quinta-feira, 15 de março de 2012

Shenmue II


Shenmue II (Sega AM2/Rutubo Games, Dreamcast/Xbox) - Lançado em 6 de Setembro de 2001 no Dreamcast, é a continuação direta do jogo anterior que foi novamente produzida e dirigida por Yu Suzuki e até agora é o último jogo lançado da franquia.


Devido aos direitos de exclusividade comprados pela Microsoft, a versão Norte-Americana que iria ser lançada para Dreamcast foi cancelada. Por causa disso, uma dublagem em inglês não foi gravada para a versão Dreamcast de Shenmue II - a versão européia utiliza o áudio original em japonês e apresenta legendas em inglês, francês e espanhol.

Para entender um pouco mais sobre Shenmue, aqui vai uma pequena explicação: quando Yu Suzuki começou o projeto em 1997, ele dividiu a história em 16 capítulos. O primeiro jogo é o primeiro capítulo porém no segundo jogo você verá três desses capitulos contados, fazendo com que a história flua com uma velocidade maior que o jogo anterior.

Falando na história, ela continua exatamente aonde o jogo anterior parou com Ryo saindo de Yokosuka rumo à Hong Kong atrás do Mestre Lishao Tao, seguindo as instruções do seu amigo Mestre Chen Yao Wen. O misterioso e elusivo Lishao Tao é a única possivel conexão de Ryo à Lan Di, o chinês que matou o seu pai.

E é exatamente aqui que o segundo jogo começa. Com uma breve abertura estilo cinematográfica, como sempre explodando os efeitos de iluminação e músicas orquestradas de primeira. No Dreamcast, era impossivel importar os itens que você tinha juntado no primeiro jogo para o segundo, mas só nas versões Européia e Japonesa do jogo - até havia um site que convertia o save americano para a versão européia mas ele já não existe mais.

A primeira coisa decepcionante em Shenmue II é ver que aquele grande nível de detalhes e estudos sobre a geografia local aonde o jogo se passa não serem tão completos quanto o primeiro jogo. Talvez porque, como falei no post anterior, orçamento do jogo foi MUITO diminuido em relação ao primeiro jogo e o tempo de produção dele também foi muito curto.

Mas não se preocupe, a essência do jogo ainda está presente - mesmo que em menores doses. O jogo começa em Hong Kong e o capítulo final se passa em Guilin, que é na China. Os cenários são bem mais vastos do que os de Yokosuka, porém não há mais aquela variedade toda de mini-games para se "passar o tempo", o jogo foca mesmo na história e em pequenos itens colecionáveis.

As áreas que você irá explorar em Hong Kong são: Aberdeen Harbour (um distrito pobre, cheio de bares e casas de jogos), Wan Chai (área urbana cheia de arranha-céus, aonde você poderá encontrar os mais variados estabelecimentos comerciais e arcades) e Kowloon Walled City (área residencial que Ryo visita antes de ir para Guilin, na China).

No primeiro jogo, embora as localizações fossem exatamente fiéis a cidade da época, suas localizações estavam um pouco mais próximas do que o real para facilitar a locomoção entre as mesmas e o mesmo ocorre em Shenmue II; Aberdeen é do outro lado da ilha de Hong Kong, o que deveria ter uma montanha bloqueando o caminho para Wan Chai, que não existe no jogo.

As cidades também não são recriações fiéis as originais, fugindo até um pouco da realidade delas mesmas.

Os elementos do jogo anterior, como o diário guiando a jornada, cenas em QTE, Magic Weather System e alguns mini-games como jogos de azar, arcades (Outrun e Space Harrier) e outras coisinhas estão presentes, porém muito mais timidos que o jogo anterior que permitia você colecionar os mais diversos itens.

Os NPCs também foram novamente todos dublados com um excelente trabalho de áudio como no original, o mesmo vale para as orquestras - que dessa vez não contaram com a ajuda de Yuzo Koshiro mas sim outros compositores. Há também uma função nova, no qual você pode empenhar seus objetos e trocar por dinheiro.

Um fato é que o jogo se tornou mais linear e a coisa mais inovadora do jogo anterior, que era interagir com todo e qualquer pessoa/objeto do cenário não está presente aqui, ao invés disso você aperta um botão de ação para interagir com o cenário como em qualquer outro jogo do gênero.

Na versão do Xbox, os gráficos foram melhorados por causa do hardware superior e rodam a mais de 30fps. Há duas coisas novas: um modo que você pode tirar fotos e armazenar no disco rígido e uma dublagem em inglês foi inclusa com os mesmos dubladores do primeiro jogo voltando para fazer as vozes dele novamente.

Enquanto o original vinha em 4GDs no Dreamcast, no Xbox o jogo vinha em apenas 1 DVD de jogo e outro DVD extra que podia ser tocado em qualquer aparelho comum entitulado "Shenmue: The Movie" que contava a história do jogo anteriorcom cutscenes e cenas do jogo para que o jogador que estava jogando pela primeira vez no Xbox ficasse a par dos acontecimentos.

O jogo chegou a vender relativamente bem no Japão, dada a situação do Dreamcast por lá e na Europa recebeu um grande número de importações para a América devido ao lançamento tárdio na plataforma da Microsoft - que por sua vez vendeu pouco e não viu um lançamento japonês. A versão européia pra Xbox não continha outras legendas em outras linguas como no original, apenas tinha a dublagem e legendas em inglês. A versão do Xbox é compatível com o Xbox 360.

Algumas imagens e videos do jogo:

Xbox:



*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


Dreamcast:


E por hoje é só. Para aqueles que ficaram um pouco curiosos sobre o "Shenmue: The Movie" aqui vai uma breve info: é um filme de 90 minutos de duração que conta todos os acontecidos em Yokosuka (localização do primeiro jogo) através de cutscenes e gameplay do jogo dos principais momentos. Ele passou nos cinemas japoneses em 20 de janeiro de 2001 e foi lançado em VHS/DVD e foi incluido como um disco bônus na versão do Xbox, já que o primeiro jogo não ia ser relançado na plataforma.

Eis aqui o cartaz de divulgação dos cinemas:


Como vocês podem ver, a Sega tentou de todas as maneiras de familiarizar a franquia Shenmue pelo mundo, mas a maioria dos seus esforços foram em vão. Os jogos nunca foram arrasa quarteirões em vendas - apesar de ter vendido consideravelmente bem se considerado a realidade das plataformas na época em que o jogo foi lançado - e a série ganhou o status de Cult, devido ao seu grande nível de detalhamento para a época e também por reunir uma grande gama de gêneros em apenas um jogo.

Até hoje os fãs aclamam por "Shenmue III" mas eu acho muito dificil que esse jogo venha ver a luz do dia devido a briga de Yu Suzuki com a Sega e os direitos do jogo terem permanecido com a Sega depois de sua saída da empresa, mas não custa nada sonhar e ver a história chegar finalmente ao seu desfecho, seja qual for a plataforma que ele seja lançado.

Shenmue é uma das franquias que mais admiro no mundo dos games, junto com The Longest Journey. As narrativas bastante detalhadas, com personagens marcantes e cenários lindos de se ver sempre me chamaram a atenção e até hoje eu estou devendo finalizar os dois - parei na metade de ambos na época e até hoje não fechei.

Até houveram outros jogos planejados de Shenmue como "Shenmue Online", um MMO para PCs, e "Shenmue City", um aplicativo para redes sociais da Yahoo que foi lançado no Japão mas infelizmente o terceiro jogo está longe de ser lançado.

Para a semana que vem, eu vou trazer um jogo que foi lançado em 1991 e que é aclamado até os dias de hoje, tendo recebido ports em quase todos os video-games que conhecemos e até mesmo para smartphones mais recentemente. Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre a saga Shenmue e voltem aqui na semana que vem para conhecer esse outro excelente jogo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Shenmue II é um pouco mais do ótimo game que foi o primeiro. Na maioria das vezes a continuação não consegue suprir as expectativas, quando o primeiro é muito bom, e isso aconteceu com ShenmueII. E concordo contigo qdo diz que a "primeira coisa decepcionante em Shenmue II é ver que aquele grande nível de detalhes e estudos sobre a geografia local aonde o jogo se passa não serem tão completos quanto o primeiro jogo. Talvez porque, como falei no post anterior, orçamento do jogo foi MUITO diminuido em relação ao primeiro jogo e o tempo de produção dele também foi muito curto." --- Mas, com certeza é um ótimo jogo e figura na lista dos melhores para Xbox 1. Claro que Shenmue II, pra mim, ter haver com a sabotagem da Micro$oft pra cima da Sega. Enfim... belo post Doutor!!

    ResponderExcluir
  2. Pô, que bacana! Legal ficar sabendo mais sobre o jogo, ou melhor, sobre a franquia em si. 16 capítulos no total mas foram lançados apenas 4, certo? A SEGA talvez um dia arrisque fazer continuações, assim espero.
    Tão rolando rumores de que serão lançados em HD os 2 jogos. Dependendo da plataforma e do preço, eu acho que vou arriscar. Pelo que li aqui neste post e no que fala sobre o primeiro jogo, parecem ser bons mesmo! Tomara que os rumores se confirmem e que façam sucesso pra que a SEGA tenha orçamento e coragem de produzir o terceiro. Já que o mundo gira em torno da grana, né?
    Só por curiosidade: qual é melhor? Shenmue I ou II? Ou não dá pra comparar, precisa ser visto como um todo e tudo mais?
    Muito bom o post!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparar os dois é fácil: Shenmue I é mais profundo e contém mais easter eggs e coisinhas pra se fazer além da história, já a narrativa de Shenmue II é mais intensa com muitos combates e logicamente a história rola numa velocidade maior. Então você explora mais no I e fica mais tempo em combate no II, basicamente isso.

      E quanto ao III eu acho muito dificil investir nele agora porque o produtor da série não trabalha mais na Sega e levou consigo o resto do roteiro. Se eles lançassem um III correria muito o risco dos fãs não curtirem, eu fico mesmo com as versões HD e prefiro que um dia eles voltem a se dar bem e façam o III juntos.

      Excluir
  3. Me lembro das disputas de braço de ferro no porto, e o carinha que roubava a bolsa do Ryo, lembro também quando vi umas imagens de Shenmue on Line, mas ficou só na saudade creio que todos que jogaram esses dois games esperam a continuação.Obrigado por me fazer recordar dessa pérola do DreamCast e XBox!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fico vendo esses post antigo,imaginando a nastalgia que foi quando foi aniciado a E3 e a supresa do Shemunue 3 ja esta m desevolvimento e va ser lançado exclusivo para play 4

    ResponderExcluir