quinta-feira, 1 de março de 2012

Art of Fighting 3: The Path of the Warrior


Art of Fighting 3: The Path of the Warrior (SNK, Neo Geo) - Lançado em 12 de Março de 1996, é o terceiro e até o momento último jogo da série. No japão foi lançado como "Ryuuko no Ken Gaiden", enfatizando como se o jogo fosse um spin-off. O jogo é uma mudança drástica em relação aos anteriores, mudando quase tudo o que se conhecia na série.


Ao invés de focar em Southtown, AoF3 segue Robert Garcia enquanto ele procura por uma antiga amiga chamada Freia Lawrence. Ele à conseguiu achar em Glass Hill, uma cidade ficcional no México, que serve de palco para o jogo. Lá ele descobre que Freia acabou se metendo com um homem chamado Wyler, que está a procurando vorazmente.

Aparentemente, ele precisa dela para completar um elixir que o pai dela criou. Esse elixir tem um efeito "Jekyll and Hyde" para aqueles que o consumirem - transformando a pessoa em um monstro super forte, mas deixando-as sem consciencia no processo. O resto dos personagens presentes são pessoas aleatórias que de alguma forma acabaram se metendo no meio dessa loucura toda.

Ryo Sakazaki (que está procurando por Robert) e Robert Garcia são os únicos personagens dos jogos anteriores que retornaram aqui, o resto dos lutadores são todos novos. Aqui você confere a ficha de cada um deles:

 Rody Birts

Um investigador privado e parceiro de Lenny Creston, que foi contratado por Wyler para encontrar Fria Lawrence. Ele e Lenny parecem ter uma baixa reputação profissional. Ele luta com 2 cacetetes e parece com um oficial de polícia.

 Karman Cole

Um homem vestido com classe que é enviado para "tomar conta" de Robert por seus empregadores, os pais de Robert. Sendo empregado da família Garcia desde quando Robert ainda era uma criança, ele tem uma atitude familiar para com ele. Ele é um dos poucos personagens que não enfrenta Wyler no final, mas sim Robert.

 Kasumi Todoh

Ela está procurando pelo seu pai, Ryuhaku Todo, do primeiro AoF, que sumiu depois de ser derrotado por Ryo, e ela espera que ele o leve até seu pai. Já que ela é uma estrangeira no méxico, ela olha um dicionário de Japones - Inglês para provocar os adversários em inglês com a frase "Retorne quando você virar um adulto" depois de ganhar uma luta. Assim como o seu pai, ela tem uma certa rivalidade com a família Sakazaki.

Kasumi é a única personagem original de AoF 3 que aparece em outros jogos da SNK - ela faz aparições em vários jogos de "The King of Fighters", assim como em SvC Chaos.

 Lenny Creston

Uma investigadora privada que, junto com seu parceiro Roby Birts, foi contratada por Wyler para achar Freia Lawrence. Ela e Rody parecem compartilhar de uma certa tensão quando vira noite. Ataca com um chicote, alguns anos antes de Whip ser introduzida em "The King of Fighters" com a mesma habilidade.

Jin Fu-Ha

Depois de ser traido de alguma maneira pelo seu sensei, Eiji de AoF 2, Jin se torna determinado a mata-lo para ter sua vingança. Ele decide então que derrotar Ryo seria a melhor maneira de testar suas habilidades para o feito, então ele vai até Glass Hill para acha-lo. Ele tem uma habilidade psiquica, no qual ele sente o "ki" da pessoa e pode dar dois pulos no jogo.

Porém algum idiota achou que seria legal que esse salto seria apenas para o alto no segundo. Ele é outro personagem que não enfrenta Wyler no final, mas sim Ryo.

 Wang Koh San

Ele veio para Glass hill para pegar inspiração e pintar seu novo quadro para entrar em uma competição, ele ouve sobre a tentativa de Wyler de criar um poderoso elixir e então decide achar esse elixir por si mesmo e dar para o seu amigo Lee Pai Long de AoF 1&2. Ele tem um pelicano domesticado chamado de Hoeh-Hoeh em sua mochila.

 Wyler

Procurando por Freia Lawrence, a filha do seu antigo mentor que possuia informações sobre uma fórmula para um exilir super poderoso que ele está querendo criar. Ele parece já ter tomado um pouco desse elixir, porque ele é tão grande que é o único personagem do jogo que não pode ser arremessado. Ele não tem um golpe especial e na versão cartucho ele não continha um final, mas foi criado um especialmente para a versão CD.

 Sinclair

Assistente pessoal de Wyler, que secretamente está decidida a encontrar alguém que faça-o desistir desse elixir, que matou seu próprio pai. Ela empunha uma espada e se veste como uma persa. Ela não tem um movimento de agarrada, assim como também só tem um final na versão CD.

 Freia Lawrence

Apesar de não ser uma personagem jogável, Freia é a personagem principal de AoF 3. Ela é uma jovem loira que tem como fardo ser filha de um cientista maluco.


Arenas

Art of Fighting 3 se passa no México de 1980, em uma cidadezinha pouco movimentada mas durante um festival, portanto ela está cheia de turistas. Esses cenários também inspiraram os cenários do Fatal Fury e Art of Fighting Team na "The King of Fighters '96".

Glasshill Valley, México


Bar Santana/Boxing Club

Cactus Gas Station (Dia)

Cactus Gas Station (Noite)

Quixotec Temple (Dia)

Quixotec Temple (Noite)

Sieste Cafe

Tihco de Mayo/Festival Streets

Trainyard (Dia)

Trainyard (Noite)

Wyler Mansion

Cemetery


Os dois primeiros jogos foram até bem nos arcades, mas não foram exatamente jogos muito conhecidos ou procurados então talvez por isso a SNK tenha decidido reinventar a série nessa versão. Algumas se mantiveram iguais, como os Desperation Moves, a provocação do adversário, dash para trás, dash para frente e a Power Gauge.

As implementações na jogabilidade de AoF 2 foram removidas e voltamos ao primeiro jogo, aonde os golpes forte são desferidos com "C" e diferenciasse de soco ou chute dependendo do último botão que você apertou. Um dos novos movimentos imita um pouco Virtua Fighter, no qual permite que você ataque um inimigo ainda caido no chão - mas era muito dificil de encaixar esse ataque porque dá pra se levantar imediatamente do chão. Esse era só o primeiro movimento de jogos de luta 3D que AoF 3 incorporou.

Diferenciando da maioria dos jogos de luta 2D na época, seu personagem podia se mover para frente enquanto atacava, criando assim um sistema de combos bastante parecido com os jogos de luta 3D de hoje, no qual vocêa perta uma série de botões junto com o direcional para aumentar a quantidade de hits do mesmo. Outra coisa também de jogos de luta 3D: era possivel dar um passo "para cima" e escapar dos ataques do oponente.

Outra pequena novidade era a possibilidade de dar um salto baixo apertando para cima brevemente ou um pulo alto segurando ele. E pra finalizar, se você e o seu oponente estiverem com a barra de life baixa e você terminar o primeiro round com um Desperation Move, a luta acaba ali mesmo sem direito a um segundo round - esse movimento é chamado de "Ultimate Knock Out".

Enquanto os dois primeiros jogos tinham gráficos impressionantes para o seu tempo, AoF 3 tem o que eu considero os melhores gráficos em um jogo de luta 2D já feito. A quantidade de detalhes do cenário é bem rica, como uma pintura perfeita em movimento - exceto pela remoção dos danos físicos aparentes que haviam nos outros jogos. Isso só foi possível devido aos artistas da SNK que utilizaram mais cores do que o normal no Neo Geo.

Mesmo tendo mudado drásticamente a quantidade de detalhes nos cenários e nos bonecos, a animação deles é incrivelmente fluida. Pode não utilizar a mesma quantidade de animações de Street Fighter III mas os movimentos não usaram o efeito "rotoscoped", deixando os movimentos mais fluidos e naturais que qualquer outro jogo existente. O gráfico vai além de qualquer outro jogo que a SNK já tenha feito em seu Neo Geo.

Porém, mesmo com isso tudo AoF 3 não atraiu muito os fãs e é ignorado até hoje pela maioria deles e dos fãs de jogos de luta. Fato que gerou apenas uma versão caseira na sua época de lançamento, que foi para o Neo Geo CD e teve o seu efeito de zoom e escala um pouco diminuido para não causar slowdowns - o hardware do NGCD era um pouco mais simples que o Arcade para ser mais barato.

Assim como as outras duas versões, está inclusa na coletânea "Art of Fighting Anthology" para PlayStation 2 e foi lançado no Virtual Console do Wii em 8 de Agosto de 2010, apenas no Japão.

Algumas imagens e videos do jogo:




E por hoje é só. Eu sou suspeito pra falar de qualquer jogo de luta da SNK, porque eu sou muito fã da empresa e da maioria de seus títulos, mas eu recomendaria você dar uma jogada em Art of Fighting 3 e sentir a jogabilidade por si mesmo. É uma experiência única em jogos de luta 2D que mistura elementos que se consagraram com o tempo mas ainda estavam nascendo nessa época.

Para aqueles que se perguntaram se a diferença entre a versão Cartucho e CD é muito grande, eis aqui 2 screenshoots para ilustrar um pouco melhor:

Neo Geo

Neo Geo CD

Vale lembrar que os visuais não foram editados no Neo Geo CD, apenas o zoom foi amenizado para não causar slowdowns na jogabilidade. E a versão CD ainda tem a vantagem de ter a história de Sinclair e Wyler mais bem trabalhada do que na versão cartucho - se você excluir os longos loading times caracteristicos da plataforma.

Na semana que vem, será o post 100, portanto eu guardei um jogo que a muito tempo eu estava querendo postar aqui mas guardei-o para uma ocasião especial. A única que eu dou é que o jogo é da Sega! De resto, aguardem até semana que vem pra ver o post completo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

7 comentários:

  1. Não joguei muito ele nos playtimes daqui de rio doce, e também não durou muito por aqui pq pouca gente gostou das novidades.

    To ansioso pelo post 100!

    .o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,tinha um grafico exelente (quando eu vi a propaganda nas revistas fiquei emocionado) mas quando eu joguei pela 1° vez,decepção....

      Excluir
  2. Na boa, esse jogo é muito ruim :P

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de AOF3, joguei muito nos meus NeoCDs, isso pq tive mais de 1NeoCd XD, mas a época que mais joguei foi quando só tinha 2 games, AOF3 e MS1, MS1 ficava mais tomando poeira e eu e alguns brothers da antiga se acabava em AOF3 =], ótima matéria como sempre man, abraço ae o/

    ResponderExcluir
  4. Curti o post e tudo mais. Como de praxe.

    Esse jogo eu sequer tinha o visto antes da nossa conversa de uns tempos atrás, conhecia de nome mas somente contigo falando que procurei ver e baixei pro M.A.M.E. entretanto eu desanimei um pouco pela falta de personagens que eu sempre curti como King. E me dói demais ver meu favorito, Robert, ter sido transformado num dançarino que fica com pose de Signei Magal...


    Eu gostei da mecânica, o gráfico é lindo mas esses fatores me desmotivaram um pouco, fico com o AOF 2 se fosse pra escolher um.


    E como já falei na postagem anterior, se tratando de SNK eu gosto muito mesmo só de TKOF do 96 em diante e de Samurai Shodown, porém esse parece ser mais tranquilo, ele da a impressão de que da pra jogar pra curtir sem muito compromisso por que ele tem a dificuldade bem menos elevada que os outros da franquia...



    http://www.lugardenerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O visual dele pode até ser bem superior à outros jogos de luta da época. Mas os personagens pouco trabalhados e sem sal, golpes um tanto chatos de serem aplicados colocou o quesito diversão lá embaixo. Realmente não é um game que vc consegue ficar muito tempo jogando não. Vale só pra dar uma espiada.

    ResponderExcluir
  6. A lutador japonesa Kasumi Todoh é baseada nas três filhas (Kasumi Tendo, Nabiki Tendo e Akane Tendo) de Soun Tendo do mangá e anime Ranma 1/2.
    O cientista Arthur Wyler é uma homenagem da SNK: ao vilão Amiba do mangá e anime Hokuto no Ken (Fist of the North Star), ao romance Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde ou O Médico e o Monstro) do escritor escocês Robert Louis Stevenson, à criatura Frankenstein do livro Frankenstein: or the Modern Prometheus (Frankenstein ou o Moderno Prometeu) da escritora britânica Mary Shelley e ao personagem da Marvel "O Incrível Hulk" (Dr. Robert Bruce Banner) criado por Jack Kirby e Stan Lee.

    ResponderExcluir