quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chakan: The Forever Man


Chakan: The Forever Man (Extended Play Productions, Mega Drive) - Lançado no dia 8 de Junho de 1992, é um jogo baseado em uma HQ de Robert A. Kraus e foi produzido por Ed Annunziata, que conheceu pessoalmente o Robert em uma convenção e ficou impressionado com sua HQ.

O jogo segue a jornada de Chakan, um guerreiro que era tão confiante de seus poderes que declarou que nem a Morte poderia derrota-lo em combate. É claro que a Morte apareceu e o desafiou para um combate seguindo as seguintes regras: se Chakan à derrotasse, ele ganharia vida eterna; se perdesse, se tornaria servente dela para sempre. A batalha se prolongou por dias até que o vencedor ficou claro: Chakan à derrotou e finalmente ganhou o seu "prêmio".

"Você é um talentoso espadachim, então eu não irei renegar o seu prêmio. Eu te garanto o beijo de vida eterna, pela sua arrogância e orgulho eu irei misturar ao meu presente uma maldição: a cada noite, o mal será mostrado à você, e a dor de suas vítimas será também a sua dor. Você nunca irá dormir enquanto caminhas por esse mundo procurando  destruir os horrores que te perseguem no plano do sono.

Você irá sofrer feridas insaráveis, mas você não irá morrer, e enquanto a eternidade passar você irá almejar o meu toque. Sua face irá comportar a minha fisionomia e os seus olhos irão queimar como o fogo do inferno. Mas... Não venha dizer que eu não sou misericordioso. Poderá haver um fim para a sua maldição, se todas as bestas da escuridão forem assassinadas, e então você poderá descansar em paz."

Tais dizerem foram adaptados na contra-capa do jogo. Na versão brasileira ficou mais ou menos assim:

Clique na imagem pra expandir o texto

Essas foram as palavras da Morte para Chakan, antes de desaparecer. Ele irá viver para sempre até que destrua os 4 Perversos Sobrenaturais: Spider-Queen, Mantis, Elkenrod e Dragonfly King.

A jornada se inicia num plano central, aonde você pode escolher um dos quatro estágios elementais baseados em: Terra, Ar, Fogo e Água. A medida que você vai completando esses estágios, você volta ao plano central e pode iniciar uma nova fase ou repetir a mesma novamente. Os estágios com um elemento devem ser completados em uma certa ordem e essa é a única restrição que você terá para completar as mesmas.

No fundo da tela, há uma ampulheta indicando quanto tempo você tem para completar a fase. Se esse tempo acabar, Chakan retorna para o plano central; o mesmo acontece se ele morrer durante uma fase. Chakan começa o jogo com suas caracteristicas duas espadas, mas adquire 4 novas armas no primeiro estágio de cada elemento, que podem ser usadas das mais diversas maneiras.

Depois de terminar as 3 fases de cada estágio elemental e seus respectivos chefes, Chakan completa o "plano terrestre" e embarca numa jornada para derrotar os 4 "planos elementais do mal", cada um novamente consistindo em 3 fases e baseados nos 4 elementos. Essas fases são ainda mais dificeis que as iniciais e serão um grande desafio para superar.

A jogabilidade não foge do conceitual do gênero, só sendo um pouco imprecisa as vezes mas nada que com o tempo o jogador acabe se acostumando. Outra coisa que marca bastante o jogo é a dificuldade: mesmo para a época, era considerado um jogo muito dificil e com isso criou apenas um pequeno grupo de fãs.

Pra você ter idéia da dificuldade do jogo: depois de passar por todas essas fases dificeis e assistir um final "ruim", você tem uma chance de derrotar o verdadeiro chefe. Isso mesmo: apenas uma chance. Se for derrotado, terá que fazer o jogo todo novamente para ver o final verdadeiro.


Curiosidades:

  • Uma versão para Game Gear com o mesmo título foi lançado pela Sega. A jogabilidade é bem parecida, mas o layout dos estágios foram modificados devido a limitação do hardware. Essa versão contém uma voz sintetizada na tela de abertura que fala "Chakan, the Forever Man" que não está presente na versão do Mega Drive.
  • Uma sequencia foi planejada e desenvolvida pelo estúdio de Ed Annuziata "AndNow", mas nenhuma informação foi liberada sobre o jogo e não se ouviu mais nada desde 2001. Estava planejado para sair em várias plataformas, mas seria feita com base no Dreamcast.
  • Muito dos trabalhos que haviam sido feitos na sequencia de Chakan foram absorvidas para o jogo Blood Omen 2.

Algumas imagens e videos das versões:

Mega Drive:



Game Gear:


Dreamcast:



E por hoje é só. Chakan é um daqueles jogos que mereciam continuações, relançamentos e afins mas devido a sua licensa com a editora ser um pouco limitada, não foi possivel à Sega relançar o jogo em nenhum console ou sequer mesmo sonhar em uma continuação da franquia.

Na semana que vem, vai começar a rolar um especial aqui no blog. Os meses de Maio e Junho serão 100% dedicados para falar de TODOS os jogos da série "Fatal Fury", desde o primeiro joguinho, passando pelo Wild Ambition e chegando até Garou e os rumores de sua continuação que estão no ar até hoje. Então se vocês sintonizarem por aqui, poderão conferir a ficha completa de todos os personagens em todos os jogos, história das fases (não em todos) e um pouco da "cultura" que a SNK criou com a cidade de Southtown.

Lembrando só que esse post de Fatal Fury é dedicado ao meu caro amigo Adriano Philipini e aos jogadores de Arcade lá de Olinda (lembrar o nome de todos vai ser foda) que sempre jogaram e adoraram as séries da SNK e vez ou outra me fazem um pedido aqui pro blog. Infelizmente estou demorando pra atender os pedidos de vocês mas aos poucos vou falando aqui, tá bom galera? Tenham só um pouco de calma que falarei de todos os pedidos feitos...

E é isso ai, vejo vocês na semana que vem com a primeira parte do Especial: Fatal Fury! Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Chakan é muito bão, bem sinistro e macabro pra época. É uma pena ser muito pouco conhecido devido a sua dificuldade infernal e seu clima sombrio. (O msm ocorre com a joia do Demon's Crest do SNES)

    ResponderExcluir
  2. podes acrescentar uma coisa que foi o que me chamou atencao pro jogo:
    o incrivel texto em portugues da contra capa da caixa do cartucho.
    lembro ate de ter anotado na epoca. ve se tu acha e poe aqui num edit.

    ResponderExcluir
  3. Joguei um pouco desse jogo na época e não gostei tanto. Não lembro o pq. Talvez pelo fato de ver o jogo em revistas e criar uma grande expectativa de tanto que falavam dele. Fora as imagens eram interessantes. Lembro que quando fui jogar não achei tudo isso. Nem sabia que era pra lançarem uma versão pra Dreamcast e não conheci a versão de Game Gear.
    Ótimo texto e aguardando os posts sobre Fatal Fury!
    Abraço

    ResponderExcluir