quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jaguar XJ220


Jaguar XJ220 (Core Design, Sega CD) - Lançado em 1993 pela empresa inglesa Core Design, é um jogo de corrida que mistura elementos de 3 dos jogos mais famosos de corrida na época: Top Gear, Outrun e Test Drive II: The Duel. O único carro controlável no jogo é o que dá título ao jogo, que na época era um concorrente dos carros Ferrari F40 e Porsche 959 (que ironicamente estão no jogo Test Drive II: The Duel da Accolade).

A proposta do jogo é bem simples: um campeonato pelo mundo aonde os melhores carros das melhores montadoras estão presentes e você deve chegar nas primeiras posições para fazer mais dinheiro e assim continuar viajando pelo mundo. Aqui não é tão simples a tarefa: você primeiro escolhe a primeira corrida dependendo da sua nacionalidade. Por exemplo: se você colocar que é brasileiro então a primeira corrida vai ser no Brasil.

Dependendo da colocação que você chega, obviamente você ganha mais dinheiro e com isso pode pagar a sua viagem para a próxima corrida. Agora o passo é escolher o melhor caminho: por exemplo, viajar do Brasil para a China é absurdamente caro então viajar para o Peru que é próximo do Brasil sai muito mais em conta e assim por diante. São as suas decisões que fazem o seu dinheiro no caixa ficar alto e também fazer consertos no seu veículo antes de cada corrida.

Você pode escolher entre uma das 6 músicas disponiveis para ouvir enquanto corre - cada uma com um estilo diferente, desde músicas calmas e relaxantes até batidas frenéticas. Há também um modo aonde você pode editar pistas a bel-prazer, com uma ferramenta não muito complicada que o jogo disponibiliza pra você. O gráfico é muito bem feito, com sprites grandes e bem definidos ficando apenas estranho o gráfico dos tuneis que dão impressão de serem pequenos e apertados quando na verdade não são.

Mas nem tudo são flores: não é fácil de fazer curvas no jogo, fazendo com que você perca tempo e posições nas corridas porque seus adversários fazem-nas com mais facilidade, o jogo sofre com vários slowdowns, principalmente quando há vários carros na tela e a dificuldade um pouco elevada pode espantar um pouco jogadores casuais. O design das pistas também não é dos melhores, mas com o tempo você acaba se acostumando.

Algumas screenshoots e videos do jogo:







Capas:





Comentando brevemente: esse jogo também foi lançado para o computador da Commodore, o Amiga em fornato disquete (5) e em uma pequena tiragem na Alemanha para um computador da Atari, o Atari ST. O modo carreira é um pouco diferente, uma vez que você começa na Inglaterra independente de qual seja o seu país e os problemas com slowdowns são menores, porém as curvas continuam sendo um problema aqui.

Os gráficos sofreram vários cortes, porque os dois computadores não conseguiam rodar os sprites enormes do Sega CD e um modo 2-Players foi incluso igual ao de Top Gear com tela dividida na horizontal. Há também algumas animações aqui e ali que não haviam na versão para Sega CD.

Abaixo vocês podem conferir imagens e videos do Amiga:






E por hoje é só. Semana que vem vai ser o inicio de um post de três partes sobre a parceria entre a Disney e a Sega já no fim dos anos 80. Vão ser 3 partes pois vou falar não só dos jogos de Mickey mas também os de Donald e são muitos jogos pra se falar de uma vez. Portanto fiquem de olho que no próximo post serão os jogos lançados no Mega Drive.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

7 comentários:

  1. Eu adoro estes games de corrida que ganha "dinheirinho" conforme o desempenho, aliás, me parece bem similar ao ToP Gear. Confere?

    ResponderExcluir
  2. Jogão! Lembrando meus tempos de locadora...

    ResponderExcluir
  3. ritalinando,

    lembra de longe apenas o Top Gear 1. Mas nem se compara ao Top Gear 2:

    Não tem opção entre câmbio manual e automático (pelo menos não que eu tenha visto), não mostra o mapa da pista na tela (isso facilita muito para vermos as curvas fechadas), sem nitro (uma emoção a mais nas disputas entre dois jogadores), não podemos fazer melhorias no carro (apenas simples consertos)...

    Aff... Top Gear 2 na cabeça ^^/

    ResponderExcluir
  4. Juro que pensei que a Kemco fez esse jogo porque o design da traseira é parecido D+ com o Top Gear 1. O engraçado é que o visual parece um cell-shading. Gostaria de testá-lo por curiosidade. E eu lembro dos tempos da Accolade no meu antigo 486 jogando Test Drive. Agora o que muito me interessa é a trilha sonora, vou ver se procuro no Youtube pra ouvir.

    ResponderExcluir
  5. um clássico do mega cd!!!
    helisonbsb

    ResponderExcluir
  6. Cheguei meio tarde, numa das minhas pesquisas pelo google encontrei este site, excelente por sinal, parabéns, muito bom.

    Matéria muito bem feita, site favoritado.

    O ponto alto deste game é o jazz de Martin Iveson, do restante o jogo é mais ou menos, a versão do Sega CD era um pouco mais gostosa de jogar, já a versão do Amiga era um saco a troca constante de discos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por favoritar o blog cara, eu sempre busco melhorar o nível do material que eu público usando somente fontes oficiais ou certificadas. Que bom que você gostou do que eu faço.

      Se você curte Jaguar XJ220, em breve eu estou planejando falar de outro jogo da mesma empresa: Lotus Esprit Challenge. Fica de olho ai que qualquer hora dessa ele aparece no blog.

      Abraço!

      Excluir