard, filhos de Jeff Bogard, e Joe Higashi, um mestre do Muay Thai.

Geese foi derrotado e todos os envolvidos achavam que ele estava morto. Mas recentemente, um rumor chocante começou a vazar ao redor do globo. Foi dito que Geese estava vivo.Depois da morte de Geese, o submundo foi tomado por Wolfgang Krauser, o meio-irmão de Geese. Agora que Geese voltou, ele irá clamar o seu trono de volta, além de se vingar dos irmão Bogard.

Enquanto isso, Terry e Andy ouviram da volta de Geese. "Espere por nós, Geese!" Uma nova lenda está para começar.



Apesar de trazer os mesmos personagens do jogo anterior, suas histórias foram levemente mudadas devido a volta de Geese. Então confira a nova história dos antigos personagens e também a história dos personagens novos:

Terry Bogard: O campeão de luta de rua de South Town, ele se mantém bem ativo como lutador. Bem disposto e otimista, ele é bastante popular entre as pessoas da cidade. Terry continua a melhorar o seu lendário estilo de luta e está mais perigoso do que nunca.




Andy Bogard: O irmão mais novo de Terry, ele saiu em uma severa jornada de aperfeiçoamento da arte do Koppou através do Japão, para compensar o seu pequeno corpo. Ele trabalha duro e treina diligentemente todos os dias: o seu objetivo final é superar o seu irmão.



Joe Higashi: Um amigo dos irmãos Bogard. Ele continua a defender o seu titulo de campeão de Muay Thai, constantemente renovando a sua lenda pessoal de invencibilidade. Como sempre, ele entra em campo como um aliado dos irmãos Bogard.



Big Bear: Ele costumava ser um lutador mascarado, fazendo as missões sujas de Geese Howard, mas agora ele se ajustou nas linhas e voltou como um lutador de luta livre ortodoxo. Ele é um lutador popular, e ele procura ser o mais forte no círculo das lutas.




Yamada Jubei: Um notável e ágil velhote, em sua juventude era apelidado de "Demônio Yamada". Como sempre, seu objetivo é adquirir várias fãs femininas. Parece que nada pode curar seu hábito de rabo de saia.



Cheng Sinzan: Ele quer se tornar o homem mais rico do mundo. Seu Tai chi Chuan é nada mais que uma ferramenta para seu objetivo. Nem é preciso dizer que dessa vez ele está tramando alguma coisa para conseguir dessa vez.



Kim Japhwan: Um lutador extremamente dedicado que acredita que o Tae Kwon Do é a arte marcial mais forte do mundo. Ele coloca o orgulho do seu pais e o seu próprio na linha para provar isso. Seus poderosos e graciosos chutes estão mais polidos do que sempre.



Mai Shiranui: Uma ninja que herdou as habilidades e as técnicas milenares do seu clã. Ela é tão forte quanto qualquer homem. Seu corpinho (85, 84, 90) conseguiu conquistar um número enorme de fãs masculinos. Seu avô é quem treinou Andy.



Duck King: Apareceu no primeiro "Fatal Fury". Desde quando foi derrotado por Terry, sua vida se limitou apenas a se vingar de volta. Ele é determinado a derrotar o seu rival e tomar o trono de lutador mais forte com o seu estilo de luta dancante.





Tung Fu Rue: O homem que treinou o pai de Terry e Andy, também é o homem que criou os pimpolhos depois da morte do pai. Ele voltou a treinar para voltar as arenas mais uma vez. Seu objetivo é derrotar Geese Howard e o imperador da escuridão, Krauser.




Billy Kane: O lutador do bastão. Ele acredita que enquanto puder usar a sua arma, ninguém pode se meter no seu caminho. Mesmo derrotado pelos irmãos Bogard no passado, ele prometeu vingança. Agora é a chance de ver se ele consegue manter a sua palavra.




Axel Hawk: Ele era um campeão dos ringues na classe dos pesos pesados, e foi dito ser um dos melhores da sua geração. Agora ele se aposentou dos ringues, mas o seu sangue o levou a continuar lutando, então ele está fazendo um regresso aos ringues.




Laurence Blood: Um toureiro-lutador conhecido por matar touros com suas mãos nuas. Ele era tão forte que foi expulso do mundo da touragem, e agora ele mudou o seu foco em luta com outros humanos. Ele é bem conhecido na alta sociedade, porém sua personalidade é nada mais que crueldade.




Geese Howard: Quando a novidade de que ainda estava vivo veio a tona, isso balançou o mundo. Agora que ele retornou a vida milagrosamente, ele tenazmente procura expelir Krauser. Mais uma vez, o poderoso mal mostrou as suas garras!




Wolfgang Krauser: Um lutador bastante temido, ainda mais que Geese Howard. Ele é o "Imperador da Escuridão" que controla o submundo, o seu poder é conhecido em todo o mundo. Seu objetivo é tomar o controle também do resto do mundo através de sua força.






China (Hebei): as nuvens e as montanhas estoicamente observam o campo de batalha. Talvez Tung seja um imortal heremita da montanha na verdade... Ou talvez não.

Estados Unidos (Bay Area): um estágio cheio de luzes e movimento. O video no fundo parece ser um video promocional de Duck.

Inglaterra (London): grandes engrenagens estão girando no cenário de fundo desse antigo castelo. Há distância, a ponte de Londres pode ser vista.

Estados Unidos (New York): um estacionamento de uma área remota serve de um ringue temporário para a luta. As cordas irão eletrocutar qualquer um que as tocar. É aqui que Axel deixa o seu Megaton Punch voar!

Espanha (Pamplona): um ringue de toureiros na Espanha. Touros enfurecidos podem ser vistos no fundo. O vencedor é presenteado com uma magnifica estoura de fogos.

Alemanha (Mittelgevilde): Krauser se encontra com o oponente no cenário de uma luxuosa opera. A orquestra aparentemente está tocando um réquiem para você...

Estados Unidos (South Town): há várias estátuas deslumbrantes no cenário de fundo. Esse toque foi dado por Geese Howard em pessoa. Parece que ele ainda gosta da magnificência mesmo em sua nova vida.

Osaka (Japão): esse cenário místico é onde você enfrenta Ryo Sakazaki.

*As outras arenas são as mesmas de Fatal Fury 2 apenas mudando a ordem do dia/tarde/noite.






Versões lançadas:

Ainda em 1993, o Sega CD recebeu o primeiro port caseiro de Fatal Fury Special feito pela JVC. Esse port infelizmente não ficou dos melhores: varias animações dos cenários foram cortadas, a música está com uma qualidade péssima e também foram removidas as variações de dia/tarde/noite do cenário, ficando apenas uma delas para cada estágio. O personagen Ryo Sakazaki já vinha habilitado como padrão aqui, não necessitando fazer nenhum truque.

A próxima a portar o jogo seria a Magical Company para os computadores Sharp X68000 e FM Towns apenas no Japão como sempre. Esses ports foram lançados em Julho de 1994 e estão bem próximos as versões do Neo Geo. Em seguida, a Takara lançou uma versão para Game Gear bastante parecida com a anterior lançada para Game Boy, porém eles mantiveram a proporção dos personagens dessa vez. Apenas 9 personagens estão disponiveis nessa versão: Terry, Andy, Joe, Mai, Duck, Tung, Billy, Axel e Ryo, e a jogabilidade foi limitada para os 2 botões do console. Havia também um modo Survival aonde o objetivo era derrotar todos os oponentes apenas com 1 barra de life.

Em 2 de Dezembro de 1994, a Hudson Soft lançou a versão para o console da NEC PC Engine CD-Rom², novamente utilizando a expansão de RAM para consegui rodar o jogo corretamente. Como o console não é capaz de fazer um efeito de zoom, quando você troca de plano o tamanho do sprite do seu personagem diminui apenas. Aqui, para ver os finais não era preciso jogar em uma dificuldade elevada ou terminar sem usar continues, eles aparecem de qualquer modo. No final, algumas ilustrações exclusivas feitas por um ilustrador da própria Hudson.

E pra fechar, no dia 1 de Abril de 1995 a Takara lançou uma versão para Super Nintendo que foi bastante criticada no seu lançamento japonês, porém ela decidiu corrigir alguns dos defeitos antes de lançar a versão americana, por isso demorou tanto - mas mesmo assim, o grande problema dessa versão persistiu: a jogabilidade lenta e ruim.

Você ainda pode encontrar esse jogo nos seguintes formatos: como parte da coletânea Fatal Fury: Battle Archives Vol. 1 para PlayStation 2, como um jogo separado para Xbox 360 na Xbox Live Arcade e para Nintendo Wii no Virtual Console.

Algumas imagens e videos dessas versões:

Super Nintendo:



Sega CD:



Sharp X68000:



PC Engine CD-Rom²:



Game Gear:




E por hoje é só. Essa foi a despedida da série Fatal Fury de todos os consoles citados acima, menos do Neo Geo, é claro. A SNK não lançou nenhum jogo da série em 1994, prometendo reinventar a jogabilidade e os gráficos e para eleva-los a um novo patamar. Promessa feita e cumprida. Fatal Fury 3 foi um jogo tão bem feito que por isso que ele não foi mais lançado para as plataformas antigas, o que restou a SNK foi começar a investir nas novas plataformas iminentes: Sega Saturn e PlayStation.

Uma coisa que vale citar aqui é que esse foi o primeiro Fatal Fury cuja história não faz parte da cronologia oficial. O subtitulo "Special" viraria um sinonimo apenas de reunião de vários personagens no mesmo jogo, ignorando qualquer lógica ou senso se o personagem está vivo ou não na história oficial - a história mostrada lá encima é a oficial do manual do jogo, mas os acontecimentos não são de acordo com a continuidade da série. É tanto que vocês podem reparar durante o jogo que a própria fala de vitória dos personagens está mais cômica do que séria.

Então se liguem que semana que vem eu vou trazer pra vocês Fatal Fury 3 e vocês poderão conferir toda essa mudança que ocorreu na série a partir dele. Além do mais, vale lembrar que em Setembro de 1994 foi lançado o Neo Geo CD, numa tentativa de aumentar o seu comércio caseiro, e isso traria uma grande vantagem para os jogadores: embora os loadings fossem enormes, isso possibilitou o uso de trilhas sonoras gravadas em estúdio, com a mesma qualidade de uma banda profissional. Sintonizem na semana que vem que vocês saberão mais!

Só um último aviso: se vocês curtem dicas e estratégias pra esse jogo e outros, o meu amigo Rocky Silva tem um canal de YouTube com várias delas, eis aqui um video dele falando sobre dicas de Fatal Fury Special:



Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Quando fui em um aniversário de um amigo, ele tinha o Super Nintendo e mostrou um jogo que eu já tinha visto alguns persnagens em Fatal Fury 1 que é o Joe Higashi. Mas nesse Fatal Fury Special tinha muito mais personagens. Eu gosto de decorar os golpes dos personagens, Street Fighter e Mortal Kombat para mim era suave jogar, mas FFS eu não sabia golpe de ninguém, e de vez em quando saía alguma coisa depois de lixar o dedo no direcional enquanto apertava Y-B-A-X. Daí quando eu comprei o Super Nintendo logo lembrei do jogo e fui pedir emprestado, fiquei uma semana jogando com todos os personagens pra aprender como é jogar Fatal Fury Special. Gosto do som, do jeitão do jogo, até então só conhecia luta da Capcom e Midway, mas gostei muito da luta da SNK. Sei que existem melhores e a casa desse jogo é o Neo-Geo mas ter esse jogo no Super Nintendo na época foi muito legal. Eu curti!

    ResponderExcluir
  2. Acho q esse foi o Fatal Fury q eu mais joguei depois do Real Bout Fatal Fury. Bons tempos! Essa versão do Game Gear é uma vergonha, ñ acredito q tiveram cara-de-pau para lançar isso -_-

    ResponderExcluir
  3. este jogo para mim foi o ponto alto da série na primeira fase pois era o jogo que batiia facilmente de frente com street fighter 2 champion edition nos arcades

    infelizmente durante a conversão do mesmo para snes a takara perdeu um pouco a mão pois houve uma grave falha nos controles....os golpes de carregamento ( estilo sonic boom para citar um exempl claro de outro game ) não ficaram fluidos como na conersão de fatal fury 2...e até se pegar o jeito dava um pouco de trabalho em demasia...

    o jeito certo era por exemplo: colocar para tras , 2seg, deixar delizar para o meio e frente e só depois de tudo apertar o botaão...só mesmo comparando com fatal fury 2 da para notar a diferença

    logico que isso não tirou o brilho do jogo ..os graficos eram maravilhosose lembro-me bem que na época escolhi comprar esse cartucho -que tenho até hj- e nunca me enjoei de fato desse game

    ResponderExcluir
  4. O velho mestre do Judô Jubei Yamada é possivelmente baseado no personagem Jigorou Inokuma da série de mangá e anime Yamara. Representa o estereótipo de quase todo velhinho mestre de artes marciais pervertido de anime e mangá como o mestre Happosai de Ranma 1/2, o mestre Kame de Dragon Ball e Jiraya de Naruto. (O personagem Jigoro Inokuma foi baseado no mestre Jigoro Kano, o fundador da arte marcial Judô e responsável pela reforma do Jujitsu).
    O empresário e mestre de Tai Chi Chuan Cheng Sinzan foi baseado no ator, produtor e diretor de cinema especializado em filmes de Kung Fu Sammo Hung (Já coreografou com Bruce Lee, Jackie Chan, King Hu, Stephen Chow e John Woo e é considerado uma das figuras mais influentes da história do cinema de Hong Kong. Apesar de ser grande e pesado é um lutador de artes marciais muito ágil)
    O ex-campeão mundial de boxe da categoria dos pesos pesados Axel Hawk é baseado em três boxeadores: o primeiro boxeador negro campeão mundial dos pesos-pesados Jack Johnson, o lendário George Foreman e o lutador de boxe, kickboxing, luta livre (wrestling) e MMA Butterbean (Eric Esch).
    O matador espanhol e mestre de Savate, Zipota e Esgrima Laurence Blood é baseado no vocalista da banda de rock britânica Queen Freddie Mercury e no ator italiano Franco Nero.

    ResponderExcluir
  5. É, a partir daí eu deixei de jogar os jogos da série mesmo. Agora o que me surpreende é ver que foi lançada uma versão pro Game Gear. É boa esta versão? Vou procurar emular um dia.
    E vou ver se consigo encontrar a coletânea pra PS2, parecem valer muito a pena os jogos.
    Mas não entendi uma coisa, este jogo tem o Geese e o 2 não? Ou este tem o Geese como personagem selecionável e esta seria uma das diferenças?
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom sua análise, pena que a série do Lobo Solitário nunca mais foi a mesma, foram migradas para KOF, se me lembro a ultima versao era Mark of Wolves.
    Abraço!

    ResponderExcluir