sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Breath of Fire


Breath of Fire (Capcom, Super Nintendo/Game Boy Advance) - Lançado no dia 3 de Abril de 1993, é um RPG desenvolvido originalmente para o Super Nintendo e foi lançado nas Américas pelas mãos da Squaresoft, que fez toda a divulgação local.

Reconhecido pela Capcom como o seu primeiro RPG tradicional para consoles, Breath of Fire seria precedido no futuro por vários outros jogos com personagens criados por Keiji Inafune e também pelo estúdio musical Alph Lyla. Em 2001, o jogo foi relançado para o Game Boy Advance com um novo sistema de save e algumas pequenas melhorias gráficas, além do jogo ter sido lançado na Europa pela primeira vez.

Se passando em um mundo mágico, Breath of Fire segue a jornada de um garoto chamado Ryu, um dos últimos sobreviventes de uma antiga raça que tem a habilidade de se transformar em poderosos dragões, enquanto ele procura a sua irmã pelo mundo. Durante a jornada, Ryu conhecerá outros guerreiros que irão ajuda-los e entrará no caminho do Clã do Dragão Negro, um império militar que quer dominar o mundo revivendo a deusa "louca".

O jogo segue a linha tradicional de RPGs da época com sprites em 2D e uma perspectiva com visão de cima para baixo, na diagonal. Os personagens são movidos em 4 direções enquanto andam pelos cenários, que variam de cidades à cavernas cheias de armadilhas e inimigos. Para avançar na história, Ryu deve cumprir o seu papel nas missões que variam de apenas conversas com pessoas pelas cidades em busca de informações sobre o paradeiro da sua irmã até cruzar o caminho com membros do Clã do Dragão Negro.

Cada personagem que se juntará a Ryu durante a sua jornada tem suas próprias habilidades distintas como magias ou poderes especiais que podem ser usados para resolver puzzles ou atravessar certas áreas com mais facilidade. Como em todo jogo do gênero, para aumentar seu poder de ataque, defesa ou magia você deverá derrotar inimigos para ganhar pontos de experiência e juntar dinheiro para comprar armas mais poderosas.

O relançamento para Game Boy Advance foi bastante elogiado, assim como o lançamento original, porém alguns sites reclamaram da saturação de cores do portátil e também tiraram alguns pontos da trilha sonora, uma vez que o chip sonoro do portátil é inferior ao do Super Nintendo - mas as pequenas adições chamaram um pouco à atenção. Também foi lançado no Virtual Console do Wii em 2007.


Algumas imagens e videos do jogo:

Super Nintendo:






Game Boy Advance:






E por hoje é só. Não quero entrar em maiores detalhes sobre a história do jogo para vocês não perderem a surpresa quando jogarem, portanto eu escolhi falar somente do necessário, como o sistema de batalha e apenas comentar o começo da história.

Na semana que vem, eu falarei sobre a continuação direta desse jogo, Breath of Fire II e tentarei fazer como nesse post e não estragar nenhuma surpresa para quem quiser jogar ele ok? Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Ainda não jogay, mas já li muuito sobre...

    ResponderExcluir
  2. Vi meu irmão jogar tanto que perdi a vontade de jogá-lo. E pelo que vi parece uma grande perda.

    PS: Pequenas melhorias gráficas? No GBA parece que acenderam as luzes. Sério. Todo mundo estava trabalhando de luz apagada no SNES?

    ResponderExcluir
  3. Sou fã incondicional da série. Apesar de gostar muito do Breath of Fire I o Breath of Fire IV é o melhor ao meu ver.

    Deixa eu ir lá dá uma lida no review do Breath of Fire II.

    ResponderExcluir
  4. Já joguei. Mas não a fundo. Não tenho mais saco pra RPG, apesar de as vezes serem bem divertidos. Post manerão bro. Vai fundo ;)

    ResponderExcluir